Quadro Vivo: O que é? – 50 Ideias de Como Usar na Decoração!
Quadro vivo de plantas: Já ouviu falar nessa opção decorativa que está encantando cada vez mais pessoas, sobretudo aquelas que adoram cultivar suculentas, flores, ervas, entre outras versões, em casa?
Pois é, essa tendência veio para ficar e é bem parecida com os famosos jardins verticais, uma ideia bacana para espaços compactos e também para incrementar a decoração de uma sala, varanda e até para o escritório.
Para saber tudo sobre o quadro vivo, algumas dicas para decorar, como cuidar e até como montar um desses para decorar sua casa, acompanhe nosso post completo e inspire-se com diversas fotos de projetos.

Tudo sobre o quadro vivo com dicas e 50 lindas inspirações
Quem gosta de viver em um ambiente tranquilo e harmônico sempre encontra nas plantas uma opção perfeita para deixar o cenário mais verde e relaxante.
Além dos convencionais vasinhos, que servem para cultivar ervas, pequenas árvores e versões de todos os portes e funções, há também ideias contemporâneas que estão cada vez mais em alta.

Lindas possibilidades para deixar sua casa mais verde e harmônica
O jardim vertical é um bom exemplo, planejado minuciosamente para incrementar a decoração de casas, empresas e até áreas externas. Por outro lado, uma ideia parecida é o quadro vivo, ainda mais versátil e adaptável a qualquer cenário.
Pequenos quadrinhos com plantas vivas ou artificiais podem ser instalados na parede de uma sala, de uma varanda gourmet, no banheiro, próximo à piscina, em um corredor, enfim, são diversas possibilidades.

Você mesmo pode confeccionar um quadro desses para dar um up na decoração do ambiente
O que é Quadro Vivo?
Mas, afinal, o que é quadro vivo?
Trata-se de uma estrutura com moldura que serve para cultivar plantas, desde pequenas suculentas até outras variações, ideais para serem penduradas na parede como um quadro convencional.
Se você ama plantas e tem pouco espaço em casa ou busca um método alternativo de decoração além das propostas tradicionais, essa é uma ideia que vale a pena considerar, muito fácil de encontrar pronta em lojas especializadas e fácil de fazer em casa.

Várias plantas se adaptam a essa estrutura, basta saber cuidar e cultivar perfeitamente
Geralmente, o quadro vivo conta com uma moldura de madeira bem reforçada, funcionando como uma estrutura perfeita para realizar o plantio. Embora as pequenas plantas sejam as mais adaptáveis, há quem invista até naquelas que crescem bastante.
Assim, você pode criar em sua casa desde um verdadeiro jardim vertical com diversos vasinhos – ou com uma estrutura enorme -, até focar em algo mais discreto, com um pequeno quadro vivo em moldura de formato diferente, por exemplo.
São diversos conceitos possíveis para deixar o ambiente mais bonito, seja com plantinhas como as suculentas até com muitas flores coloridas e até aquelas que ficam totalmente destacadas devido ao seu tamanho e disposição.
E assim como as plantas convencionais, as presentes nos quadros também precisam de cuidados, como regas, eventuais podas, entre outros passos fundamentais para que permaneçam sempre com uma bela aparência.

Quadros grandes podem formar um verdadeiro jardim vertical em sua casa
Fotos de Decoração com Quadro Vivo
Agora que você já sabe do que se trata essa estrutura, veja muitas fotos incríveis de decoração com quadro vivo e inspire-se!

Sem dúvidas, seu banheiro ficará mais lindo com esse enorme quadro vivo

Flores ajudam a deixar o quadro mais colorido e perfeito

Outra bela opção instalada estrategicamente em uma sala de estar

Um jardim vertical enorme que incrementa a decoração de sua sala de jantar

Do mesmo modo, você pode usar quadros vivos para deixar uma sala mais conceitual

Precisa de uma opção interessante para decorar sua empresa? Sem dúvidas, uma bela ideia

O quadro vivo dá um toque natural à sala minimalista

Até a sua cozinha pode ser decorada com muitas versões do quadro vivo

Quadros de vários formatos podem contar com a mesmo padrão de planta

A disposição dos quadros também faz toda a diferença na decoração, criando um cenário perfeito

Diversos quadros pequenos com plantas e flores coloridas

Os quadros vivos são ideais para banheiros e áreas de relaxamento também

Sem dúvidas, uma ideia perfeita e agradável para deixar o ambiente impecável

Pequenos quadrinhos com molduras personalizadas

Por meio desse quadro, é possível cultivar plantas de diversos tipos

Uma opção enorme e que lembra um verdadeiro jardim em sua parede

Quadro grande e vertical para implementar a decor de sua varanda

Uma bela opção grande e bem destacada para decorar seu escritório

Para quem gosta de uma proposta com diversos quadros vivos pequenos

Quadros lindos para incrementar a decoração da sua casa

E para quem prefere pequenos quadrinhos, eis uma bela opção!

Um padrão horizontal com várias plantas em meio à sala de jantar ou a mesa do escritório

Lindos quadros com muitas flores coloridas, uma bela opção para decorar sua varanda

Um quadro enorme e com plantas de rápido crescimento na decoração externa

Para quem prefere uma decoração simples e minimalista com os quadros vivos

Seu jardim também fica mais lindo com as plantas emolduradas em uma estrutura de madeira

Versão do quadro vertical que se adapta a qualquer parede e ambiente

Plantas de várias cores são ideais para compor um lindo quadro vivo para decorar a sua casa

Várias opções compactas decorar a sua sala moderna, o que acha dessa ideia?

Você pode usar pequenas suculentas e uma tela para formar um lindo quadro vivo

Vários quadro vivos lindos em volta da piscina para dar um toque natural ao ambiente

Que tal uma opção grande dessas para o corredor de sua casa, para a varanda ou área gourmet?

Quadro vivo temático no formato do mapa do Brasil, ideal para escritórios

O quadro vivo é adaptável para áreas internas e externas da casa
Como fazer um quadro vivo passo a passo
Não podemos deixar de apresentar um tutorial bem prático para ensinar você a fazer um quadro vivo passo a passo.
Nos inspiramos em um guia simples e prático divulgado pelo site Homify para criar um lindo quadro vivo com suculentas.
Materiais necessários:
- Moldura de quadro;
- Caixa de MDF que encaixe na moldura e tenha 5 cm de profundidade;
- Tela de viveiro;
- Areia;
- Terra fértil;
- Musgo;
- Rolha;
- Parafusos pequenos;
- Suportes para pendurar o quadro;
- Furadeira e parafusadeira;
- Mudas de suculentas.
Como fazer passo a passo:
1. Com a caixa de MDF montada, use a furadeira para fazer um furo em um dos lados da parte superior da caixa, considerando a posição em que ela vai ficar pendurada na parede. Esse furo deverá ser largo o suficiente para caber a rolha. A função dele é para facilitar a manutenção do quadro vivo. Depois de furar, encaixe a rolha.
2. O segundo passo é fixar os suportes para pendurar o quadro. São aqueles suportes simples, em formato triangular, que já vêm colados em muitos quadros. Mas como esse vai ter terra, água e plantas, é melhor que o suporte seja reforçado. Coloque um suporte de cada lado na parte de trás da caixa de MDF, de modo que fiquem alinhados. Evite colocar muito nas extremidades superiores. Marque 5 cm para baixo. Para garantir que fiquem firmes, use a parafusadeira e prenda com os parafusos.
3. Prepare a terra para as suculentas. Para isso, é preciso quantidades iguais de terra fértil e de areia. A quantidade vai depender do tamanho da sua caixa de MDF. Então, em um recipiente à parte, coloque a terra e a areia e misture bem.
4. Depois de misturar bem, coloque a terra com areia dentro da caixa de MDF. Preencha quase tudo, deixando cerca de meio centímetro de borda. Espalhe bem e regue para ficar úmido, mas não encharcado. Por cima, preencha com musgo. Assim, quando virar o quadro na vertical, a terra não vai cair. Regue mais um pouco.
5. Por cima do musgo, encaixe a tela de viveiro. Para isso, precisa tirar a medida certa do tamanho da caixa e cortar a tela com alicate próprio. Ela deve ficar bem firme. Depois, encaixe a moldura por cima. Mesmo assim, para ficar presa de verdade, use parafusos e prenda as extremidades e as laterais da tela pela parte interna da caixa, de modo que fique parafusada também na moldura.
6. O próximo passo é o plantio das suculentas. Pegue as mudinhas dos vasos onde estão plantadas e corte os caules com um alicate de jardinagem. Use um palito de churrasco para abrir espaço na tela e na terra e vá encaixando as plantinhas dentro dos buraquinhos da tela. Planeje antecipadamente quais plantas vai querer colocar para que fiquem posicionadas de forma bonita. Vá fazendo até preencher todo o quadro.
7. Quando terminar o plantio é só pendurar o seu quadro na parede que deseja decorar. A rega pode ser feita, em média, a cada 20 dias. Para regar, retire a rolha e coloque água pelo buraquinho, pouco a pouco, ou também pode borrifar por toda a superfície do quadro.
Outros tutoriais legais para você seguir:

Quadro vivo passo a passo
Um vídeo bem bacana:
Além disso, você pode até encontrar modelos prontos de quadro vivo à venda em lojas especializadas em paisagismo, decoração e até aquelas com produtos para hortas e jardins. Pesquise para encontrar uma boa opção!
Esse foi nosso post completo sobre o quadro vivo. Esperamos que você tenha gostado das dicas e das possibilidades de decoração com essa estrutura. Boa sorte e até a próxima!