Tudo sobre【SIBIPIRUNA】» Características, cuidados e fotos!
A sibipiruna é uma árvore de grande porte e que traz floração amarela, que se destaca durante o período das flores.
A espécie que atrai passarinhos é muito utilizada em reflorestamentos e em arborização urbana. Mas será que você sabe tudo sobre essa espécie? Se você gosta do visual atrativo da sibipiruna, e pensa em plantar uma árvore dessa espécie, no post trouxemos tudo o que você precisa saber para o cultivo.
Características da sibipiruna
A sibipiruna é uma espécie conhecida também por outros nomes como sibipira, sebipira, e coração de negro.
A espécie nativa da Mata Atlântica pode chegar aos 100 anos de idade, e é considerada uma espécie de árvore que cresce rápido, podendo atingir de 15 a 30 metros de altura.
A sebipira é uma árvore de tronco cinzento e escamoso, e o diâmetro do tronco fica entre 30 a 40 cm.
A ampla copa arredondada pode chegar até 15 m de diâmetro, garantindo muita sombra.
Durante o inverno ocorre a queda quase total das folhas, que voltam a brotar durante a primavera.
A floração acontece entre os meses de setembro e novembro, período da primavera, e aparecem em forma de espiga com diversas flores amarelas.
Após a floração ocorre o surgimento de frutos, não comestíveis, e que são achatados e do tipo legume. Os frutos contêm de 3 a 5 sementes, também achatadas e que são dispersadas pelo vento.
Um dos pontos positivos desse tipo de árvore é o fato de não produzir raízes agressivas, sendo uma alternativa para calçadas e muito utilizada para arborização urbana.
Como cultivar a árvore?
Luminosidade / Local
A espécie é uma árvore que gosta de sol, por isso o cultivo deve ser feito sob sol pleno.
Rega
Durante o primeiro ano da muda de sibipiruna, as irrigações devem ser regulares para garantir a umidade necessária que a planta necessita para enraizar bem e se desenvolver. Após o primeiro ano as regas podem ser mais espaçadas.
Solo
A espécie não é muito exigente em relação ao solo, se adaptando bem a diferentes tipos de solo.
No entanto, para que a árvore cresça saudável, é ideal que o solo seja enriquecido com matéria orgânica, fornecendo nutrientes para o desenvolvimento da árvore.
Poda
A poda anual deve fazer parte dos cuidados com a sebipira. Durante a poda anual é aconselhável que sejam removidos galhos que crescem em direção a fios elétricos, evitando danos ao fornecimento de energia.
Fotos de paisagismo com sibipiruna
Sibipiruna em calçadas
A espécie é uma árvore bastante utilizada na arborização urbana, e isso se deve ao fato de ser uma árvore que promove muita sombra, e principalmente pelo fato de não ter raízes agressivas, sendo uma indicação para o plantio em calçadas.
A árvore para calçadas fica linda no projeto urbano, trazendo muita sombra para a cidade, além da floração amarela que ocorre durante a primavera e embeleza o paisagismo urbano.
Outra vantagem de fazer o cultivo das sebipira em calçadas é o fato de atrair pássaros, deixando a cidade mais próxima da natureza.
Sibipiruna em parques / praças
A sebipira é uma árvore muito utilizada na arborização urbana, e por isso é comum notar o cultivo dessa espécie de grande porte em praças e parques.
A vantagem de usar a sebipira em parques e praças é o fato de ser uma árvore de grande porte e que gera muita sombra, garantindo espaços agradáveis em meio ao paisagismo urbano.
O cultivo da espécie em parques e praças também é uma escolha estética, uma vez que além de sombra, a árvore ainda traz floração amarela durante a primavera, embelezando essas áreas da cidade e realçando o paisagismo.
Você já conhecia as características dessa espécie e os cuidados no cultivo? Comente, aqui nos comentários, o que você já sabia sobre essa espécie de árvore.