PRATOS DECORATIVOS: Como usar! Modelos e Fotos
Você se lembra da época que se usavam pratos decorativos? Se você é, ao menos, dos anos 80 ou 90 deve se lembrar um pouquinho; mas se não se lembra, não há problema, afinal a moda voltou e com certeza você vai encontrar essas peças em muitas decorações.
Tipos e modelos de pratos decorados
Modelos
Há dois tipos de pratos que podem ser utilizados na decor:
- De apoio
- De parede
Os modelos de apoio são as versões que vem com um suporte para serem colocados sobre uma superfície, por exemplo, um aparador ou mesa. Esse tipo de prato, é usado em menor quantidade, já que ocupa espaço de um peça.
Já as versões de parede costumam ser utilizadas em conjunto, já que ocupam o espaço vertical – parede – e podem fazer as vezes de um quadro.
De acordo com formato e estampa
Os formatos diferentes – oval, quadrado, redondo – são características que diferenciam uma peça da outra e usadas em conjunto dão um resultado bem bacana a decoração.
Com inspiração nos azulejos portugueses, a mistura de estampas azuis é um clássico e fica lindo na composição de uma decor mais tradicional.
As estampas geométricas também são um charme e ficam lindas para quem quer dar cor sem adicionar um desenho ou tema específico. E o mais legal, é que dá para mesclar diferentes estilos e desenhos na linhagem geométrica.
E claro que não poderiam faltar os clássicos e charmosos florais. Afinal a delicadeza dessas peças é conhecida há muitas décadas e capaz de continuar fazendo parte de muitos projetos de decor.
Ideias de decoração com pratos decorativos
A decoração moderna reúne os dois tipos de pratos de enfeite – de apoio e de parede. A ideia foi usar a peça de cor azul sobre o móvel colorido, enquanto as versões em preto e branco foram utilizadas na parede.
Na decoração da sala de jantar, as peças de parede foram fixadas na superfície de cor clara e lisa. O mix de estampas, cores e tamanhos é bem equilibrado e isso faz com que o resultado seja harmonioso.
A decoração retrô da sala de jantar deixou o destaque das cores para as cadeiras em azul turquesa; enquanto os enfeites de parede seguem a linha com tons mais suaves.
Apesar de parecer um tanto inusitado, os pratos também podem ser utilizados para decorar quartos. A ideia é apostar em modelos que fogem das estampas mais tracionais e ligadas as refeições, e investir em modelos divertidos e alegres que remetem a quadrinhos.
Os modelos de parede ficam muito bem quando utilizados sobre uma peça, como aparador. Ainda é válida a ideia de usar adesivo de parede e criar um mix para decorar a parede.
A coluna ou pilar que fica na cozinha pode até ser menos usual, mas se não tem como remover essa sustentação, a dica é incorporá-la a decoração. Neste projeto, a coluna ganhou cor de destaque e uma mistura de quadrinhos e pratos.
A forma de pendurar ou dispor os itens também pode ser o ponto de destaque da decor, e algumas ideias são:
- Fazer prateleiras e colocar os itens apoiados;
- Usar as peças na parede em ordem aleatória;
- Criar molduras e montar quadrinhos para colocar os pratos.
A parede decorada também pode fazer parte do home office. Aqui a ideia foi usar as peças em cores e formas diferenciadas para decorar o canto da parede.
A cozinha é um espaço que também merece ser decorado. E para dar alegria as paredes na cor cinza, a aposta foi usar algumas peças com cores fixadas nessa superfície.
Mais fotos
Como fazer prato decorativo passo a passo
Tutorial 1
Se você é do tipo que adora criar, aqui vai uma ideia fácil e barata de fazer seu prato de enfeite.
- Em um prato branco, posicione o contorno de um desenho desejado;
- Pinte os espaços do desenho com canetinha permanente (ou tinta para cerâmica);
- Depois é só deixar secar.
E aí, o que você acha dos pratos decorativos? A tendência veio com tudo e com certeza dá para incrementar essa ideia no seu projeto decorativo.