Pastor Alemão – Temperamento, Cuidados e Mais!【2024】

Você sempre sonhou em ter um Pastor Alemão? Esse cachorro é um dos mais queridos do mundo. Chama atenção pelo porte, pelas cores, por ser um grande companheiro, entre outras características.

Embora tenha origem alemã, é muito comum no Brasil. Está no ranking de mais famosos no país e encanta cada vez mais pessoas.

Para saber tudo sobre o Pastor Alemão, acompanhe este guia completo sobre a raça.

Pastor Alemao

Características do Pastor Alemão

Você sabia que o Pastor Alemão é chamado também de capa preta? Acima de tudo, esse cachorro surgiu na Alemanha, derivado de raças usadas para o pastoreio e proteção de propriedades.

Mas ele se popularizou mesmo no início da década de 1800, por meio do capitão Max Von Stephanitz. O militar conheceu um Pastor em um evento e se apaixonou por suas características.

Além de ser um cachorro lindo, tinha altas habilidades, sobretudo para lidar com rebanhos. A partir daí, ele comprou o cão e começou a desenvolver a raça. Não demorou para surgir um padrão de Pastor Alemão, o que conhecemos hoje.

Com o tempo, a raça se popularizou e se espalhou pelo mundo. Foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1908. Além de um dos símbolos da Alemanha, também é comum nos Estados Unidos.

Já aqui no Brasil há muitas famílias e grupos de criadores que desenvolvem a raça. O Pastor é comum sobretudo em áreas rurais, pois adora espaço e ainda ajuda a vigiar chácaras, sítios e locais afastados.

Pastor Alemao ideias

  Qual a média de tamanho e peso?

Qual é o tamanho de um Pastor Alemão? Segundo especialistas, um cachorro adulto mede cerca de 60 centímetros de altura. Já o peso oscila entre 30 e 40 quilos.

  Quanto tempo vive?

Um exemplar dessa raça pode viver até 15 anos. A média varia bastante e depende dos cuidados dos tutores. Com certeza um cachorro bem tratado vai ter boa longevidade.

linda raca Pastor Alemao

  Como é o seu temperamento?

Muita gente se pergunta como é o temperamento de um Pastor Alemão. Ele se dá bem com pessoas desconhecidas? Gosta de crianças? Convive facilmente com outros cachorros e animais?

De fato, ele tem uma expressão que assusta, considerada bem imponente. Por isso, desconhecidos ficam temerosos ao dar de cara com esse cão.

Entretanto, ele é super dócil e equilibrado. Dificilmente age com hostilidade, ao menos que esteja em uma situação de perigo. Em todo caso, é um cão desconfiado.

Ele não faz amizades facilmente, mas não chega a atacar estranhos. Com a convivência, se acostuma rapidamente com novas pessoas. Quanto aos tutores, é um companheiro daqueles.

o que e Pastor Alemao

Se crescer junto com as crianças, eles se tornarão melhores amigos. O mesmo acontece com outros animais, sejam cachorros de outras raças, gatos, etc.

Em todo caso, treinamentos e rotina de adestramento são essenciais para moldar o comportamento do cachorro. Interferem na socialização e tornam seu Pastor Alemão um ótimo cão para ter em casa.

É uma raça que não costuma latir muito, apenas quando é necessário. Além disso, é um cachorro extremamente inteligente, não é à toa que é usado para atividades policiais, em patrulhas, em quartéis, etc.

Quais são os cachorros mais bravos? Veja a lista completa!

Pastor Alemao lindos

Quais as cores do Pastor Alemão?

O Pastor Alemão é conhecido pelas cores preto e amarelo. Esses detalhes podem oscilar desde um bege até um marrom avermelhado.

Há quem tenha um cão totalmente preto ou cinza escuro. Já exemplares com tons de branco e uma pelagem desbotada não são reconhecidos pelo American Kennel Club.

Quanto custa em média? #preço

Se você deseja ter um Pastor Alemão, indicamos sempre buscar maneiras de adotar. Muitos tutores estão dispostos a desenvolver a raça e podem distribuir os filhotes para os interessados.

A adoção é uma forma nobre de abrigar um cachorro. Você pode procurar em centros de zoonoses locais, em organizações, locais que resgatam animais, etc.

Do contrário, há canis e criadouros que vendem filhotes de Pastor Alemão. O preço médio é 2 mil reais. Se você for comprar, busque locais confiáveis, renomados e legalizados.

Pastor Alemao raca linda

Curiosidades sobre a raça

Quais são as maiores curiosidades sobre a raça Pastor Alemão?

  • Primeiramente, o Pastor pode ser chamado também de German Shepherd (GSD)
  • Trata-se de um cachorro bem agitado, que tem muita energia para gastar. Então, esteja preparado para interagir bastante com ele. Parado por muito tempo, o Pastor fica entediado e estressado.
  • É um cachorro inteligente e que está sempre alerta. Quando treinado, obedece qualquer comando.
  • Falando nisso, é uma das raças mais comuns em equipes de polícia, bombeiros, enfim.
  • Muitos são considerados verdadeiros heróis, sobretudo em resgates. Para se ter ideia, há pastores reconhecidos mundialmente com medalhas e títulos de honra.

Pastor Alemao1

  • Cachorros dessa raça são capazes de farejar corpos em escombros ou locais inóspitos. Além disso, também farejam drogas em diversos locais ou pessoas.
  • Para se ter ideia, o Pastor Alemão já atuou em grandes guerras, ajudando soldados em resgates e entregas de alimentos para os afetados.
  • Especialistas relatam que esse cachorro escolhe um único membro da família para ser seu tutor. Essa pessoa será aquela que ele mais confia e está disposto a proteger.
  • O Pastor Alemão está entre os 30 cachorros mais populares do Brasil.
  • Por fim, essa raça já marcou presença em vários filmes de sucesso, como Eu Sou a Lenda.

Pastor Alemao raca

Cuidados com o Pastor Alemão

Quais são os cuidados com o Pastor Alemão? Como manter seu melhor amigo sempre saudável?

Alimentação

A alimentação do Pastor Alemão deve ser baseada em rações de boa qualidade. Dê preferência às opções Premium e Super Premium, balanceadas e com os nutrientes necessários para o seu amigão.

O cachorro também pode comer petiscos e frutas permitidas para os peludos. Em caso de dúvida, consulte um veterinário para delimitar a rotina de refeições do pet.

Saúde

Embora seja um cachorro forte, o Pastor Alemão pode sofrer com alguns problemas de saúde, sobretudo relacionados ao coração, ao quadril e na região do ombro.

Além de uma boa rotina de exercícios, é essencial levar seu amigão para consultas frequentes no veterinário. Se você notar qualquer anormalidade, não hesite em consultar um profissional.

Pastor Alemao lindo 1

 Higiene

Em questão de higiene, é indicado dar banhos a cada duas semanas. Assim, você mantém os pelos limpos e saudáveis. A escovação é rara, mas pode ser necessária.

Cuide bem das unhas do seu cachorro. Embora elas se desgastem naturalmente, vale fazer a manutenção. Quanto aos dentes, mantenha a rotina de escovação conforme indicação do veterinário.

Atividades físicas e espaço

O Pastor Alemão ama atividades físicas. Não hesite em treinar, brincar e adestrar o seu amigão. Ele tem muita energia e ama interagir com as pessoas e com outros cães.

Segundo especialistas, é um cachorro que deve ser criado com muito espaço, em grandes quintais, em sítios, em chácaras, enfim.

É uma raça muito animada, obediente e de grande porte. Por isso, quanto mais instigá-lo, melhor. O adestramento é uma maneira de desenvolver as habilidades do seu cachorro.

Se você vive na cidade grande e em condomínios/apartamentos, crie uma rotina diária de passeios. Aproveite parques, praças e também a área pet.

Pastor Alemao raca de cachorro

Dicas de Pastor Alemão para seguir no Instagram

Para você se encantar ainda mais pelo Pastor Alemão, separamos alguns perfis para seguir no Instagram. De fato, há muitos cães famosos e lindos.

Zacarias 

Esse Pastor Alemão é brasileiro e tem mais de 40 mil seguidores. Ele aparece em várias postagens em diferentes lugares, além de ser embaixador de uma famosa marca de produtos para pets.

Para seguir: https://www.instagram.com/zacapastoralemao/

lindo Pastor Alemao

Pastor Alemao grande

Pastor Alemao instagram

Pastor Alemao no instagram

Pastor Alemao

zacarias

Moki & Lance

Uma dupla de pastores super divertida que vive na Europa. Moki tem três anos. Já Lance tem cinco anos. Eles aparecem em muitos registros com seus tutores e tem mais de 20 mil seguidores.

Para seguir: https://www.instagram.com/mokimeetsworld/

Pastor Alemao foto

Pastor Alemao imponente

Pastor Alemao instagram 1

Pastor Alemao lindo

Pastor Alemao modelos

pastor alemao 1

Beau & Bosley

Outra dupla muito aclamada de cachorros. Beau nasceu em 2010. Ele já tem doze anos de idade. Bosley nasceu em 2015 e tem sete anos. As fotos com eles são um charme e encantam os seguidores.

Para seguir: https://www.instagram.com/mr_beau_and_bosley/

cachorro pastor alemao

dupla de pastor alemao lindos

dupla de pastor alemao

Dupla de pastores

lindos pastores

Pastor

Cairo

Se você ama Pastor Alemão, Cairo vai fazer você feliz. De fato, esse cachorro do Arizona, Estados Unidos, encanta mais de 30 mil seguidores e tem oito anos de idade. 

Para seguir: https://www.instagram.com/cairo_sable_gsd/

Cairo Pastor alemao

Lindo pastor alemao 1

Pastor alemao cairo

Cairo

pastor 1

Anya

Linda demais essa cadela da raça Pastor. Para se ter ideia, ela tem mais de 90 mil seguidores no Instagram. Anya vive na Alemanha com seus tutores e protagoniza lindas imagens na rede social.

Para seguir: https://www.instagram.com/anyathegsd/

cadela pastor alemao

Anya pastor alemao

Anya GSD

Anya


Enfim, esperamos que tenha gostado de conhecer melhor o Pastor Alemão.

Definitivamente, é uma das melhores raças para ter em casa. O que acha? Aproveite e deixe um comentário.

Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...