Nanoglass: o que é, e 57 inspirações de como usar!
As pedras brancas e lisas estão em alta na composição de diferentes projetos, e uma das opções é o nanoglass.
A pedra industrializada é feita a partir de resina e pó de vidro, e passa por um processo chamado nanotecnologia, o que garante a pedra a cor uniforme e aparência homogênea; características difíceis de serem encontradas em pedras naturais como mármore e granito.
A beleza é uma das características dessa pedra, mas o nanoglass tem outras características e peculiaridades; e se você precisa daquela ajudinha para responder a dúvidas e de inspirações de como incluir a pedra branca no projeto, vamos ao post.
É resistente? Mancha? #características
Por ser uma pedra industrializada é mais fácil de incluir materiais que garantem resistência e durabilidade para o nanoglass, e toda a tecnologia empregada em sua fabricação garantem muita resistência ao material, que é caracterizado por ser até mais resistente que mármore e granito.
A composição da pedra e tecnologia empregada na fabricação da pedra, dão alta resistência a materiais abrasivos, riscos, impacto e tráfego.
Outro ponto importante é baixa porosidade do material, que quase não absorve líquidos e torna-se muito resistente a manchas, por isso é uma ótima aposta para bancadas, inclusive na cozinha.

Na ilha central, fogão cooktop
Nanoglass x Marmoglass – Qual a diferença?
Qual a diferença entre marmoglass e nanoglass?
Essa é uma pergunta bem comum, ainda mais quando se descobre que a composição dos materiais é quase a mesma para as duas pedras. Então, costuma-se confundir as duas opções, mas nano e marmoglass são diferentes!
- Marmoglass: a pedra composta de pó de mármore e vidro é industrializada e passa por um processo de fabricação que deixa algumas bolhinhas de ar em sua superfície. Apesar de ser muito resistente, essas bolinhas são visíveis e caracterizam a aparência da pedra que não fica tão uniforme. Além disso, o marmoglass tem uma variedade de cores que vão além do branco.
- Nanoglass: a pedra industrializada passa pelo processo de nanotecnologia, e isso remove todas as bolhas de ar da pedra, resultando em uma aparência totalmente lisa e uniforme; característica principal na diferenciação do nano e marmoglass. Outra diferença entre as duas pedras, é que o nanoglass só é encontrado na cor branca.
Quanto custa o m²? #preço
O preço do m² pode variar de acordo com o fornecedor e região do país; mas se você quer saber um preço médio praticado para a pedra, vamos lá!
Toda a beleza e uniformidade do nanoglass, resultam em um preço um pouco mais salgadinho, que varia entre R$ 900 e 1500m².
Fotos de ambientes com Nanoglass
Banheiro com banheira

Na parede, revestimento de pedra
Se você está planejando um belo banheiro com banheira, já pode incluir este ambiente como inspiração para o seu projeto. A ideia para o ambiente foi de usar um modelo de banheira de canto, de modo a aproveitar melhor o espaço. Na composição do ambiente, as cores claras são predominantes, e para manter a cartela de cores, a aposta foi pela bancada de nanoglass.

Um vasinho com flores delicadas decora a bancada
Sou apaixonada por banheiros claros, e acho que a composição de bege e branco é perfeita para um projeto atemporal, como é o caso deste ambiente. Na escolha do revestimento para o entorno da banheira a para a bancada, a aposta foi pelo nanoglass, que garante o destaque para o ambiente.
Mais fotos

Na parede, nicho embutido

A banheira redonda compõe o ambiente

No banheiro, a orquídea branca deixa o espaço mais sofisticado
Lavabo/ Banheiro

O espelho se estende por toda a parede
Para projetos de banheiros pequenos, valorizar as cores claras é ideal para manter a iluminação do espaço e não deixar o cômodo visualmente menor. Neste caso, a composição de branco e marrom compõem todo o espaço, e na bancada a escolha foi pela pedra industrializada branca, com detalhes em madeira no gabinete.
Para este lavabo decorado, a inspiração foi a partir das peças em madeira que fazem parte do ambiente, e para não tirar o destaque do material, a aposta foi por compor o espaço com um tom neutro, como o nanoglass, que faz parte da bancada e do piso, garantindo assim uma composição perfeita com a madeira.
Mais fotos

O armário de madeira caracteriza o banheiro

As pastilhas vermelhas revestem o ambiente e dão um toque de cor

A cuba de apoio mais alta compõe a bancada
Cozinha

O armário tem vidro reflecta
A alta resistência do nanoglass faz com que a pedra seja muito utilizada em cozinhas. E neste caso a inspiração é de uma cozinha moderna com todas as bancadas feitas a partir da pedra branca e lisa. Para garantir o visual mais moderno do ambiente, a aposta foi por inserir detalhes em inox e madeira, o que é um mix interessante para o projeto.

Na parede da sala de jantar, revestimento azul com desenhos geométricos
Neste projeto, a cozinha americana já tem a sala de jantar integrada, e nesses casos o ideal é escolher por revestimentos que se adequem e fiquem em harmonia com os dois ambientes. No caso da bancada, que é o que divide cozinha e sala de jantar, a aposta foi pela pedra branca, o que garante um visual neutro e bonito para ambos os espaços.
Mais fotos

Para o piso da cozinha, a escolha foi de usar porcelanato polido

O detalhe em verde petróleo na cozinha, dá um toque moderno ao ambiente

A bancada de madeira se estende da ilha central
Escada

O pequeno jardim com bromélias decora o espaço embaixo da escada
A escada é um recurso de acesso para outros pavimentos, e apesar de ser considerada apenas mais um elemento, a escada pode ter um importante visual estético na composição do cômodo. Um exemplo disso, é esse ambiente com piso branco e escada de nanoglass; a escada clean não se destoa do restante do cômodo e isso cria um visual atraente para o ambiente.
Assim como a escada pode ser parte integrante do cômodo, ela também pode ser o destaque do ambiente. E neste caso, a escolha foi por uma escada moderna que garante o visual mais contemporâneo ao ambiente.
Mais fotos

Um pequeno lago interno decora o espaço embaixo da escada

A escada circular compõe o espaço

O guarda corpo de vidro é moderno
Piso

Cortinas brancas controlam a entrada de luz na sala
E por que não um piso de nanoglass? A ideia de um piso totalmente branco e com brilho permitem o uso da pedra industrializada para o revestimento do chão. Nesta proposta, o piso foi utilizado na sala de estar, e combina com o visual moderno do ambiente.

O aparador atrás do sofá divide os ambientes integrados
A inspiração de usar piso de nanoglass foi para um projeto com ambientes integrados, assim não há o risco de escolher um revestimento que fique em desarmonia com um dos cômodos, afinal a pedra branca é neutra e funciona muito bem para a composição de diferentes espaços.
Mais fotos

O detalhe da parede roxa dá cor ao banheiro

O box de vidro tem porta de abrir

Na sala de estar, mesa de centro de vidro
Outros
Outras inspirações de uso também podem ser dadas ao nanoglass, e a sugestão aqui foi de utilizar a pedra industrializada para o nicho embutido do banheiro.
Mais fotos

A bancada da cozinha divide os ambientes

A lareira elétrica faz parte do projeto

Na varanda gourmet, bancada com banquetas
Tirou todas as suas dúvidas sobre nanoglass? Agora que você já sabe sobre as peculiaridades desse tipo de pedra e viu aplicações em projetos, é só decidir por qual pedra branca vai usar no projeto.