Como Limpar Banheiro? – Dicas para uma Limpeza Completa!

Como limpar banheiro passo a passo? Essa rotina é primordial em qualquer casa, comércio e diversos locais. Para muitos parece óbvio, mas depende de práticas eficientes para deixar o cômodo impecável.

O banheiro é uma parte que demanda uma limpeza frequente. Ninguém merece usar uma privada suja, tomar banho com um box imundo, ver a pia cheia de pasta de dente, enfim.

Sendo assim, preparamos este guia completo para você aprender como limpar banheiro. Leia o conteúdo e saiba como mantê-lo sempre higienizado.

tutorial para limpar banheiro

 Como limpar banheiro? – Passo a passo

A higienização do banheiro é primordial para evitar a proliferação de bactérias. A melhor parte é que se trata geralmente de um cômodo pequeno, portanto você não terá muito trabalho.

Muita gente se pergunta como limpar banheiro encardido, já que é fácil acumular sujeira em vários lugares. Por isso, essas dicas são essenciais para deixar esse cantinho sempre aconchegante.

O que você vai precisar

Para limpar banheiro, são necessários alguns materiais:

  • Vassoura
  • Rodo
  • Luvas
  • Água Sanitária
  • Removedor
  • Esponja
  • Escova de vaso sanitário
  • Detergente
  • Desinfetante
  • Bicarbonato de sódio
  • Produto para tirar limo
  • Panos de limpeza

como limpar banheiro

Comece retirando o lixo

Primeiramente, retire todo o lixo do local. Forre as lixeiras com sacolas para facilitar na hora da remoção. Além disso, elimine pedaços de papel, embalagens que não usa mais, entre outros.

Essa rotina de eliminar os resíduos deve ser frequente. Tente fazer a cada três dias ou uma vez por semana dependendo da rotina da casa.

remover lixo de banheiro

Atenção ao vaso sanitário

A maior concentração de sujeira em seu banheiro fica no vaso sanitário. Então, dê atenção especial a esse item. Para começar, vista as luvas.

Jogue água sanitária no vaso e deixe agir por cerca de cinco minutos. Enquanto isso, limpe a parte externa. Passe um pouco de removedor de sujeira. Se tiver muito encardido, misture com um pouco de água quente.

Por fim, jogue água para limpar o vaso. Na parte de dentro, após uma boa esfregação, dê uma boa descarga para eliminar toda a sujeira.

Não se esqueça de usar uma escova e uma esponja exclusivas para o vaso. Em hipótese alguma utilize os mesmos materiais para limpar outras superfícies.

dicas de como limpar banheiro

Dê um trato na pia

A pia do banheiro também merece atenção especial. Comece jogando um pouco de detergente e esfregue bem com a esponja. Lembre-se que a esponja deve ser diferente daquela utilizada no vaso sanitário.

Uma dica interessante para tirar toda a sujeira da pia é usar desinfetante. Do mesmo modo, vale apostar na mistura de água com bicarbonato de sódio. Assim, toda a sujeira impregnada sai facilmente.

Ao final, enxague bem a pia ou cuba até que fique bem limpinha. Se a base para a cuba for de madeira, é indicado passar apenas um pano úmido.

limpar banheiro

Armário e porta-escovas

De fato, todo banheiro possui armários ou outros compartimentos para guardar escovas e demais itens. Antes mesmo da limpeza do vaso e da pia, verifique tudo o que está dentro.

Elimine aquilo que não vai usar mais, retire o resto e passe um pano úmido. O ideal é acabar com a poeira. Depois, passe o mesmo pano nos produtos antes de guardar.

Segundo especialistas, as escovas devem ficar bem protegidas, sempre com capa protetora. Além disso, mantenha em um armário, longe de qualquer contato com as demais superfícies do banheiro.

limpar armario de banheiro

Atenção com os ralos

A maioria dos banheiros contêm dois ralos: um que fica ao centro, perto da pia, e um embaixo do chuveiro. Ambos merecem atenção na hora da limpeza.

O ralo central geralmente não junta muita sujeira. Basta lavar bem para retirar qualquer coisa que está emperrada. Por outro lado, o ralo do chuveiro demanda uma limpeza mais apurada.

Retire tudo que está impregnado: fios de cabelo, pedaços de sabonete, entre outras coisas. Para isso, vista as luvas e remova com a mão ou use uma escova grande.

Para finalizar, você pode jogar água sanitária para acabar com qualquer resquício de sujeira. Com certeza o ralo ficará perfeito.

limpar ralo de banheiro

Hora do box

Para limpar o box do banheiro, use o limpa limo. Esse produto é ótimo para acabar com aquela sujeira que gruda no vidro. Aplique o produto e deixe agir por alguns minutos. Depois, jogue água para retirar o excesso.

Em seguida, jogue detergente. Se ainda tiver muita sujeira grudada, use água quente. Com a esponja, vá esfregando bem forte tanto a parte interna quanto externa.

De fato, essa é uma das partes mais trabalhosas. Mas se você quer aprender como limpar banheiro, não deve ignorá-la. Sendo assim, após a esfregação, jogue água para retirar todo o excesso de sabão e sujeira.

Uma dica bacana para acabar com as manchas no vidro é passar pano com um pouco de lustra-móvel. Segundo especialistas, esse produto mantém o vidro protegido, criando uma camada de proteção.

Saiba mais: como limpar box de banheiro passo a passo.

limpar box de banheiro

Paredes e pisos

Não se esqueça que as paredes do banheiro também merecem atenção especial. Então, repita o ritual de esfregação nos azulejos.

Para remover a sujeira e manchas facilmente, use a mistura de bicarbonato de sódio com água quente. Aplique nas áreas mais críticas e deixe agir por um tempo. Depois, é só esfregar e retirar o excesso.

Para finalizar, basta jogar um pouco de detergente e enxaguar com água para dar um toque final. Assim, paredes e pisos ficam limpinhos.

limpar piso de banheiro

Atenção aos detalhes

Todas as partes do banheiro merecem atenção. Então, não se esqueça dos detalhes. Passe um bom pano nas torneiras, limpe bem os espelhos e tire a poeira de eventuais objetos decorativos.

Se o seu banheiro tem janelas, não se esqueça de lavá-las também. Em todo caso, mantenha sempre o banheiro aberto (seja com janelas ou exaustor) para facilitar a entrada de ar e evitar o mofo.

Para finalizar, basta passar um pano seco e aplicar algum aromatizador de ambiente para deixar o seu cômodo bem cheiroso e aconchegante.

dicas para limpar banheiro

Dicas para facilitar a limpeza do banheiro

Não deixe seu banheiro ficar encardido. Mantenha uma rotina de cuidados que facilitam a limpeza. Listamos algumas dicas primordiais:

  • Retire o lixo com frequência;
  • Jogue cloro no vaso sanitário pelo menos uma vez ao dia;
  • Evite que a sujeira grude na pia. Passe sempre uma esponja;
  • Passe pano com água sanitária no piso;
  • Remova fios de cabelo e resíduos do ralo;
  • Não mantenha embalagens vazias jogadas no banheiro;
  • Use um aromatizador de ambiente para evitar o mau cheiro.

banheiro com azulejos pintados de rosa

modelo de banheiro tumblr industrial

Granito cafe imperial banheiro 09

banheiro moderno com cor pessego

Decoracao Boho no banheiro ideias


Quando devo limpar o banheiro? Preferencialmente uma vez por semana. Mas, com a rotina de cuidados, você mantém o ambiente bem higienizado.

Enfim, essas são as nossas dicas de como limpar banheiro passo a passo. De fato, é bem simples e eficiente. Uma necessidade para todos que querem um cômodo bonito e confortável.

Você pode gostar...