CASAS COLONIAIS: características, projetos e fotos!


Nas aulas de histórias estudamos todo o processo de colonização do país, que aconteceu entre os anos de 1500 a 1830, e é bem lembrando que toda essa vinda de diferentes culturas trouxe um mix bem interessante para nossa formação, inclusive para a arquitetura. E um destes reflexos são as casas coloniais que ocupavam desde os centros, hoje históricos, das cidades que se desenvolviam, como as áreas rurais.

 

Características da arquitetura colonial

  • Telhado: uma das características da cobertura das casas deste período são as várias quedas d’água e inclinação, que tinham como intuito principal o rápido escoamento da água da chuva.
  • Colunas: o item além de garantir sustentação para o telhado costumava ser usado no momento de criar uma extensão com varanda na frente da casa.
  • Simetria: característica bem comum do estilo, já que detalhes da arquitetura eram repetidos, fielmente, na construção para seguir o rigor métrico.
  • Janelas: uma quantidade considerável da estrutura era usada para garantir iluminação na casa. O modelo mais comum era com vidros e  parte externa de madeira no modelo veneziano.

 

Fotos e modelos de casas coloniais

casa fazenda

No estilo clássico do período arquitetônico, esta construção é bem característica dos antigos casarões de fazendas. Além de amplo, a casa ainda tem a imagem de um lar acolhedor.

casa de campo

A piscina tem formato moderno

A estrutura da casa de fazenda foi mantida, mas o lar passou por algumas reformas para ficar ainda mais aconchegante, como a piscina ao fundo que cria um mix entre moderno e colonial.

parede de pedra

Para esta casa de campo, a escolha foi seguir a ideia estrutural, mas adotar toques modernos ao estilo, como o design atual das portas e janelas de madeira com vidro que compõem a residência.

telhado colonial

Em volta da piscina, deck de madeira

Mais uma ideia de que é possível se basear no estilo colonial, mas trazer traços da arquitetura atual para o imóvel. Neste caso, o telhado colonial e estruturas de madeira foram mantidas, mas a casa ganhou janelas contemporâneas e ao fundo uma piscina com deck de madeira.

casa com piscina

            Este projeto retrata a clássica casa na fazenda. O espaço amplo com varanda é uma característica marcante para os imóveis da época que eram construídos na área rural e até os dias atuais o efeito é de um lar aconchegante.

tijolo a vista fachada

O jardim na entrada valoriza o lar

Uma adaptação do estilo para a casa na cidade é esta proposta que traz como características a fachada estendida e janelas venezianas.

sobrado estilo colonial

Esta fachada é o resultado de um projeto que uniu diferentes períodos arquitetônicos. O estilo amplo em sobrado com telhas cerâmicas é marcante da colonização, enquanto as amplas janelas de vidro liso dão o toque atual à construção.

casa amarela e azul

Trepadeiras decoram o pergolado

Nesta proposta, o design não segue a risca o estilo, mas é uma excelente inspiração para trazer traços antigos, como janelas e portas venezianas e varanda com colunas. A combinação da pintura em amarelo e azul é mais uma característica marcante para a casa.

casa rústica

A casa rústica tem suas características campestres bem definidas, mas muitos pontos são do período colônia que vivemos. Exemplos e traços disso são:

  • Colunas para sustentação da varanda;
  • Amplas portas e janelas em madeira.
arquitetura colonial

Para a piscina, revestimento de pastilhas

            No campo, as cores suaves da pintura dão tranquilidade e conforto para o lar, mas não é só isso que caracteriza o espaço. A varanda com um espaço acolhedor e as janelas de vidro também são marcantes.

fachada colonial moderna

Para quem vai construir agora e quer inspiração para do período sem deixar o lar muito caricato, pode apostar nesse modelo A versão moderna tem:

  1. Telhado aparente, mas agora em tons claros;
  2. Varanda com colunas;
  3. Janelas venezianas com abertura externa;
  4. Diferentes quedas d’água para o telhado.
casa moderna com piscina

O guarda-corpo de vidro na sacada é clean

Mais uma adaptação do estilo em questão é esse projeto. O telhado é um dos itens que mais remete ao período, e o restante do lar tem suas evidências demarcadas pela arquitetura moderna.

 

Mais fotos

estilo colonial

sobrado fazenda

A pintura externa na cor vermelha dá destaque ao estilo da construção

janela veneziana

piscina com cascata

A piscina ganha ainda mais destaque pelo jardim verde ao entorno

modelos casa fazenda

tipos arquitetura colonial

casas com varanda

Varandas decoram as casas

modelos casas

Viu que aqueles conhecimentos de história do Brasil deram uma ajudinha? Então, agora que você já sabe tudo sobre casas coloniais, conta aqui nos comentários o que acha do estilo!



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Ana Marins disse:

    Muito lindo! Parabéns pelo conteúdo maravilhoso

  2. Remco disse:

    Estes casas sao muito lindo. Prefiro este stilo . Parabens

  3. Paula disse:

    Vcs poderiam indicar as construtoras? ou arquitetos?

  4. José Aparecido de Almeida disse:

    Como faço para obter a planta baixa de um desses modelos apresentados?

  5. Ana disse:

    Adorei!! Queria saber como faço pra adquirir a planta.

  6. Nilton Colen disse:

    Como faço para obter a planta baixa do modelo que diz no pé da foto “O guarda-corpo de vidro na sacada é clean”?

  7. Ramses Martinez disse:

    Como faço para obter a planta baixo do modelo que diz no pé da foto: “Em volta da piscina, deck de madeira”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *