CASAS COLONIAIS: características, projetos e fotos!


Nas aulas de histórias estudamos todo o processo de colonização do país, que aconteceu entre os anos de 1500 a 1830, e é bem lembrando que toda essa vinda de diferentes culturas trouxe um mix bem interessante para nossa formação, inclusive para a arquitetura. E um destes reflexos são as casas coloniais que ocupavam desde os centros, hoje históricos, das cidades que se desenvolviam, como as áreas rurais.

 

Características da arquitetura colonial

  • Telhado: uma das características da cobertura das casas deste período são as várias quedas d’água e inclinação, que tinham como intuito principal o rápido escoamento da água da chuva.
  • Colunas: o item além de garantir sustentação para o telhado costumava ser usado no momento de criar uma extensão com varanda na frente da casa.
  • Simetria: característica bem comum do estilo, já que detalhes da arquitetura eram repetidos, fielmente, na construção para seguir o rigor métrico.
  • Janelas: uma quantidade considerável da estrutura era usada para garantir iluminação na casa. O modelo mais comum era com vidros e  parte externa de madeira no modelo veneziano.

 

Fotos e modelos de casas coloniais

casa fazenda

No estilo clássico do período arquitetônico, esta construção é bem característica dos antigos casarões de fazendas. Além de amplo, a casa ainda tem a imagem de um lar acolhedor.

casa de campo

A piscina tem formato moderno

A estrutura da casa de fazenda foi mantida, mas o lar passou por algumas reformas para ficar ainda mais aconchegante, como a piscina ao fundo que cria um mix entre moderno e colonial.

parede de pedra

Para esta casa de campo, a escolha foi seguir a ideia estrutural, mas adotar toques modernos ao estilo, como o design atual das portas e janelas de madeira com vidro que compõem a residência.

telhado colonial

Em volta da piscina, deck de madeira

Mais uma ideia de que é possível se basear no estilo colonial, mas trazer traços da arquitetura atual para o imóvel. Neste caso, o telhado colonial e estruturas de madeira foram mantidas, mas a casa ganhou janelas contemporâneas e ao fundo uma piscina com deck de madeira.

casa com piscina

            Este projeto retrata a clássica casa na fazenda. O espaço amplo com varanda é uma característica marcante para os imóveis da época que eram construídos na área rural e até os dias atuais o efeito é de um lar aconchegante.

tijolo a vista fachada

O jardim na entrada valoriza o lar

Uma adaptação do estilo para a casa na cidade é esta proposta que traz como características a fachada estendida e janelas venezianas.

sobrado estilo colonial

Esta fachada é o resultado de um projeto que uniu diferentes períodos arquitetônicos. O estilo amplo em sobrado com telhas cerâmicas é marcante da colonização, enquanto as amplas janelas de vidro liso dão o toque atual à construção.

casa amarela e azul

Trepadeiras decoram o pergolado

Nesta proposta, o design não segue a risca o estilo, mas é uma excelente inspiração para trazer traços antigos, como janelas e portas venezianas e varanda com colunas. A combinação da pintura em amarelo e azul é mais uma característica marcante para a casa.

casa rústica

A casa rústica tem suas características campestres bem definidas, mas muitos pontos são do período colônia que vivemos. Exemplos e traços disso são:

  • Colunas para sustentação da varanda;
  • Amplas portas e janelas em madeira.
arquitetura colonial

Para a piscina, revestimento de pastilhas

            No campo, as cores suaves da pintura dão tranquilidade e conforto para o lar, mas não é só isso que caracteriza o espaço. A varanda com um espaço acolhedor e as janelas de vidro também são marcantes.

fachada colonial moderna

Para quem vai construir agora e quer inspiração para do período sem deixar o lar muito caricato, pode apostar nesse modelo A versão moderna tem:

  1. Telhado aparente, mas agora em tons claros;
  2. Varanda com colunas;
  3. Janelas venezianas com abertura externa;
  4. Diferentes quedas d’água para o telhado.
casa moderna com piscina

O guarda-corpo de vidro na sacada é clean

Mais uma adaptação do estilo em questão é esse projeto. O telhado é um dos itens que mais remete ao período, e o restante do lar tem suas evidências demarcadas pela arquitetura moderna.

 

Mais fotos

estilo colonial

sobrado fazenda

A pintura externa na cor vermelha dá destaque ao estilo da construção

janela veneziana

piscina com cascata

A piscina ganha ainda mais destaque pelo jardim verde ao entorno

modelos casa fazenda

tipos arquitetura colonial

casas com varanda

Varandas decoram as casas

modelos casas

Projetos e ideias para casa estilo colonial

 

 

 

Viu que aqueles conhecimentos de história do Brasil deram uma ajudinha? Então, agora que você já sabe tudo sobre casas coloniais, conta aqui nos comentários o que acha do estilo!

Confira também

4 Responses

  1. Ana Marins disse:

    Muito lindo! Parabéns pelo conteúdo maravilhoso

  2. Remco disse:

    Estes casas sao muito lindo. Prefiro este stilo . Parabens

  3. Paula disse:

    Vcs poderiam indicar as construtoras? ou arquitetos?

  4. José Aparecido de Almeida disse:

    Como faço para obter a planta baixa de um desses modelos apresentados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *