MODELOS DE PORTAS: 60 Tipos, Ideias, Fotos

Para quem está reformando ou construindo um lar, sabe que a variedade de itens de construção é enorme. Entre estes itens há as portas que são essenciais, mas os modelos de portas podem variar muito e dependendo do ambiente e espaço disponível alguns tipos são melhores que outros. Para te ajudar nessa empreitada, hoje o post tem dicas de modelos de portas.

Modelos de portas de entrada

Como o próprio nome já diz a porta de entrada é o início de tudo, é a porta principal e por isso merece atenção especial. Além dos modelos de portas, também devemos considerar o designer, afinal a intenção é de nossa porta de entrada seja compatível com o restante da arquitetura do lar.

Porta Pivotante

O modelo de porta chamado de pivotante tem se tornado cada vez mais comum na entrada de casas e apartamentos.

Modelos de portas pivotantes modernas

A porta pivotante gira em torno do eixo vertical, e é ideal para quem busca economia de espaço, já que na instalação dá optar para que a porta gire para fora. O modelo é mais moderno e esconde ferragens.

Outra vantagem da porta pivotante é que esse modelo permite a opção de portas maiores. Além disso, ainda é possível criar uma porta única para seu lar, já que a personalização (escolha do material, desenho da porta e puxadores) é algo que esse modelo de porta oferece.

Porta de uma folha tradicional

O nome parece diferente, mas esse modelo de porta é o mais tradicional, aquela porta única na entrada de casas e apartamentos.

A porta de uma folha pode ser lisa, com desenhos, cor de madeira, laqueada, etc. Em geral, é possível comprar só a porta que vem no material escolhido e depois você compra os acessórios que serão instalados, como fechaduras.

A porta de uma folha é um modelo mais tradicional, e por isso é possível ver as dobradiças que são usadas para instalação.

Fotos de portas clássicas de entrada

Porta duas folhas

Com certeza você já viu entrada de casas com portas que abrem em duas partes. Isso é chamado de porta duas folhas.

O modelo raramente é usado em apartamentos, pois demanda espaço e por isso é mais comum em casas.

Porta de entrada francesa de duas folhas

A porta duas folhas para entrada de casa pode ser de diversos materiais, mas na hora de escolher o ideal é optar por materiais mais pesados e resistentes, afinal segurança é algo primordial.

Modelos de portas internas

Porta lisa de uma folha

A porta lisa é muito utilizada em ambientes internos, pois é um modelo tradicional.
Modelos de portas internas simplesEm geral, a porta lisa para ambientes internos é feita de madeira ou mdf e o que pode variar é a cor, já que há opção de destacar a madeira usando verniz ou optar por uma porta com cor, como portas brancas para ambientes internos.
Fotos de casas com portas internas brancas
A dica é que se você mora em apartamento e o ambiente é pequeno, as portas com cores claras ajudam a dar sensação de ambiente maior.

Porta com desenhos

A porta com desenhos para ambientes internos já foi mais utilizada, mas recentemente o modelo tem sido menos usado; mas isso não impede que você use esse modelo de porta interna.

Na hora de escolher porta com desenho para dentro de casa, opte por modelos com desenhos mais sutis, pois é um modelo mais adequado para o interior do lar.
Modelos de portas de madeira trabalhadas

Porta camarão

A porta camarão é o modelo ideal para quem busca economia de espaço e modernidade ao mesmo tempo.  A abertura da porta é sobre um trilho que dobra a porta (não confunda com sanfonada), de modo que fique uma parte sobre a outra.

A porta camarão é ideal para dividir ambientes e pode ser lisa de madeira ou com detalhes em vidro para dar luminosidade ao ambiente.

Imagens de portas camarão articuladas

Porta sanfonada

A porta sanfonada é um modelo de porta que corre e vai dobrando com uma sanfona. Esse modelo de porta é ideal para ambientes em que a necessidade de otimizar espaço é prioridade.
Porta sanfonada para cozinha e banheiro
Porta sanfonada barata de PVC branca
Há variedade de materiais para portas sanfonadas, mas se a ideia é usar em ambientes com umidade, como banheiro ou lavanderia, opte por modelos fabricados em PVC.

Porta bang bang ou saloon

Se você já assistiu filmes do velho oeste americano vai se lembrar desse modelo de porta.

A porta bang bang é um modelo mais utilizado para limitar um espaço, mas não há fechadura e para passar não há necessidade de abrir a porta.

Esse modelo de porta é mais usado em cozinhas, bares e até na área de lazer.
Porta de bar estilo saloon - Fotos
Porta veneziana

A porta veneziana é um modelo que permite ventilação ao ambiente interno. São muito utilizadas em sacadas, banheiros e até em despensa, pois deixam o ar circular.
Fotos de portas estilo veneziana para casa
Para usar porta veneziana em sacada, pode-se instalar também portas balcão que de um lado é uma porta de vidro e do outro, madeira em veneziana.

Fotos de sacadas com porta veneziana de madeira

Porta de sacada de madeira veneziana clássica
Há também porta veneziana de metal, mas são menos utilizadas dentro de casa.
Modelos de portas brancas de metal para interior

Modelos de portas de correr

Porta de correr para área externa

Esse modelo é mais utilizado para áreas externas e é possível comprar a porta toda pronta. O modelo faz com que a porta corra para o lado e é ideal para dar acesso ao quintal ou a sacada.
Onde comprar porta de correr de madeira
Porta de vidro de correr com esquadria branca
Há diferentes modelos de portas de correr para área externa, e se a opção é para sacadas de quartos a melhor opção é escolher um modelo com veneziana, assim é possível controlar a entrada de luz no ambiente.
Dicas de portas de correr com veneziana
Porta de correr trilho

Se você precisa otimizar espaço dentro de casa, uma opção de porta é a porta de correr no trilho. O modelo possui fácil instalação, e ao invés de abrir basta deslizá-la.

O espaço necessário para instalação desse tipo de porta é mínimo, e você só precisa da mesma espessura. Os trilhos da porta ficam aparentes e é preciso instalar trilhos em cima da porta e embaixo.

Imagens de portas de correr com trilho aparente

Porta de correr embutida

O modelo de porta de correr embutida na parede é ideal para quem está com espaço muito comprometido ou quer algo com estilo moderno.

A porta de correr embutida na parede é um sistema onde a porta ao ser aberta vai para dentro da parede. Este modelo não deixa trilhos aparentes e deve ser instalado por um profissional, já que requer conhecimentos para a instalação.
Como instalar porta de correr com trilho embutido
Porta de correr branca embutida na parede

Fotos e modelos de portas

Depois de ler o post e ver os modelos de portas existentes no mercado, agora é preciso aliar a escolha da porta correta e que tenha o design adequado com o estilo do seu lar. Para te ajudar, separamos algumas fotos para ficar de inspiração, assim fica mais fácil de imaginar como a porta que você quer fica depois de instalada.
Modelos de portas de entrada rústicas
Porta de entrada pivotante de madeira
Fotos de portas de vidro jateado de correr
Porta pivotante de entrada branca com vidro jateado
Porta de entrada clássica de madeira de duas folhas
Fotos de portas articuladas de madeira para dividir ambientes
Modelos de portas modernas com vidro jateado
Fotos de portas de correr de madeira com puxador
Porta de entrada francesa moderna
Janelas e portas venezianas
Portas internas de madeira envernizada
Fotos de portas grandes com pano de vidro
Modelos simples de portas internas
Porta interna branca, lisa e simples
Porta pivotante de entrada com frisos
Porta camarão branca francesa com vidro
Porta de correr para quarto e closet
Modelos de portas clean
Fotos de portas coloridas
Portas internas frisadas brancas
Gostou das dicas e inspirações de modelos de portas? É tanta opção disponível no mercado, mas isso só contribui, afinal ao construir ou reformar a casa cada cantinho deve ser bem pensado e com tantas variações de portas, encontrar o modelo ideal é empreitada que merece atenção.


Você pode gostar...