Como pintar azulejos? – Dicas essenciais e 40 lindas inspirações!

Como pintar azulejos? Você sabia que é possível renovar totalmente a decoração da sua casa deixando os azulejos com uma cor diferente? Pois é, o processo é bem simples e prático, sem precisar trocar o revestimento e fazer aquela sujeira.

Para aprender passo a passo, leia o post completo. Preparamos um guia completo com tutorial + dicas e 40 inspirações incríveis para surpreender você.

como pintar azulejos

Aprenda a pintar azulejos de forma rápida e prática!

Os azulejos estão entre os melhores tipos de revestimento para paredes e pisos. Possuem um preço acessível e uma variedade de cores e estampas, além de serem fáceis de instalar.

Comumente, os azulejos são utilizados na cozinha e no banheiro, pois são fáceis de limpar e lavar. Entretanto, com o tempo ficam sujos e desgastados, por isso é preciso renová-los utilizando algumas técnicas.

De fato, existem maneiras mais práticas para deixar os azulejos como novos. Não precisa trocar totalmente o revestimento, quebrando a parede e fazendo a maior sujeira. Com a pintura, é possível deixá-los com um belo aspecto.

Esse processo é simples e você mesmo pode fazer passo a passo. Basta escolher a tinta certa, preparar a área e começar a pintura. Ao final, você terá uma parede ou piso bem diferentes.

como pintar azulejos passo a passo

Fotos e inspirações de pintura de azulejos

A pintura de azulejos pode ser feita de diversas formas. A mais comum é a técnica lisa, na qual é possível cobrir todo o revestimento com tinta. A pintura fica totalmente uniforme após algumas demãos – além de um bom nivelamento e aplicação de massa acrílica.

Por outro lado, é possível pintar cada peça de azulejo (da mesma cor ou com tons diferentes). Essa técnica é mais apurada e demanda paciência, mas deixa o azulejo como se tivesse sido trocado.

Por fim, outra alternativa é a pintura com desenhos, na qual o foco é a decoração do azulejo com figuras diversas. Você pode até usar aparatos auxiliares, como stencil, por exemplo. Entretanto, a superfície deve estar branca e limpa, propícia para um bom resultado.

como pintar azulejo

Que tal ter uma ideia de como fica a parede com azulejos pintados? Veja algumas fotos e surpreenda-se.

No banheiro

O banheiro pode ser renovado com a pintura dos azulejos, seja na área do box, em uma parede única ou em todo o cômodo. Como as peças são essencialmente brancas, será fácil passar uma tinta de outra cor.

Entre os tons mais populares estão azul claro e verde, que mantém o ambiente com uma boa iluminação e harmonizam com cores como branco, marrom e off-white, por exemplo. Você pode, inclusive, pintar o piso ou combinar vários tons. Ideias não faltam.

azulejo do banheiro pintado de verde

azulejo do banheiro pintado

Azulejo pintado de azul no banheiro

azulejo pintado dicas

azulejo pintado no banheiro

Azulejo pintado

Banheiro com azulejo pintado de branco

banheiro com azulejos pintados

banheiro pintado de laranja

como pintar azulejo de banheiro

como pintar azulejo de rosa

como pintar azulejo passo a passo

Linda pintura de azulejo no banheiro

Pintura colorida de azulejo no banheiro

Pintura de azulejo branco no banheiro

Pintura de azulejo diferente

Na cozinha

A cozinha também fica com um belo aspecto quando você decide pintar os azulejos. Nesse cômodo, vale usar diversas cores, desde que combinem com o estilo de decoração proposto – seja moderno, clássico, industrial, retrô, entre outros.

Muitas pessoas escolhem pintar uma parede única ou pequenas superfícies, como a área entre a pia e o armário. Além disso, é interessante renovar a cor do piso ou investir na técnica de desenhos para renovar a décor do ambiente.

azulejo amarelo pintado na cozinha

azulejo azul na cozinha

azulejo da cozinha pintado de preto

azulejo preto e branco em alto relevo

como pintar azulejo de amarelo

como pintar azulejo

cozinha com azulejo branco pintado

Pintura de azulejo em alto relevo

Pintura de azulejo na cozinha

Como pintar azulejos? – Dicas e passo a passo

Aprender como pintar azulejos é simples. Mas, antes de conferir o passo a passo, é essencial saber qual é o melhor tipo de tinta para realizar esse trabalho.

Segundo especialistas, a tinta epóxi é a mais indicada por ter ótima durabilidade e ser aderente ao azulejo. Além disso, há quem utilize tinta esmalte, mas o resultado não é o mesmo.

Você pode comprar a tinta epóxi em lojas especializadas, seja brilhante, semi brilho ou com acabamento fosco. Há várias cores disponíveis. Na hora de comprar, todavia, é preciso pensar em toda a estrutura que será pintada – considerando duas ou três demãos para que a superfície fique impecável.

Como pintar azulejos passo a passo

Materiais

  • Sabão (ou detergente) e bucha;
  • Lixa;
  • Rolo de pintura;
  • Pincel;
  • Fita crepe;
  • Tinta epóxi na cor desejada;
  • Pano úmido

Passo a passo

  1. A primeira coisa a fazer é limpar toda a superfície. Use o sabão ou detergente com água e esfregue com a bucha. Retire todo o excesso de sujeira e deixe os azulejos impecáveis;
  2. Passe uma lixa por toda a parede. Em seguida, passe o pano úmido para limpar;
  3. Pegue a fita crepe e isole as áreas que não devem ser pintadas, como os cantos da parede, interruptores, entre outras estruturas;
  4. Forre o chão para evitar respingos;
  5. Passe a primeira demão de tinta epóxi no azulejo usando o rolo de pintura;
  6. Para pintar o rejunte, use o pincel. Deixe secar por um dia;
  7. No dia seguinte, passe a segunda demão de tinta;
  8. Deixe secar e, se necessário, passe uma terceira demão (ou mais, até ficar com o resultado desejado);
  9. A secagem total deve ter um tempo de 48 horas. Após isso, você pode usar o cômodo novamente.

Para ver como fica na prática, assista ao vídeo do canal Casa de Verdade:


Então, viu como é fácil aprender como pintar azulejos? É um processo bem simples que você mesmo pode fazer usando as cores que mais gosta. Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor. Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...