PAPEL DE PAREDE para Sala de Estar e TV
Decorar o lar é uma maneira de dar o seu toque pessoal e mostrar através do visual um pouco do seu estilo. Para dar uma ajudinha nessa etapa, separamos ideias e dicas de papel de parede para sala de estar e TV, afinal o item que voltou a ser usado na decoração da casa é uma maneira muito expressiva de enfeitar as paredes.
Modelos de Papel de Parede para Sala de TV e Estar
Arabesco

O tom bege da parede combina com a decor marrom do ambiente
O desenho de arabescos é um modelo clássico de papel de parede, mas se a ideia é deixar o cantinho da casa mais moderninho usando essa estampa, o ideal é optar pelos modelos metalizados que dão um toque mais sofisticado a decor.

A mistura de azul nos estofados mantém harmonia na sala
As versões metalizadas podem ser uma opção mais pesada para o seu gosto pessoal, então, outra sugestão é esse modelo que tem brilho, mas com sutileza, assim o efeito fica bacana com a luz direta e não se destaca muito.
Para quem vai seguir o estilo tradicional, tem algumas dicas.
- Combinando com a decor: para manter a sala toda combinando, a dica é usar o papel de parede na mesma cor dos outros enfeites, como exemplo de sala preta e branca com o papel de parede preto.
- Detalhe: o item não precisa ser o destaque na sala, para isso vale utilizar o papel apenas nas laterais do painel da televisão.
- Evitar cansaço visual: uma maneira de não enjoar da parede decorada é usar o recurso atrás do sofá, assim você não tem a visão direcionada como se fosse atrás da TV.

A continuidade das cores nos estofados e enfeites deixa o ambiente clássico
O modelo clássico em com cores suaves torna-se uma papel de parede clean, afinal não se destaca demais do restante da sala e dos enfeites utilizados.

As almofadas metalizadas combinam com a parede
Para quem optar pelo arabesco com detalhes metalizados, uma opção bacana é utilizar iluminação próxima para destacar o efeito reluzente que o item dá a parede.
Listrado
Esse modelo listrado brinca com as orientações vertical e horizontal e espessura das listras.
A maior parte do produto tem listras fininhas e na vertical, e um pouco abaixo da metade há uma faixa larga com listras horizontais e de cores diferentes.

Os enfeites azuis quebram a predominância do bege
Na horizontal e com tons de bronze, as listras ficam atrás do sofá e por terem um tom neutro permitem que a sala tenha outra cor de destaque entre os enfeites.
Uma maneira interessante de usar papel de parede com listras é aplicar o recurso em uma parede lateral a sala, criando assim, uma extensão do ambiente.
As listras na sala também podem ser o ponto de destaque da decor, mas antes de investir em um papel de parede tão intenso é preciso ter certeza de que é isso que quer, afinal o desenho pode deixar a visão cansada. Caso, o seu gosto seja mais clean, opte por cores nos mesmos tons da sala e aplique em apenas uma parede.

O quadro ao fundo destaca a parede decorada
Nessa sala de estar o papel de parede se integra a decor e quase passa despercebido, já que combina com a estampa do sofá lateral.
Dica: para chamar atenção de um papel de parede neutro, utilize um quadro na mesma superfície para dar foco ao olhar.
De pedra
O modelo que se assemelha com pedra é uma maneira ótima de enfeitar a parede, sem a necessidade de reforma para aplicar o revestimento. Afinal, é bem mais simples colar um papel, do que recorrer a colocação de pedras do modo tradicional.

A decoração alternativa destaca a parede
E que tal essa parede de tijolo a vista com tinta branca desgastada? Linda! Só que não é original, já que o efeito é do revestimento que tem esse desenho.
Vale também usar parede de tijolo a vista, mas na verdade esse efeito é apenas do papel de parede que garante mudar totalmente a decoração da sala sem ter que lidar com obras.

Para os tons mais escuros, deixe próximo itens brancos
O uso do papel também pode ser atrás da televisão e substitui muito bem um painel, dando um efeito incrível a sala.

A mesa de centro de metal contrasta com as falsas pedras
Se você optar pelo recurso como fundo para a TV, os modelos com cores mais suaves são menos cansativos para a visão.
3D

A suavidade das cores permite integrar e aumentar o ambiente
O papel de parede 3D nada mais é que o efeito ilusório da vista. Como esse fundo com paisagem que parece uma extensão da sala de estar, e dá até vontade de passar a mão para ter certeza de que a parede acaba naquele ponto.
Para a sala com decoração dramática, o desenho de árvores secas nas paredes cria a sensação de uma floresta ao fundo do sofá.
O modelo capitonê (essas preguinhas com botões) está de volta entre os estofados, mas nada impede de usar o item como um efeito da parede para criar uma imersão diferente na decor.

O sofá roxo destaca o colorido atrás
Para os mais ousados, esse modelo de papel de parede 3D é bem especial e capaz de transmitir cor a sala.
A imagem das penas de pavão decoram e tornam a parede o ponto foco do ambiente, sendo assim, o ideal é optar por um cantinho em que o olhar não ficará direcionado o tempo todo, como atrás do sofá.
Para deixar o ambiente com mais sutileza, a paisagem de árvores secas em tons de bege são mais suaves e consequentemente, menos cansativo ao olhar.
Moderno

Os bancos amarelos destacam na sala
Para quem precisa de inspiração para decorar a parede de uma sala moderna, pode seguir essa linha de quadriculados, como se fosse uma imagem desfocada. A ideia é bem legal e dá cor ao ambiente.
Os desenhos e mistura de formas também é contemporâneo e ideal para decorar um ambiente com pegada jovial, como o apartamento de um jovem.

A moda dos livros adultos de pintar também pode ir para as paredes
Depois da imersão nos livros de colorir adulto, dá para estender essa ideia para um papel de parede diferente. O modelo é todo branco e preto e repleto de desenhos, e depois de aplicado a parede é hora de iniciar o processo de colorir.
Além de relaxar, o seu enfeite de parede ainda vai ser único, afinal a escolhas das cores é sua.
Se a busca é por modernidade, vamos a alguns modelos que fazem sucesso.
- Desenhos: ao contrário do exemplo anterior, esse já vem pintado e pode ser qualquer estilo de desenho que combine com seu estilo próprio.
- Formas não definidas: os modelos que tem desenhos e formas não definidas são menos cansativos e ideias para a sala de televisão.
- Retrô: para deixar a sala na moda se esbalde no universo dos desenhos e formas retrôs, que voltam a década de 50 e 60 e dão estilo a sala.
Já pensou em decorar a parede no estilo patchwork? A mistura de estampas em um só item parece a junção de diferentes papeis, mas a ideia é bem moderna e contemporânea.
Floral

A estampa provençal combina com o estilo dos móveis
Para a sala provençal, o papel de parede com flores cor de rosa e fundo verdinho ou azul é um aliado e tanto para manter o estilo. A linha mais delicada fica linda com a combinação de móveis brancos.
O floral na parede também pode seguir a linha clássica e mistura azul e bege em estampas de flores e pássaros.
E por que não usar cores nas flores? O modelo segue uma linha de desenhos menos definidos, mas fica lindo para dar destaque em uma parede.
Para fugir do clássico, vale apostar nas estampas maiores e que se assemelham a aquarela. Só tome cuidado para não deixar o ambiente muito pequeno por conta das grandes estampas.
Caso, o estilo de flor maior não atenda suas expectativas, os modelos mais delicadinhos e menores também podem fazer parte da sala.

O metalizado das flores deixa o ambiente moderno
Para quem está em busca de uma estampa floral moderna, pode recorrer a esse tipo de papel de parede com detalhes metalizados nas flores.
Geométrico

As almofadas coloridas mantém a harmonia necessária na decoração
O geométrico na parede é bem divertido, e quando tem mistura de cores deixa o ambiente mais jovem e alegre. Ah, e se o excesso de cores está na parede, cuidado para não carregar no restante da sala.
A linha geométrica também pode seguir cores mais suaves, como a azul claro, bege e cinza. As formas podem ser variadas, mas o resultado é sempre contemporâneo com mistura de retrô.
Os móveis retrô completam a parede enfeitada
E que tal esse modelo com quadradinhos bem pequenininhos? A ideia é bem bacana e até simula um efeito gráfico.
O geométricos de esferas cinza e branca é bem delicado e aplicado nas laterais da sala cria um efeito discreto.
Aqui a pequena parede da televisão, ganhou estampa geométrica com diferentes cores e não pesou, pois combinou com as paredes cinza do ambiente.
Dicas de papel de parede para sala pequena
- Cores suaves
Se a ideia é aumentar o tamanho do ambiente, os modelos com estampas de cores claras são ideais, já que decora sem diminuir a intensidade de luz do ambiente.

O azul da cortina dá cor a sala
- Tamanho das estampas
Para as versões com estampas, o ideal é escolher desenhos menores e fugir de tudo que tiver tamanho grande, já que vai dar ideia de que o ambiente é ainda menor.
- Quantidade de paredes
Tanto na sala de TV, como na sala de estar pequena a dica é escolher apenas uma parede para revestir, e deixar as outras pintadas em tons claros, pois isso vai dar dimensões maiores.
- Listras
A espessura das listras influencia muito no campo visual, dessa maneira, quanto menor a sala, mais fininha deve ser a listra.
A orientação horizontal da listra é uma ótima maneira de aumentar o ambiente, já a vertical o deixa menor, porém mais alto.

A continuidade da cor clara na decor, aumenta o ambiente
Quanto custa? Preço médio
Aqui no Brasil, o preço médio do papel de parede é de R$ 60,00 o rolo com 10 metros (largura média de 50 cm). Mas é claro, que os modelos diferentes e com mais texturas podem ter o preço mais elevado.
A dica para quem está de viagem marcada para o exterior, é ficar de olho no preço fora do Brasil, já que muitas vezes acaba saindo mais em conta.
Gostou da ideia de dar um toque pessoal a decor usando papel de parede para sala de estar e TV? A vantagem desse item é que a infinidade de modelos permite encontrar uma estampa que combine com sua sala e estilo.