Madeira de demolição – 65 ideias lindas de uso na decoração!

A decoração com madeira de demolição é encantadora e causa um impacto visual surpreendente em diversos ambientes. O uso desse material está cada vez mais popular em diversos projetos, seja como revestimento, em móveis ou pequenos aparatos, como nichos e prateleiras.

Mas, você sabe quais são as características da madeira de demolição? Além disso, sabe onde comprar e como ornamentar os cômodos de sua casa? Para tirar essas e outras dúvidas, preparamos este guia completo. Acompanhe e inspire-se para usar em seu projeto.

madeira de demolição na decoração

Inspirações de décor com madeira de demolição + ótimas dicas

O que é madeira de demolição?

A madeira de demolição é fácil de ser reconhecida. A aparência é diferente, com marcas de pregos e pinturas, riscos e por vezes um aspecto envelhecido, pois grande parte é reutilizada e reciclada para novos usos.

O próprio termo já denota sua origem. A necessidade de reaproveitar a madeira de construções começou a partir do momento em que o material estava virando entulho. Entretanto, especialistas perceberam que as peças tinham bom estado, só precisavam de uma nova reforma.

Antigamente, grande parte das casas e edificações eram construídas em madeira. Ao serem demolidas, as madeiras (no geral, a peroba rosa) começaram a serem enviadas para marcenarias, passando assim por um processo de remodelação. Assim, estão prontas para novos usos.

A grande vantagem é o poder sustentável desse material nobre, pois com a reutilização, a indústria evita o corte de novas árvores.

madeira de demolição no piso

A versatilidade a aparência desse tipo de madeira chamam atenção em diversos projetos

Com a madeira de demolição, é possível fazer móveis, painéis, aparatos decorativos e usar até como revestimento de paredes e pisos. Como resultado da reforma, a madeira fica com um aspecto diferente, mas essa característica dá todo o charme para a peça.

Sendo assim, esse material pode compor perfeitamente projetos em um conceito rústico, combinando com outros tipos e tons de madeira, além de pedra, ferro e outros componentes. Todavia, há quem utilize a madeira de demolição em estilos de decoração clássicos, modernos e provençais, tudo para trazer elegância para vários projetos.

Segundo especialistas, a madeira de demolição pode ser classificada em peças (utilizadas até na estrutura de casas, como colunas, barrotes e no telhado); e tábuas, que servem como revestimento e até para confecção de móveis, prateleiras, etc.

decor com madeira de demolição

Em alguns projetos, a madeira reveste até o teto

Dicas de decoração com madeira de demolição

Como utilizar a madeira de demolição na decoração?

De modo geral, você pode utilizar em diversas superfícies. Vai substituir o revestimento do piso? Que tal apostar na madeira de demolição em vez dos famosos pisos de taco?

O mesmo vale para as paredes. Há quem invista na confecção do painel de TV com esse material, para dar um charme à décor de salas e quartos. Sendo assim, a estrutura pode combinar com móveis de madeira, como o rack, mesa de centro, aparadores, etc.

Conforme salientamos, as peças de madeira de demolição representam grande poder construtivo. Há quem utilize no telhado, em colunas da fachada, assim como barrotes para a instalação de diversos tipos de piso.

Por fim, para quem prefere seguir um conceito arrojado, os móveis de madeira são boas opções e com certeza se destacarão em qualquer ambiente: varandas, salas, quartos, cozinhas e até em banheiros.

madeira de demolição na parede

As paredes revestidas com essa versão de madeira deixam salas e diversos ambientes com uma decoração exuberante

Para se inspirar, veja diversas fotos de uso da madeira de demolição na decoração.

Na parede

O revestimento de parede com madeira está cada vez mais popular. Em vez de modelos convencionais envernizados, a versão de demolição é uma boa alternativa, sobretudo para quem deseja compor um ambiente rústico. Nesse caso, dá para usar em uma parede única, em todo o ambiente ou como um painel (de TV, por exemplo).

Uma parede com madeira de demolição pode servir de suporte para quadros e compor a estrutura de cômodos mais aconchegantes, como salas de estar e quartos. Além disso, o material harmoniza com diversas cores, sobretudo os tons sóbrios (bege, marrom, preto, branco, etc.).

decoração rústica

A madeira de demolição reveste a parede

decoração com madeira de demolição

Quadrinhos decoram a parede de madeira de demolição

decoração rústica simples

A parede tem revestimento de madeira de demolição

deck madeira parede

A parede com madeira de demolição dá traços rústicos a decor

garden seat na sala

O painel da TV é feito com madeira de demolição

cama suspensa

Madeira de demolição reveste a parede

Parede de madeira

No piso/chão

Quem adora os famosos pisos de taco pode apostar nessa versão reutilizada para dar um up na decoração do ambiente. A instalação das peças é simples e transforma totalmente o cenário, porém são necessários cuidados com a limpeza e manutenção para que o material fique sempre com uma ótima aparência.

Além do piso interno, a madeira também pode ser instalada em varandas, decks e espaços no jardim.

Piso de madeira de demolição

Piso de madeira

decoração com madeira de demolição

A madeira de demolição reveste a ilha

cadeira de madeira

No chão, piso de madeira

decoração sacada gourmet

Ervas frescas decoram a parede

cadeiras rústicas

Madeiras de demolição foram usadas no piso e no balcão de atendimento

Em nichos

Os nichos de madeira de demolição são boas alternativas para compor um projeto decorativo discreto. As peças podem ser confeccionadas com tábuas e pallets, que possuem um aspecto envelhecido e diferenciado. A instalação é simples e os nichos podem ter vários tamanhos e formatos (quadrados, redondos, triangulares, hexagonais, etc.).

grande nicho de madeira de demolição

ideias de nicho de madeira de demolição

nicho de madeira de demolição

nichos de madeira de demolição

Em prateleiras

Outra forma de manter qualquer cômodo mais bonito e organizado é instalar prateleiras com esse material. Elas podem, inclusive, combinar com uma diversidade de móveis, como mesas, aparadores e armários. Assim como os nichos, as prateleiras também podem ter vários tamanhos e padrões.

estilos de prateleira de madeira de demolição

ideia de prateleira de madeira de demolição

linda prateleira de madeira de demolição

pequena prateleira de madeira de demolição

prateleira de madeira de demolição

Móveis de madeira de demolição

Diversos móveis de madeira de demolição podem compor a décor da sua casa. Encante-se com as estruturas mais utilizadas em diversos projetos.

Mesa

As mesas de madeira de demolição podem compor qualquer ambiente, desde a sala de jantar, a varanda, área gourmet, entre outros locais. Do mesmo modo, o tamanho varia conforme a necessidade de cada usuário. No caso de mesas grandes, é essencial escolher cadeiras que combinem com o móvel, além de outros móveis e apetrechos.

Mesa de madeira

cozinha com mesa

Na cozinha, bancada com fogão cooktop

cadeira moderna

Cadeiras coloridas compõem a mesa

decoração simples

Na mesa, vaso com tulipas

jogo americano patchwork

A mesa de madeira segue o estilo de demolição

Mesa de centro

Já a mesa de centro faz toda a diferença na decoração de salas de estar. Com esse acabamento, você deixa o ambiente mais rústico e charmoso. Algumas, inclusive, possuem formatos de tronco, para incrementar ainda mais o cenário e deixá-lo impressionante. Use para deixar revistas, livros, cinzeiros, esculturas, entre outros adereços.

Estante/Aparador

Há vários modelos de estante e aparador confeccionados com madeira de demolição que podem compor ambientes rústicos, modernos e provençais. Alguns podem ser customizados e complementam ambientes com o revestimento do mesmo material. De modo geral, são móveis funcionais e perfeitos para organização de quartos e salas.

aparador de madeira de demolição

aparador rústico de madeira de demolição

bela estante de madeira de demolição

estante de madeira de demolição

estante grande de madeira de demolição

lindo aparador de madeira de demolição

Bancos/Namoradeira

Em áreas externas, você pode investir em bancos e namoradeiras de madeira de demolição. São boas opções para combinar com a decoração do jardim ou de uma varanda rústica, além de criar um espaço perfeito para descansar, conversar com amigos e familiares e deixar o local mais aconchegante.

madeira de demolição jardim

O banco é de madeira de demolição

banco de madeira de demolição

banco decorativo de madeira de demolição

banco e cadeiras de madeira de demolição

 

conjunto de bancos de madeira de demolição

ideias de namoradeira de madeira de demolição

linda namoradeira de madeira de demolição

namoradeira de madeira de demolição


Fique atento:

  • Cuidados com a madeira

De acordo com especialistas, a madeira de demolição exige cuidados diferentes em comparação a outros tipos de madeira. O uso de ceras e óleos, por exemplo, não é indicado, pois podem manchar a peça.

Para limpar, é indicado o uso de pano levemente úmido com detergente neutro para eliminar gordura e sujeira, evitando o uso de produtos corrosivos.

De tempos em tempos, você pode lixar a peça e aplicar silicone para protegê-la. Caso a madeira esteja em áreas úmidas, como varandas, banheiros ou cozinhas, é indicado o uso de impermeabilizante.

  • Onde comprar peças, tábuas e móveis de madeira de demolição?

Você encontra essa versão e suas variações em marcenarias e lojas de móveis e decoração. O preço varia bastante, depende do tipo e da qualidade, por isso é indicado realizar várias pesquisas e orçamentos.

madeira de demolição na decor


Enfim, esse foi nosso guia completo sobre a madeira de demolição. Que tal investir nessa ideia para decorar a sua casa? Esperamos que tenha gostado das dicas, comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...