TELHADO COLONIAL: Tudo que Você Precisa Saber!
A construção de uma casa é feita de muitos processos, e entre tantas etapas há o momento da cobertura. Como há uma infinidade de possibilidades para esse processo, hoje o post traz dicas e ideias de telhado colonial.
O que é?
O telhado colonial é uma cobertura bem conhecida, e recebe esse nome por usar um tipo de telha específico – telha colonial.
O modelo cerâmico é característico por ter um canal mais profundo, o que lembra até uma barca. Essa característica é excelente para o escoamento de águas pluviais, já que na composição do telhado formam canais que facilitam a passagem da água.
Características, vantagens e desvantagens do telhado colonial
Esse modelo de cobertura para casa tem particularidades próprias e antes de ser utilizado em um projeto, devem-se averiguar as orientações, como inclinação, para garantir melhores resultados.
Além de considerar o nível do telhado, ainda é preciso lembrar-se de que a estrutura interna deve ser reforçada, e por isso o custo do madeiramento para suportar toda a estrutura pode ter um preço mais elevado, o que torna-se uma desvantagem.
Como vantagem, o revestimento é ideal para dar mais vivacidade ao projeto e de fácil encaixe, já que são feitas fileiras e a linha lateral segue no sentido contrário aumentando a vasão da água de chuva.
Fotos de casas com telhado colonial
A estrutura de madeira que dá sustentação ao telhado é bem reforçada e no beiral fica visível. No entanto, a opção foi pintar a madeira de branco para integrar a parte aparente com o restante do projeto e detalhes da fachada.
A fachada moderna do sobrado contou com a telha colonial pintada em tons mais suaves para manter a harmonia com a cor da casa. Os diferentes níveis e quedas d’água trouxeram ainda mais exuberância ao resultado final.
A opção de manter a telha na cor original (cerâmica) trouxe ao projeto da casa um toque mais rústico e combinou perfeitamente com as cores das estruturas de madeira das janelas e portas que compõem a casa.
Entre os usos e modelos que podem ser dados a cobertura, vale apostar em diferentes níveis e quedas, como:
- Duas águas (divisão central);
- Quatro águas (ideal para coberturas quadradas):
- Meia água (indicado para varandas).
A casa de campo foi projetada para seguir linhas típicas do ambiente campestre e ao mesmo tempo trazer aconchego. O resultado foi de uma estrutura delicada com características modernas (vidros), e cobertura colonial.
Se você acha que esse tipo de cobertura fica restrito apenas a projetos rústicos ou campestres, engana-se. A casa na praia pode seguir uma linha moderna com vidros, e ganhar detalhes com madeira e com teto estilo fazenda. O resultado é um charme!
A ideia para o uso e revestimento do teto pode variar com o estilo do lar; e mesmo usando o mesmo modelo cerâmico é possível obter resultados bem diferentes a partir da escolha da cor e estilo de quedas d’água.
No cenário urbano também é possível investir no modelo que segue a linha colonial; como pode ser visto na foto. A casa moderna mistura quedas distintas (três, meia e até extensões) mantendo o resultado contemporâneo e lindo.
No campo, a escolha por um projeto de casa rústica foi a intenção para manter o estilo do ambiente. Desde a cor, as estruturas em madeira e até o teto com estilo antigo seguem a mesma linha, sem deixar o conforto de lado.
Para quem busca ideias de casas com vários andares (dois ou mais), esses modelos respeitam a regra e ainda oferecem opções de tendências diversas, de modo a manter algo em comum – o telhado.
A casa na cidade mistura na fachada tons claros da pintura com pedra na entrada. Para dar maior destaque a residência, a inclinação do teto com a cor mais intensa das telhas é uma ótima escolha.
A cor utilizada no telhado pode ser determinante para definir e complementar o estilo do lar. As cores claras ficam ótimas para harmonizar com nuances suaves ou até para destacar a pintura intensa; no entanto exigem mais frequência na limpeza. Já a cor cerâmica mantém a composição tradicional e dispensa a limpeza constante.
Mais uma vez a casa nas montanhas segue a linha clássica e traz para o projeto a cobertura simples e charmosa do telhado colonial.
O telhado para a casa térrea também pode seguir a linha já mencionada, e remeter a um lar aconchegante típico de fazendas.
A ideia de usar esse modelo de revestimento no teto dá mais charme ao projeto e combina com o quintal repleto de verde.
O telhado colonial é uma ótima escolha para quem mora em regiões com altos índices pluviométricos e quer dar características de campo e fazenda ao projeto do lar.