Guarda-Corpo de Madeira – 31 Modelos e como usar na decoração!

Na hora de criar um ambiente harmonioso em um imóvel, o guarda-corpo de madeira pode contribuir muito para os detalhes.

Para aqueles que não estão familiarizados, o guarda-corpo é a proteção, em meia altura, presente em diversos ambientes.

Pode ser usado para resguardar terraços, balcões, rampas, corredores, mezaninos, varandas, sacadas e faces laterais de escadas. Muitas vezes, também é preciso recorrer ao guarda-corpo devido a desníveis nos pisos.

Guarda corpo de madeira moderno para sobrado

Essa estrutura, geralmente, é composta por gradil e, pode ser de madeira, vidro, ferro, alumínio,  ou inox. A escolha do material utilizado no guarda-corpo afeta diretamente a decoração do local. Por isso, o planejamento é essencial. E para facilitar a sua decisão, continue acompanhando o post, e confira as dicas sobre guarda-corpo de madeira!

Quanto custa em média? #Preço

O valor do guarda-corpo pode variar de acordo com o material utilizado e a extensão da estrutura. Quanto mais refinado for o material e a execução do projeto, maior será o investimento.

Tendo isso em mente, em média, um guarda-corpo simples de madeira pode custar entre R$ 100 e R$ 350, o metro.

Guarda corpo de madeira moderno com vidro

Fotos e modelos de guarda-corpo de madeira

Guarda-corpo para varanda

Elegante e atemporal, o guarda-corpo de madeira para varanda apresenta uma ótima vantagem, não enferruja.

Além disso, a versatilidade da madeira permite variadas técnicas de pintura, diversas combinações e misturas de elementos na harmonização do ambiente.

Porém, é preciso estar atento a dois detalhes importantes:

  • Tipo de madeira: para varandas em área externa, é preciso tomar cuidado com a escolha da madeira, devido à ação dos fenômenos da natureza. Algumas sugestões de madeiras resistentes para guarda-corpo de varandas: ipê, eucalipto, peroba, cumaru, cedro, cedrinho, imbuía.
  • Manutenção: para prevenir o desgaste do material com o decorrer do tempo e as indesejadas infestações de pragas, como o cupim.

Mas não se preocupe, tomando os devidos cuidados e precauções, o seu guarda-corpo de madeira terá uma excelente durabilidade.

guarda corpo de madeira 28

O guarda-corpo de madeira complementa deck com área de lazer.

guarda corpo de madeira 22

A madeira é excelente para compor ambientes rústicos. Os guarda-corpos nesse estilo ficam muito bem em áreas externas, casas de campo, sítios e chácaras.

Casa rústica do campo com guarda corpo de madeira 1

Guarda corpo de madeira para varanda rústica 1

Modelos de guarda corpo rústico para casa de madeira no campo 1

guarda corpo de madeira 54

Guarda-corpo estilo rústico.

guarda corpo de madeira 23

Criar uma decoração clássica e charmosa com o guarda-corpo de madeira também não é uma missão muito difícil. A madeira contribui para a sobriedade e sofisticação da decoração, harmonizando com diversos estilos arquitetônicos.

guarda corpo de madeira 44

Projeto moderno em madeira.

guarda corpo de madeira 1

Guarda-corpo de alvenaria com detalhes em madeira e jardim vertical.

Mesmo tendo a segurança como principal função, o guarda-corpo acaba se tornando um grande destaque na decoração e pode influenciar bastante na atmosfera do ambiente.

Tenha em mente qual estilo deseja seguir, para que a estrutura esteja de acordo. São várias opções de modelos e materiais para complementar e valorizar a sua fachada!

guarda corpo de madeira 24

Área externa com guarda-corpo de madeira.

guarda corpo de madeira 21

guarda corpo de madeira 57

Guarda-corpo para escadas e mezaninos

Nos ambientes internos, o uso da madeira pode vir em diferentes estilos.

  • Casas modernas: para um visual mais moderno, você pode optar por um gradil com hastes de madeira ripada horizontal, tipo brise. Outra opção é aliar a madeira a outros materiais contemporâneos, como o vidro e o inox.
  • Casas rústicas: nas casas de campo rústicas ou mesmo para dar um toque de rusticidade ao ambiente, você pode optar por um guarda-corpo com pilares quadrados e grossos. Modelos com toras também funcionam bem se a proposta for um visual mais bruto.
  • Casas clássicas: se sua casa tem um perfil mais clássico, uma bela escada com pilares torneados de madeira maciça causará um impacto incrível na decoração!

Abaixo, separamos vários modelos com propostas diferentes, para todos os gostos!

guarda corpo de madeira 1

guarda corpo de madeira 31

Escada de madeira curva moderna e diferente para projetos contemporaneos

guarda corpo de madeira 41

guarda corpo de madeira 42

guarda corpo de madeira 52

Guarda-corpo em coluna.

guarda corpo de madeira 35

guarda corpo de madeira 48

guarda corpo de madeira 49

 

Guarda-corpo de madeira com detalhes de ferro

A combinação da madeira com o ferro pode dar muito certo. Esse material, normalmente, apresenta um bom custo-benefício.

O ferro pode ser facilmente moldado. Em contrapartida, está sujeito a corrosão e oxidação. Por essa razão, é necessário que seja feita a manutenção periódica deste tipo de guarda-corpo, para que a pintura e toda a estrutura mantenha-se livre de arranhões, fissuras e ferrugens.

guarda corpo de madeira 25

Elegância e sobriedade

Essa dupla pode gerar resultados completamente diversos. A união da madeira e do ferro podem conferir tanto um ar de modernidade, assim como pode integrar uma decoração mais vintage ou antiguinha, cheia de detalhes e ornamentos.

guarda corpo de madeira 36

Combinação de ferro e madeira no estilo industrial.

 

guarda corpo de madeira 30

Decoração com ar retrô.

guarda corpo de madeira 34

guarda corpo de madeira 53

guarda corpo de madeira 33

Guarda-corpo de madeira com vidro

Assim como o ferro, nessa parceria o vidro também ajuda a modernizar o guarda-corpo de madeira. O material colabora com a decoração, conferindo leveza, transparência e amplitude e, ainda apresenta um menor custo de manutenção.

guarda corpo de madeira 40

Amplitude e claridade.

guarda corpo de madeira 47

guarda corpo de madeira 63

A altura ideal do guarda-corpo

Como já foi citado, a principal função do guarda-corpo é a segurança. Em espaços elevados como decks, escadas, mezaninos sacadas e outros ambientes que apresentem riscos de acidente para animais e pessoas (principalmente crianças e idosos), faz-se necessária e obrigatória a presença de guarda-corpo que obedeça as normas.

No Brasil, a norma técnica NBR 14718 regulamenta a implementação de guarda-corpos em construções públicas e privadas novas, e prevê que a altura mínima da estrutura deve ser de 1,10 m. Além disso, os guarda-corpos em estilo gradil devem ter uma distância máxima de 110 mm entre os perfis verticais, para garantir a segurança de crianças.

Já os donos de pets precisam estar ainda mais atentos a esses detalhes para evitar acidentes. Em alguns casos, recomenda-se a instalação de grades protetoras.

Altura e medidas obrigatórias para o guarda corpo

Alerta: Tais especificações podem ter grau de exigência maior que a norma geral, conforme a região. Logo, consulte as Normas específicas do Corpo de Bombeiros do seu Estado.

Gostou das dicas de modelos de guarda-corpo de madeira? Não deixe de acompanhar o site para mais dicas como essa e muito mais!


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *