Chalé de madeira – 50 ideias e projetos charmosos para se inspirar!

Já pensou em ter um chalé de madeira a sua disposição para descansar quando estiver de férias ou então morar em um? Há uma chance real disso acontecer aqui no Brasil, tendo em vista que esse tipo de casa já se tornou comum, sobretudo em regiões de montanha e campo.

Para quem não sabe, os chalés são construções de origem suíça, todos em madeira e com os característicos telhados com caimento intenso e beiral avançado.

Assim que os vemos logo relacionamos a casas campestres. Por isso que elas são muito procuradas por quem busca um refúgio nessas regiões mais afastadas das grandes cidades.

Modelos diferentes de chalés de madeira

Modelos diferentes de chalés de madeira

Nos estados do sul do Brasil elas são muito vistas em ambientes de fazendas, sobretudo onde se cria gados e rebanhos. Em regiões de serras também são bem comuns, como em Campos do Jordão, por exemplo, cidade paulista famosa.

Como se popularizou bastante, entrou no rol das casas pré-fabricadas, assim como outros modelos que estão super em alta por aqui.

Sendo assim, além de poderem ser construídas da forma convencional, madeira por madeira, há a opção da instalação dos módulos já prontos.

Modelos variados de chalés de madeira

Enfim, são muitas informações que merecem ser conhecidas. Para isso, elaboramos um post repleto de dicas, bem como imagens de inspiração. Acompanhe até o fim!

Quanto custa em média? #preço

Uma dúvida que muita gente tem é sobre o preço dos chalés de madeira. Fala-se muito a respeito desse tipo de construção, mas pouco se sabe sobre quanto é o custo de seus materiais, bem como da mão de obra.

Atualmente, como falamos antes, a tendência é que os chalés sejam pré-moldados. Dessa forma, eles são produzidos por uma empresa especializada em um local determinado para isso e transportados até o terreno devido.

Ou seja, você compra um chalé com medidas pré-estabelecidas, detalhes que você escolher, como número de cômodos, cor, tipo de madeira, acabamento, posições das janelas, etc., e ele será construído num galpão profissional.

Esse chalé deve estar de acordo com o terreno que você tem disponível. E quando ele estiver pronto, será levado até o endereço informado, onde será feita a instalação. Não é preciso fundação nem nada, o que já facilita muito a vida e barateira os custos.

Panorama de chalé de madeira

Bom, mas e então, quanto que custa um chalé pré-fabricado no Brasil.

De acordo com pesquisas que fizemos, ter um chalé de madeira ou até mesmo em alvenaria já prontos de fábrica é muito mais barato do que construir uma casa do zero.

VEJA  Rodapé de Gesso – O que é, Vantagens, Preços & Dicas de Como Instalar!

Veja dois exemplos:

Nesse anúncio é explicado que o chalé pode ter de 1 a 2 dormitórios, sala, quarto e banheiro. Há também a possibilidade de ter uma varanda. Ou seja, é uma casa pequena e básica.

Aqui a proposta é de um projeto de chalé de madeira menor. A opção, nesse caso, é de 1 quarto só.

Essas são somente algumas ideias de chalés pré-moldados. Você pode encontrar outras empresas que prestem esse serviço pela internet ou até mesmo em construtoras de sua cidade.

E você pode perceber que os valores pedidos não são nem metade dos que são característicos de projetos de alvenaria tradicionais.

Panorama de chalé de madeira

A saber, esses dois anúncios que trouxemos já contam com a mão de obra, instalação, assim como a estrutura hidráulica e elétrica, o que é algo raro de encontrar. Pode ser que outras empresas não ofereçam tudo isso dentro do valor cobrado e você tenha que pedir a parte ou contratar outros profissionais.

Preste bastante atenção na hora de contratar esse serviço e fechar negócio, principalmente na escolha do tamanho e dos materiais. Certifique-se de que é uma boa madeira, tire suas dúvidas quanto a barulhos, tratamentos como impermeabilizantes e antipragas, entre outros.

Fotos e projetos de chalé de madeira

Bom, agora que você conheceu o que é um chalé de madeira, como são construídos atualmente e os valores, pode ficar por dentro de projetos incríveis.

É sempre bacana ter inspirações para seguir na hora de construir / comprar uma casa. A partir de imagens você tem ideia do que ficará legal, o que não combina com seu perfil, detalhes importantes, etc.

Três modelos de chalés de madeira 1

Três modelos de chalés de madeira

E como os chalés de madeira são construções bem específicas, é legal que se descubra formas de construí-los. Ou seja, quais são as possibilidades dentro de uma estrutura que é quase que padronizada.

Afinal, um chalé não foge do telhado com caimento bem acentuado e a parte interna, dessa forma, edificada em pirâmide. O normal é que a parte interna seja elaborada com sala de estar, cozinha e banheiro embaixo e os quartos em cima.

Os chalés podem ter quantos quartos o projeto permitir, mas o mais comum é que se tenha um ou no máximo dois. Quando se pensa nele para a moradia de uma família com quatro pessoas, o ideal é que se tenha mais de um quarto para acomodar melhor todo mundo.

Modelos variados de chalés de madeira 1

Modelos variados de chalés de madeira

É primordial também dar valor à iluminação, tanto externa quanto interna. Do lado de fora, você pode apostar em arandelas e lampiões. Dentro, como é todo feito em madeira, deve ter lâmpadas bem abrangentes, assim como luminárias e spots, se for possível.

VEJA  Closet Aramado: como montá-lo, as vantagens/desvantagens e +30 fotos com ideias incríveis!

As janelas normalmente não são muito amplas em chalés pré-moldados. Caso dê, solicite uma mudança nessas peças, pedindo que elas sejam maiores e permitam a vazão de luz solar para o lado de dentro. Isso é válido também para manter a casa arejada.

Três modelos de chalés de madeira

Vale dizer que também é possível que o chalé seja metade feito com alvenaria e a outra metade em madeira. Aliás, dá para inovar de inúmeras formas nessa construção que é tradicional. Você pode dar uma modernizada na fachada ou então na parte interior.

Muitas pessoas buscam essa opção de casa para compor pousadas, por exemplo, ou alugar para temporadas em praias ou cidades turísticas de um modo geral. Como os chalés são super charmosos e a madeira garante conforto térmico, muitos valorizam passar dias de descanso nesse modelo de hospedagem.

Inspire-se com os principais modelos de chalés!

Chalé de madeira simples

Chalés são simples por natureza. Eles não apresentam muitos detalhes em sua arquitetura nem uma complexidade grande no processo de construção. Ainda mais atualmente quando se está em alta a produção pré-fabricada.

E se você deseja um chalé simples para morar ou compor sua pousada, por exemplo, vai ter muitas opções a sua disposição.

Esse tipo de chalé obviamente é bem mais em conta e pode ser interessante para quem tem pressa para ter uma moradia ou então quer economizar.

A composição simples pode ser muito interessante para quem quer se inspirar no estilo minimalista, quando o intuito é priorizar o “menos é mais”.

Se o intuito é poupar dinheiro, a dica é saber escolher o tipo de madeira a ser utilizado, assim como outras peças, como as janelas, portas e acabamentos. Todavia, dê valor para materiais de qualidade, que ofereçam custo x benefício. Muitas vezes o barato sai caro.

Dê uma olhadinha a seguir nos chalés de madeira simples que selecionamos:

chale de madeira laranja

Chalé de madeira laranja

chale de madeira simples com varanda

Chalé de madeira simples com varanda

chalé de madeira chalé de madeira

chalé de madeira

Chalé de madeira com paisagem linda!

chalé de madeira chalé de madeira

chalé de madeira com rede

Chalé de madeira com área de descanso

chalé de madeira

chalé de madeira

chalé de madeira

Chalé de madeira e vidro

Os modelos mais modernos de chalé unem a madeira com o vidro. Quem curte arquitetura moderna ou então contemporânea pode se interessar nesse tipo de projeto.

A ideia é que a estrutura do chalé seja feito com madeira convencional, mas receber as aberturas em vidro. Ou seja, janelas e portas, na maioria das vezes.

Essa mudança na construção proporciona maior claridade para dentro do chalé. A saber, é muito comum que o chalé seja escuro em seu interior, uma reclamação frequente de quem mora ou visita esse tipo de moradia.

VEJA  BANHEIRO BRANCO: 40 Projetos e Dicas Sensacionais!

Nesse sentido, é uma boa saída apostar em janelas de vidro. Além disso, há como se utilizar algumas telhas de vidro no telhado para que funcionem como ‘claraboias’.

Bom, veja a seguir algumas ideias de chalés de madeira e vidro para se inspirar:

chalé de madeira com vidro

Chalé de madeira com portas e janelas de vidro

Chalé super moderno que mistura madeira e vidro

Chalé super moderno que mistura madeira e vidro

Chalé simples que mistura madeira e vidro

Chalé simples que mistura madeira e vidro

Chalé que mistura madeira e vidro

Outra opção de arquitetura moderna inspirada em chalé

Chalé que mistura madeira e vidro

Chalé que mistura madeira e vidro

Chalé que mistura madeira e vidro

Chalé que mistura madeira e vidro

Chalé que mistura madeira e vidro

Chalé que mistura madeira e vidro

Chalé de madeira roliça

As madeiras roliças são opções para construir chalés, que geralmente são elaborados com as tradicionais ripas.

Esse tipo de material é escolhido principalmente por quem deseja um chalé com uma linha mais rústica. Afinal, a madeira assim é quase que in natura, sem qualquer corte ou modificação.

A saber, as empresas que oferecem chalés pré-moldados não costumam ter entre as alternativas a madeira roliça como matéria-prima. É preciso pesquisa bem para encontrar uma que produza esse modelo.

Na Europa é muito comum que os chalés sejam construídos com madeiras roliças. Nesse caso, porém, eles são feitos de modo artesanal, madeira por madeira. Pode ser uma sugestão para você que quer apostar nessa tendência, mas é importante contratar pessoas especializadas em obras assim.

Saber escolher o tipo de madeira também é essencial. Lembrando que elas devem obter um selo de certificação do Conselho de Manejo Florestal (FSC). Essa regra impõe que os produtores utilizem técnicas que protejam o ciclo natural da floresta e evitem grandes impactos.

Conheça modelos de chalés feitos com madeiras roliças:

Chalé feito com madeira roliça

Chalé feito com madeira roliça

chale de madeira 2 2

Use madeira roliça em todo o projeto

Chalé feito com madeira roliça

Chalé feito com madeira roliça visto de dentro

Chalé feito com madeira roliça

Chalé feito com madeira roliça

Chalé feito com madeira roliça

Chalé feito com madeira roliça

Chalé de madeira com varanda

Agora vamos falar sobre o chalé de madeira com varanda. Trata-se de um dos modelos pré-moldados mais procurados atualmente e fácil de encontrar.

A dimensão da varanda vai depender das opções disponibilizadas pelas empresas. Há algumas que permitem a definição do tamanho dela, feita então sob medida.

Ter uma varanda no chalé permite que os momentos de lazer sejam ainda mais prazerosos. Você pode compor esse espaço com uma rede aconchegante ou cadeiras e mesa.

Vale dizer que é possível fazer a varanda tanto na parte de baixo quanto no andar de cima, se tornando uma sacada. Dá também para ter essas duas áreas em um mesmo projeto.

Leia mais sobre o tema: Decoração de Varanda Pequena – Como Deixar sua Varanda Incrível!

Inspire-se com muitas ideias de chalés de madeira com varandas:

Chalé de madeira com varanda

Chalé de madeira com varanda e rede

Chalé de madeira com varanda

Chalé de madeira com varanda

Chalé tradicional de madeira com varanda

Chalé de madeira com varanda

Chalé de madeira com varanda

Chalé de madeira com varanda

Chalé de madeira com varanda

Chalé de madeira com varanda

Área interna do chalé de madeira

Por fim, o que acha de descobrir o que tem dentro de um chalé de madeira? Esse tipo de construção tem um charme indiscutível e atrai a atenção de muitas pessoas. Mas será que o seu interior é tão atrativo quanto sua estética externa?

Selecionamos algumas fotos para você conhecer o lado interno de vários modelos de chalés de madeira!

Área interna do chalé de madeira

Área interna do chalé de madeira

Área interna do chalé de madeira com mesa e TV

Área interna do chalé de madeira com mesa e TV

Quatro fotos com detalhes do chalé de madeira

Fotos com detalhes do chalé de madeira

Interior de chalé de madeira relativamente grande

Interior de chalé de madeira relativamente grande

Área interna de chalé de madeira com escada

Área interna de chalé de madeira com escada

Área interna de chalé de madeira sofisticado

Área interna de chalé de madeira sofisticado

Área interna de chalé de madeira

Parte superior de chalé de madeira

Parte superior de chalé de madeira

Parte superior de chalé de madeira

Banheiro de um chalé de madeira

Banheiro de um chalé de madeira

Quarto do chalé de madeira pequeno

Quarto do chalé de madeira pequeno


E então, o que achou de nosso artigo sobre chalé de madeira? Esperamos que tenha gostado e que volte mais vezes para conferir outros conteúdos.

Aproveite para continuar lendo artigos semelhantes:

Modelos de chalés: 41 projetos e plantas grátis!

60 CASAS DE CAMPO: Projetos Imperdíveis, modelos e plantas!

80 CASAS DE MADEIRA! Projetos, Modelos, Fotos e Dicas

Boa leitura!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *