Como Montar uma Loja Virtual?【2021】– 11 Dicas Lucrativas!

O crescimento do varejo digital tem chamado atenção, e as compras online são responsáveis por esse aumento do comércio virtual, o que reforça a ideia de estar presente nesse mercado, aprendendo como montar uma loja virtual e respondendo a necessidade de acompanhar o mercado.

Estar presente no mundo do comércio digital é importante para quem quer atingir um público maior, mas para isso é essencial ter uma boa loja online.

E se você vem acompanhando o crescimento das compras online, e quer fazer parte desse universo, reunimos dicas e passo a passo de como montar uma loja virtual, criando um espaço para as vendas na internet e fazendo parte do comércio online.

como montar uma loja virtual

Como montar uma loja virtual? #dicas

Planejamento

Assim como qualquer outro negócio, a loja virtual também exige planejamento para a abertura, e a proposta de montar um plano de negócios é uma boa estratégia para estabelecer objetivos e maneiras de alcança-los, o que pode dar um caminho para a atuação através do comércio digital.

No planejamento, é importante definir o público-alvo do seu negócio e montar a loja pensando nos produtos que atendam a esse público, garantindo que a sua oferta seja de acordo com o que os clientes buscam.

como planejar loja virtual

Investimento

Para planejar a abertura de uma loja virtual, é importante considerar o investimento total para tocar o negócio, garantindo os custos de manter a loja online.

Para fazer o cálculo do custo de investimento, é necessário considerar estoque de produtos, estratégias de marketing, estratégias de atendimento, logística, entre outros.

Além do investimento necessário também é importante ter um fluxo de caixa para garantir que a loja online se mantenha em pleno funcionamento.

dicas de investimento para montar loja virtual

O investimento deve ser calculado previamente

investimento para abrir loja online

Regularização

Para montar a loja virtual é importante fazer a legalização do negócio, emitindo um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para atuar com de acordo com a lei e emitir notas fiscais, o que passa mais confiabilidade aos clientes.

Além da emissão de um CNPJ, também é necessário se informar com um contador quais outros documentos podem ser necessários para a legalização da loja online.

dicas para montar e abrir loja online

Estrutura

Para a abertura de uma loja online é preciso definir o tipo de estrutura do seu negócio, podendo ser uma estrutura própria ou atuando através de marketplace.

A estrutura própria envolve a criação de uma loja virtual única para o seu negócio, construindo toda a estrutura para o site e tendo um custo de manutenção e criação do seu comércio online.

A estrutura própria pode ter um pouco de dificuldade inicial para de se destacar em meio a tantas outras lojas no meio digital, mas é um espaço criado exclusivamente para o seu negócio.

dicas para montar site de vendas

A estrutura própria permite a criação de um site exclusivo para seu negócio

dicas para criar e lucrar com loja virtual

A outra opção é atuar através de marketplace, uma alternativa mais simples e barata, que funciona através do anúncio de seus produtos em grandes e-commerces já estabelecidos no mercado.

A atuação através desses grandes sites dá mais visibilidade aos seus produtos, mas também pode concorrer diretamente com outros lojistas inscritos na mesma plataforma, e cobrar taxas na venda dos produtos.

dicas para vender online

O marketplace é a venda através de grandes e-commerces

como vender online

A definição de estrutura para a sua loja deve levar em consideração a proposta do seu negócio, e isso não impossibilita de estar presente em uma estrutura própria e também no marketplace.

Registro

Uma das etapas para montar a loja online é a escolha de nomes para lojas virtuais, escolhendo um nome que dê identidade a sua loja e que esteja em harmonia com o seu público-alvo.

Com a definição do nome da loja, é necessário fazer a validação da marca, garantindo que não tenha duplicidade no uso do nome.

A validação de marcas e patentes pode ser feita pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que garante a não duplicidade de marcas.

Como o nome e a validação já realizada, é preciso criar um domínio na internet, ou seja, um endereço de acesso para sua loja.

O domínio precisa ser adquirido e costuma ser cobrado anualmente, por isso é necessário lembrar de renovar o domínio para que a loja não fique fora do ar.

passo a passo para criar loja online

O registro é criação de um endereço para a loja online

dicas para loja virtual

Plataforma

Uma das etapas de para montar uma loja virtual é a escolha da plataforma, sistema que suporta o site.

Para definir a melhor plataforma é necessário levar em conta as funcionalidades e características de diferentes opções, considerando plataformas que tenham ferramentas como:

  • cadastramento e inclusão de produtos;
  • gerenciamento de preços e estoque;
  • sistema de organização logística;
  • sistemas para organização de formas de pagamento;
  • navegabilidade segura.
dicas de plataforma para loja online

A plataforma deve oferecer ferramentas necessárias para o comércio online

Dessa maneira, existem diferentes tipos de plataformas como opções gratuitas, pagas e próprias.

dicas para site

As plataformas gratuitas oferecem boas opções de personalização, no entanto, podem ser mais instáveis e menos seguras para o comércio digital.

As opções de plataformas pagas oferecem softwares mais confiáveis e podem ter opções de personalização, no entanto, essas plataformas podem cobrar uma porcentagem sobre as vendas efetuadas.

As opções de plataformas próprias permitem muita personalização e ao mesmo tempo bastante conhecimento para mantê-las, o que pode gerar custos mais altos.

Ao definir uma plataforma é importante considerar uma opção que tenha boa navegabilidade em computadores e celulares, garantindo a possibilidade de acessar a loja virtual por diferentes meios.

como escolher plataforma para loja virtual

Configurações

Uma etapa importantíssima para montar uma loja virtual é de configuração do site, considerando um layout atrativo para o e-commerce.

Nessa etapa, é necessário pensar em layout, logotipo, banner, distribuição dos elementos na página, composição das cores, e em todo template, garantindo que seja um resultado agradável para o cliente.

dicas para montar site de vendas

O layout deve ser agradável para os clientes

O estilo da loja virtual deve seguir o estilo do público-alvo, garantindo identificação ao acessar o site e interesse em realizar as compras online.

É importante enfatizar que o layout e as configurações devem ser de fácil navegabilidade, garantindo que o cliente passe mais tempo na loja virtual.

passo a passo para montar loja online

A loja online deve ser fácil de navegar

A etapa de configuração também inclui o cadastramento dos produtos, e nessa etapa é necessário organizar e distribuir os produtos de maneira facilitada para os clientes.

O cadastramento de produtos também inclui a necessidade de boas fotos e vídeos, além de descrição completa do item, garantindo que o cliente possa ter todas as dúvidas sanadas ao ler a descrição e visualizar fotos e vídeos para tomar a decisão de compra.

como montar layout de loja virtual

passo a passo para loja online

As fotos devem valorizar o item a venda

dicas para melhorar vendas de loja virtual

O produto a venda deve ter boas fotos e descrição completa

como montar e organizar loja online

Pagamento

Para montar uma loja virtual é importante pensar na etapa de pagamento, optando por um meio de pagamento que seja seguro e fácil para que os clientes possam finalizar as compras.

Os meios de pagamento podem ser divididos em diferentes opções como:

  • Intermediador de pagamento: esse meio envolve um intermediador, que cobra uma taxa fixa a cada transação, e ao receber o pagamento, o valor é transferido para a conta cadastrada com desconto das taxas de serviço.

dicas para loja online

  • Gateway de pagamento: nessa opção a loja virtual é conectada a um agente financeiro, que permite integrar o sistema de pagamento da loja com diferentes bandeiras de cartões. Assim, na realização do pagamento o próprio sistema é capaz de informar à rede de cartão para fazer a liberação ou não do pagamento.
dicas para etapa de pagamento em loja virtual

O meio de pagamento deve ser fácil e seguro

  • Integração direta: esse meio de pagamento é de total responsabilidade do administrador do site, gerindo os riscos de pagamento e todo o processo dessa etapa.
dicas para e commerce

A etapa de pagamento deve ser segura

Logística

Para lançar uma loja virtual também é necessário considerar e planejar o setor logístico, garantindo alternativas rápidas e eficientes de entrega e com frete reduzido, evitando que o cliente possa desistir da compra por conta do frete ou prazo longo de entrega.

A logística da loja virtual pode ser administrada de diferentes maneiras como:

  • Logística própria: o processo de logística própria é de total responsabilidade do vendedor, que precisa gerir todas as etapas, desde o armazenamento dos produtos até a entrega após as compras.

dicas de logistica para loja online

  • Logística parcialmente terceirizada: esse tipo de logística envolve a contratação dos serviços prestados por outra empresa, que pode cuidar de parte do processo, como é o caso da entrega, mas essa outra empresa não se responsabiliza por todo o processo, apenas por parte do serviço.
passo a passo para abrir loja virtual

A logística deve ser planejada para ser eficiente

  • Logística terceirizada (fulfillment): nesse processo uma empresa é contratada para cuidar de todas as etapas logísticas, incluindo desde o estoque até o processo de entrega, o que pode ter um custo mais elevado para o lojista, mas facilitar o processo.

passo a passo para montar loja virtual

Segurança

Um importante fator para montar um comércio digital é a segurança online, garantindo que o cliente se sinta seguro para navegar e realizar compras em sua loja virtual, preenchendo dados pessoais e bancários em segurança.

A sua loja online deve contar com sistemas de segurança para garantir que o cliente navegue em um site seguro e se sinta tranquilo em realizar a compra.

Para a segurança da loja virtual é importante considerar opções como:

  • segurança na realização de transações e pagamentos;
  • utilização de nuvens para armazenamento de dados;
  • selos de segurança por empresas especializadas.
dicas de seguranca para loja online

A segurança do site é importante para que o cliente efetue as compras

Atendimento

Uma etapa importantíssima para quem pretende atuar no comércio digital é a de atendimento ao cliente.

Para essa etapa é importante desenvolver uma estratégia de atendimento ao cliente, garantindo que o cliente tenha qualidade no atendimento pré e pós-venda.

O atendimento ao cliente deve ser feito através de diferentes canais como telefone, chat, e-mail, entre outros.

dicas de atendimento para loja virtual

A presença em redes sociais e a resposta através desses meios também devem fazer parte do atendimento ao cliente, garantindo que dúvidas e problemas sejam respondidos e solucionados, e que as reclamações sejam ouvidas.

Para o atendimento ao cliente é importante definir horários de atendimento e deixar isso especificado nos canais, garantindo que o cliente tenha um prazo de retorno para suas solicitações.

dicas para montar loja online

O atendimento ao cliente pode ajudar na fidelização

Para ficar por dentro desse assunto de atuar no mundo do comércio digital, confira também nosso post com dicas de como montar um e-commerce.

Agora que você já sabe como atuar nesse mercado online é hora de se planejar e montar o seu espaço de vendas no mundo digital.

Você pode gostar...