Bambu mossô – Como cuidar? + 72 ideias belíssimas de decoração!
Entre as espécies de bambu, o bambu mossô é uma das opções mais conhecidas e utilizadas em projetos decorativos e de jardinagem, já que tem uma grande apelo estético, seja no uso em espaços internos ou externos.
Esse tipo de bambu, é originário da China e o nome mossô é uma derivação da língua chinesa que trazia a designação “Mao Zhu” para essa espécie de bambu, que tem nome científico Phyllostachys pubescens.
Apesar de ser uma espécie originária da China, o bambu mossô é bastante adaptável e se deu muito bem em terras brasileiras, tornando o uso dessa espécie bastante comum.
Mas você sabe como cuidar e manter essa espécie de bambu? Se você ainda tem dúvidas de como cultivar o bambu decorativo, no post reunimos dicas de cuidados e muitas inspirações para usar o bambu chinês na decoração.
Quanto custa em média? #preço
O preço dessa espécie de bambu pode variar bastante de acordo com a formação da planta.
Para as mudas novas de bambu mossô, o preço médio é a partir de R$ 40. Já as plantas com mais de 2 metros de altura e prontas para serem usadas na decoração, são vendidas a partir de R$ 170 em lojas de paisagismo.
Características do bambu mossô
Essa espécie de bambu é uma planta que pode atingir até 25 metros de altura se plantada diretamente no solo, e traz caule com diâmetros que variam de 12 a 15 cm em sua fase adulta.
A planta de folhas verdes pode florescer, mas essa floração não é frequente e só acontece a cada 67 anos, então é hora de aprender a cuidar da espécie para quem sabe ver uma de suas raras florações?!
Como cuidar de bambu mossô?
Como Plantar
O cultivo do bambu mossô pode ser feito em solo ou em vaso, e cada lugar tem suas características para o plantio.
No Solo
Para cultivar essa espécie de bambu diretamente no solo, o que costuma ser usado em projetos paisagísticos, o primeiro passo é cavar uma vala no solo que seja maior que o torrão do bambu.
Para o plantio, faça uma mistura da terra do solo com adubo, mantendo o solo rico e ideal para receber o bambu.
Encaixe o bambu com seu torrão na vala cavada e em seguida preencha o restante do espaço com a mistura de terra e adubo, deixando a planta bem firme no solo.
Para as mudas com mais de 2 metros de altura, coloque junto um tutor, que vai ajudar a manter a planta firme durante o seu desenvolvimento.
Durante os primeiros 7 dias após o plantio, regue o solo diariamente, o que vai ajudar a planta a desenvolver melhor e depois siga as orientações de rega para a espécie.
Em Vaso
O cultivo do bambu mossô também pode ser em vasos, o que é ideal para usar a planta como decoração interna ou até mesmo em jardins decorados com vasos.
O plantio dessa espécie em vaso pede a escolha de uma vaso pesado, evitando que o vaso venha a tombar com o desenvolvimento da planta. Além disso, o ideal é que o vaso tenha no mínimo 40 cm de diâmetro e 40 cm de profundidade, o que permite o desenvolvimento da planta.
Para o plantio em vaso, vamos a um passo a passo simples:
- No fundo do vaso faça um camada de ao menos 5 cm de argila expandida ou cascalhos;
- Sobre essa camada feita no fundo do vaso, coloque substrato até a metade do vaso;
- Acomode a muda de bambu com seu torrão sobre o substrato;
- Preencha o restante do vaso com substrato mantendo o bambu firme no vaso;
- Regue os primeiros 7 dias diariamente e depois da primeira semana, siga as dicas de rega indicadas para a espécie.
Luminosidade
Essa espécie de bambu é bastante resistente a sol direto, o que permite plantar o bambu mossô em jardins com incidência direta de sol.
Para o cultivo em áreas internas, o ideal é que a planta fique em local bastante iluminado, como locais próximos a janelas, o que favorece seu desenvolvimento.
Rega
A rega dessa espécie de bambu deve ser feita 1 vez na semana, já que a planta não é resistente a solos encharcados.
Para as estações mais quentes e secas, o ideal é regar a planta até 2 vezes na semana, mas sempre verifique o solo com o dedo para verificar a necessidade da rega.
Adubação
Para o desenvolvimento saudável da planta, é indicada a adubação a cada 3 meses.
Para o processo, o ideal é o adubo NPK 10-10-10, que deve ser aplicado no solo, seja em plantas cultivadas em jardim ou em vaso.
Fotos e ideias de decoração com bambu mossô
Artificial
O bambu mossô é uma planta bastante usada em projetos decorativos, mas se você não tem muito jeito em cuidar de plantas naturais, uma alternativa é usar o bambu artificial na decoração.
Como inspiração para usar a planta artificial na decoração, a proposta aqui traz uma pequena sala com um bambu artificial no canto do ambiente.
O bambu artificial adiciona um toque verde à decoração, deixando o ambiente mais aconchegante.
A vantagem de usar a planta artificial neste projeto, é o fato do ambiente ter pé direito baixo e pouco espaço, assim a espécie natural ficaria limitada a se desenvolver.
Natural
A espécie natural de bambu mossô passa a sensação de uma planta verde com um toque relaxante para a decoração, e pode ser usada em diferentes ambientes.
Como ideia para usar decoração com bambu, a proposta aqui traz a planta natural decorando o quarto.
Na decoração, a planta foi cultivada em vaso e próxima da janela, o que é ideal para receber bastante luminosidade.
O uso do bambu natural na decoração do quarto passa uma sensação mais relaxante para o ambiente e adiciona um toque de verde ao quarto de cores neutras.
Na Sala
A sala é um ambiente que pede um toque aconchegante e relaxante, e a ideia de incluir bambu mossô no projeto decorativo atende a essas necessidades.
Desse modo, este projeto traz uma sala moderna com pé direito duplo e um grande vaso com o bambu decorativo.
A planta foi usada próxima da escada e da janela, o que garante bastante luminosidade para o desenvolvimento da espécie.
Como a sala tem pé direito duplo, a planta pode ser cultivada em vaso maior, o que permite a planta de desenvolver melhor e ficar mais alta, ficando bastante harmoniosa no projeto decorativo.
Na Varanda / Sacada
Há várias possibilidades de usar bambu mossô na decoração, e um espaço que funciona super bem para essa planta é em sacadas que recebem bastante luminosidade, como este projeto.
Na inspiração, a sacada gourmet tem um cantinho decorado com plantas, dando um toque verde e relaxante para a varanda.
O vaso com bambu aparece entre as plantas verdes cultivadas nesse espaço e traz uma sensação relaxante para o espaço.
Área Externa
O bambu mossô é uma planta que se adapta bem a áreas externa com incidência de luz, e pode ser uma opção de planta para o projeto de jardinagem, como mostra esta proposta.
Na composição do espaço externo, o jardim gramado tem diferentes espécies de plantas verdes, e o bambu aparece próximo do deck de madeira.
A proximidade da planta com o deck traz um toque relaxante para essa área e o bambu fica totalmente integrado com o restante do projeto paisagístico.
Você já conhecia essa espécie? Se ainda não, depois desse post vai ficar mais fácil de usar a espécie na decoração, além de saber os cuidados ideais para manter o bambu sempre saudável.