Pintura Eletrostática – O que é | Vantagens | Como Aplicar

Pintura eletrostática é um processo que parece complexo, mas está ganhando cada vez mais relevância. Inúmeros projetos decorativos contam com essa técnica.

Trata-se de um procedimento simples e que pode ser aplicado em diversas estruturas, com muitas vantagens em comparação com a pintura comum. Você já conhece?

Para entender como funciona passo a passo, quais são as características e o preço, acompanhe este guia completo!

Pintura Eletrostatica como fazer

Como funciona a pintura eletrostática? – Pinterest

A pintura é uma técnica essencial para garantir a beleza de qualquer fachada, estrutura, peça, etc. Em termos de decoração e construção, você deve investir em tintas duráveis, versáteis e de boa qualidade.

Entre tantos tipos disponíveis no mercado, uma versão moderna atrai muitas pessoas. Muitos profissionais estão se especializando em uma pintura flexível conhecida como eletrostática.

O que é pintura eletrostática?

Pintura eletrostática é uma técnica que usa o princípio elétrico de atração e repulsão de cargas elétricas para a fixação da tinta na superfície. Por isso, foi criada especialmente para materiais que possuem carga elétrica.

Justamente por essa característica, é indicada para estruturas específicas: ferro, alumínio, cobre e ouro. Ou seja, qualquer local que seja desenvolvido com esses materiais.

Sendo assim, é uma boa opção para fachadas, portões, peças de metal em geral, carros, enfim, qualquer superfície capaz de acumular eletricidade estática.

Pintura Eletrostatica pistola

Técnica usa tinta em pó – Pinterest

Mas, por que isso é importante? A partir dessa “troca”, a tinta tem maior fixação, durabilidade e economia durante o processo. A eficiência é incrível e garante um trabalho praticamente único – ou seja, não demanda repintura e manutenções frequentes.

Para a pintura eletrostática, são usados alguns insumos específicos, geralmente em pó:

  1. Epóxi – um dos insumos mais comuns. De acordo com especialistas, é a melhor opção para a construção civil, assim como tubulações e peças industriais;
  2. Poliéster – tem ótima aderência na superfície, além de ser resistente e evitar o aspecto amarelado nas peças. Além disso, é o mais indicado para ambientes externos, para esquadrias de alumínio, para fachadas, para componentes automotivos, enfim;
  3. Epóxi + Poliéster – essa combinação também é perfeita para alguns itens como autopeças, painéis elétricos, móveis de aço, etc. A principal vantagem é a resistência química.
dicas para fazer Pintura Eletrostatica

Técnica comum na indústria – Pinterest

Vale lembrar que esse processo também é chamado de lacagem. Mas, nesse caso, é indicado para peças metálicas em geral. Como a lacagem de alumínio, por exemplo.

Principais vantagens

A pintura eletrostática possui uma série de vantagens incríveis!

  • Resistente às intempéries, como a água da chuva e os raios solares, por isso é a opção mais indicada para estruturas e ambientes externos;
  • É um procedimento que garante eficiência e econonia de tinta até 50% maior em relação com a pintura tradicional;
  • Versátil, é indicada para fachadas de lojas, portões de metal, tubulações, peças automotivas, carros, itens da construção civil e da indústria, vergalhões, móveis para jardins, eletrodomésticos, painéis elétricos, esquadrias de alumínio, entre outros;
  • O tempo de aplicação é rápido, assim como o tempo de cura da tinta na superfície;
  • Há uma ampla variedade de aplicação, em uma série de estruturas e materiais. Por isso, cada vez mais pessoas investem nesse método;
  • Tem muitas versões e cores de tintas. Dentre as principais: verde, branco, azul, laranja e cinza;
Pintura Eletrostatica em metal

Pintura personalizada em roda de metal – Pinterest

  • É uma alternativa considerada seguro e mais sustentável em relação à pintura tradicional;
  • Pintura sem solventes, reduzindo a zero o risco de incêndios;
  • Secagem rápida, ótimo acabamento, qualidade incrível e durabilidade que reduz drasticamente a necessidade de manutenções;
  • Para se ter ideia, uma pintura eletrostática tem duração de mais de cinco anos. O acabamento fica espelhado e liso, sem bolhas, gotejamento e manchas;
  • Reduz o desperdício de material e gera economia, com grande fixação e evitando o uso de pincéis, rolos, diversas latas de tinta, enfim;
  • Você pode usar esse método para renovar diversos itens de casa, como geladeira, microondas, máquinas de lavar roupas e eletrodomésticos em geral;
  • Segundo especialistas, é o tipo de pintura mais resistente, capaz de resistir ao frio, calor, umidade e até a alguns tipos de impactos;
  • Dificilmente a pintura eletrostática enferruja ou descasca. Em comparação com o método tradicional, esses problemas demoram anos para aparecer;
  • A atração por carga elétrica faz a tinta fixar como uma ímã na superfície, evitando desperdício, garantindo um ótimo resultado estético e muita economia para o seu projeto.
Pintura Eletrostatica como e

Passo a passo desse método inovador – Pinterest

Como é feita a aplicação?

Como é realizada a pintura eletrostática? Com certeza essa é a sua grande dúvida, principalmente devido às vantagens. De fato, não é como uma pintura tradicional do jeito que conhecemos.

Primeiramente, não tente fazer sozinho. Esse método demanda serviço especializado, apenas profissionais devem realizá-lo, sobretudo em um ambiente industrial, preparado para isso.

A forma de aplicação é realizada por meio de pistola carregada com tinta em pó. É por meio desse aparato que a pintura é feita, pois a superfície vai “puxar” a tinta por meio da troca de cargas elétricas. Assim, ela fixa na estrutura com muita eficiência.

tinta em po

Tinta em pó – Pinterest

Além disso, existe outra forma considerada mais adequada e segura pelos profissionais: a técnica de imersão. Nesse caso, a peça a ser colorida é colocada em um compartimento e depois em uma cabine/tanque de pintura para que seja borrifada ou imersa na tinta.

Assim, ela é totalmente revestida pela tinta e depois colocada em um forno para facilitar a cura da tinta, garantindo um resultado incrível e um acabamento primoroso.

Vale destacar que a tinta usada para ambos processos pode ser à base de epóxi ou poliéster, ambos insumos considerados ecológicos, sem solventes.

Desde que realizada de forma segura e por profissionais capacitados, a pintura eletrostática é capaz de renovar qualquer peça ou estrutura.

peca com Pintura Eletrostatica

Peça com pintura em poliéster – Pinterest

Quanto custa em média? #preço

Pretende investir nesse processo para dar uma cara nova a uma peça, estrutura ou fachada? Lembrando que a pintura eletrostática é ideal para:

  • Renovar a pintura do seu carro;
  • Evitar o desgaste de peças industriais, automotivas e de construção;
  • Fachada de comércios em geral;
  • Deixar o portão da sua casa mais resistente às intempéries;
  • Dar uma cor nova e renovar tubulações;
  • Reformar eletrodomésticos de sua casa – principalmente geladeiras;
  • Pintar peças metálicas que precisam ser renovadas.
Pintura Eletrostatica detalhe

Pintura com tinta amarela – Pinterest

Qual é o preço de uma pintura eletrostática?

De modo geral, depende da estrutura e superfície que será pintada, por isso demanda avaliação e orçamento do profissional responsável.

Segundo nossas pesquisas, a pintura eletrostática a pó custa entre 20 a 150 o metro quadrado dependendo da aplicação. Faça uma boa pesquisa em sua região. Procure bons profissionais e realize vários orçamentos.

Para terminar, veja como é feita a pintura eletrostática na prática. 

1. Técnica que destaca a pinta em pó vermelha

tipos de Pintura Eletrostatica

Pinterest

2. Esse modelo industrial é super profissional e usado em máquinas

Pintura Eletrostatica industrial

Pinterest

3. Pintura com pistola e tinta laranja

passo a passo da Pintura Eletrostatica

Pinterest

4. As peças entram sem cor e saem renovadas

Pintura Eletrostatica como e feita

Pinterest

5. Uma forma de renovar peças metálicas

Pintura Eletrostatica vermelha

Pinterest

6. O passo a passo para pintar uma peça de metal de azul

Pintura Eletrostatica destaque

Pinterest

7. Cabine profissional para pintura eletrostática

cabine de Pintura Eletrostatica

Pinterest

8. Peças cinza saem com uma nova cor da cabine

o que e Pintura Eletrostatica

Pinterest

9. Veja como é feito o serviço de forma profissional

Pintura Eletrostatica o que e

Pinterest

10. Destaque para como a tinta em pó sai da pistola

Pintura Eletrostatica amarela

Pinterest

11. Peças automotivas e de construção são pintadas com essa técnica

Pintura Eletrostatica passo a passo

Pinterest

12. Uma forma simples de dar uma nova cor a diversas estruturas

Pintura Eletrostatica em po

Pinterest


Enfim, gostou de conhecer melhor esse método diferente? Conte suas impressões e deixe suas dúvidas. Aproveite e compartilhe o conteúdo também. Até mais!

Você pode gostar...