11 PEDRAS PARA CALÇADAS: Dicas, Fotos e Tipos


Em muitos projetos residenciais ou mesmo comerciais a fachada fica como último ponto do projeto. Não deveria. Os elementos frontais são essenciais como complemento de uma boa decoração, e dentre eles encontramos as calçadas. Há muitos outros a serem pensados, como o portão, o revestimento da parede e claro, o piso. Há muita coisa a ser pensada para a parte da frente, em especial nas pedras de calçadas.

Há possibilidades infinitas de como decorar uma calçada. O que antes era apenas em concreto, hoje pode receber mais de cinquenta tipos de pedras e cada uma com um resultado visual diferente, podendo valorizar ou decair o projeto. A escolha deve ser bem feita, mas antes de mais nada, pense na construção e organização do espaço.

O primeiro ponto que queremos orientar é bem básico: a calçada é pública e é crucial obedecer aos critérios de acessibilidade e espaço pré determinado. Não se deve alterar a altura e nem infringir o projeto piloto da prefeitura de sua cidade. Com excesso de tais regras, os donos do imóveis são livres para planejar uma decoração que permite o livre acesso dos transeuntes. A largura da calçada permitida varia de cidade para cidade,por isso é importante uma consulta nas normas da prefeitura. A largura padrão costuma ser de 1.50 m.

 

Dicas de Pedras para calçadas

E quais pedras usar? Há diversas propostas legais de decoração e cada tipo de pedra envolve uma mudança no orçamento. Avalie cada opção e consulte seu empreiteiro quanto a aplicação. Algumas pedras de calçadas possíveis são:

  • Pedra miracema – com origem na região de Pirapetinga e Santo Antônio de Pádua, é muito usava para revestimentos externos pela duração do material, tanto em piso como em paredes. Calçadas é seu uso mais comum, mas em fachadas também é uma boa pedida porque exige pouca manutenção, com resultado artístico muito bacana. Tem revestimento antiderrapante, por isso pode ser usado em jardins, área para churrasco e garagem também. Como pode ser encontrada em diversas cores, pode servir pra criação de mosaico decorativo no piso também.modelo de calçada com pedra miracema
    calçada com mosaico de pedra miracema
  • Placas drenantes – se sua cidade é chuvosas, não tem melhor material para usar. Ele suga a água com um efeito em menor potenciação que um canteiro de flores, mas é uma ótima dica para quem não quer correr o risco de receber um pouco de água ao sair de casa. São também anti derrapantes e por isso ótimos para revestimentos de piso externos em seu jardim ou quintal. São atérmicos também, mantendo a temperatura estável. Não permitem empoçamento de água, ajudando também a evitar enchentes na sua rua.foto de calçada em pedra drenante
    foto de calçada em pedra drenante vermelha
  • Calcário – a maior parte dos espaços públicos usa este tipo de pedra, extremamente resistente, um custo mediano e com lindo acabamento. Sabe aquele tipo de calçada portuguesa, formando desenhos em mosaico com diferentes cores de pedras? É do calcário que estamos falando, com excelente custo benefício. Podem ser encontradas em diversas cores, mesmo sendo o cinza claro e cinza médio as mais comuns.mosaico de calçada em pedra calcário preto e branco
    foto de calçada em decoração em pedra calcária
  • Basalto – excelente custo benefício, ampla oferta no mercado e material resistente. Os empreiteiros indicam para menor custo de mão de obra as pedras maiores, que ajustam facilmente por conta do seu próprio peso e ainda permitem a formação de mosaicos.  O custo é mediano, mas durável e material bem conhecido para decoração de áreas externas, como área da piscina. É anti derrapante também, ideal para calçadas e áreas de passeio de jardim e quintal.
    modelo de calçada decorada em pedra basalto
    dica de calçada decorada em pedra basalto
  • Granito – é um dos materiais tão resistentes que é usado em garagens e espaços com trânsito de veículos e transeuntes. O material também é barato e tem um brilho especial. A desvantagem é absorver a temperatura ambiente, podendo se tornar frio de noite mas extremamente quente nos dias de verão. Mas tem um brilho leve e ajuda até a valorizar o ambiente. O acabamento combina bem com revestimento de paredes também. O modelo mais usado é granito em cubo, mas podem ser encontradas em pedras quadradas ou retangulares também. Em alguns armazéns você consegue até pedir o corte personalizado, valorizando ainda mais o visual da calçada.
    dica de calçada em granito
  • Pedras goianas –  conhecida pelas cores claras e diferenciadas, é muito usada em áreas de jardim e piscina. Tem um brilho diferenciado e excelente acabamento, fácil e rápido de aplicar. São serradas e com corte manual, por isso é possível encomendar de cortes maiores se você quiser um mosaico mais simples ou um corte menor se quiser um trabalho meticuloso no visual. Recebe este nome porque é amplamente encontrada no Estado de Goiás em uma região com ampla formação rochosa natural. Tem grande oferta no mercado, por isso o preço ainda é bem em conta. Também é durável, mas não absorve água e tem brilho leve na luz do sol ou artificial, gerando um lindo acabamento.
    foto de calçada em mosaico em pedra goiania
    modelo de escada em pedra goiania

Dicas Gerais

  • O modelo ideal de calçada possui um projeto de paisagismo acoplado. Um dos motivos não é apenas ser a criação de uma área verde no centro urbano, mas também ajudar no escoamento de água em períodos de chuvas. As árvores de grande porte chegam a reter mais de 70% da água da chuva, e isso é uma grande ajuda em centros urbanos com esgotos abarrotados por conta do verticalismo urbano. As árvores funcionam como uma excelente esponja para água de chuva e evita enchentes.
  • Não são uma solução permanente, mas ajudam bastante. Também é uma boa dica, logicamente, para pensar na decoração, em um ambiente verde e mais leve. Mas para a criação de canteiros você vai precisar de uma grande ajuda com um paisagista e arquiteto especializado em exteriores.

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. [email protected] silva disse:

    Quanto eu o metro da pedra miragem a é forma de pagamento

  2. [email protected] silva disse:

    Quanto é o valor do metro pedra miracema e forma de pagamento

  3. Marcos disse:

    Gostaria de saber o preço do amarrado para Miracema preciso s 18m2 grato

  4. Evelyn suzigan disse:

    Quanto sai o metro do granito?

  5. carmo disse:

    preco do metro da pedra piracema

  6. Alexandra Marcelino disse:

    Boa Tarde.
    Gostaria de saber quanto custa o m² de granito cinza Texturizado para calçadas.
    Qual é a forma de pagamento e a garantia do serviços.
    Desde já agradeço pela sua atenção.
    Tenha uma ótima tarde.

  7. Fernando disse:

    Para pedras miracema o valor de mão de obra costuma ser o mesmo da instalação de um piso comum em cerâmica.

  8. Maria Ângela Pereira disse:

    Gostei muito. Amei umaais linda q a outra.vcs entregam em Jaguariúna se eu comprar. Estou reformando minha casa quero colocar na garagem e na entrada dá casa e calçada

  9. ELIANE disse:

    ADOREI A ULTAMA IMAGEM AONDE SE COMPRA

  10. ELIANE disse:

    adorei o ultimo aonde se compra

  11. Mirtes marta disse:

    Como comprar qual valor

  12. Zilda Ceretta disse:

    Como consigo a pedra goiana? Qual o preço ao metro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *