MODELOS DE GUARDA-CORPO: 50 Dicas e Fotos!
Os modelos de guarda-corpo podem variar bastante de acordo com o material escolhido para sua estrutura, assim como o design. O item que funciona como segurança para sacadas, escadas e mezaninos deve fazer parte também da decoração e por isso é ideal escolher o tipo certo para manter o lar harmonioso.
Altura do guarda-corpo e dicas importantes
Existem medidas mínimas que devem ser cumpridas para garantir a segurança das pessoas e animais. Portanto, as instruções para guarda-corpos de edificações abaixo descritas foram retiradas da norma geral NBR 14718.
Atenção: Tais especificações podem variar conforme a região, uma vez que o Corpo de Bombeiros de cada Estado tem autonomia para emitir orientações técnicas que exijam medidas de proteção superiores às da norma geral. Portanto, antes de construir, o ideal é verificar as normas do seu Estado. Por exemplo, no Paraná, a altura mínima exigida para guarda-corpo externo é de 1,30 m! (NPT11).
Altura
Para a devida segurança, é obrigatório que em construções novas o parapeito tenha distância de 1,10m desde o chão até o seu final.
Já a exigência para o corrimão é de 0,92m, de modo a garantir o apoio para crianças e adultos.
Estas exigências são válidas tanto para áreas residenciais quanto para áreas comerciais, e o seguimento dessas normas é essencial para garantir o conforto e a confiança do uso do guarda-corpo.
Grades
Outra medida importante na hora de construir ou mandar fazer seu guarda-corpo com grade é a medida entre cada perfil vertical. Este espaçamento deve ter no máximo 110mm (podendo ter menos que isso), para evitar acidentes com crianças e animais de estimação.
Caso você já possua um modelo com espaçamentos superiores ao exigido, e um novo integrante (bebê ou animalzinho) entrou na família, o ideal é instalar telas de proteção.
Material
A escolha da composição é de suma importância, já que acidentes podem ocorrer. O vidro é lindo, mas escolha essa opção apenas na versão temperada. Para o caso de metais, certifique-se de bom acabamento nas extremidades.
Profissional qualificado
Para evitar transtornos, após escolher o modelo e a combinação de materiais que deseja utilizar em seu projeto, procure a orientação de um profissional qualificado e de confiança para a execução do mesmo.
O profissional poderá lhe orientar melhor se o modelo e o material escolhidos condizem com as necessidades e estrutura do ambiente. Nestes casos, também é preciso levar em consideração o fluxo de pessoas que circulam pelo ambiente,o peso do guarda-corpo sob a estrutura no qual será instalado e o peso que o próprio guarda-corpo terá que suportar.
Tipos de guarda-corpo
Guarda-corpo de vidro
A escada de mármore pede uma proteção que não esconda a beleza da pedra que recobre os degraus, por isso a opção translúcida é ideal para esse projeto e ainda adiciona modernidade.
Nesse projeto diferentes materiais se misturam, como a madeira da escada e o cimento queimado da parede e para manter a integração entre ambos sem adicionar mais informação, o vidro é a melhor opção já que é transparente e contemporâneo.
O mezanino é um charme nesse projeto, já que abriga um home office com biblioteca. E mais uma vez o vidro aparece como complemento para garantir a segurança do pavimento superior e da escada de acesso; sem esconder a beleza da decoração.
Mais fotos
Guarda-corpo de alumínio
O material é ótimo para quem busca um design diferenciado, já que a flexibilidade desse tipo de metal permite criar modelos com formas e desenhos, a fim de garantir mais originalidade ao projeto.
A cor também é algo que poder variar, e por isso a versatilidade do material. Nesse projeto, as informações, como a parede de madeira, pedem algo menos decorativo na proteção, por isso a versão prateada com frisos horizontais é ideal.
A parede de pedras decorativas na cor chumbo permite uma cor que se integre e nesse caso a proteção da escada tem a cor preta. Linhas horizontais e espaçadas criam um design leve e sem muita informação.
Com semelhança ao estilo industrial, o parapeito tem faixas horizontais na cor preta e completa muito bem os detalhes em madeira que compõem o projeto.
Mais fotos
Guarda-corpo de madeira
A decoração rústica da sala tem parede de tijolos a vista e escada de madeira. Como proteção, o guarda-corpo também é de madeira, mas com design diferenciado que garante uma visão abstrata.
O modelo da escada interna segue a vertente circular e com proteção nas laterais toda de madeira o projeto torna-se ponto de destaque do ambiente, já que transmite modernidade.
Mantendo o mesmo material do piso – madeira – o item aparece também na janela, escada e parapeito. Aqui a proteção tem linhas horizontais retas e com espaços mais largos, que é moderno, mas um risco para crianças e animais de estimação.
O estilo rústico aparece no projeto a partir da escada de madeira e com proteção lateral no mesmo material. O guarda-corpo com madeira roliça fina é bem espaçado e funciona muito bem como corrimão.
Mais fotos
Guarda-corpo de inox
O projeto é um mix de rústico e moderno. Com madeiras que dão estrutura a parede de vidro, o material também aparece na escada; e em contraposição a grade de segurança lateral de inox garante traços modernos ao ambiente.
A opção de aço inoxidável costuma ter preço um pouco mais elevado, mas o resultado além de moderno dispensa a manutenção, já que o material tem boa resistência e não sofre com desgastes de corrosão; o que é ideal para ser aplicado em cidades litorâneas.
A escada de granito preto é super charmosa e para completar o visual contemporâneo, nada mais apropriado que o parapeito em inox, de modo a contrastar com a madeira que compõem o ambiente térreo.
Mais fotos
Guarda corpo de ferro fundido ou forjado
Para a varanda que foi transformada em uma extensão da sala, o ferro aparece nos detalhes do parapeito. Com a cor preta o detalhe integra-se a decor que segue a linha P&B (preto e branco) e deixa o espaço charmoso.
Na decoração retrô, até a gradinha de segurança da escada segue o mesmo estilo. Com desenho vintage, o design é ideal para a composição da decor e a cor amarela traz luminosidade ao ambiente.
O ferro fundido preto e trabalhado com formas e desenhos é sofisticado e capaz de incorporar elegância ao projeto. A única ressalva, é que esse modelo deve ser destinado a ambientes que sigam a mesma tendência clássica.
Mais fotos
Outros modelos de guarda-corpo
A combinação de aço inox e vidro é perfeita para quem busca elegância e sofisticação no projeto, e o mix de materiais também vai muito bem com outros acabamentos, como a escada de madeira.
Bem diferente do tradicional, esse modelo é feito de trançado de fibras e o efeito retrô (lembra cadeiras antiguinhas da casa da vovó) dá charme a qualquer ambiente.
Uma opção moderna e que tem sido muito utilizada é guarda-corpo de cabo de aço que pode ser utilizado tanto em projetos externos, como internos.
Aqui a proteção foi utilizada no quarto infantil, já que a cama é suspensa. E para compor o design, o item de segurança foi feito com moldura de madeira e tecido para a proteção central.
Agora que você já conhece tudo sobre modelos de guarda-corpo é só escolher o material e o desenho que mais combinam com o projeto do seu lar.