MODELOS DE GUARDA-CORPO: 50 Dicas e Fotos!

Os modelos de guarda-corpo podem variar bastante de acordo com o material escolhido para sua estrutura, assim como o design. O item que funciona como segurança para sacadas, escadas e mezaninos deve fazer parte também da decoração e por isso é ideal escolher o tipo certo para manter o lar harmonioso.

Modelos de guarda corpo de inox para sobrado moderno

Altura do guarda-corpo e dicas importantes

Existem medidas mínimas que devem ser cumpridas para garantir a segurança das pessoas e animais. Portanto, as instruções para guarda-corpos de edificações abaixo descritas foram retiradas da norma geral NBR 14718.

Atenção: Tais especificações podem variar conforme a região, uma vez que o Corpo de Bombeiros de cada Estado tem autonomia para emitir orientações técnicas que exijam medidas de proteção superiores às da norma geral. Portanto, antes de construir, o ideal é verificar as normas do seu Estado. Por exemplo, no Paraná, a altura mínima exigida para guarda-corpo externo é de 1,30 m! (NPT11).

Altura

Para a devida segurança, é obrigatório que em construções novas o parapeito tenha distância de 1,10m desde o chão até o seu final.

Já a exigência para o corrimão é de 0,92m, de modo a garantir o apoio para crianças e adultos.

Estas exigências são válidas tanto para áreas residenciais quanto para áreas comerciais, e o seguimento dessas normas é essencial para garantir o conforto e a confiança do uso do guarda-corpo.

Altura e medidas obrigatórias para o guarda corpo

Grades

Outra medida importante na hora de construir ou mandar fazer seu guarda-corpo com grade é a medida entre cada perfil vertical. Este espaçamento deve ter no máximo 110mm (podendo ter menos que isso), para evitar acidentes com crianças e animais de estimação.

Caso você já possua um modelo com espaçamentos superiores ao exigido, e um novo integrante (bebê ou animalzinho) entrou na família, o ideal é instalar telas de proteção.

Medidas para guarda corpo com altura e espaçamento minimo entre grades

Material

A escolha da composição é de suma importância, já que acidentes podem ocorrer. O vidro é lindo, mas escolha essa opção apenas na versão temperada. Para o caso de metais, certifique-se de bom acabamento nas extremidades.

Sacada com guarda corpo de vidro temperado

Profissional qualificado

Para evitar transtornos, após escolher o modelo e a combinação de materiais que deseja utilizar em seu projeto, procure a orientação de um profissional qualificado e de confiança para a execução do mesmo.

O profissional poderá lhe orientar melhor se o modelo e o material escolhidos condizem com as necessidades e estrutura do ambiente. Nestes casos, também é preciso levar em consideração o fluxo de pessoas que circulam pelo ambiente,o peso do guarda-corpo sob a estrutura no qual será instalado e o peso que o próprio guarda-corpo terá que suportar.

Tipos de guarda-corpo

Guarda-corpo de vidro

escada de mármore

Quadros decoram a parede da escada

            A escada de mármore pede uma proteção que não esconda a beleza da pedra que recobre os degraus, por isso a opção translúcida é ideal para esse projeto e ainda adiciona modernidade.

guarda corpo de vidro

Nesse projeto diferentes materiais se misturam, como a madeira da escada e o cimento queimado da parede e para manter a integração entre ambos sem adicionar mais informação, o vidro é a melhor opção já que é transparente e contemporâneo.

escritório no mezanino

A poltrona vintage em vinho é clássica

O mezanino é um charme nesse projeto, já que abriga um home office com biblioteca. E mais uma vez o vidro aparece como complemento para garantir a segurança do pavimento superior e da escada de acesso; sem esconder a beleza da decoração.

 

Mais fotos

sala com sofá branco

A luminária de coluna substitui o uso de lustre sobre a mesa de jantar

modelos de escadas

Guarda-corpo de alumínio

lustre para escada

Na casa, a combinação de preto e branco predomina

O material é ótimo para quem busca um design diferenciado, já que a flexibilidade desse tipo de metal permite criar modelos com formas e desenhos, a fim de garantir mais originalidade ao projeto.

guarda corpo de alumínio

A cor também é algo que poder variar, e por isso a versatilidade do material. Nesse projeto, as informações, como a parede de madeira, pedem algo menos decorativo na proteção, por isso a versão prateada com frisos horizontais é ideal.

decoração escada

A parede de pedras decorativas é tendência

A parede de pedras decorativas na cor chumbo permite uma cor que se integre e nesse caso a proteção da escada tem a cor preta. Linhas horizontais e espaçadas criam um design leve e sem muita informação.

mesa de centro de madeira

Na sala, o tapete claro ilumina o ambiente

Com semelhança ao estilo industrial, o parapeito tem faixas horizontais na cor preta e completa muito bem os detalhes em madeira que compõem o projeto.

 

Mais fotos

guarda corpo sacada

tipos e cores de guarda corpo

Guarda-corpo de madeira

decoração rústica

Na sala, sofá roxo

A decoração rústica da sala tem parede de tijolos a vista e escada de madeira. Como proteção, o guarda-corpo também é de madeira, mas com design diferenciado que garante uma visão abstrata.

escada moderna

Diferentes lustres compõem a decoração

O modelo da escada interna segue a vertente circular e com proteção nas laterais toda de madeira o projeto torna-se ponto de destaque do ambiente, já que transmite modernidade.

escada de madeira

            Mantendo o mesmo material do piso – madeira – o item aparece também na janela, escada e parapeito. Aqui a proteção tem linhas horizontais retas e com espaços mais largos, que é moderno, mas um risco para crianças e animais de estimação.

escada rústica

Vasos decoram o vão da escada

O estilo rústico aparece no projeto a partir da escada de madeira e com proteção lateral no mesmo material. O guarda-corpo com madeira roliça fina é bem espaçado e funciona muito bem como corrimão.

 

Mais fotos

guarda corpo de madeira

Puffs florais dão cor ao ambiente

corrimão de madeira

Guarda-corpo de inox

decoração com madeira roliça

O projeto é um mix de rústico e moderno. Com madeiras que dão estrutura a parede de vidro, o material também aparece na escada; e em contraposição a grade de segurança lateral de inox garante traços modernos ao ambiente.

guarda corpo inox

O tapete persa é um clássico na decoração

            A opção de aço inoxidável costuma ter preço um pouco mais elevado, mas o resultado além de moderno dispensa a manutenção, já que o material tem boa resistência e não sofre com desgastes de corrosão; o que é ideal para ser aplicado em cidades litorâneas.

escada preta

No vão da escada, um barzinho para aproveitar o espaço

A escada de granito preto é super charmosa e para completar o visual contemporâneo, nada mais apropriado que o parapeito em inox, de modo a contrastar com a madeira que compõem o ambiente térreo.

 

Mais fotos

escada de metal

sofá com almofadas

Abaixo da escada, um home office

escada com guarda corpo

Guarda corpo de ferro fundido ou forjado

mesa de centro espelhada

Castiçais de velas decoram a mesa de centro

Para a varanda que foi transformada em uma extensão da sala, o ferro aparece nos detalhes do parapeito. Com a cor preta o detalhe integra-se a decor que segue a linha P&B (preto e branco) e deixa o espaço charmoso.

escada colonial

Na decoração retrô, até a gradinha de segurança da escada segue o mesmo estilo. Com desenho vintage, o design é ideal para a composição da decor e a cor amarela traz luminosidade ao ambiente.

decoração clássica

O lustre grande combina com as dimensões do ambiente

O ferro fundido preto e trabalhado com formas e desenhos é sofisticado e capaz de incorporar elegância ao projeto. A única ressalva, é que esse modelo deve ser destinado a ambientes que sigam a mesma tendência clássica.

 

Mais fotos

decoração sobrado

móveis antigos na decoração

O estilo clássico segue na decoração

guarda corpo e corrimão de ferro fundido

Outros modelos de guarda-corpo

guarda corpo de inox e vidro

Quadros em preto e branco decoram a parede

A combinação de aço inox e vidro é perfeita para quem busca elegância e sofisticação no projeto, e o mix de materiais também vai muito bem com outros acabamentos, como a escada de madeira.

guarda corpo diferente

            Bem diferente do tradicional, esse modelo é feito de trançado de fibras e o efeito retrô (lembra cadeiras antiguinhas da casa da vovó) dá charme a qualquer ambiente.

piscina com guarda corpo

Na piscina, deck de madeira

guarda corpo de cabo de aço

Uma opção moderna e que tem sido muito utilizada é guarda-corpo de cabo de aço que pode ser utilizado tanto em projetos externos, como internos.

quarto com cama suspensa

            Aqui a proteção foi utilizada no quarto infantil, já que a cama é suspensa. E para compor o design, o item de segurança foi feito com moldura de madeira e tecido para a proteção central.

Agora que você já conhece tudo sobre modelos de guarda-corpo é só escolher o material e o desenho que mais combinam com o projeto do seu lar.


Você pode gostar...