8 cores que combinam com amarelo – Como usar na decoração?

Há diferentes possibilidades para incluir uma decoração colorida no projeto, e uma das possibilidades é usar o amarelo como parte das cores para a decoração. Mas se você fica em dúvida de quais cores que combinam com amarelo para ter uma decoração harmoniosa, no post reunimos dicas essenciais para montar uma cartela de cores agradáveis na decoração e incluir um toque colorido em diferentes ambientes.

Então, se você quer usar a cor amarela na decoração, é só seguir a leitura e ver as dicas de como combinar o tom com outras cores, além de inspirações para usar a cor em diferentes ambientes e propostas decorativas.

cores que combinam com amarelo

Cores que combinam com amarelo – Dicas de decoração

Tons neutros

Para quem fica em dúvida de cores que combinam com amarelo, uma das possibilidades é de usar o tom vibrante com opções de cores neutras, como preto, branco ou cinza.

Uma das opções básicas é a combinação de amarelo com branco, uma vez que o branco entra como um tom que suaviza os tons de amarelo e mantém a proposta de um ambiente iluminado.

decoração em amarelo e branco

Já a combinação de amarelo e preto é uma proposta mais moderna e traz a cor preta, que é um tom mais fechado sendo iluminada pelo tom de amarelo, que traz uma opção de cor vibrante para a decoração.

decoração em amarelo e preto

O amarelo ilumina a decoração em preto

Outra opção é o duo de amarelo e cinza, cores que ficam extremamente harmoniosas juntas. O cinza é uma versão de cor neutra e moderna e por ser uma nuance mais fria e fechada, combina perfeitamente com o amarelo, que entra como uma opção para iluminar a decoração com toques de cinza.

decoração em amarelo e cinza

Cor complementar

Seguindo o círculo cromático como orientação para a combinação das cores, uma das opções é a de usar a cor complementar, que é a cor na extremidade oposta ao tom escolhido. Assim, a cor complementar do amarelo, no círculo cromático, é o roxo; criando o duo de amarelo e roxo na decoração.

Esse mix de amarelo e roxo é uma opção mais moderna e atual para decoração; e assim o amarelo entra como uma cor perfeita para iluminar até mesmo as nuances mais escuras de roxo.

decoração em amarelo e roxo

O amarelo combina com tons mais escuros de roxo, até nuances suaves, como lilás

Cores análogas quentes

Para criar uma decoração harmoniosa e manter a proposta de cores que combinam com amarelo, a orientação do círculo cromático é um ótimo auxílio; e nesse caso uma das possibilidades é a de combinar o amarelo com cores análogas quentes, que são os tons próximos ao amarelo e que seguem para o lado das cores quentes, como laranja e vermelho.

Em ambas as propostas, seja com vermelho ou laranja, a decoração ganha um enfoque mais colorido e ousado, trazendo uma proposta mais quente e acolhedora para o ambiente.

decoração em amarelo e laranja

O duo de amarelo e laranja deixam o ambiente bem iluminado

casa decorada em amarelo e vermelho

Cores análogas frias

Outra possibilidade, segundo o círculo cromático, é de usar cores análogas frias para combinar com os tons de amarelo. E nesse caso as cores vizinhas e frias são as nuances de verde e azul.

Desse modo, a combinação de amarelo com tons frios é um equilíbrio perfeito para suavizar a cor vibrante com tons mais frios, criando a harmonia entre cores diferentes.

A ideia ainda pode se estender para projetos com tons pastéis, usando tons de amarelo, verde e/ou azul em nuances clarinhas e suaves, que ficam perfeitas para quartos de bebê.

decoração em amarelo e verde decoração em amarelo e azul

Dicas de decoração com a cor amarela

Sala

sala simples com parede amarela

Como inspiração para criar uma sala amarela, a proposta aqui foi de criar uma decoração simples e unir cores que combinam com amarelo, como o mix com cores complementares e análogas quentes.

Na proposta para a sala amarela, a ideia foi de pintar as paredes em um tom de amarelo vibrante e criar meia parede na cor complementar, que é o roxo , assim esses tons também aparecem nas almofadas que decoram o sofá.

Já os tons de cores análogas quentes aparecem na mesinha de centro e na cadeira na varanda, trazendo tons de laranja e vermelho, de modo a manter a sala colorida e harmoniosa.

 

sala com sofá amarelo e tapete preto

O sofá amarelo faz parte da decoração da sala em preto e branco

sala moderna com parede amarela

O sofá cinza escuro decora a sala com parede amarela

sala com móvel amarelo

Na sala, o móvel de madeira traz detalhes em amarelo

sala com pintura geométrica na parede

A pintura da parede traz detalhes geométricos misturando tons neutros, cor análoga fria e amarelo

Quarto

quarto com parede degradê amarela

Como ideia para decorar o quarto com tons de amarelo, a proposta aqui foi de usar a parede amarela degradê como parte do projeto.

assim, a parede amarela tem efeito gradual nas nuances, variando do amarelo ao branco, e criando uma variação suave entre os tons.

A decoração do quarto ainda mantém a proposta dos tons neutros como cores que combinam com amarelo, como é o caso da roupa de cama cinza, mantendo a proposta de uma decoração neutra e a parede amarela como destaque da decoração.

 

quarto de bebê amarelo e cinza

O quarto de bebê é um mix de amarelo e cinza

quarto decorado com parede amarela

O quarto traz meia parede amarela

quarto amarelo e verde

No quarto, a parede amarelo mostarda fica ao fundo da cama

Sala de jantar

sala de jantar com cadeiras amarelas

A cor amarela é versátil para diferentes ambientes e propostas decorativas, e uma das ideias é este projeto que mistura o tom vibrante a cor análoga fria, que é o tom de azul claro.

Para o ambiente da sala de jantar, a proposta foi de usar cadeiras amarelas em volta da mesa redonda, e criar a harmonia com as paredes revestidas em tom de azul claro, mantendo a sala de jantar aconchegante e com uma cartela de cores certeira.

 

sala de jantar com parede amarela

A sala de jantar tem paredes perpendiculares em amarelo e cinza

sala de jantar amarela e cinza

Na sala de jantar, a parede foi pintada de cinza e amarelo

sala de jantar amarela e preta

A sala de jantar moderna é um mix de amarelo e preto

Banheiro

Há muitas ideias incríveis para usar o amarelo na decoração, e uma das propostas é usar o tom vibrante no banheiro, assim a cor é uma opção para um banheiro moderno e também um truque para deixar o ambiente pequeno melhor iluminado.

Como proposta de cores que combinam com amarelo para banheiro, a ideia aqui foi de investir na combinação das paredes revestidas em amarelo com tons neutros, que aparecem no chão, na bancada e até mesmo na janela, trazendo a combinação do banheiro amarelo vibrante com cinza, branco e preto.

banheiro moderno amarelo

banheiro moderno em amarelo e preto

O banheiro moderno combina amarelo com preto e cinza

banheiro decorado em amarelo e preto

O banheiro moderno traz o amarelo nas paredes

banheiro amarelo e cinza

No banheiro, o amarelo foi combinado com tons neutros, como cinza e branco

Cozinha

cozinha com bancada amarela e armários pretos

Como inspiração para um projeto moderno com cozinha amarela, a proposta aqui traz o mix de tons neutros com a cor mais vibrante.

No projeto da cozinha pequena, a ideia foi de usar armários pretos e bancada amarela, que ilumina a cor mais escura e traz um toque moderno nesse duo de cores.

O projeto da cozinha ainda traz a combinação com detalhes em branco, cor que é perfeita para suavizar o duo de preto e amarelo da decoração.

 

cozinha com piso amarelo

A cozinha traz piso amarelo e detalhes em azul

cozinha com revestimentos amarelos

cozinha americana com decoração amarela

Na cozinha, o amarelo aparece no chão e em parte das paredes

 

Agora que você já aprendeu a usar e combinar a cor na decoração, é hora de arriscar uma nova decor e incluir esse tom que ilumina qualquer ambiente.

 

Você pode gostar...