Brinquedos para cachorro: como escolher e ideias de brinquedos caseiros!
Entreter o dog não é uma tarefa simples, ainda mais quando a raça já define que o cachorro é bem agitado. E se você precisa de uma ajudinha extra para divertir o pet, nada melhor que investir e criar brinquedos para cachorros.
Os brinquedos para cachorros são uma ótima maneira de criar um meio de interagir com o cachorro e até mesmo de ter um brinquedinho para o cão se divertir sozinho.
E se você está sem criatividade de escolher ou até mesmo de fazer um brinquedinho para o dog, o post traz dicas e passo a passo de brinquedos simples, assim não há desculpas para não presentear o animalzinho de estimação com um brinquedo.
Como escolher brinquedos para cão
- Estímulo: na hora de escolher o brinquedo para o dog é importante considerar um brinquedinho que seja estimulante em vários sentidos para o cachorro, inclusive nas sensações, como olfato e audição. Além disso, busque por um brinquedo que também estimule a percepção do pet, e assim o item além de divertir o animalzinho ainda vai ajudá-lo no desenvolvimento.
- Proporção: se a ideia é manter o cão entretido por um longo tempo é importante escolher por um brinquedo que atraia o cão, e não que seja frustante. Neste caso, uma dica importantíssima é que o tamanho do brinquedo seja proporcional ao tamanho do cachorro; o que vai deixar o dog mais estimulado a ficar com seu brinquedinho.
- Função do brinquedo: há inúmeros modelos e estilos de brinquedos para cachorros, e uma coisa importante antes de comprar ou fazer o item é escolher qual o intuito que ele terá – acalmar, gastar energia, estimular a caça, entre outros. Assim, ficará mais fácil de determinar qual o melhor brinquedo e qual o melhor momento de dar o item ao dog.
Dicas e Ideias de Brinquedos para Cachorros
Para Filhotes
Para quem busca ideias de brinquedos para cachorros filhotes, a dica de escolher um item proporcional ao tamanho do dog é super importante para não deixar o cachorro frustado.
Além disso, nessa fase também é preciso considerar brinquedos que sejam macios, pois o cachorro ainda não está com a dentição completa e ainda é muito sensível.
Só quem já teve um filhote em casa sabe como os pequenos adoram destruir chinelos, e se você quer escapar dessa possibilidade, a ideia é dar um chinelinho de pelúcia para o cão.
O brinquedo além de macio possui textura que ajuda a coçar a boca do dog, além de ser leve para carregar.
Outra ideia de brinquedo simples e barato são as versões de bolinhas de silicone ou suas alterações, como esses porcos espinhos.
O brinquedo colorido estimula a visão, e as pontinhas de silicone auxiliam a coçar a boca do dog e no momento de carregar o brinquedinho.
Mais ideias
Para Cães que Ficam Sozinhos / Para Distrair
Se você tem que sair para trabalhar e o cão fica sozinho em casa é preciso pensar em brinquedos para cachorros que deixem o dog mais calmo e entretido durante o período que você está fora.
Essa categoria de brinquedos também é uma boa aposta para quem tem raças que são mais carentes, como poodle.
Todo cão que fica por um tempo sozinho tem que ter um bichinho ou ursinho de pelúcia. O brinquedo é simples, mas é uma maneira de dar afeto ao cãozinho quando ele está sozinho.
A ideia do ursinho também entra na lista dos brinquedos para gatos, afinal o bichinho se torna um companheiro para os pets.
Outra maneira de entreter o cão por um bom tempo é fazer um brinquedo caseiro com garrafas PET que dispensam ração quando são viradas.
O brinquedo é simples, mas vai deixar o cão instigado a virar a garrafa e conseguir sua recompensa.
E até a tecnologia ajuda a queimar as calorias do cão e deixá-lo entretido, como é o caso desse lançador automático de bolinhas que entra na lista dos brinquedos para cachorros.
O brinquedo é ideal para os cães que amam buscar bolinha, já que basta o cachorro colocar a bolinha de um lado e ela automaticamente é lançada pelo outro lado.
Mais ideias
Para Cachorros Pequenos
Para os cachorros de pequeno porte os brinquedos podem ser dos mais variados tipos, mas sempre lembrando da proporção e do peso do brinquedo em relação ao dog.
Com certeza a bolinha de tênis é um dos brinquedos mais comuns do cachorro ter, e essa com certeza não pode faltar na lista dos brinquedos para cachorros.
O item é ótimo para criar interação entre o dono e o dog, e a bolinha ainda ajuda o cachorro a se exercitar e queimar calorias.
Então, a dica é sempre manter uma bolinha de tênis escondida do dog, e quando ele ficar mais agitado é hora da brincadeira, assim dá para dar uma canseirinha no cão.
Outra ideia ótima entre os brinquedos para cachorros pequenos é o solado de silicone, afinal não é nada incomum do pet pegar um calçado do morador.
Neste caso, o solado é macio e ótimo para o cachorro morder, e ainda tem o acréscimo da corda que ajuda o cão a carregar e torna-se mais uma opção de mordedor.
Mais ideias
Para Cachorros Grandes / Destruidores
Para quem já teve cachorro grande sabe que os brinquedinhos não são nada duráveis com esses destruidores de estimação. Então, se você não quer gastar fortunas comprando brinquedos frequentemente, a ideia é adaptar brinquedos à realidade; ou seja, dar itens mais pesados, duradouros e que gastem a energia acumulada que o cão tem.
Tudo bem que o pneu não é propriamente um brinquedo, mas quando se tem cachorro grande e destruidor, os pneus velhos podem sim ser uma ótima ideia para o cão brincar e destruir.
Neste caso, a ideia é só limpar bem o pneu antes de dar ao cão e esperar que ele se diverta e destrua o “brinquedinho”.
Haja força para brincar com cães fortes, e se você não tem força suficiente para aguentar a energia do dog pode recorrer a esse brinquedo que pode ser preso em uma árvore.
A ideia é prender um cinto em uma árvore e colocar um elástico resistente com um mordedor de tecido na ponta para o dog puxar.
Ah, mas certifique-se de que a árvore está bem firme, caso contrário o cão pode se transformar em um lenhador derrubando árvores.
Mais fotos
Como Fazer Brinquedos para Cachorros: Passo a Passo
Com Garrafa Pet
- Pegue uma garrafa pet e coloque alguns grãos de raça dentro;
- Feche a garrafa e envolva-a em uma meia;
- Amarre a ponta da meia e pendure alguns tecidos.
O brinquedo além de divertir o cão, ainda vão estimulá-lo por conta do olfato e da audição, e deixá-lo ocupado na tentativa de abrir o brinquedo e conseguir a ração.
Bolinha
- Pegue uma bolinha plástica e vazada (própria de brinquedos para dogs);
- Recorte tiras de feltro e enrole um grão de ração em cada tira;
- Coloque as tiras enroladas dentro da bolinha e pronto!
De corda
- Pegue uma corda e dê algumas voltas em torno da mão;
- Agora retire a corda da mão e enrole-a no sentido contrário do que havia enrolado;
- Pegue uma das pontas e passe por dentro de uma das partes que tinha sido enrolada inicialmente;
- Leve a corda para a parte debaixo e também passe por dentro;
- Vá passando entre esses buracos e no final amarre a corda para a bolinha não desfazer com facilidade;
- Para finalizar coloque um petisco do cão dentro da corda enrolada.
Com meia
- Preencha uma meia com tecido e alguns grãos de ração;
- Faça um furo na parte de cima da meia e amarre com um cordão;
- Agora é só dar o brinquedo para o dog e torcer para que ele desista de pegar as meias dos moradores da casa.
Com tantas ideias, agora não faltam opções de brinquedos para cachorros, e entreter o dog vai ser uma tarefa bem mais simples.