COMO LIMPAR A GELADEIRA: por dentro e por fora!
Você já passou mal e não sabe o por quê? Um possível motivo pode ser a contaminação do alimento, e nem é preciso sair de casa para ingerir alimentos contaminados, afinal as bactérias podem estar em um alimento dentro da sua geladeira. E para não correr mais esse risco é preciso seguir as dicas de como limpar a geladeira, de modo a evitar a proliferação de bactérias que possam causar danos a sua saúde e até tirar aquele cheirinho desagradável.
Como limpar a geladeira
Por dentro
Quando limpar?
A limpeza interna deve ser feita a cada 15 dias, ou no máximo uma vez ao mês. Mas isso vai depender da quantidade de moradores que utilizam o eletro e do seu uso, afinal de você é sozinho e fica muito pouco em casa, a higienização mensal já é suficiente; mas se a casa é de uma família grande, não dispense a limpeza quinzenal.

Programar a limpeza ajuda a manter tudo sempre em ordem
Como limpar o freezer
É comum os modelos de geladeira em que o freezer fica na parte superior, por isso, o ideal é começar a limpeza por esse ponto.
- Retire todos os alimentos (já com a geladeira desligada) e coloque em uma caixa de isopor;
- Caso a sua geladeira seja das versões que ainda produzem gelo (as mais novas não tem gelo – frost free), vá usando um pano* com água morna para descolar o gelo;
- Depois de remover todas as placas de gelo, use uma esponja macia ou pano com detergente neutro e passe por toda a cavidade;
- Ao final é só passar um pano seco.

A retirada do gelo ajuda o momento da limpeza
*Jamais use facas, já que isso pode riscar a geladeira, e no caso das mais antigas, até perfurar a tubulação de gás que refrigera o eletro.
**Leia o manual de instruções do eletrodoméstico e siga as instruções do fabricante, mas evite jogar água, pois pode atingir o motor.
Passo a passo da limpeza da geladeira
- Desligue a geladeira da tomada;
- Retire todos os produtos e alimentos de dentro;
- Verifique as datas de validade e os potinhos com restinhos de comida, qualquer cheirinho diferente ou mudança de cor no alimento é indicio de que não é bom arriscar o consumo;

Confira a validade de cada produto
- Coloque os alimentos que ainda estão propícios ao consumo em uma caixa de isopor com gelo para que não deteriorem fora da geladeira;
- Agora é hora de tirar tudo o que é removível – prateleiras e gavetas;
- Faça uma solução de uma colher de bicarbonato de sódio diluído em 2 litros de água morna*;
- Molhe uma esponja macia ou um pano na mistura e vá passando por toda a geladeira, inclusive nas prateleiras e gavetas;
- Passe o pano com a substância na porta e inclusive na borrachinha que veda a geladeira, afinal ali podem se concentrar bactérias;
- Ao final, passe um pano seco por todo o interior do eletro, ligue o eletro e volte os alimentos para dentro da geladeira seguindo as dicas deste post de como organizar cozinha, que mostra a maneira correta de guardar os alimentos na geladeira e em quais prateleiras cada item deve ficar.
*A dica é fazer essa misturinha, mas você também pode usar detergente neutro.
Como tirar cheiro da geladeira
Sabe aquele cheiro de geladeira?
Pode soar estranha essa frase, mas a verdade, é que ao abrir o eletro pode sair um cheio difícil de definir, e logo vem a expressão “cheiro de geladeira”. E se você sentiu esse odor desagradável, mas hoje não tem tempo de limpar, há uma dica infalível.
Na verdade, são duas dicas! A primeira alternativa é colocar um potinho com bicarbonato de sódio ao fundo da geladeira, e a segunda é colocar vinagre branco. Ambas as receitas caseiras funcionam bem para remover o odor, mas o vinagre pode deixar o cheirinho ácido, enquanto o bicarbonato não deixa cheiro algum.

Coloque o item em um potinho que possa ir para a geladeira
O potinho não deve ficar muito tempo no interior da geladeira, no máximo uma semana; e o ideal é fazer a faxina quando o odor começar, afinal pode ser sinal de algum alimento se deteriorando.
Por fora
Como fazer
Parte 1
- O primeiro passo é usar um pano seco para remover toda a poeira que fica sobre o eletro;
- Umedece uma esponja macia* em água e acrescente umas gotinhas de detergente neutro**;
- Passe a espoja por toda a superfície;
- Com um pano úmido e limpo, remova o excesso de detergente da superfície;
- Passe um pano seco por toda a área externa para não ficar manchas.
*Jamais use nada abrasivo, como o lado verde da esponja ou palha de aço, já que esses itens tendem a remover e/ou riscar o esmalte da pintura;
**Não use produtos como álcool ou ácidos na limpeza externa para não deteriorar a pintura, e o uso do detergente já é suficiente para higienizar e retirar a gordura.
Parte 2 – limpeza do condensador
A parte de trás também deve ser limpa, afinal o acúmulo de poeira pode danificar o funcionamento do eletro.
Nesta etapa é imprescindível desligar o aparelho da tomada. E depois disso, basta usar uma escovinha, pincel, espanador ou pano e retirar a poeira. Nada de usar água ou detergente nesta parte. Com a limpeza feita, já pode religar o aparelho na tomada novamente.

O pincel ajuda a chegar nos pontos mais estreitos das gradinhas
Dica: Ao puxar a geladeira para limpar a parte de trás, verifique se o seu modelo tem uma gaveta atrás, onde caem alguns pingos de água. Caso tenha, coloque um pouquinho de água sanitária para evitar a proliferação de mosquitos Aedes aegypti.
Quando limpar?
A higienização externa também deve seguir um cronograma de limpeza, e se a faxina é rapidinha, adote passar apenas um pano seco semanalmente. Mas o ideal é fazer a limpeza geral ao menos uma vez por mês.
Agora que você já aprendeu como limpar a geladeira por dentro e por fora, é só adotar as dicas a rotina de limpeza e evitar a sujeirinha que não é vista possa causar contaminação dos alimentos.