Prendedor de Cortina – 52 Ideias Lindas & Tutorial de Como Fazer!

O prendedor de cortina é o tipo de acessório que além de ser funcional, ainda é um item decorativo para o ambiente.

A funcionalidade do prendedor de cortina está relacionada ao fato de que o item é usado para prender a cortina, deixando assim a cortina aberta e permitindo abrir a janela sem que a cortina fique voando. Em relação ao caráter decorativo, a presilha de cortina é um item que pode valorizar a cortina acrescentado um detalhe extra ao tecido e contribuindo com a decoração do ambiente.

E se você está querendo adotar ao uso do prendedor de cortina, separamos dicas de modelos lindos e ainda trouxemos passo a passo para aprender a fazer o acessório com tutorial simples e fácil.

modelos

Fotos e Modelos de Prendedor de Cortina

De Pérola

modelo de pérolas

Para quem gosta do estilo clássico e sofisticado, pode apostar no uso do prendedor de cortina de pérolas, como mostra essa inspiração.

Na ideia, o modelo é composto por 3 correntes de pérolas com argolas nas pontas, e assim é só puxar a cortina e prendê-la pelos cordões de pérola que são pendurados em um gancho na parede e assim envolvem a cortina com o prendedor de pérolas.

 

modelo simples com pérolas

Entre as versões de pérolas, este modelo traz uma ideia de customização para o acessório simples.

Na proposta, o modelo redondo e simples foi decorado com pérolas que cobrem toda a superfície do acessório, dando o charme e a delicadeza das pérolas.

Já o palito traz na ponta um bolinha com mini pérolas e foi encapado com fita de cetim branca, mantendo a harmonia com o estiloso acessório de pérolas.

 

cordão de pérolas para cortina

O modelo é composto por 4 cordões de pérolas

modelo delicado

O modelo traz corações transparentes nas pontas

presilha de pérolas

O modelo traz pérolas pequenas e grandes

modelos de pérola

 

De Crochê

modelo simples de crochê

Para quem tem habilidades manuais, pode criar o prendedor de cortina em crochê, como mostra essa ideia simples e feita com barbante.

O prendedor de cortina é uma faixa de crochê com pontos simples, e que traz um botão para fechamento do acessório no momento de prender a cortina.

Para dar um charme a mais ao acessório simples, a ideia foi de usar barbante degradê dando um mix de cores para o prendedor.

prendedor amigurumi de ovelha

Entre os tantos modelos de prendedor de cortina de crochê, uma das variações é o modelo inspirado no charmoso amigurumi (técnica japonesa para fazer bonequinhos de crochê).

Neste caso, o prendedor estilo amigurumi é em formato de ovelhinha  e que prende a cortina através das patinhas que podem ser amarradas, dando a ideia de que a ovelha está abraçando o tecido da cortina.

 

prendedor de crochê de macaco

O modelo amigurumi é de macaquinho

modelo com flores de crochê

O modelo traz correntinha de crochê com flores nas pontas

modelo colorido de crochê

O modelo simples traz um mix de cores de barbante

 modelo de crochê amigurumi

O modelo amigurumi é de ursinho

modelos de crochê

De Metal

modelo de inox

Há vários modelos de prendedor de cortina, e uma das versões é este clássico modelo oval, que neste caso é uma versão em metal inox.

O prendedor simples é perfeito para diversos estilos de cortinas, e é perfeito para quem quer usar o acessório, mas sem adicionar muita informação na decoração.

Sendo assim, o modelo em inox traz apenas o brilho prateado do metal, e fica harmonioso com diversas cores de cortinas.

 

modelo simples de metal

O modelo é preso por um palito de metal

Como inspiração para o modelo de presilha de cortina em metal, a ideia aqui traz um modelo em metal com detalhes vazados e pintado de branco.

O acessório de cortina é uma versão simples e que combina com diferentes estilos decorativos, inclusive com uma decoração provençal, já que o modelo lembra bastante esse estilo mais delicado da decor provençal.

modelo de metal

O modelo foi feito com corrente e pingentes de metal

modelo de coroa

O modelo dourado tem temática de coroa

modelo vintage

O modelo de correntes tem estilo vintage

Natalino

modelo de Papai Noel

Para decorar a casa com o tema natalino, vale incluir pequenos detalhes, como um prendedor de cortina de natal, como mostra essa ideia de prendedor de Papai Noel.

O modelo natalino traz um Papai Noel feito de feltro e que segura a cortina como se estivesse abraçando e escalando o tecido; o que dá um toque temático e divertido para a decoração de natal.

modelo natalino

As folhas trazem detalhe cola glitter verde

Outra inspiração para decorar a casa com o tema de natal, é esta ideia que traz a presilha de cortina inspirada na típica flor de natal (Poinsétia).

Para o acessório, a ideia foi de fazer a flor de natal em feltro verde e vermelho, e colocar um toque mais charmoso com o miolo de miçangas transparentes.

decoração de natal

O modelo é a face do Papai Noel

modelo natalino de feltro

O modelo traz a flor de natal em feltro

modelo de  boneco de neve

Os prendedores são divertidos bonecos de neve

ideias para o natal

 

Com CD

artesanato com CD

Para quem quer ideias para reaproveitar CDs velhos, uma boa alternativa é criar prendedores de cortina, como mostra essa ideia, que traz o prendedor em formato de redondo e usa o CD como estrutura para o item.

No artesanato com CD, a ideia foi de envolver o item com fita de cetim lilás e decorá-lo com flores de tecido roxo. Já o palito que completa o prendedor, também foi decorado no mesmo estilo e mantém o acessório harmonioso.

 

modelo feito com CD

O modelo marrom se destaca na cortina verde

Entre as ideias para fazer uma presilha de cortina com CD, a inspiração aqui traz um modelo envolvido com fita de cetim marrom e decorado com flores de mesma cor.

Para dar destaque ao acessório de cortina, as flores do prendedor trazem miolo dourado e com brilho, destacando o item que enfeita a cortina.

modelo redondo

O modelo foi decorado com tecido estampado em lilás e roxo

modelo de girassol

O modelo de CD foi decorado com girassóis de cetim

como reaproveitar CD

O modelo foi decorado com fita de cetim

acessório de cortina

O modelo é um mix de verde e dourado

Infantil

Em Feltro

modelo para quarto de bebê

O modelo traz a bailarina com sapatilha

Para decorar a cortina do quarto de bebê, a ideia aqui traz um prendedor de feltro em formato de bailarina.

A presilha de cortina de bailarina, traz uma pequena bonequinha feita de feltro e com detalhe de saia rodada de tecido rosa, dando um toque ainda mais charmoso ao item para prender cortina.

modelo infantil criativo

Entre as ideias criativas para o quarto de criança, uma das inspirações é esta ideia, que traz uma presilha de cortina em formato de foguete colorido.

Para o prendedor infantil, a inspiração é de um foguete feito com feltro em cores alegres e que deixa o item divertido e colorido para enfeitar o quarto de criança.

 

modelo bichinhos

Os modelos de elefante e leão ficam lindos no quarto com decoração safári

modelo de urso

O prendedor é de ursinho

modelo de nuvem

O modelo simples é nuvenzinha

modelo de ovelha

O modelo tem formato de ovelha

modelos de feltro infantil

Como Fazer Prendedor de Cortina: Passo a Passo

Presilha de Cortina Simples

passo a passo simples

  • Pegue um potinho plástico rígido e redondo e desenhe sobre o plástico o formato do prendedor (desenho oval e com largura de 2 a 3 cm);
  • Com um estilete recorte o desenho do potinho e você já tem a base para a presilha de cortina;
  • Cole fitas dupla face sobre o prendedor e vá enrolando linha sobre o item até cobri-lo totalmente, e ao final dê um nó para não soltar;
  • Para finalizar, pegue um palito para completar, e o prendedor está pronto!

 

Prendedor de Cortina de CD

tutorial com CD velho

  1. Pegue um CD antigo e recorte o centro deixando apenas uma borda de 2 cm;
  2. Recorte uma longa tira de tecido; passe cola branca sobre o CD cortado e vá enrolando a tira de tecido sobre o item para cobri-lo totalmente;
  3. Pegue um palito de churrasco, passe cola branca e envolva-o também com uma tira de tecido;
  4. Na ponta do palito, faça um laço com tecido para decorar o item;
  5. Decore o CD já encapado com flores de tecido ou itens de sua preferência;
  6. Com o acessório já pronto, é só usá-lo para prender a cortina.

 

 

Gostou dos modelos e passo a passo para fazer o acessório? Se você já usa esse tipo de item, conta aqui nos comentários qual o seu modelo favorito.

 

Você pode gostar...