Coqueiro anão: Como cuidar e cultivar? + Suas características

O coqueiro anão chegou no Brasil logo nos primeiros anos do descobrimento do país. De origem asiática, foi trazida pelos portugueses mais precisamente em 1553. 

Sim, nosso post vai falar sobre essa planta super antiga em solo brasileiro e repleta de história. A saber, seu primeiro plantio por aqui foi realizado na região nordeste, expandindo-se pelas demais logo em seguida. 

Coqueiro anão

É uma planta linda, imponente e que pode ser usada tanto para apreciar a fruta como para compor os projetos de paisagismo. Quando plantada em solo adequado e sendo bem cuidada, pode gerar frutos por até 30 anos. 

Em terras brasileiras os coqueiros anões verdes mais comuns são:

1 – Verde do Brasil

2 – Verde da Malásia 

3 – Verde de Jequi

O coco como fruta faz muito sucesso entre os brasileiros, sobretudo as regiões litorâneas e de muito calor. A água e sua polpa são muito consumidas, mas há diversas maneiras de usufruir e produzir alimentos e até utensílios.

Coqueiro anão 4

Se você quer saber mais sobre o coqueiro anão, como plantá-lo, cultivá-lo e demais  características, fique nesse artigo conosco! Vamos falar tudo sobre essa planta que tem a cara do Brasil. 

Características do coqueiro anão

É uma planta muito popular no Brasil, principalmente na região litorânea do nordeste. Ela se reproduz por autofecundação e pode atingir entre 10 e 12 metros de altura.

Uma das suas principais características é a precocidade, com florescimento em média entre 2 e 3 anos desde o plantio. A planta consegue produzir uma grande quantidade de frutos, cuja principal utilização é a produção de água de coco.

Coqueiro anão 1

Os coqueiros anões, em comparação com outras árvores que frutificam cocos, como os gigantes, por exemplo, podem ser mais sensíveis ao ataque de pragas, e são mais exigentes em relação ao clima e ao solo.

A saber, devem ser plantados em temperaturas médias de 27 graus Celsius. Vale dizer que não pode ser um local que incorra em menos que 15 graus Celsius, pois isso pode gerar má formação.

Os principais frutos do coqueiro anão são:

1 – Coco verde

2 – Coco amarelo

3 – Coco vermelho

Coqueiro anão 3

Selecionamos as principais características do coqueiro anão para que você o conheça mais detalhadamente. Veja só:

  • Altura entre 10 e 12 metros
  • A planta pode gerar frutos entre 30 e 40 anos
  • Precocidade pois a planta gera fruto entre 2 e 3 anos
  • Alto rendimento de 120 a 150 frutos por ano
  • Planta exigente pois necessita de solo e clima característicos 
  • Maior utilização é para produção de água de coco
  • Possui crescimento lento
  • O fruto é pequeno comparado a outros tipos de coco
  • O formato do fruto é arredondado nas cores verde, amarela e vermelha. 

Coqueiro anão 2

Como cuidar e cultivar? # dicas

Alguns cuidados devem ser tomados com a planta para evitar o risco de pragas e doenças que podem comprometê-la como um todo.

O principal cuidado que se deve ter é a irrigação correta, pois o coqueiro é muito exigente em relação à água. A quantidade vai depender do período chuvoso ou seco.

Paisagismo com coqueiro e a sensação de estar perto da natureza

Tais coqueiros são muito usados para compor o paisagismo de orlas

Como nos períodos chuvosos a irrigação é feita praticamente naturalmente, nos períodos secos é ideal que o coqueiro receba entre 20 e 40 litros de água por dia.

Mas fique atento, é uma planta que adora água, mas não a ponto de ficar em solos encharcados. É preciso criar um bom sistema de drenagem para dias de muita chuva e simplesmente tomar cuidado para não exagerar nas regas.

Vista do coqueiro anão de baixo

Vista do coqueiro anão de baixo

Como falamos anteriormente, para o melhor desenvolvimento desse coqueiro é ideal estar em uma área com temperatura entre 25 e 30 graus Celsius.

Para um bom desenvolvimento, o solo do plantio deve ser fértil e pelo menos uma vez por ano é necessário fazer uma adubação nova. Isso também vai ajudar no florescimento da planta.

Diversos coqueiros plantados

Diversos coqueiros plantados em chácara

Segundo especialistas no assunto, o solo que for escolhido para o cultivo do coqueiro deve ser rico principalmente em potássio, elemento fundamental para o desenvolvimento saudável da planta.

Durante a colheita, é essencial fazer uma limpeza nos cachos, acabando com as ráquilas (rabicho do coco) para que não tenha impactos durante o transporte, podendo afetar a aparência do fruto, dificultando o comércio.

Coqueiro anão com frutos amarelos

Veja o coqueiro anão com frutos amarelos

Para o paisagismo com esse tipo de coqueiro, o maior cuidado deve ser a manutenção do solo e a irrigação constante. É uma planta que dá um toque especial à decoração do ambiente, trazendo um toque tropical e brasileiro ao local.

Fotos de paisagismo com coqueiro anão

Logo após você conferir as principais particularidades do coqueiro anão, o que acha de vislumbrar mais modelos dessa planta praiana e cheia de frescor?

Lembrando que ela pode ser cultivada em residências, em suas fachadas, nos jardins, de preferência onde tenha bastante espaço. Também dá para investir nela no paisagismo de restaurantes ao ar livre, em casas de praia ou de campo, chácaras, sítios, etc.

Prefeituras, inclusive, podem investir nelas para aumentar os exemplares verdes de suas cidades, ficando ótimos em canteiros centrais de avenidas, calçadas amplas, orlas, etc.

Se você está pensando em apostar no coqueiro anão no paisagismo da sua propriedade, separamos algumas fotos que podem inspirar você. Conheça a seguir!

Coqueiro anão com muitos frutos

Coqueiro anão com muitos frutos

Coqueiro anão no paisagismo do gramado

Nesse jardim, o coqueiro foi colocado como um protagonista!

Coqueiro anão são um toque de proximidade da natureza

Coqueiro anão são um toque de proximidade da natureza

Jardim com coqueiro anão

Jardim com coqueiro anão

Paisagismo com coqueiro anão na praia

Coqueiro anão em local privilegiado na beira da praia

Paisagismo com coqueiro anão

Paisagismo com coqueiro anão

Vista de baixo do coqueiro

Vista de baixo do coqueiro


E então, gostou de conhecer sobre o coqueiro anão? Esperamos que sim! 

Aproveite para ler também outros artigos relacionados a paisagismo:

Coqueiro de jardim – 45 fotos inspiradoras e principais cuidados!

Árvores para Calçadas: 20 melhores + dicas de plantio e paisagismo!

Rosa do Deserto – Como Cuidar? + 60 Fotos Desta Planta Magnífica!

Volte mais vezes para conferir novidades sobre casa e construção 🙂

Você pode gostar...