Vaso de Caixa de Leite – 24 Modelos Lindos, Moldes & Como Fazer!

Você já deve ter visto em vários lugares, mas certamente não sabia de qual material era feito. E se sabia, com certeza ficou surpresa com o resultado. A verdade é que é possível fazer coisas incríveis com materiais recicláveis e o vaso de caixa de leite é mais uma prova disso. A seguir, você vai conferir vários modelos diferentes, além de ter um passo a passo super simples e moldes para usar já!

Fotos e Modelos de Vaso de Caixa de Leite

É realmente impressionante o que você pode fazer com algumas caixas de leite. Basta ter o molde ideal para fazer uma peça incrível! Mas calma, ainda não chegou a hora do passo a passo. Primeiro, vamos te mostrar alguns exemplos, para que você tenha uma ideia da diversidade de vasos de caixas de leite que podem ser feitos!

Com Massa Corrida

Vamos começar por um dos estilos mais comuns, o vaso de caixa de leite com massa corrida. Uma das principais vantagens em utilizar esse produto para finalizar sua peça é que ele dá uma firmeza extra a toda a composição. Além disso, você pode fazer uma textura bacana com ela.

Caixas de leite penduradas em muro com plantas.

Com relação aos formatos, é claro que você pode usar o padrão das caixinhas para fazer seus vasos. Mas se você quiser inovar e ter um objeto que não lembre em nada a matéria prima, também pode utilizar moldes e fazer peças de outros formatos.

Vaso de caixa de leite com massa corrida, pintura e laço azul.

Para finalizar seu vaso, que tal algumas pinturas e um laço da mesma cor?

Com Tecido

Outra forma de estilizar seu vaso de caixa de leite é utilizando tecidos. E vale qualquer um! Pode ser quadriculado, com bolinhas, florido ou com qualquer outra estampa que você preferir!

Vaso de caixa de leite com flores brancas.

Esse modelo não é super chique?

Caixa de leite revestida com tecido quadriculado.

Vaso com tecido branco e plantas.

Vaso revestido com tecido preto de bolinhas brancas.

Vaso de caixa de leite com tecidos branco e preto.

E que tal um fuxico para decorar seu vaso?

Com Tinta

Uma das finalizações que podem parecer mais obvias é a com tinta! Ela fica ótima para qualquer modelo de vaso e você ainda pode usar ela para criar personagens, como os vasinhos de animais abaixo. Basta fazer duas orelhas e pintar o rosto do animal que você quer reproduzir no seu vaso.

Montagem com vasos marrons com desenho de porquinho.

Uma dica importante para reforçar seu vaso, principalmente se você não for usar a massa corrida, é passar algumas camadas de jornal com cola branca nele.

Três vasos, um rosa, um lilás e um branco, com desenhos de gato.

Montagem com três tipos diferentes de vasos de caixa de leite com pintura.

Com Filtro de Café

Outro material que pode ser utilizado para cobrir as caixas de leite são os filtro de café. E quando seu vaso estiver pronto, você pode pintar por cima deles ou aproveitar a própria cor e textura dos filtros, como na imagem abaixo.

Vaso com filtro de café.
Vaso verde claro e escuro.

Cinco vasos de caixa de leite com cores diferentes.

Sem Revestimento

É claro que se você preferir, sempre vai poder utilizar suas caixinhas sem nenhum tipo de revestimento. Ainda mais se você tiver várias mudas e estiver sem tempo para personalizar um vaso para cada uma!

Mudas de plantas em caixas de leite.

Duas caixas de leite com mudas dentro.

Caixas de leite com terra dentro.

Outros Modelos

Além da massa corrida, do tecido, da tinta e do filtro de café, existem outras formas de finalizar e enfeitar seu vaso de caixa de leite. Você pode por exemplo utilizar uma tinta ou um papel cartão para revestir a peça e depois finalizá-la com uma esteirinha de madeira, como na imagem abaixo.

Caixas de leite com pintura rosa e enfeite marrom.

Caixinhas com tecidos azuis e corrente.

Que tal incluir correntes de miçangas nos seus vasos?

Vaso azul claro com laço e bolinhas coloridas.

Caixinha de leite branca com listras desenhadas.

Outra ideia bacana é se entregar ao seu lado artista, pintar seu vaso de branco e finalizar com algum desenho seu em caneta permanente. Ou então, que tal fazer um trançado em suas peças?

Vasos azuis e verdes com textura trançada.

Além disso, você pode aproveitar suas caixas de leite como molde para fazer um vaso de cimento. Para isso, você deve seguir o seguinte passo a passo:

  1. Misture a massa.
  2. Coloque um pouco de massa na caixa de leite maior.
  3. Depois, coloque a caixa menor dentro dela.
  4. Use uma fita crepe ou durex para prender as duas caixas, deixando um vão entre elas.
  5. Despeje mais massa no vão entre as caixas.
  6. Deixe secar e retire as caixinhas.
  7. Depois é só lixar, caso seja necessário!

Montagem ensinando a fazer vaso de cimento com caixas de leite..

Como Fazer Vaso de Caixa de Leite: Passo a Passo

Agora chegou a hora que você estava esperando: o passo a passo! Você já viu que existem vários modelos de vaso de caixa de leite, mas a base da maioria deles é praticamente a mesma! Por isso, para fazer um vaso utilizando moldes, você vai precisar de:

  • 4 Caixas de leite (o tamanho da caixa vai depender do tamanho que você quer para o seu vaso);
  • Tesoura;
  • Caneta;
  • Durex;
  • Molde da sua escolha.

Antes de mais nada, abra o topo da caixa e lave o interior dela. Depois, corte por cima da marquinha de união do papelão, conforme a montagem abaixo. Quando sua caixa de leite se parecer com uma placa de papelão retangular, utilize um molde para fazer o desenho do vaso e recorte. Repita o processo com outras três caixinhas. Quando as quatro partes estiverem prontas, junte a parte de baixo de todas elas com um durex, para formar o fundo do vaso. Passe um pouco de durex por fora para fixar ainda mais seu vaso e cole os lados.

Montagem com tutorial para fazer um vaso de caixa de leite.

Para ver o DIY completo, clique aqui.

Quando a base do seu vaso estiver pronto, você deve escolher qual forma de finalização vai utilizar. E é claro que você já tem uma noção de qual gosta mais. Afinal, pode utilizar a massa corrida, tecido, papel crepom, filtro de café, entre outros. E para complementar, você ainda pode usar glitter, fitas, laços e muito mais!

Moldes para Imprimir Grátis

Agora que você já sabe como fazer um vaso de caixa de leite, vai precisar dos moldes. E acredite, existem vários! A seguir estão alguns para você usar agora e colocar a mão na massa! Eles foram criados pelo portal Flinki Artes, mas também podem ser encontrados no blog Tricotando e Criando.Molde para vaso de caixa de leite. Molde para vaso de caixa de leite. Molde para vaso de caixa de leite. Molde para vaso de caixa de leite. Molde para vaso de caixa de leite. Molde para vaso de caixa de leite.

Com todas essas dicas, você já deve achar super simples criar seu próprio vaso de caixa de leite, não é mesmo? E se você gosta de artesanatos e de materiais recicláveis, que tal dar uma olhada nos nossos textos sobre caixa de ovo, lata de cerveja e caixa de sapato? Gostou do nosso post, tem alguma dúvida ou sugestão? Então conte para nós nos comentários!

Você pode gostar...