Como Plantar Quiabo? – Cultivo no Solo, Vaso e Garrafa PET

Como plantar quiabo passo a passo? Você sabia que pode cultivar no solo, em vasos e até em garrafa PET? Esse vegetal é muito comum no Brasil e fica ótimo em várias receitas.

Além disso, o quiabo possui muitos benefícios essenciais para a saúde. A planta tem uma linda flor e rende diversos frutos, prontos para serem consumidos orgânicos.

Para saber tudo, confira nosso post e aprenda como plantar quiabo.

quiabo

Benefícios do quiabo

Segundo especialistas, o quiabo é um fruto do quiabeiro, planta da família Malvaceae. A origem é africana, mas se adaptou muito bem ao clima brasileiro.

O quiabo é conhecido pela cor verde clara, além dos pequenos pelos no fruto em forma de cápsula. Dentro, há uma série de sementes em cor branca, que ficam duras quando está maduro. Há também uma famosa gosma bem viscosa, rica em vitaminas e nutrientes.

A planta do quiabo tem porte de pequeno a médio. A flor é linda e as folhas bem vistosas. Além disso, o quiabo é largamente consumido na culinária, sobretudo cozido em refogados e com carnes. Tem um gosto levemente doce e combina com muitos insumos.

como plantar quiabo

Embora não seja apreciado por algumas pessoas, o quiabo possui uma série de benefícios.

Fonte de água e fibras

O quiabo é um legume rico em fibras. Esses nutrientes ajudam a dar sensação de saciedade e contribuem para o emagrecimento. Além disso, também tem muita água. Para se ter ideia, 100 gramas de quiabo cozido tem cerca de 20 calorias. Uma boa opção para quem deseja manter a dieta em dia.

Previne problemas do coração

As fibras do quiabo contribuem para diminuição do colesterol ruim, previnindo problemas cardíacos. Do mesmo modo, possui boas quantidades de potássio.

Esse mineral é essencial para a saúde do sistema cardiovascular. Controla a pressão arterial e diminui a formação de coágulos no sangue. Uma opção perfeita para consumir com frequência.

Controla a glicemia

Os nutrientes e as fibras presentes no quiabo ajudam no controle da glicemia, diminuindo os níveis de açúcar no sangue. Assim, a glicose não contribui para uma série de doenças, como o diabetes.

Quem é diabético pode consumir quiabo com várias receitas. É uma ótima opção para diversificar a alimentação e deixá-la mais balanceada.

Ajuda a emagrecer

Conforme salientamos, o quiabo tem baixo índice calórico. São cerca de 20 calorias para 100 gramas do legume cozido. Portanto, pode comer sem medo, já que não vai prejudicar a sua dieta.

Além disso, contribui para o emagrecimento. As fibras geram saciedade. Junto a outros alimentos complementares, ajuda no funcionamento do intestino e faz você comer menos.

quiabo o que e

Vitamina para os ossos

Segundo especialistas, a vitamina K presente no legume ajuda a fortalecer a saúde dos ossos. Já os minerais (como cálcio, potássio, fósforo e ferro) previnem fraturas e melhora a formação óssea e dentária.

Ótimo para a imunidade 

Ao aprender como plantar quiabo, saiba que é um ótimo ingrediente para a imunidade. A vitamina C presente no alimento é ótima para o sistema imunológico. Basta consumir 100 gramas com frequência.

Saúde da visão

Os olhos também podem se beneficiar com o consumo de quiabo. Graças à vitamina A, que fortalece a saúde da visão, protege a córnea e previne problemas oculares.

Rico em ácido fólico

O ácido fólico está presente no quiabo. Trata-se de uma vitamina do complexo B muito importante para as células. É essencial para as grávidas, pois auxilia na formação do feto. Sendo assim, as gestantes devem comer quiabo com frequência.

O quiabo pode ser consumido cozido, assado ou grelhado. Combina bem com diversos tipos de carne, com camarão e em saladas, junto com tomate ou berinjela.

Não gosta da famosa baba do quiabo? Então, não corte, consuma as bagas em seu tamanho normal. Outra dica é mergulhar em suco de limão antes de cozinhar. Escolha sempre um quiabo verdinho, é a melhor versão para o preparo.

quiabo como plantar passo a passo

Como plantar quiabo? – Passo a passo

Como plantar quiabo passo a passo? Preparamos o melhor tutorial para ter esse legume em casa sempre fresquinho. 

Plantando no solo

O plantio do quiabo no solo é a prática mais tradicional, principalmente em uma horta. A melhor época para plantar é entre janeiro e maio. A temperatura ideal é entre 20ºC.

O pH do solo deve estar entre 6 e 7, em local que tenha boa incidência de sol. Além disso, o solo deve ser úmido, com irrigação diária dependendo do clima.

Você pode adquirir as sementes em lojas de agropecuária ou tirar diretamente do quiabo maduro. No segundo caso, mantenha em água por um dia para favorecer a germinação.

Uma dica é plantar em sementeiras. Assim que as mudas estiverem prontas (com cerca de 15 cm de altura), transplante para um canteiro ou para covas.

O solo deve ser bem fértil para que as plantas cresçam saudáveis. Com o tempo, vale fazer pequenas podas no quiabeiro, deixando apenas os brotos mais fortes.

quiabo como plantar

A adubação também é importante. Em cerca de dois meses, os quiabos estão prontos para serem colhidos. Colha sempre quando estiverem verdes, com cerca de 10 centímetros. Nunca deixe passar do ponto, pois fica fibroso e duro, impossível de consumir.

Se for plantar diretamente no solo, coloque de três a quatro sementes em uma cova. A irrigação deve ser frequente, mas não deixe a terra encharcada.

O quiabo não gosta de muito frio. Fique atento também às pragas na horta, como insetos e ervas daninhas. Se necessário, use produtos para eliminar e evite prejuízos na sua plantação.

planta quiabo

Plantando em vasos

Como plantar quiabo em vasos? Se você não tem um quintal grande para fazer uma horta, pode cultivar esse legume em pequenos compartimentos.

Do mesmo modo, é uma opção para quem vive na área urbana e em apartamentos. Basta adquirir um vaso grande para plantar uma muda de quiabo.

Depois disso, indicamos usar terra de boa qualidade para a germinação das sementes. Vale também usar uma sementeira e depois transplantar a muda diretamente no vaso.

como plantar quiabo em vaso

Mantenha sempre em um local que bata sol e faça a irrigação frequente. Fortifique a terra e faça pequenas podas para que seu quiabeiro cresça saudável e dê muitos frutos. Para deixá-lo reto, considere fincar um bambu na terra para amarrar a planta.

Com o tempo, você terá quiabos fresquinhos e orgânicos, prontos para uma série de receitas. Assim, pode aproveitar todos os benefícios desse vegetal.

quiabo em vasos

Plantando em garrafa PET

Outra alternativa interessante é como plantar quiabo em garrafa PET. O quiabeiro é uma planta que se desenvolve de forma ereta, por isso é adaptável a esse pequeno compartimento também.

Primeiramente, corte a garrafa e use a parte inferior. Você pode usar várias para cultivar quantas mudas quiser. O plantio pode ser por sementes ou por mudas.

As recomendações são as mesmas para os vasos. Entretanto, coloque apenas uma muda em cada garrafa PET. Mantenha o solo úmido e em local que bata sol, principalmente pela manhã.

Em cerca de dois meses, o quiabeiro já terá belos frutos para você colher. Além dessa opção, você pode cultivar outras plantas também, seja em um quintal pequeno, na sacada do seu apartamento, etc.

pe de quiabo


Agora que você já sabe como plantar quiabo passo a passo, coloque as dicas em prática. Monte a sua horta e aproveite o melhor dos vegetais, fresquinhos e orgânicos direto do seu quintal.

Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...