Micropigmentação Labial – Cores, Antes e Depois e Tudo Sobre!

Já ouviu falar em micropigmentação labial? A técnica tem sido uma tendência nos salões e clínicas de estética e vem ganhando cada vez mais adeptas, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto.

E se você tem dúvidas sobre micropigmentação labial, no post respondemos tudo o que você precisa saber sobre a técnica e ainda reunimos inspirações de antes e depois do procedimento.

micropigmentacao labial

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é micropigmentação labial?

A micropigmentação labial é uma técnica feita através de um aparelhinho com microagulhas, denominado de demógrafo.

Através do dermógrafo são inseridos pigmentos nos lábios na camada superficial da pele, como uma tatuagem, mas com o diferencial do pigmento ficar apenas na camada superficial, por isso não é um procedimento definitivo.

O procedimento tem como intuito melhorar o contorno dos lábios, deixando o desenho mais definido e até mesmo adicionando um pouco de cor na boca, podendo ser um substituto prático para o uso de batom no dia a dia.

A técnica também é bastante utilizada para corrigir assimetrias, cicatrizes e imperfeições nos lábios.

o que e micropigmentacao labial

A técnica realça os lábios

Quanto tempo dura a micropigmentação labial?

A micropigmentação dos lábios é um procedimento não definitivo, mas de duração prolongada, que pode se estender de 1 a 2 anos, variando de pessoa para pessoa.

Ao longo do tempo a cor dos lábios vai suavizando, e o efeito pode ser retocado para realçar a boca novamente.

Como é a cicatrização?

O processo de cicatrização dos lábios costuma ser bastante simples, e cerca de 2 dias após o procedimento é comum que os lábios comecem a soltar algumas casquinhas e isso pode se estender durante a primeira semana.

As casquinhas que formam nos lábios não devem ser removidas, já que isso faz parte do processo de cicatrização.

A cicatrização simples exige alguns cuidados que vamos tratar um pouquinho mais a frente nesse post, mas o uso de hidratante labial com filtro solar é um dos cuidados para garantir uma boa cicatrização e bons resultados.

Micropigmentação labial dói?

Uma dúvida bem comum de quem pretende realizar o procedimento é em relação a dor, e apesar dos lábios serem sensíveis, a dor do procedimento é de leve a moderada, trazendo um pouco de incômodo, mas sem ser uma dor muito intensa.

Apesar da sensibilidade variar de pessoa para pessoa, o processo não costuma ser extremamente doloroso pois é comum o uso de um anestésico tópico pré procedimento, deixando o efeito menos doloroso durante a micropigmentação.

dor micropigmentacao labial

Quais os cuidados necessários?

Pré procedimento

Os cuidados com os lábios também devem ser mantidos previamente, garantindo que os lábios estejam bem cuidados para alcançar um resultado melhor após o procedimento.

Entre os cuidados necessários antes do procedimento estão a necessidade de manter os lábios bem hidratados, evitando que fiquem com aspecto ressecado ou rachado, o que pode interferir no processo de pigmentação e fixação da cor.

Pós procedimento

Após o procedimento, é essencial ter alguns cuidados específicos para garantir a boa cicatrização dos lábios e resultados melhores para o procedimento.

  • Na primeira semana os lábios começam a cicatrizar e é comum a formação de casquinhas, que não devem ser removidas.
  • Durante a primeira semana também não é recomendado o uso de batons.
  • Nos primeiros dias após o procedimento os lábios devem ser limpos e higienizados frequentemente, evitando infecções durante a cicatrização.
  • Após os primeiros dias é recomendado o uso de hidratante labial com filtro solar para a proteção dos lábios.
  • Os beijos não são recomendados durante a primeira semana enquanto os lábios ainda estão em processo de cicatrização.

Para quem é indicada a micropigmentação labial?

A micropigmentação dos lábios é indicada para pessoas que desejam adicionar cor aos lábios, lembrando o efeito de batom; para quem quer disfarçar cicatrizes, queimaduras e sinais de envelhecimento; para quem busca simetria e contorno mais definido para os lábios; e para interessados em dar aspecto mais grosso e volumoso para a boca.

indicacao de micropigmentacao labial

Quais os riscos e contraindicações?

Para evitar riscos é essencial que a técnica seja realizada por um profissional responsável, que utilize pigmentações hipoalergênicas, e que siga as normas de higiene para os instrumentos, que devem ser esterializados.

Apesar de ser um procedimento simples, há contraindicações para a micropigmentação dos lábios, e as restrições são para:

  • pessoas com diagnóstico de diabetes;
  • pacientes em tratamento de câncer;
  • pessoas que fazem uso de anticoagulantes;
  • pessoas com lesões nos lábios ou herpes;
  • pacientes com infecções bacterianas;
  • grávidas e lactantes;
  • pessoas com histórico de cicatrizes ou tendência a desenvolvimento de quelóides;
  • pessoas que fazem uso de marcapasso.

Quanto custa em média? #preço

O preço da micropigmentação labial pode variar de acordo com a região do país e de profissional para profissional.

Em média, o preço para esse tipo de procedimento fica em torno de R$ 600 a R$ 1800.

Para garantir que o resultado seja satisfatório, não leve em conta apenas o preço, mas também a escolha de um profissional qualificado e com experiência.

Como é o procedimento para lábios mais escuros?

A técnica de micropigmentação labial também pode ser utilizada para neutralizar lábios mais escuros e que puxam para tons de marrom ou roxo, suavizando a cor mais escura dos lábios e trazendo um tom mais vivo para a boca.

Para a realização desse tipo de procedimento de neutralização, é ideal que o profissional analise a cor natural dos lábios escolhendo a cor de pigmento adequada para fazer a neutralização.

Entre as famosas que já recorreram ao procedimento para suavizar os lábios escuros está cantora Simone, que tinha os lábios naturais com um tom mais puxado para o marrom, e apostou no procedimento para dar cor mais uniforme para a boca e com efeito rosado e natural.

resultado de micropigmentacao em labios escuros

A cantora Simone recorreu à técnica para suavizar os lábios mais escuros

Pode usar batom normalmente?

O resultado da micropigmentação garante um efeito bem próximo ao de batom, mas você pode optar por mudar um pouco a cor dos lábios em algumas situações, no entanto, o uso de batom não é recomendado na primeira semana pós procedimento.

Essa primeira semana é o tempo correspondente à cicatrização dos lábios, e nesse tempo é preciso tomar alguns cuidados extras, como evitar o uso de batom.

Após a cicatrização dos lábios, o uso de batom está liberado e você pode recorrer a esse item da maquiagem para mudar o visual do dia a dia.

Quanto tempo é recomendado esperar para beijar?

A técnica para adicionar pigmento nos lábios é feita através de um demógrafo, adicionando cor na camada superficial da pele.

Desse modo, o processo deixa os lábios mais sensíveis nos primeiros dias pós procedimento, por isso é indicado não beijar após a realização da micropigmentação na boca.

O ideal é ficar sem beijos durante o processo de cicatrização que leva em média 7 dias.

Então, se você está planejando recorrer ao procedimento é importante se programar para ficar alguns dias sem beijar, garantindo a cicatrização total após o procedimento e a garantia de resultados melhores.

Micropigmentação X Revitalização labial

Uma dúvida bastante comum é em relação a micropigmentação e revitalização dos lábios, e apesar de ambas serem técnicas que adicionam pigmento aos lábios, a diferença está no resultado.

Para entender melhor sobre cada uma das técnicas e a diferença entre elas, vamos a uma breve explicação sobre os procedimentos.

  • Micropigmentação dos lábios: a micropigmentação na boca é feita com um demógrafo e o pigmento é adicionado em várias camadas, fazendo contorno nos lábios e deixando o efeito mais marcado, garantindo um resultado que lembra o de batom.
  • Revitalização labial: a técnica está dentro da micropigmentação e também é feita com um dermógrafo, mas se difere em relação ao resultado. Nesse procedimento, a pigmentação é adicionada aos lábios sem ter um contorno bem definido e com uma camada menor de pigmento, garantindo um resultado mais natural, com lábios menos marcados e efeito de lip tint, trazendo um ar de “boca saudável”.
diferenca entre micropigmentacao e revitalizacao labial

A diferença dos procedimentos está no resultado

Cores de micropigmentação labial

A micropigmentação dos lábios é uma técnica feita com pigmentos para dar cor aos lábios, e há uma variação de tons que podem ir desde opções mais naturais até tons mais vibrantes.

Dessa maneira, a cor que será pigmentada vai depender de uma análise prévia e conversa com a cliente, entendendo o melhor tom de pigmento, levando em conta um efeito melhor e durabilidade da cor nos lábios.

As cores de micropigmentação labial mais comuns são variações como vermelho vivo, vermelho vivo intenso, laranja intenso, rosé natural, e rosa marcante.

Logo após a micropigmentação é comum que os lábios fiquem com uma cor mais intensa, mas com o passar dos dias o pigmento tende a clarear, e a cor pode suavizar em até 30% após o processo de cicatrização, deixando o tom bem menos intenso nos lábios.

cor de pigmento para labios

Os lábios ganharam um tom mais vivo pós procedimento

micropigmentacao labial com cor natural

O resultado traz a boca com tom mais natural

micropigmentacao labial em tom de vermelho

O vermelho mais intenso foi a cor escolhida para o procedimento

cores de pigmento para micropigmentacao dos labios cores de micropigmentacao nos labios

Fotos de micropigmentação labial antes e depois

boca com micropigmentacao

Um antes e depois que mostra o efeito da micropigmentação nos lábios é este resultado que apostou na técnica para inserir um tom pigmento puxando para o coral.

A pigmentação dos lábios trouxe o efeito de batom e realçou a boca garantindo um efeito de contorno mais definido aos lábios.

 

antes e depois de micropigmentacao de labios em famosa

O procedimento de micropigmentação da boca também é uma técnica comum entre as celebridades, e quem já recorreu à micropigmentação labial famosas é Bárbara Evans.

O antes e depois de Bárbara Evans mostra que o procedimento adicionou pigmento na boca, com efeito de batom e contorno bem definido, realçando os lábios e dando a impressão de boca mais carnuda.

 

antes e depois de micropigmentacao labial em homem

O cantor Eduardo Costa já recorreu ao procedimento para valorizar a boca

E engana-se quem acha que o procedimento é uma técnica recorrente apenas entre as mulheres, e um exemplo disso é o cantor Eduardo Costa, que também já apostou na técnica para realçar os lábios.

O antes e depois micropigmentação labial masculina, que os lábios do cantor ganharam pigmento com efeito mais natural, deixando os lábios em cor mais uniforme e valorizando a boca.

 

antes e depois de micropigmentacao em labios finos

O resultado valoriza os lábios mais finos

foto antes e depois de micropigmentacao boca

A boca ganhou tom mais avermelhado

29 resultado de micropigmentacao nos labios

antes e depois de micropigmentacao labial em labios grossos

O processo valorizou os lábios!

antes e depois de micropigmentacao labial com cor suave

antes e depois de micropigmentacao labial em pele madura

O tom avermelhado foi a escolha de pigmento para o procedimento

antes e depois de labios com pigmento

micropigmentacao labial em tom de rosa

A boca ganhou mais destaque pós procedimento

micropigmentacao labial em rose natural

O resultado tem efeito mais natural

cor de micropigmentacao para labios mais escuros

A técnica neutralizou os lábios mais escuros

resultado de micropigmentacao antes e depois

resultado de boca com micropigmentacao

O resultado dá a impressão de boca carnuda

antes e depois de micropigmentacao labial em rosa claro

A cor do pigmento é mais suave e com resultado natural

antes e depois de labios micropigmentados

O pigmento deixou o contorno dos lábios mais definido

antes e depois de micropigmentacao na boca

resultado de micropigmentacao nos labios

O procedimento valorizou os lábios mais pálidos

 

Você já conhecia esse tipo de procedimento? Comente, aqui nos comentários, o que você acha dos resultados e se já pensou em fazer esse tipo de pigmentação para realçar a boca.

Você pode gostar...