Cadeira Provençal – 20 Modelos Cheios de Charme para Se Inspirar!
A riqueza do provençal enaltece qualquer acessório e acrescenta estilo e diferencial a um ambiente. A cadeira provençal pode ser um desses itens a fazer toda a diferença em um espaço. Pode ser a peça que faltava para seu cômodo ganhar a nota 10 a decoração.
Fotos e Modelos de Cadeira Provençal
A principal característica do estilo provençal é o acabamento rico em detalhes. Em objetos pontuais como cadeira provençal pode fazer toda a diferença. São objetos pontuais com a função de serem destacados, acrescentar requinte ao ambiente mesmo sem grandes mudanças. Uma simples cadeira provençal pode fazer a diferença.
Os fãs da decoração defendem o estilo por diversos motivos. Um deles é ser o oposto do cultuado atualmente. Enquanto os arquitetos modernos querem móveis lisos, quadrados e uma decoração clean, o provençal presa por detalhes e objetos em todo o ambiente para fazer toda a diferença.
O romantismo é um fator marcante em projetos com este estilo. E apesar de não haver sexismo no provençal, é comum alguns homens terem receio de optar por móveis com tanto refino em moradias para solteiros ou quartos masculinos. Balela porque pode ficar bem interessante, ok?
A melhor forma de começar com uma decoração provençal sem dominar o estilo é com pequenos objetos. Comece com espelhos, porta retratos e depois vá adiante ousando cada vez mais. Uma cadeira provençal é um grande passo e sem chamar muito a atenção. Como usar? Com algumas dicas e truques a seguir.
Branca
Os móveis brancos não são os mais clássicos do estilo provençal na França e em outros países mas não por aqui. O branco é a cor preferida para cadeira provençal, decoração de quarto de bebê e festinhas de aniversário com o mesmo estilo. Adoramos o branco em móveis com requinte e de fato combina bastante.
A cadeira provençal branca combina com projetos sóbrios. Os tons pastéis e amenos são os ideias, tendo os móveis a mesma riqueza de detalhes ou não. É um objeto muito usado em quartos de bebês.
Sendo um conjunto não será um problema acrescentar a sua cadeira provençal. Sendo um objeto a parte pense como um complemento dos demais móveis, com o mesmo tipo de corte e desenho e na mesma cor. Ou seja: uma cadeira provençal branca ao lado de uma mesinha branca, por exemplo.
O modernismo sempre pode andar ao lado do provençal. Os móveis podem seguir o requinte clássico do detalhismo e você inovar em uma estampa de acento, por exemplo. Ou uma cor extravagante ou ainda um encosto colorido. Para ter o ambiente perfeito nem sempre é bacana seguir as normas.
Infantil
Em quarto de criança a indicação é tudo o usado ser funcional. Uma cadeira provençal deve ser pensava nas brincadeiras como chá da tarde, para os pequenos estudarem ou apenas desenharem em sua mesa. Pode ser um conjunto ou uma unidade desde que de fato tenham uma função. Porque se não puderem ser usadas elas serão de toda forma, aumentando as chances de acidente.
O legal do cadeira provençal infantil é lembrar que tudo rico em detalhes e delicado combina com decoração infantil. A cor branca é a mais usada e combina com quarto de menino ou menina.
A cadeirinha de balanço para criança é divertida, funcional e deixa o quarto com um toque vintage. O estofado deve ter uma estampa suave para combinar com a delicadeza da peça.
De ferro
Uma das características dos móveis provençais é a forma como as curvas sinuosas e arredondadas geram contornos marcantes. A decoração então fica delicada e com um toque acolhedor. Há quem relembre de móveis vintage mas nem toda cadeira provençal é vintage, ok? Muitas lojas são especializadas na criação de itens neste estilo novos.
Uma opção para quem aderiu à ideia é uma cadeira provençal de ferro. Ela é detalhada o suficiente para chamar a atenção em qualquer ambiente por sua riqueza de curvas nas costas e acento. É muito usada em ambientes externos como quinta e jardim.
Colorida
Quando entrou na era pós moderna a cadeira provençal se tornou muito mais vibrante e uso de cores é uma opção jovial. Os modelos coloridos já são encontrados facilmente em lojas conceito como a Masotti e Tok&Stok e são feitos pensando em casas modernas e elegantes. Sair um pouco do metalizado e da madeira MDF como já estamos acostumados a aceitar.
A cor forte é uma saída para quem acha a cadeira provençal tradicional apática e ‘sem graça’. É um comentário muito comum para quem observa os modelos brancos ou em madeira crua.
Uma cadeira nova pode ser o que faltava no seu corredor ou escritório com o detalhismo provençal. Mas se for uma peça vintage? Tendo um móvel com essas características é só acrescentar estilo à peça.
Para renovar a sua cadeira provençal é preciso lixar bem e depois pintar com spray ou ajuda de pincel. Espere secar e em seguida aplique verniz (pincel ou spray) e estará com a peça pronta para ser usada em 488 horas.
Você sabe de onde vem a decoração provençal?
O estilo é de muito além de uma cadeira provençal. Começou com o requinte de detalhismos de Luis XV e Maria Antonieta com sua decoração “rocaille”. Os moradores rurais da cidade de Provença não poderia ter tanto glamour em suas residências e acabaram por criar móveis tão detalhados quanto a realiza com madeira barata e funcional. Surgia ai um dos estilos de decorar mais famosos do mundo.