Sofá para apartamento – 50 ideias perfeitas para espaços pequenos!

Escolher um sofá para apartamento, principalmente quando ele é pequeno, é uma tarefa complicada na maioria das vezes.

Há um dilema sobre tudo o que o sofá deve ser e oferecer para que a decoração fique perfeita. Afinal, esse móvel precisa ser funcional, confortável, bonito, combinar com o restante do ambiente, e naturalmente caber no ambiente.

Portanto, são vários quesitos que devem ser revistos antes de comprar um sofá para um apê. Se você está passando por essa fase, pode contar conosco, por que somos quase que especialistas nessa coisa chamada decoração prática e descomplicada 😀

Sofá para apartamento

Mora em apartamento e está difícil escolher um sofá por aí? Confira nosso post!

Já abordamos tanto por aqui a arte de decorar pequenos espaços, gastando pouco ou então prezando pelo dinâmico que fica fácil hoje para dar inúmeras dicas 🙂

Resolvemos elaborar um post completo para falar sobre sofá para apartamento. Trouxemos muitas recomendações de arquitetos e decoradores, além de projetos prontos para você avaliar e se inspirar. Acompanhe agora mesmo com a gente.

Fotos e modelos de sofá para apartamento pequeno

Para morar em apartamento com conforto significa ter que aprender a otimizar espaços. De um cômodo para outro nos deparamos com desafios de guardar tudo o que temos, de decorar como queremos e manter tudo no seu devido lugar.

Na sala, por exemplo, a decoração costuma ser básica. Tendo TV ou não ela conta com, pelo menos um sofá. Raras às vezes que esse item é trocado por poltronas, chaises ou puffs.

Sofá para apartamento

Há muitas opções de sofás para apartamento, mas é ideal combinar com a sua sala

De um modo geral o sofá é o escolhido para ser a peça fundamental das salas de estar ou de televisão. Por ser tão procurado ele é colocado em um patamar bem elevado no que se refere à qualidade e, consequentemente, ao custo.

Sendo assim, quando vamos procurar um sofá para comprar sempre nos deparamos com aquela dificuldade: como encontrar um bom custo x benefício? Afinal, para se ter um sofá bem confortável e durável deve-se desembolsar um bom dinheiro.

É daí que vem aquela brincadeirinha “casar ou comprar um sofá?”. Por que é um verdadeiro investimento – muitas vezes é o móvel mais caro da sala.

Sofá para apartamento

A escolha do sofá é super importante para a decoração do apê!

Com isso, você pode conhecer dicas para acertar em cheio na escolha ou até algumas ideias para tentar economizar dinheiro! O que acha disso? Separamos sugestões para você anotar e seguir para decorar a sala de seu apê com total estilo. Veja!

Tire as medidas

Seja para comprar o primeiro sofá do apartamento ou trocar de modelo, será preciso tirar as medidas da sala. Imagine onde o móvel ficará, a distância ideal para o rack e a TV, bem como para outros móveis.

Pense também no espaço que deve ter para a circulação de pessoas no ambiente, assim como para passar na porta que dá para a varanda, se houver.

Leve as medidas para a loja na hora de pesquisar modelos e preços ou as tenha em mãos se for comprar o móvel pela internet. Assim você tem certeza de que está comprando um sofá que caiba perfeitamente.

Sofá para apartamento

Antes de escolher o sofá, tire as medidas do ambiente!

Escolha um estilo

Quando vamos decorar qualquer ambiente que seja é legal escolher um estilo de decoração. Além de deixar o local mais coerente, segmentado e com personalidade, isso facilita muito na hora de decorar.

Afinal, quando sabemos o estilo que, por exemplo, nossa sala será, vamos direto ao ponto para comprar os móveis, revestimentos, objetos decorativos, etc.

Existem muitos tipos de sofás para escolher e se adaptar a estilos diversos. Conheça algumas ideias de decor para seguir:

  • Moderna
  • Industrial
  • Minimalista
  • Retrô / Vintage
  • Contemporânea
  • Noir
  • Rústica
  • Provençal

Por aqui já falamos sobre esses estilos de decoração! Aproveite esses artigos para se inspirar e entender como cada um é composto.

Sofá para apartamento

Escolha um sofá que se encaixe perfeitamente no estilo de decoração

Defina a paleta de cores

Depois do estilo determinado você deve ter em mente quais cores vão ser as protagonistas do ambiente. Com uma paleta pré-definida dá para saber qual cor de sofá vai ficar melhor.

O sofá pode ter uma cor neutra ou então ter a tonalidade principal que foi escolhida. Você que vai ter esse bom senso de saber como compor o ambiente, considerando a cor de cada móvel, parede, elementos têxteis, etc.

Lembrando que quando falamos em um apê pequeno devemos tentar ao máximo reverter a sensação de “aperto”. É possível fazer isso somente com a escolha das cores certas. Nesse caso, as clarinhas são as mais propícias, como o branco, off white, gelo, creme e bege.

Isso não quer dizer que você não pode decorar sua sala com cores escuras ou vibrantes. Mas se o seu objetivo é expandir visualmente o local, prefira as claras. Caso busque personalidade e até aconchego, as escuras são bastante indicadas. Quanto às bem vivas, você pode obter salas diferentes e alegres.

Leia mais sobre o tema: Cores de Sofá – Tons Modernos e Chamativos na Decoração!

Sofá para apartamento

Se quer um decor ousado, pode investir em estampas!

Reveja seu orçamento

Quanto você tem para gastar no sofá para apartamento? É muito importante ter na ponta do lápis os seus gastos com a reforma / decoração para não fazer compras erradas e que pesem no seu orçamento.

Sofás bons costumam ter um precinho mais salgado, mas isso não é uma regra. Pode ser que você encontre um modelo com um bom custo x benefício ou até uma promoção. Então vale a pena fazer pesquisa para achar preços que caibam no seu bolso.

Para economizar também a alternativa de reformar sofás ou ainda fazer um com materiais reutilizáveis (veja na dica 6).

Sofá com outras funções

Apartamentos pequenos pedem otimização. Então tudo é válido na hora de economizar espaço e poder colocar tudo em ordem.

Para ajudar nisso há sofás que oferecem outras funções além de aconchegar. Há aqueles que são baús, nas quais suas almofadas se levantam e dão espaço a vãos onde você pode guardar cobertores, almofadas, documentos, etc.

Podemos citar ainda os sofás que tem gavetas, geralmente na parte de baixo. Elas funcionam assim como os baús para guardar o que for necessário.

Também há sofás com prateleiras, que servem para colocar livros, CD’s, DVD’s, porta-retratos, entre outros objetos.

Não podemos nos esquecer dos sofás-cama. Eles são eficazes para apartamentos pequenos, pois se tornam camas confortáveis quando for receber hóspedes ou até mesmo fazer uma sessão cinema mais confortável.

sofá cama

Tenha uma ideia de como o sofá-cama se transforma

Considere um sofá DIY

Quem busca economia e preza por uma decoração sustentável pode gostar da ideia de não comprar um sofá, mas sim fazer o seu próprio! Por que não?

A ideia básica é fazer um sofá reutilizando materiais diversos. O mais usado atualmente para essa funcionalidade é o famoso pallet. Ele é perfeito para fazer a base do sofá, podendo ou não ter rodízio.

O pallet pode ser usado em sua cor crua ou então ser customizado com verniz e tinta colorida.

Nesse caso, o estofado pode ser feito de inúmeras maneiras: com colchão, com espuma e revestimento de tecido, etc. O importante é ter um assento macio e aconchegante.

Leia mais sobre o tema: Poltrona de Pallet – Como Fazer & 20 Modelos Incríveis para se inspirar!

Sofá para apartamento

Os pallets atualmente têm sido usados para fazer sofás incríveis

  • Sofá retrátil e reclinável

O queridinho do momento é o sofá retrátil e reclinável. Existe uma infinidade de modelos para você escolher nas lojas físicas ou online.

Eles estão entre os mais usados em apartamentos por ter uma estrutura básica de sofá tradicional, mas quando necessário se torna maior e mais aconchegante ainda.

Puxando o assento para frente você obtém um sofá mais espaçoso, podendo até servir como cama. E o encosto pode ser reclinado, proporcionando conforto redobrado.

Sofá para apartamento

Atualmente os sofás retráteis estão na moda!

  • Sofá sem braço

O sofá sem braço é uma escolha bacana para ambientes com espaço reduzido. Muitas vezes os sofás possuem braços que aumentam bastante a sua estrutura, deixando-o mais robusto e grandalhão.

Quando não se tem os braços é natural que o sofá fique menor física e visualmente, ajudando a compor o espaço. Pode ser uma boa também para os apartamentos que têm saída para a varanda, em que o braço do sofá às vezes prejudica a passagem ou a abertura da porta de correr.

Leia mais sobre o tema: Sofá sem braço – 50 modelos ideais para você economizar espaço!

Sofá para apartamento

O modelo sem braços ajuda a ampliar a passagem

  • Material / tecido

Uma dúvida que muita gente tem é sobre o melhor material para o sofá. Afinal, existem muitas opções disponíveis no mercado, tanto nos sofás novos que estão nas lojas quanto nas tapeçarias, quando é o caso de revestir um sofá usado.

Essa escolha vai depender do estilo decorativo do ambiente e do intuito que se tem com o sofá.

Quando esse sofá vai estar em uma sala de TV ou um cinema em casa, por exemplo, é importantíssimo que ele seja de um tecido macio ao toque e que ofereça conforto térmico – nem gelado no frio nem quente no calor.

Sofá para apartamento

O tecido suede está na moda por ser macio

Já para uma sala de estar, onde o objetivo não é se aconchegar para ver um filme ou série, o tecido pode ser diferente e sem a missão de garantir uma determinada temperatura e nem um toque específico.

Exemplos: couro, animale e linho, que são considerados tecidos frios, mas que deixam qualquer sala cheia de classe.

Mas o tecido que mais está em voga atualmente quando o tema é sofá é o suede. Esse tecido tem a superfície aveludada e bem macia, porém, pode se adaptar em qualquer estação do ano, pois não costuma esquentar muito.

Leia mais sobre o tema: Tecido para sofá – Como escolher? + 6 tipos e modelos diferentes!

  • Número de lugares

Isso sem dúvidas é um dilema na vida de quem procura um sofá para apartamento. De fato, gostaríamos que o sofá acomodasse a família e os amigos todos. Mas como isso não é possível, precisamos pensar em um meio termo.

Escolha um sofá que tenha um tamanho adequado para o espaço disponível, considerando o número máximo de lugares que ele poderá ter.

Ou seja, se a área cabe um sofá de até 4 lugares, não hesite em comprar um realmente de 4. Se cabe um de 3 lugares, não tem por que escolher um de apenas 2. Tente preencher a área com o sofá, pois esse lugarzinho vai fazer falta futuramente.

Sofá para apartamento

O sofá de dois lugares é compacto, perfeito para salas pequenas

Caso seja possível, você pode complementar a quantidade de assentos em sua sala com outras peças. Poltronas, chaises, cadeiras, bancos e puffs cumprem bem esse papel, podendo ser retirados do ambiente se necessário e só colocados ali quando tiver visitantes.

No entanto, não esquente a cabeça se não der para colocar um sofá grandão em sua sala. É muito melhor ter um sofá que se encaixe perfeitamente e quando precisar você dá um jeitinho de acomodar as pessoas nele e de outras formas. O importante é ter uma sala harmoniosa e confortável para os moradores da casa.


Bom, agora que você já conheceu as 10 dicas principais para escolher um belo sofá para apartamento, que tal continuar conferindo muitas ideias de projetos decorados? Selecionamos + de 50 modelos para te inspirar. Veja!

Sofá para apartamento

Cores claras costumam cair bem em qualquer ambiente

Sofá para apartamento

O sofá sem braço é uma opção para ampliar o espaço

Sofá para apartamento

O sofá retrátil garante mais aconchego mesmo em uma sala pequena

Sofá para apartamento

Preste atenção na altura do encosto, sobretudo quando há cozinhas americanas

Sofá para apartamento

Decore com mantas e almofadas para deixa mais aconchegante

Sofá para apartamento

Sofá com estofado capitonê combina com estilo retrô

Sofá para apartamento

Quem recebe muitas visitas pode apostar em um sofá-cama

Sofá para apartamento

O sofá pode participar da paleta de cores

Sofá para apartamento

Dica para quem deseja uma sala minimalista / clean

Sofá para apartamento

Um sofá bege combina muito com salas clássicas

Sofá para apartamento

Há apartamentos que permitem o uso de um sofá em L

Sofá para apartamento

Uma estratégia bacana é usar chaise removível quando necessário

Sofá para apartamento

A base é feita com pallet e o estofado pode ser um colchão!

Sofá para apartamento

Essa peça pode ser usada para dividir ambientes

Sofá para apartamento

A decoração em preto e branco é clássica e muito elegante

Dica de sofá para apartamento

Decore com almofadas coloridas

Dica de sofá para apartamento

Se quer algo básico, busque um sofá em cor neutra

Dica de sofá para apartamento

Que tal então um modelo de sofá funcional?

Dica de sofá para apartamento

O sofá de canto pode dividir ambientes no apartamento também

Dica de sofá para apartamento

Meça o sofá para que não atrapalhe a passagem para a sacada

Dica de sofá para apartamento

Outra ideia de sofá cama para compor salas despojadas

Dica de sofá para apartamento

Esse modelo de sofá retrô também vira uma cama

Dica de sofá para apartamento

O sofá de pallet pode ser pintado da cor que você desejar

Dica de sofá para apartamento

Um sofá com 2 lugares quebra um galho e tanto

Dica de sofá para apartamento

Apartamentos que não têm sacada podem ter o sofá em L maior

Dica de sofá para apartamento

O sofá laranja dá um tchan na sala de estar

Dica de sofá para apartamento

Um puff auxiliar é muito útil em salas de apartamento

Dica de sofá para apartamento

Ideia de como compor a sala com sofá marrom

Dica de sofá para apartamento

Os sofás com revestimento escuro combinados a salas claras ficam lindos

Dica de sofá para apartamento

Outra opção de sofá com baú para apartamento

Dica de sofá para apartamento

Dica de sofá simples para apartamento

Sofá para apartamento

O que acha de por um sofá na varanda de apartamento

Sofá para apartamento

Essa peça pode ajudar a dar um toque de cor

Sofá para apartamento

O sofá baú ajuda a organizar a casa

Sofá para apartamento

Sala com paredes brancas são mais fáceis de decorar

Sofá para apartamento

O sofá cinza estão super em alta hoje em dia

Sofá para apartamento

Veja essa sala super estilosa com sofá branco

Sofá para apartamento

Sala com sofás e poltronas em tom sobre tom

Sofá para apartamento

Dica de sofá com design moderno

Sofá para apartamento

Sofá de canto para apartamento mais espaçoso

Sofá para apartamento

Há ainda os modelos de sofás em U

Sofá para apartamento

Chaise oferece mais aconchego na sala de estar, bem como de TV

Sofá para apartamento

Ideia para pro o sofá em L na parede da janela

Sofá para apartamento

Decoração simples com sofá bege


E então, o que achou de nossas sugestões de sofá para apartamento, dicas e imagens? Esperamos que tenha gostado e possa fazer uma decoração incrível em seu apê 🙂

Aproveite para ler também:

Sofá de luxo – 42 modelos para quem busca charme e elegância!

Sofá simples – 65 modelos minimalistas e baratos para se inspirar!

Sofá confortável – Os 60 modelos mais aconchegantes de todos!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração. Até uma próxima!

Você pode gostar...