Bancos de Jardim: 54 modelos e dicas para escolher
As protagonistas do jardim de nossa casa, claro, são as flores, plantas e arbustos. Porém, existem ornamentos que podemos utilizar para deixar tudo ainda mais lindo. Os bancos de jardim são uma ótima alternativa de deixar o local com carinha de casa de campo, e ainda acomodar você, sua família e amigos quando precisar.
Mas qual o modelo certo de banco para o seu jardim? Existem diversos tipos para escolher, e em vez disso tornar a tarefa mais fácil, pode complicar, pois é cada um mais interessante que o outro.
Dicas
Para conseguir um móvel à altura da área verde existente em sua casa, é preciso levar em conta alguns pontos específicos:
- Se o jardim for coberto, pode ser qualquer modelo de banco, mas se ficar em uma área desprotegida, ele precisa ser bem resistente para suportar as mudanças do clima.
- Você costuma receber bastante gente em casa? Veja a possibilidade de colocar mais de um banco de jardim.
- Combine o banco escolhido com um modelo de mesa do mesmo material, se quiser e/ou precisar.
- Os bancos podem ser pequenos, somente para dar um charme no local, não é necessário ter um banco enorme ou vários, se não há necessidade e nem espaço para isso.
- Eles podem ser de madeira rústica, trabalhada, lisa e envernizada, com seus pés também de madeira ou de aço e acrílico. Veja qual se adéqua melhor a seu estilo.
- Se quiser dar uma modernizada no ambiente, procure modelos de bancos de jardim irreverentes. Há muitos com formas não convencionais, com encosto arredondado, pés coloridos ou com formato diferente, e feitos de materiais que fogem da madeira tradicional.
- Escolher modelos coloridos pode ajudar a alegrar sua área verde.
- Tem habilidade com trabalhos manuais? Utilize materiais artesanais para criar seu próprio banco de jardim, como os pallets. Assim você terá uma peça original e não gastará muito dinheiro!
Para te ajudar na missão de conhecer e optar pelos bancos de jardim que mais combinem com sua casa, fizemos este post especial! Acompanhe o artigo para ver fotos de modelos e ambientes incríveis com esse móvel.
Modelos de Bancos de Jardim
De ferro
Bancos de ferros são clássicos para o jardim e ficam lindos combinados a plantas e flores. Muitos deles tem desenhos provençais e arabescos, por isso deixam o local com clima romântico.
Os mais vistos são os bancos de ferro pretos ou com tinta branca. Eles também podem ter detalhes em ferro ou seus pés, aliados ao assento e encosto de madeira.
Vale lembrar que as peças de ferro necessitam de um cuidado maior, principalmente quando ficam em áreas descobertas. É preciso passar produtos impermeabilizantes e anti ferrugem para deixar o móvel bem protegido contra as intempéries do tempo.
Branco
Móveis brancos ficam lindos em qualquer jardim, pois garantem um ar de frescor e de veraneio. Os bancos podem ser de ferro ou de madeira, como você preferir.
Você consegue encontrar conjuntos de bancos e mesa, o que facilita na acomodação. Contudo, é preciso ver a necessidade de peças assim e também o espaço disponível.
Com almofadas
É importante saber que o banco de seu jardim pode ser decorado, pintado e ornamentado. Tudo vale para deixar o cantinho de descanso de sua casa mais confortável e bonito.
As almofadas funcionam muito bem para deixar tudo mais cômodo, podendo complementar a decoração de maneira bem simples.
Você pode apostar em almofadas comuns para o encosto, e também colocar uma que fique por cima do assento, para amortecer na hora de sentar e ficar com bastante conforto.
Rústico / Demolição
Madeiras de demolição estão na moda quando o assunto é decoração. Elas podem ser compradas e resgatadas após demolir uma construção.
Para a decoração rústica você pode utilizar também madeiras nobres e aproveitar árvores caídas. Essa modalidade pode ajudar a aproveitar recursos da natureza, sem desmatar.
Há locais especializados em fazer móveis de madeira, onde você encontrará o melhor modelo para seu jardim. Os bancos podem ter assentos ou não, e podem ganhar mesas para fechar o conjunto.
De pallet
Você com certeza já viu algum móvel de pallet por aí. Eles se tornaram os queridinhos de pessoas ligadas ao design de interiores, e curiosos sobre decoração.
O mais legal é que eles são muito versáteis, e podem se tornar muitas peças, como mesas de centro, sofás, decks e bancos de jardim.
Dá para deixar o pallet em madeira crua, ou pode pintá-lo também. A montagem pode ser feita de diversas formas, com os pallets soltos ou presos com parafusos.
De cimento
Na praça de sua cidade pode ter aqueles bancos feitos de cimento, mas eles também são opções para o seu jardim. Eles podem receber forros e almofadas, além de pintura da sua preferência.
O bom é que eles são simples de fazer e são bem resistentes.
Uma maneira diferente e estilosa de decorar um banco de cimento são os azulejos.
Com blocos de cimento
Os blocos de concreto também podem ser usados para criar bancos de jardim. Unidos a placas de madeira, você consegue criar um móvel seguro e bonito para acomodar seus convidados.
Para não ficar com aquela cor cinza, pinte os blocos da cor que desejar. Pode ser um tom que combine com o estofado que colocará em cima do banco.
Passe na madeira escolhida também um verniz e um produto para protegê-la contra cupins e as mudanças do clima. Depois, é só encaixá-las nos blocos, que são colocados um aos outros com cimento.
Com balanço
As casas americanas costumam ter esse tipo de banco, que algumas pessoas chamam de namoradeira. Os modelos mais vistos são os de ferro e de madeira, e eles costumam vir com algum tipo de pergolado em cima.
Se você tiver uma árvore em seu quintal ou jardim, veja a possibilidade de instalar seu “banco balanço” nela, fica super criativo e romântico.
Com pergolado
Os pergolados são cada vez mais requisitados para decorar jardins e varandas. Já falamos por aqui sobre os vários tipos de pérgolas disponíveis para fazer e sobre pergolados de bambu, que dão uma cara bem praiana a sua casa.
Mas não importa o estilo de seu pergolado, eles ficam bem estilosos para acomodar os bancos e mesas de seu jardim.
Veja alguns modelos para você se inspirar a fazer igual em sua casa:
O estilo pode ser provençal, com pergolados de ferro (que lembram aqueles usados em casamentos) ou rústico, com pergolados de madeira, que ficam lindos combinados a móveis com madeira de demolição.
Com roda de carroça
Para quem deseja recriar um estilo country, campestre ou até mesmo rústico pode recorrer às rodas de carroça. Muitos móveis levam esse detalhe para remeter às casas de fazenda e realmente ficam muito charmosos.
Você pode conseguir um banco desse jeito com um marceneiro ou em loja de móveis feitos com madeiras nobres e rústicas.
Gostou de conhecer os diversos modelos de bancos de jardim para sua casa? Esperamos ter ajudado nessa importante escolha e que esse móvel possa proporcionar momentos de descanso e aconchego!