Tecido para sofá – Como escolher? + 6 tipos e modelos diferentes!

Como escolher o melhor tecido para sofá? Quais são as opções mais convencionais e suas características?

Esse móvel é essencial para salas de todos os padrões, por isso você deve escolher um modelo confortável e ideal para seu projeto. Em meio a tamanho e cor, o tecido também faz toda a diferença.

Para conhecer as principais versões, acompanhe nosso post e faça uma ótima escolha. Assim, sua sala ficará com um sofá bonito, funcional e aconchegante.

modelos de sofás modernos

Diferentes modelos de tecido para sofá + dicas essenciais

Como escolher?

Precisa de um sofá para sua casa? Em meio a uma variedade disponível nas lojas, você precisa se atentar a vários aspectos:

Tamanho: a primeira providência é quanto ao tamanho do sofá. Você pode comprar uma opção com três ou dois lugares ou um par, tudo depende do espaço disponível na sala. Se possível, meça e vá a loja já com as medidas necessárias para encontrar um móvel acessível.

Cor: do mesmo modo, a cor também faz diferença, afinal, precisa combinar perfeitamente com o conceito decorativo do ambiente. Sendo assim, você tem a possibilidade de escolher um sofá de várias cores, das mais neutras às quentes.

Vale destacar que os tons sóbrios combinam com praticamente tudo – preto, marrom e cinza, por exemplo. Além disso, podem ganhar mais cor com almofadas ou capas coloridas.

modelos de sofá 2 lugares

O sofá faz toda a diferença em sua sala de estar

Tipo: o tipo do sofá também conta bastante. Entre os mais convencionais, destacamos o tradicional, sofá-cama, reclinável, retrátil e inflável.

Conforto: obviamente, o sofá precisa ser confortável e aconchegante. Não basta a estrutura ser bonita e impecável. Você precisa testá-lo antes da compra, para que assim possa ter um móvel perfeito para descansar.

modelos de sofá moderno

Escolha um sofá que se destaque em seu projeto unindo todas essas características

Formato: hoje em dia há sofás de todos os formatos. Os modelos tradicionais quadrados de dois ou três lugares têm prioridade nas lojas. Entretanto, há outras versões modernas que se destacam: sofá de canto, redondo, com chaise, etc.

Estilo: por fim, existem sofás que variam conforme o estilo. Dentre os convencionais, salientamos o sofá rústico, vintage e moderno, cada qual com várias cores e demais composições.

Fotos e tipos de tecido para sofá

Agora que você já sabe tudo sobre sofá, vale destacar os principais tipos de tecido. Listamos 6 tipos essenciais para qualquer projeto:

Suede

O sofá de Suede é muito comum no mercado. Esse tecido é bastante resistente e indicado para casas que têm animais, como gatos. Além disso, é uma opção confortável, com textura macia e aveludada.

Os sofás de Suede têm baixo custo e são acessíveis. Você pode encontrar uma variedade bacana nas lojas, com várias cores e texturas.

Por outro lado, o Suede é um tecido difícil de limpar, por isso você deve evitar derrubar água e alimentos. Do mesmo modo, não é indicado para áreas onde bate muito sol, pois é um tecido que esquenta bastante.

Tecido Suede

Tecido Suede

Tecido Suede

Lindo sofá de Suede

Tecido Suede

Modelo cinza de dois lugares

Tecido Suede

Padrão moderno com um tecido nobre

Linho

Linho é um tecido muito fino que deixa qualquer sala mais exuberante. O linho sintético é feito à base de poliéster e algodão, considerado resistente e elegante.

É uma versão clássica, mas que exige cuidados. Para manter o ótimo aspecto, é contraindicado que animais durmam na estrutura, bem como comer sentado no sofá. Ademais, possui várias cores e um aspecto impressionante.

tecido Linho

Lindo sofá de linho branco e cinza

tecido Linho

Bela tendência para salas e escritórios

tecido Linho

O sofá de linho é popular em vários projetos

Tecidos coloridos de linho

Tecidos coloridos de linho

Couro

O sofá de couro dispensa apresentações. Hoje em dia, porém, se destaca a versão com couro sintético, que possui um valor bem acessível em comparação a original.

É um modelo clássico e sofisticado, perfeito para combinar com qualquer estilo de decoração. O sofá de couro preto é o que mais se destaca. Além disso, versões em marrom e branco também são tradicionais.

Vale destacar que o modelo de couro é praticamente impermeável, pois não absorve água e líquidos facilmente – ainda mais comparado a outras opções. Do mesmo modo, é simples de limpar e não acumula poeira. Caso isso aconteça, basta passar um pano úmido.

sofá de couro

Sofá de couro sintético marrom

sofá de couro

Sofá grande de couro preto que se destaca na sala

sofá de couro

Sofá de couro de dois lugares

sofá de couro

Exuberância e elegância nesse sofá marrom

Tecido para sofá de couro

Tecido para sofá de couro

Chenille

Chenille é um tecido para sofá macio e confortável. Quem gosta de usar o sofá para deitar e relaxar pode escolher essa versão tranquilamente. Além disso, possui uma boa variedade de cores e uma textura diferenciada que rende conforto nas horas de descanso.

Os sofás de chenille também tem uma boa durabilidade. Desde que você tenha os cuidados necessários, esse é um dos modelos de tecidos para sofá perfeito para a sua sala.

chenille

Texturas coloridas

chenille

Uma versão moderna e sofisticada

chenille

Sofá redondo bege que combina com praticamente tudo

chenille

Sofá compacto de dois lugares

chenille

Aspecto do tecido chenille

Tecido estampado

Que tal ir além do convencional e escolher um sofá com tecido estampado? Você pode ignorar o padrão monocromático e neutro e ter um móvel com cores diferentes, porém complementares.

Atualmente existem sofás com várias estampas seguindo diversas linhas e conceitos. Há modelos modernos, retrô, com desenhos temáticos, personalizados, enfim, são referências para todos os gostos.

Além disso, os estampados possuem a vantagem de não deixar a sujeira aparente. Em caso de acidentes com líquidos ou comida, você pode disfarçar bem antes da limpeza – que deve ser feita sempre por uma empresa especializada caso o tecido fique manchado.

sofá estampado

Sofá e poltrona com tecido estampado

sofá estampado

Tecido floral azul

sofá estampado

Bela ideia com cores quentes

sofá estampado

Os sofás com tecido floral são bem convencionais

Tecido impermeável

Existem tecidos para sofá totalmente resistentes a água? Sim, felizmente há empresas que investem nesse modelo, ideal para áreas externas (como varandas) e casas com animais.

O tecido impede que o tecido retenha água. Por isso, é mais fácil de limpar e evita até aquelas indesejadas manchas. Sendo assim, é bem resistente e durável.

Segundo especialistas, os tecidos impermeáveis mais indicados são os sintéticos ou em lona. A versão de poliéster é a mais convencional, sobretudo a linha Aquablock, da fabricante Karsten.

Tecido impermeável

Tecido impermeável vermelho

Tecido impermeável

Versão estampada que suporta água perfeitamente

Outra boa opção de tecido impermeável é o couro náutico, uma espécie de couro sintético que também resiste a água. Logo, pode ser deixado tranquilamente em áreas externas e ao redor da piscina, por exemplo.

De fato, os sofás impermeáveis estão cada vez mais populares no mercado

Tecido impermeável

Versão colorida com estampas ótima para deixar na varanda


Para comprar a melhor versão de tecido para sofá, é essencial fazer uma boa pesquisa nas lojas. Considere nossas dicas e escolha um modelo de acordo com as necessidades do seu projeto. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...