Modelos de mesa de jantar – Qual escolher? + 50 tipos diferentes!

Que há diversos modelos de mesa de jantar, todo mundo já sabe. Mas qual é o que mais combina com cada estilo de decoração?

Essa é uma dúvida que muita gente tem na hora de decorar e redecorar a sala de jantar ou a cozinha. Afinal, a mesa precisa ter as características certas para poder ser aconchegante e funcional.

Modelos de mesa de jantar

Se você está a procura de dicas para escolher a mesa de jantar ideal para sua casa, com certeza está no lugar certo.

Aqui nesse post nós vamos mostrar os principais tipos de mesas e dar ideias de como decorar os espaços. Que tal conhecer com a gente? Acompanhe agora mesmo!

Fotos e modelos de mesa de jantar

Toda e qualquer casa merece ter uma mesa de jantar. É muito importante ter um móvel dedicado às refeições em família, bem como entre amigos. Mesmo que seja uma residência pequena, pode-se adaptar uma mesinha para essa finalidade.

As mesas de jantar, a saber, não necessariamente ficam na sala de jantar. Afinal, não é toda casa que possui esse cômodo.

Modelos de mesa de jantar 1

Dessa forma, a mesa de jantar pode ser colocada na cozinha ou então na sala, caso possua espaço para isso. E de acordo com a área disponível, você verá qual o tamanho que esse móvel precisa ter, quantas cadeiras devem acompanhar, assim como o seu formato.

Modelos de mesa de jantar 3

Selecionamos algumas dicas para você saber a mesa certa antes de comprar:

→ Medir o espaço

É essencial que você tire medidas do cômodo onde colocará a sua nova mesa de jantar. Muita gente não faz isso e compra o móvel no “olhômetro”, mas na hora percebe que não cabe ou fica apertado.

Lembre-se que além da área para a mesa em si, é importante deixar livre o vão para puxar as cadeiras e para as pessoas se sentarem confortavelmente. Também é bacana deixar um espaço para a circulação.

Modelos de mesa de jantar 2

→ Estilo de decoração

Qual é o estilo decorativo que você quer adotar? Pense nisso na hora de escolher a mesa de jantar para que ela fique harmoniosa no espaço.

Os principais estilos são: moderno, contemporâneo, rústico, retrô, clássico, industrial, noir, clean, minimalista e kitsch. Defina um para saber qual melhor material, design, acabamento, etc.

Modelos de mesa de jantar 4

→ Paleta de cores

Outro quesito que pode determinar o tipo de mesa é a paleta de cores do ambiente onde estará a mesa de jantar.

Assim que você souber o estilo a ser aplicado, poderá escolher as cores. O mais comum é apostar em duas cores para compor o local, mas você pode adicionar outras ou então adotar o estilo monocromático, com uma tonalidade só.

Lembrando que hoje em dia há mesas das mais variadas cores, podendo ser customizadas com tintas, laqueadas e até cobertas com papel contact.

Modelos de mesa de jantar redonda de madeira 1

Bom, as dicas para escolher a melhor mesa de jantar não param por aí. Continue acompanhando nosso post para entender mais e se inspirar!

Mesa de jantar de vidro

Começaremos a falar sobre a mesa de jantar de vidro, que é clássica e discreta, mas sempre garante um toque moderno ao ambiente.

Normalmente, esse modelo possui o tampo em vidro temperado, que é resistente à quebra e estilhaço. O mais usado é o vidro totalmente transparente, mas você também encontra vidros coloridos, que podem ser interessantes em alguns estilos de decoração.

Modelos de mesa de jantar de vidro em formato retangular

Além da opção da mesa de jantar com o tampo somente em vidro, é possível apostar nesse material para sobrepor a madeira ou o ferro, por exemplo.

O lado positivo do vidro é que ele é super higiênico, além de dar um toque moderno, sofisticado e irreverente ao espaço.

Abaixo você pode conhecer mais modelos lindos de mesas de jantar de vidro:

Modelos de mesa de jantar quadrada de vidro com 8 lugares

Mesa de jantar quadrada com 8 cadeiras

Modelos de mesa de jantar quadrada de vidro branco

O vidro pode ter cor, neste caso da foto é branco

Modelos de mesa de jantar de vidro industrial

Sala de jantar moderna com mesa retangular de vidro com ferro

Modelos de mesa de jantar de vidro de 6 lugares

Cadeiras estofadas combinando com a mesa de vidro

Modelos de mesa de jantar de vidro com centro giratório

Modelos de mesa de jantar de vidro com centro giratório

Modelos de mesa de jantar de vidro com banco alemão e cadeiras

Tampo de vidro com base de madeira moderna

Mesa de jantar de madeira

Está aí um modelo de mesa de jantar super tradicional, mas que nunca sai de moda. A mesa de madeira está sempre em voga nas decorações de ambientes, inclusive quando é a de jantar.

A madeira naturalmente impõe um estilo rústico à peça. Porém, há modelos que surgem repaginados, perfeitos para incluir em espaços modernos e contemporâneos.

Um dos modelos de mesa de Jantar

A cor e o acabamento da madeira podem ser diversos, o que ajuda a combinar com os mais variados estilos de decoração. Há desde as madeiras clarinhas até as bem escuras, assim como as cruas e as envernizadas.

Também podemos citar as feitas com toras de madeira, as quais apresentam as formas naturais. Em qualquer caso, é super importante que essa matéria prima receba tratamento especial contra cupim, mofo, bem como impermeabilizante.

Modelos de mesa de jantar mesclando rústico e moderno

As mesas de madeira podem ser feitas também com pallet, de modo artesanal. E ainda encontramos muitos modelos em lojas tradicionais de móveis.

Além disso, as mesas de madeira maciça são encontradas em marcenarias especializadas em mobílias ou então em casas de antiguidades ou peças rústicas.

Que tal descobrir mais ideias de mesas de jantar de madeira a seguir? Veja:

Mais um dos modelos de mesa de jantar rústica de madeira de Pequiá com bordas orgânicas

A mesa foi feita com madeira maciça e tem acabamento rústico

Modelos de mesa de jantar de madeira com base de ferro

Tampo em madeira maciça com base quadrada de ferro

Modelos de mesa de jantar de quatro cadeiras

Mesa estilosa e moderna de madeira

Modelos de mesa de jantar de madeira de 6 cadeiras

Mesa pequena, mas que acomoda 6 cadeiras

Aqui no site temos um post completinho sobre esse móvel. Leia → Mesa de Jantar de Madeira – 30 Modelos Sensacionais Para se Inspirar!

Mesa de jantar de canto

Quer uma mesa diferente e que otimize espaço? Pode ser que a mesa de jantar de canto seja o modelo ideal! Por conta de sua montagem diferenciada, consegue caber em cantos que antes poderiam ser inutilizados.

Geralmente, essa mesa de jantar tem a estrutura chamada de “canto alemão”, na qual é composta por bancos encostados na parede para deixar a área bem otimizada.

Mais um dos modelos de mesa de jantar de canto com mesa de vidro

Quando a mesa precisa ser colocada em um canto, fica complicado de mover as cadeiras para trás e se sentar confortavelmente. Dessa forma, os bancos são as melhores pedidas. Inclusive, eles podem ser fixos na parede ou no chão.

Inspire-se com mesas de jantar de canto inovadoras:

Um dos modelos de mesa de jantar de canto com estofado de couro

Banco de estofado com almofadas para complementar a mesa

Outro dos modelos de mesa de jantar de canto com muitos assentos

Outro dos modelos de mesa de jantar de canto

Modelos de mesa de Jantar de canto

Decoração com cores neutras para sala de jantar

Modelos de mesa de jantar de canto bem aconchegante

Canto alemão com futton

Modelos de mesa de jantar de canto alemão com tapeçaria

Canto alemão com encosto de madeira

Conheça + ideias em um post exclusivo sobre o tema → Mesa de Jantar de Canto – 50 Ideias Diferentes e Modernas p/ Se Inspirar!

Mesa de jantar pequena

Decorar pequenos espaços é sempre um desafio, mas felizmente atualmente há móveis certos para facilitar esse processo. As mesas de jantar pequenas, por exemplo, cumprem um bom papel no decor de cômodos com pouca área disponível.

Primeiramente, a dica é tirar as medidas do cômodo para saber o tamanho que deve ter a mesa. Pode ser uma mesa quadrada, retangular ou redonda. O que importa é dar comodidade aos moradores.

Um dos modelos de mesa de jantar redonda com cadeiras rosas

Uma mesa de canto pequena pode ser uma boa opção para economizar espaço. As redondas, por sua vez, são muito usadas em casas onde recebem muitas visitas, pois essas mesas conseguem acomodar mais pessoas.

Geralmente, mesas pequenas são acompanhadas de 4 cadeiras, mas você pode adaptar outras se isso for possível.

Dê uma olhadinha nas sugestões que selecionamos de mesas de jantar pequenas:

Alguns dos modelos de mesa de jantar pequena em madeira com cadeiras e banco

Decoração rústica com mesa pequena de madeira

Modelos de mesa de jantar pequena de formato quadrado

Mesa quadrada pequena com base triangular

Outro dos modelos de mesa de jantar de 4 lugares de canto

Cozinha americana com mesa de jantar separando ambientes

Modelos de mesa de jantar pequena da cor branca com 4 cadeiras

Mesa de jantar pequena na cozinha

Modelos de mesa de jantar de madeira

Pequena mesa de jantar para duas pessoas

Mesa de jantar redonda

O formato redondo é uma alternativa na hora de comprar uma mesa de jantar. Sua principal vantagem é a possibilidade de caber mais pessoas acomodadas pela ausência de quinas.

As mais usadas são as mesas redondas de madeira, que combinam com tudo. Mas também encontramos modelos em vidro, ferro, em MDF, laqueadas, entre outros.

Modelos de mesa de jantar redonda em madeira e cadeiras pretas

Mesa redonda com tampo de madeira e pés de ferro

Mesas redondas pequenas costumam vir com 4 cadeiras, já as grandes podem ter até 10 ou 12 cadeiras. Você vai escolher conforme o tamanho do seu cômodo e da necessidade de acomodar um determinado número de pessoas.

É possível usar mesas redondas para compor canto alemão! Assim como elas ficam lindas em salas de jantar vintage ou clássicas, dando um ar gracioso.

Confira tendências incríveis de mesas de jantar redondas a seguir:

Modelos de mesa de jantar redonda

Mesa redonda de madeira com cadeiras brancas

Modelos de mesa de jantar redonda preta

As mesas pretas de jantar combinam com tudo

Modelos de mesa de jantar redonda em madeira

Sala de jantar rústica e minimalista com mesa redonda

Modelos de mesa de jantar redonda de madeira com base de ferro de 6 lugares

Modelos de mesa de jantar redondos costumam acomodar mais pessoas

Modelos de mesa de jantar redonda com cadeiras coloridas

Cadeiras estofadas coloridas combinando com mesa de madeira

Saiba mais sobre esse formato de mesa em um post nosso → Mesa de Jantar Redonda: veja como escolher e 40 fotos!

Mesa de jantar quadrada e retangular

Procura uma mesa de jantar quadrada ou retangular? Esses modelos são os mais fáceis de encontrar atualmente – as retangulares mais que as quadradas, a saber.

Mesas quadradas demandam um espaço amplo para que fiquem harmoniosas e permitam o ir e vir das cadeiras, bem como das pessoas que circularão ao redor delas.

Modelos de mesa de jantar retangular de madeira e vidro

Mesas retangulares são mais tradicionais e são encontradas em inúmeros tamanhos.

Abaixo nós vamos mostrar ambientes fantásticos decorados com modelos de mesa de jantar quadrados e retangulares:

Modelos de mesa de jantar quadrada branca

Mesa laqueada com cadeiras estofadas

Modelos de mesa de jantar retangular de vidro

Mesas retangulares são as mais usadas atualmente

Modelos de mesa de jantar retangular de vidro fosco

Projeto de sala de jantar com mesa retangular

Modelos de mesa de jantar retangular de vidro branco

Decoração moderna para sala de jantar

Modelos de mesa de jantar quadrada de 8 lugares

Modelos de mesa de jantar quadrada podem ter 8 lugares

Modelos de mesa de jantar de vidro

Decor simples para sala de jantar

Mesa de jantar moderna

O estilo moderno está na moda atualmente. Ele consiste em agrupar elementos atuais, de última geração e de boa qualidade no ambiente. Também conta com design e materiais diferenciados, que normalmente fogem do tradicional.

Podemos citar como exemplos de mesas modernas as de vidro, espelhadas, as laqueadas, coloridas, assim como as amadeiradas, mas com um desenho inovador.

Modelos de mesa de jantar moderna de 8 cadeiras

Os pés das mesas também fazem toda a diferença para que elas ganhem um toque modernizado. Hoje em dia há bases em ferro ou aço, com formatos divertidos e geométricos.

Olha só quantos modelos de mesas de jantar modernos incríveis para se inspirar:

Modelos de mesa de jantar retrô preta e branca

Mesa de jantar preta e branca moderna

Modelos de mesa de jantar moderna laqueada

Mesa retangular com tampo com laca

Modelos de mesa de jantar moderna estilo industrial preta

Mesa com tampo preto com base de alumínio

Modelos de mesa de jantar moderna de madeira com vidro por cima

Mesa de jantar moderna de madeira com vidro por cima

Modelos de mesa de jantar moderna de 10 cadeiras

Mesa de jantar moderna de madeira com 10 cadeiras

Modelos de mesa de jantar moderna branca com 6 cadeiras

Cadeiras verdes dão toque especial à sala de jantar

Mesa de jantar retrô

Também podemos falar sobre as mesas de jantar retrô. A saber, um móvel é considerado retrô quando ele é produzido nos dias de hoje, mas fazem alusão a peças antigas, de 20 anos para trás.

Ou seja, se estamos em 2020, já são considerados retrô os móveis produzidos agora, mas que remetem aos anos 2000 ou décadas anteriores.

Modelos de mesa de jantar redonda estilo retrô

A principal linha de móveis retrô, porém, que faz sucesso atualmente, é aquela inspirada nos anos 50 e 60. Portanto, é muito comum vermos modelos de mesas retrô com pés palitos ou em cores pasteis, características dessas épocas.

Conheça abaixo muitos modelos de mesas de jantar retrô supreendentes:

Modelos de mesa de jantar redonda com tampo de vidro branco

Decoração de sala de jantar com cadeiras retrô

Modelos de mesa de jantar quadrada retrô vintage

Mesa quadrada retrô com base de alumínio

Modelos de mesa de jantar de madeira 1

A mesa rústica têm aparência retrô

Modelos de mesa de jantar de madeira estilo desgastado

Sala de jantar com visual dos anos 50

Modelos de mesa de jantar de madeira de demolição com ladrilho retrô

Mesa de jantar de madeira de demolição com ladrilho retrô

Falamos desse estilo de mesa por aqui também! ConfiraMesa de Jantar Retrô & 25 Modelos Para Uma Sala Linda e Charmosa!

Mesa de jantar industrial

Outro estilo super em alta no momento é o industrial. Ele se caracteriza por ter elementos básicos e bem icônicos, como por exemplo:

  • ferro
  • cimento e concreto aparente
  • tijolos à vista
  • madeira
  • e, por vezes, tubulações à mostra

Modelos de mesa de jantar industrial de 6 ou 8 lugares

Nesse sentido, a mesa de jantar industrial possui uma aparência quase que padronizada. O modelo principal é com o tampo em madeira, podendo ser rústica ou moderna, e a base em ferro – normalmente na cor preta.

Você encontra mesas industriais retangulares, quadradas e redondas em lojas especializadas em móveis, mas também pode produzir seu próprio móvel assim.

Selecionamos alguns modelos de mesas de jantar industriais para você conhecer como são:

Um dos modelos de mesa de jantar industrial com bancos

Um dos modelos de mesa de jantar industrial com bancos

Outro dos modelos de mesa de jantar industrial redonda

Há também mesa redonda com estilo industrial

Outro dos modelos de mesa de jantar industrial com banco e cadeiras

Parede de tijolos com mesa industrial

Modelos de mesa de jantar industrial com banco e cadeiras

Modelos de mesa de jantar industrial de madeira rústica


Viu só quantos modelos de mesa de jantar lindos e interessantes? Conte para a gente qual você mais gostou e adotaria para a decoração de sua casa!

Continue acompanhando nossos posts! Veja só mais algumas opções:

Vaso para Mesa de Jantar – 20 Modelos Lindos & Dicas de Decoração!

Base para Mesa de Jantar – 60 Modelos que Fazem Toda a Diferença!

Lustres para mesa de jantar: Fotos e dicas para você arrasar na decoração!

Esperamos você mais vezes por aqui, até uma próxima ♥

Você pode gostar...