Prateleira para sala – Como escolher? + 70 modelos, dicas e ideias!

Organizar e decorar ambientes requer aparatos específicos. Uma ideia é apostar em pelo menos uma prateleira para sala, que é um dos cômodos mais visitados de uma casa.

Essa peça pode complementar o visual tanto da sala de estar quanto de TV e de jantar. E a boa notícia é que há modelos que combinam com os mais variados estilos de decoração.

Sendo assim, além de conseguir guardar alguns objetos – ou simplesmente expor ornamentos – você vai agregar ainda mais estilo a sua sala.

Prateleiras para sala

Prateleiras para sala podem organizar, bem como decorar

Se você tem por aí uma parede “sem graça”, aquela que parece estar faltando alguma coisa, pode considerar por uma prateleira, por mais simples que ela seja.

Para lhe ajudar, elaboramos um post especial sobre prateleiras para decorar salas. Você vai ver por aqui dicas e dezenas de imagens de inspiração, facilitando a sua escolha! Vamos lá então?

Decoração de salas com prateleiras

Conheça com a gente muitas dicas de decoração de salas com prateleiras

O que colocar nas prateleiras da sala

Prateleiras, a saber, podem ser utilizadas para guardar e expor diversos objetos. Por exemplo:

  • Livros
  • Quadros
  • CD’s
  • DVD’s
  • Discos de vinil
  • Porta-retratos
  • Vasos de plantas / flores
  • Vasos decorativos
  • Esculturas
  • Abajur ou luminária
  • Garrafas do bar
  • Peças decorativas diversas

Enfim, você pode ver que há muitas alternativas. Tanto dá para organizar aqueles itens que estão jogados por aí, como é o caso dos livros quanto dá apenas para colocar aquelas peças decorativas que combinam com o estilo da sala.

Prateleiras para sala

Use prateleiras na sala de estar ou então de jantar

Dicas sobre livros

Quanto aos livros temos uma dica bacana. Se você tem muitos títulos, a ideia é colocar ali aqueles que você mais gosta, bem como os que constantemente consulta / lê. Se você tiver um escritório ou outro local para guardar todos os que tiver, pode ser uma boa para deixar os mais usados à mão, fácil de pegar.

Agora se a sala é o único lugar para por os livros de sua casa, tente usar prateleiras iguais e mantenha elas organizadas. Caso contrário, o visual do ambiente não ficará bacana.

Isso também é válido para os discos de vinil, CD’s, bem como os DVD’s. É muito comum termos um cantinho na sala para ouvir música e, se for uma sala de TV, devemos pensar em um local para guardar nossos filmes.

As prateleiras são úteis nesse caso, mas do mesmo modo precisam ficar arrumadinhas para não dar um resultado feio.

Prateleiras para sala

Acomode livros, quadros, entre outros itens

Material da prateleira

Para que a decoração com a prateleira fique harmoniosa, você deve pensar primeiramente no modelo escolhido. É importante combinar essa peça com o estilo decorativo do ambiente.

Sua sala é rústica? Então o material que mais tem a ver é a madeira, sobretudo a de demolição ou que tenha um acabamento envelhecido.

É moderna? As de MDF, vidro e espelhadas estão entre as que ficam mais coerentes com esse estilo. Já salas retrô podem ter prateleiras coloridas, dependendo da composição de cores.

Uma solução para não errar é optar por prateleiras que sejam do mesmo material que outros móveis da sala, como o rack, o buffet ou uma estante. Ser de cor parecida também ajuda a dar um toque elegante.

Prateleiras para sala

As prateleiras podem ser de diferentes materiais

Melhor parede para por as prateleiras

Uma dúvida que muita gente tem é onde fixas as prateleiras na sala. Afinal, trata-se de um item suspenso e que vai ocupar física e visualmente a parede.

Depois de definir o estilo e a cor da prateleira você vai ter que se decidir onde ela ficará. Tire as medidas da parede e das prateleiras para ter uma noção de onde caberá sem sobrecarregar o ambiente.

A parede que fica detrás do sofá é a mais utilizada quando se deseja somente decorar o ambiente. É comum colocar quadros, esculturas e vasos. Só atente-se à altura dessa peça, pois se for muito baixa corre o risco de alguém acidentalmente bater a cabeça ou esbarrar nela.

Prateleiras para sala

Pense bem antes de escolher a parede para por as prateleiras

Agora se o seu intuito é organizar objetos, talvez fique melhor em uma parede lateral, ou naquela onde fica o rack mesmo. Dependendo do estilo e tamanho do rack dá para mesclar com prateleiras para por os filmes.

O fato é que tudo vai depender da estrutura de sua sala. Tenha bom senso para escolher uma parede que está vazia e sem muitos elementos, em que não tem mofo ou então onde tenha canos (!).

Fotos e modelos de prateleira para sala

Bom, como falamos anteriormente, a sala é um dos ambientes mais utilizados em uma residência. É nela que você descansa ao final do dia, que recebe visitas, que assiste a um bom filme ou até lê um livro. De fato deve ser um local aconchegante.

Por conta disso, o mais inteligente a se fazer é mantê-la bem organizada, e além disso, com a decoração em dia. Ou seja, é bacana pensar em deixar tudo em ordem, mas também garantir a beleza desse cômodo.

Uma prateleira para sala consegue conferir exatamente essa dupla de funcionalidades – organiza e decora.

Selecionamos os principais modelos e materiais de prateleiras para você conhecer e se inspirar para conseguir fazer uma decoração bem bonita em sua casa. Acompanhe!

Prateleira de vidro

Inicialmente vamos falar sobre a prateleira de vidro. Apesar de ser um material clássico, fica muito melhor em ambientes com a decoração moderna.

O fato de ser transparente também faz com que seja ótima para salas pequenas, por não contribuir para sobrecarregar o visual. Por essa característica também fica muito mais fácil de combinar com os demais móveis e elementos da decoração.

O vidro pode ser misturado com quaisquer cores, bem como estampas, então as paredes de sua sala podem ser pintadas lisas ou terem papeis de parede estampados sem problemas.

Uma dica é apostar em objetos modernos para compor a decoração da prateleira de vidro, pois não fica muito bacana quando se tem peças rústicas ou vintage.

Leia mais sobre o assunto: Prateleira de vidro – 70 ideias e modelos espetaculares para o lar!

Dê uma olhadinha nas sugestões de salas com prateleiras de vidro:

Prateleira para sala de vidro

Prateleira para sala de vidro para organizar o bar

Prateleira para sala de vidro

Esse modelo pode contar com luz de LED

Prateleira para sala de vidro

Veja opção de prateleira de vidro com porta!

Prateleira para sala de vidro

Elas são ótimas para decorar o ambiente

Prateleira para sala de vidro

Podem ser feitas de forma planejada

Prateleira para sala de vidro

O vidro dá uma modernizada no local

Prateleira para sala de vidro

Decoração sofisticada com prateleiras de vidro

Prateleira para sala de vidro

As prateleiras podem ter o formato divertido assim

Prateleira para sala de vidro

O vidro é indicado para ambientes pequenos

Prateleira para sala de vidro

As prateleiras podem funcionar como rack também

Prateleira de madeira

A madeira é o material mais versátil que há. Dependendo do modelo, dá para compor decoração rústica, vintage, contemporânea, minimalista e moderna.

Com acabamento envelhecido ou robusto fica melhor em sala rústica, madeiras com cores mais homogêneas, por sua vez, se adequam perfeitamente em ambientes moderninhos ou minimalistas.

As madeiras maciças têm sido muito usadas para formar peças de decoração e móveis. Você pode usá-la para fazer prateleiras super originais, bem como resistentes e duradouras. Elas ficam mais coerentes em salas rústicas, no entanto, tudo vai depender do resultado que você deseja.

Vale lembrar também que atualmente há muitos materiais que podem imitar a madeira. O MDF e o MDP, por exemplo, são exemplos disso. Eles são mais baratos, não tem uma resistência igual à madeira tradicional, porém, cumpre o seu dever de decorar e organizar com o visual de muitos tipos de madeira.

Uma ideia bacana e que está em alta é revestir aquela prateleira apagadinha com papel contact que imita madeira!

Veja abaixo uma série de modelos de salas com prateleiras de madeira:

Prateleira de madeira para sala

A madeira combina com todo tipo de decoração!

Prateleira de madeira para sala

A madeira é perfeita para decoração minimalista

Prateleira de madeira para sala

Você pode usar conjunto de prateleiras iguais

Prateleira de madeira para sala

Bem como um modelo que combine com o painel da TV

Prateleira de madeira para sala

Dica para sala pequena e simples

Prateleira de madeira para sala

O diferencial das prateleiras pode ser o suporte

Prateleira de madeira para sala

Sala clássica com prateleiras de madeira

Prateleira de madeira para sala

Essas peças são excelentes para decoração rústica

Prateleira de madeira para sala

Sugestão de prateleira para combinar com rack branco

Prateleira de madeira para sala

Panorama de prateleira para guardar sua coleção de livros!

Prateleira de gesso

Agora vamos falar sobre as prateleiras de gesso. Esse modelo combina com praticamente todos os estilos de decoração, porém, tem sido mais utilizado em ambientes modernos e contemporâneos.

Essas prateleiras normalmente são produzidas por profissionais qualificados. Na maioria das vezes são embutidas na parede e por isso demanda um projeto bem avaliado por especialistas e executado por quem entende do assunto.

Mas também há aquelas que são avulsas e incluídas no ambiente sem precisar se embutir na parede.

De uma forma ou de outra você vai conseguir um visual incrível, bem moderno e elegante. Para dar ainda mais sofisticação indicamos o uso de spots de LED. À noite essas prateleiras ficarão iluminadas, dando ênfase nos objetos decorativos colocados nela.

Atenção para a qualidade do gesso utilizado, pois isso pode afetar na vida útil da peça.

Inspire-se com salas decoradas com prateleiras de gesso:

Prateleira de gesso para sala

As prateleiras de gesso ficam sofisticadas com iluminação de LED

Prateleira de gesso para sala

Elas podem dar um toque bem especial em sua sala

Prateleira de gesso para sala

Elas podem ser feitas sob medida

Prateleira de gesso para sala

Há como fazer vários formatos

Prateleira de gesso para sala

Dá para combinar gesso com madeira

Prateleira de gesso para sala

É uma ótima opção para por objetos decorativos

Prateleira de gesso para sala

As prateleiras embutidas são muito usadas atualmente

Prateleira de gesso para sala

Dica de sala de TV com prateleiras de gesso

Prateleira de gesso para sala

Sala com prateleira iluminada com LED

Prateleira de canto

Quando se quer decorar com funcionalidade e aproveitando todos os espaços do ambiente deve-se procurar as peças perfeitas. As prateleiras de canto, nesse caso, são excelentes para compor a sala.

Elas podem ajudar a organizar salas pequenas ou aquelas em que se têm muitos objetos para acomodar, como livros, por exemplo. Para que eles não fiquem espalhados, você pode lançar mão de algumas prateleiras no canto, decorando e organizando ao mesmo tempo.

Existem prateleiras que podem ser colocadas em cantos ou então nas quinas. Procure modelos que se adequem ao estilo visual de sua sala e que garantam uma organização perfeita.

Leia mais sobre o assunto: Prateleira de Canto – 62 Modelos Super Charmosos Para Se Inspirar!

Confira abaixo algumas salas bem interessantes decoradas com prateleiras de canto:

Prateleira de canto para sala

Prateleira de canto para sala de madeira rústica

Prateleira de canto para sala

Decoração criativa com 3 prateleiras iguais

Prateleira de canto para sala

As prateleiras de canto são perfeitas para economizar espaço

Prateleira de canto para sala

Alguns modelos deixam o ambiente mais divertido

Prateleira de canto para sala

Você pode aproveitar qualquer cantinho de sua sala

Prateleira de canto para sala

Esse modelo de prateleira é feito sob medida

Prateleira de canto para sala

Combine prateleiras iguais para decorar com elegância

Prateleira de canto para sala

Sugestão de organização das prateleiras de canto

Prateleira de canto para sala

Ideia para decorar com sofisticação uma sala de estar

Prateleira de canto para sala

Modelo diferente para por no canto da sala

Prateleira preta

A cor preta é uma das mais versáteis que existem. Ou seja, combina com tudo: cores, materiais, estilos, estampas, texturas… claro que a depender do modelo dela. Porém, a cor em si cai bem em qualquer lugar.

Apesar disso, prateleiras pretas ficam excelentes em ambientes com decoração moderna, retrô, minimalista e industrial. Esses quatro estilos combinam bastante com essa tonalidade escura.

Para deixar o decor mais sóbrio, misture a prateleira preta com parede em cor neutra, como branco e cinza. Para equilibrar a composição, pode optar por paredes coloridas, e aí vai de você escolher a que mais lhe agrada.

Olha só como as salas ficam lindas com prateleiras pretas:

Prateleiras pretas para sala

Conjunto de prateleiras modernas pretas

Prateleiras pretas para sala

Uma simples prateleira pode dar mais elegância ao ambiente

Prateleiras pretas para sala

Prateleiras pretas para sala

Você pode combinar as prateleiras pretas com o resto da decoração

Prateleiras pretas para sala

Decoração industrial ou então minimalista

Prateleiras pretas para sala

Prateleiras pretas para sala

Sala super estilosa com peças escuras

Prateleiras pretas para sala

Dica para fazer um decor monocromático

Prateleiras pretas para sala

Prateleira para sala pequena

Salas pequenas são complicadas de decorar, nós entendemos. Mas nem por isso que você vai deixar ela pra lá, não é mesmo? Se você tem uma sala pequena pode aproveitar prateleiras para deixá-la ainda mais organizada e clean.

Primeiramente tome cuidado com o tamanho da prateleira. Ela sendo muito longa e com muita profundidade pode conferir um resultado sobrecarregado visualmente. Talvez seja mais bacana escolher três prateleiras menores para não ficar tão pesado.

Prateleira para sala pequena

Dica para decorar sala compartilhada

O material também faz toda a diferença. As de vidro e as brancas são as mais indicadas, dependendo do estilo de decoração escolhido. Isso por que elas são neutras, ou seja, não ocupam tanto o espaço no que se refere ao visual. Dá a impressão de que a sala é mais ampla.

Pense também se tem uma parede disponível para por a prateleira e se vai ficar mesmo legal. Caso contrário, é melhor optar por outro tipo de decoração e colocar os objetos que precisa guardar em outros lugares, como armários fechados, nas gavetas do rack, etc.

Conheça ideias de salas pequenas decoradas com prateleiras:

Prateleira para sala pequena

Prateleira para por no lado oposto da TV

Prateleira para sala pequena

Prateleiras brancas são ótimas para salas pequenas

Prateleira para sala pequena

Tome cuidado com a profundidade da prateleira

Prateleira para sala pequena

Deixe sua sala pequena mais criativa!

Prateleira para sala pequena

As de vidro não ocupam espaço visualmente

Prateleira para sala pequena

A prateleira pode estar junto ao painel da TV

Prateleira para sala pequena

Acerte escolhendo prateleiras brancas

Prateleira para sala pequena

As prateleiras podem ser iluminadas

Prateleira para sala pequena

Otimize espaço com prateleiras para dividir ambientes

Prateleira para sala de jantar

A sala de jantar também pode ser decorar com prateleiras! Elas podem ser tanto para decorar o ambiente, com objetos decorativos diversos que combinem com o estilo escolhido, quanto para organizar o que precisar.

Geralmente usa-se prateleira para compor a região do bar ou o cantinho do café. Assim você pode por copos, taças, garrafas, cafeteira, açucareiro, entre outros itens.

Em outros casos, você pode apostar nessa peça organizadora para colocar utensílios que sejam usados em refeições.

Agora se você quer dar um toque especial nesse local, pode usar a prateleira para colocar peças de decoração mesmo. pode ser um vaso de flor, esculturas e quadros.

Veja abaixo modelos de salas de jantar decoradas com prateleiras:

Sala de jantar com prateleira

Sala de jantar com prateleira com quadros

Sala de jantar com prateleira

A prateleira pode ajudar a por itens úteis

Sala de jantar com prateleira

Sugestão de prateleiras para decorar sala de jantar

Sala de jantar com prateleira

Você pode combinar a prateleira com a cor da mesa

Sala de jantar com prateleira

Uma ideia é usar prateleiras de vidro

Sala de jantar com prateleira

A sala de jantar pode ser organizada e decorada

Sala de jantar com prateleira

Sala de jantar toda com itens em madeira

Sala de jantar com prateleira

Modelo de decoração minimalista

Sala de jantar com prateleira

Otimize o espaço de sua sala de jantar com prateleira no alto

Sala de jantar com prateleira

Ponha peças decorativas para dar mais vida à sala de jantar

Prateleira para sala de TV

Por fim vamos falar sobre a decoração de sala de TV, que gera dúvidas sobre a colocação de prateleiras, por ser um ambiente já com muitos elementos.

Uma dica é usar as prateleiras para organizar itens que se usa nos eletrônicos dessa sala, como os CD’s que são usados no aparelho de som, bem como os filmes em DVD.

Outra solução interessante é por a prateleira em uma parede oposta à televisão. Ela pode ser usada, nesse caso, para por itens decorativos. O que mais encontramos de inspiração são quadros, vasinhos de flores, porta-retratos, enfim, o que você achar coerente.

Inspire-se com salas de TV lindas decoradas com prateleiras:

Sala de TV com prateleira

Para não sobrecarregar o ambiente você pode optar por portas!

Sala de TV com prateleira

As prateleiras acima da TV são clássicas

Sala de TV com prateleira

Combine com o rack da TV

Sala de TV com prateleira

Prateleiras podem estar nos dois lados da sala de TV

Sala de TV com prateleira

Ilumine as prateleira para focar nos objetos decorativos

Sala de TV com prateleira

A cor branca é boa para por na região da TV

Sala de TV com prateleira

TV rodeada com prateleiras

Sala de TV com prateleira

Veja um antes e depois da colocação das prateleiras

Sala de TV com prateleira

Você pode apostar em um modelo colorido também

Sala de TV com prateleira

A madeira é clássica e combina com tudo facilmente


E então, que tipo de prateleira para sala você mais gostou? Qual vai escolher para compor a sua decoração? Conte para a gente!

Aproveite para ler também outros conteúdos:

Prateleira suspensa – 55 modelos lindos e modernos para decorar!

Prateleiras para Cozinha – 50 Modelos Maravilhosos Para o Ambiente!

Prateleira para Banheiro – Dicas de Decoração, Materiais e Modelos!

Até uma próxima!

Você pode gostar...