Criação de Gado – 5 Dicas Essenciais + Tudo Sobre!

Qualquer negócio exige planejamento para ter sucesso, e não é diferente com a criação de gado, uma atividade rentável, mas que pode ser mais lucrativa com dicas especiais!

E para quem está pensando em começar na pecuária, no post reunimos tudo o que você precisa saber sobre a criação de gado, com vantagens dessa atividade e dicas para ter sucesso!

criacao de gado

Quais as vantagens da criação de gado?

A criação bovina é uma atividade que pode ser bastante lucrativa e apresenta diversas vantagens como:

  • Consumo de carne: o consumo de carne bovina tem alta demanda no mercado interno também no mercado externo, trabalhando com exportação. Assim, a criação de gado de corte é uma possibilidade bastante rentável da pecuária.
  • Versatilidade: a pecuária é uma atividade que pode ser voltada para diferentes práticas comerciais, atendendo o mercado de gado de corte, produção de leite, reprodução e exposições. Assim, é possível atuar em um ou mais setores da criação animal.
vantagens da criacao de gado

A pecuária tem diversas vantagens

  • Lucro: a pecuária é uma atividade com diversidade comercial, e pode ser bastante lucrativa, uma vez que o produto é bastante valorizado no mercado interno e também no mercado externo.
  • Características locais: a vantagem da criação animal também pode estar relacionada a características locais, sendo que algumas regiões do Brasil são bastante apropriadas para a criação bovina, oferecendo clima adequado e alimentação de pastagem ideal.

pontos positivos da criacao de gado

Como ter uma criação de gado de sucesso?

Finalidade

Para fazer com que a pecuária seja uma atividade de sucesso e lucrativa, é importante determinar a finalidade da criação de gado.

Em geral, a criação de gado costuma ser destinada para gado de corte, produção de leite, reprodução e exposições.

como lucrar com gado dicas para criar e lucrar com gado

 

Dessa maneira, antes de iniciar a atividade de criação animal, determine qual tipo de categoria irá atuar, escolhendo os animais adequados para cada uma das atividades.

 

Propriedade

A propriedade é um elemento importante no sucesso da criação de gado, por isso, é importante considerar o tipo de propriedade e pastagem para o início da pecuária.

O ideal é escolher fazendas que tenham espaço suficiente para comportar os animais de maneira confortável, evitando que a criação sofra estresse e que possa impactar na atividade financeira.

A propriedade também deve ter fácil acesso, pasto de qualidade e água próxima, garantindo recursos para a criação animal.

Para garantir o sucesso da atividade comercial, é importante que a propriedade esteja localizada em região com chuvas regulares, o que ajuda no desenvolvimento do pasto e consequentemente na alimentação do gado.

dicas para pecuaria

Raças

O sucesso da atividade também está ligado a escolha do tipo de gado, escolhendo as raças com cautela e de acordo com a finalidade.

Dessa maneira, é necessário considerar as raças e a intenção da criação.

As raças mais indicadas para animais de corte são Red Poll Shorthorn, Hereford, British White ou Galloway, que são animais dóceis e que dão menos trabalho.

Para quem pretende atender finalidades como ordenha ou exposições, as raças mais indicadas são Guernseys, Pardo Suíço, Jersey ou Holstein, raças que são boas produtoras de leite e muito utilizadas em exposições.

dicas de racas para criacao de gado

A escolha da raça para criação deve ser de acordo com a finalidade

Alimentação

Para ter sucesso na criação de gado, é essencial determinar a alimentação que será destinada aos animais, de modo a mantê-lo bem tratado e garantir a qualidade do gado.

A alimentação do gado pode ser uma combinação de um pasto de qualidade e ração apropriada.

Para o caso da propriedade não ter um bom pasto, é importante pensar na plantação de um novo pasto, garantindo um bom complemento para a alimentação e reduzindo os custos com rações.

O feno também pode ser uma aposta para a alimentação animal, incrementando o mix entre pasto e ração.

dicas de alimentacao para criacao de gado

A alimentação do gado é importante para o sucesso na pecuária

Saúde Animal

Para quem pretende iniciar a atividade de criação de bovinos, é importante se preocupar com a saúde animal, evitando que o gado adoeça e possa gerar prejuízos.

Dessa maneira, a contratação de veterinários, e os cuidados com vermifugação e vitaminas são essenciais para garantir a boa saúde animal e sucesso na pecuária.

 

Agora que você já viu as dicas para iniciar na pecuária, é hora de planejar o seu negócio e garantir que a atividade seja lucrativa!

Você pode gostar...