Blocos de concreto na décor – 30 ideias criativas e muito bonitas!

Você já imaginou usar blocos de concreto na decoração de sua casa? Pois é! Essa é uma tendência que está crescendo cada vez mais, e pode ganhar um aspecto bem criativo e irreverente de acordo com o tipo de acabamento.

O uso dos blocos de concreto atualmente vai muito além da construção. Essas peças têm sido usadas para produzir móveis, jardins verticais, adegas, divisórias, entre tantas outras possibilidades.

Decoração criativa com blocos de concreto 1

Como se trata de uma matéria-prima relativamente barata, o concreto tem se tornado o queridinho dos adoradores da decoração criativa.

Quem curte reaproveitamento de materiais vai gostar de saber que os blocos, geralmente usados para levantar paredes e muros, também rendem itens decorativos impressionantes.

Decoração criativa com blocos de concreto 2

Os blocos de concreto combinam muito com ambientes decorados com o estilo industrial, principalmente os tradicionais, com a sua coloração cinza aparente e sem muito acabamento.

Lembrando que os blocos também podem ser pintados conforme for o seu desejo, permitindo a combinação a muitos outros tipos de projetos, com variadas paletas de cores.

Decoração criativa com blocos de concreto 3

Para falar mais sobre essa moda, o que acha de conferir um post completo?

A seguir você poderá conhecer tudo acerca do uso de blocos de concreto na decoração de casas / escritórios, as várias possibilidades e imagens de inspiração. Acompanhe!

Dicas de decoração com blocos de concreto

Usar bloco de concreto na construção não é nenhuma novidade. No entanto, quando ele é usado para levantar paredes, logo são rebocados e decorados com algum tipo de revestimento.

O que esse post veio mostrar a você é que o bloco não precisa mais ficar escondido. Ele pode ser usado de alguma forma para contribuir com a decoração dos espaços, sejam externos ou internos!

Sala com acabemento rústico de blocos de concreto

Em um primeiro momento, podemos citar as paredes com os blocos de concreto aparentes. Ou seja, em vez de você aplicar o tradicional reboco e logo após pensar em algum tipo de revestimento, deixará os blocos ali, como eles foram aplicados.

Também dá para elencar nessa lista a utilização dos blocos para móveis criativos adaptados. Os principais exemplos são as estantes, os racks, as mesas de centro, bem como adegas. Vamos falar mais à frente sobre esses modelos interessantes.

Decoração criativa com blocos de concreto

Fora isso, há como usar os blocos de concreto para fazer divisórias diferentes entre os ambientes, para separar salas e cozinhas, salas de jantar e de estar, entre outras opções.

Vale dizer que os blocos apresentam duas possibilidades estéticas. Uma é a sua frente voltada para o ‘nicho’ ou o ‘furo’ que ele possui. Outra é a sua lateral, que é nivelada.

Quando a parte furada é usada na parte posterior, dá para usá-la para guardar objetos, como é feito no caso das adegas com os vinhos.

12

Quando o desejo é obter uma peça ou estrutura mais discreta e tradicional, costuma-se usar a parte nivelada, reta, e os furos ficam nas laterais.

Para mesclar com os blocos, você pode apostar em tábuas de madeira, placas de vidro, futtons, enfim, materiais diversos de acordo com o tipo de peça que for criada. Não há limites para a sua criatividade na hora de inventar essa decoração 🙂

Decoração criativa com blocos de concreto 4

A melhor notícia é que os blocos feitos de concreto são baratos, fáceis de encontrar, versáteis, e que não requisitam conhecimento técnico para a sua utilização. Qualquer pessoa pode trabalhar com eles!

Banheiro

Vamos começar com a decoração de banheiros com os queridos blocos feitos de concreto. Nesse ambiente, vemos muito as paredes com blocos aparentes, mas revestidas com tintas de cores diversas, como cinza, preto ou até mesmo amarelo e rosa.

Paredes com o concreto à mostra cabem muito bem na decoração industrial, masculina ou até mesmo minimalista e retrô, dependendo de como ela for composta.

Abaixo temos um exemplo impecável de banheiro com elementos industriais – ferro, madeira, aço, cobre e concreto aparente. Os blocos compõem o espaço com plantas:

Banheiro masculino com estilo industrial com a pia com blocos

Banheiro masculino com estilo industrial com a pia com blocos

Pintando os blocos ou não, usando-os nas paredes, na bancada ou para outros fins, eles conseguirão levar o seu banheiro a um patamar diferente de decoração. Você atingirá um alto nível de irreverência e modernidade gastando pouco!

Continue conhecendo sobre a decoração de banheiros em um post nosso → Cores para banheiro & 35 ideias para um ambiente lindo e moderno

Dê uma olhadinha nas fotos de banheiros que selecionamos que têm a decoração com bloco de concreto:

Blocos de concreto em banheiro compartilhado com quarto

Blocos de concreto em banheiro compartilhado com quarto

Blocos de concreto acabamento do banheiro

Blocos de concreto no acabamento do banheiro

Blocos de concreto sem acabamento no banheiro

Os blocos podem ser combinados a peças vintage

Blocos de concreto para pia do banheiro

Bancada para a pia do banheiro com a base de blocos

Blocos de concreto para acabamento do banheiro

Misture o cinza do concreto com cores de outros revestimentos

Blocos de concreto no banheiro

Banheiro super moderninho com parede de blocos aparentes e azulejos verdes

Blocos de concreto em banheiro sem acabamento

Banheiro estilo minimalista com industrial

Blocos de concreto decoração do banheiro

O concreto é versátil e pode ser combinado, por exemplo, com madeira

Jardim

Que tal então fazer um jardim vertical com blocos de concreto? Essa é uma dica super criativa para quem quer inovar na decoração externa da casa ou do apartamento. Dá para inventar essa moda na varanda, no próprio jardim / gramado ou então na sacada.

A principal forma de utilizar blocos no jardim é apostando o vácuo deles para depositar / plantas as mudinhas. Podem ser flores, temperos, plantas variadas.

Jardim feito com blocos de concreto

Modelo de jardim vertical com blocos de concreto

Você pode sobrepor blocos de acordo com a altura que você deseja o seu jardim vertical. Uma ideia bacana é fazer tipo uma estante com os blocos e tábuas de madeira, nas quais você poderá por vasos de plantas.

Outra dica é construir uma espécie de parede divertida com os blocos, colocando-os em variadas posições assimétricas. Nos buracos você vai plantas as mudas que desejar!

Não sabe que espécies plantar em um jardim vertical? Nós te mostramos! Veja um post completo → Plantas para Jardim Vertical – Como Escolher? 26 Dicas Especiais!

Blocos de concreto vermelhos para fazer um jardim

Nesse caso os blocos foram pintados de colorido para alegrar o jardim

Os blocos podem ser usados na coloração cinza natural do concreto o então pintados conforme for o seu desejo para complementar a decoração do seu jardim.

Essa é uma alternativa legal também para quem tem um jardim de inverno, ou então quer montar um espaço verde diferente em banheiros, lavabos, cozinhas ou escritórios, por exemplo.

A seguir você pode conferir muitos modelos de jardins feitos com blocos de concreto:

Blocos de concreto pintados de preto para colocar plantinhas

Blocos de concreto pintados de preto para colocar plantinhas

Blocos de concreto para plantação

Plante suculentas, temperos e demais plantinhas nos blocos

Blocos de concreto para o jardim

Modelo de jardim vertical gigante de blocos feitos de concreto

Blocos de concreto para montar um belo jardim

Varanda com jardim de bloco de concreto

Blocos de concreto para fazer um jardim

Jardim no banco em área de convívio social

Blocos de concreto para decorar seu jardim

Complemente seu jardim com uma dica criativa assim

Blocos de concreto para criar um jardim alternativo

Estante com bloco de concreto sem acabamento para jardim com vasos

Blocos de concreto montando um jardim

Outro modelo de jardim vertical com blocos em variadas posições

Móveis

Por fim vamos explorar a tendência super criativa de “fabricar” móveis com blocos feitos de concreto! Existem muitas mobílias que podem ser recriadas e adaptadas com essas peças, sem que o resultado fique brega ou simples demais.

Pelo contrário! Móveis de bloco hoje em dia são considerados artesanais e cult, perfeitos para compor espaços moderninhos.

Sofa feito com blocos de concreto

Sofá feito com blocos de base e futton cinza

Entre tantos exemplos de móveis que podem ser criados com os blocos, podemos citar:

  • Sofás e poltronas
  • Mesas de centro e de canto
  • Camas
  • Racks
  • Aparadores
  • Estantes
  • Escrivaninhas

É uma ideia mais maluca que a outra, porém, que dá super certo no final! Você nem acredita que custou baratinho e que foi bem simples de fazer.

Sofá e porta revistas com blocos de concreto

Dá para aproveitar os vácuos dos blocos para guardar revistas!

Para um sofá ou uma poltrona, por exemplo, a ideia é fazer a base com os blocos (quantos forem necessários). E aí, para o assento ficar confortável, basta providenciar um futton ou então um colchão com as medidas certinhas. Complemente com almofadas!

Já as estantes são feitas basicamente com os blocos e tábuas de madeira. Se quiser algo mais moderno  pode recorrer às placas de vidro no lugar da madeira.

Blocos de concreto para fazer um movel

Veja se a sala não fica incrível e super diferente!

Mesas de centro e aparadores geralmente não precisam de mais nada além dos blocos. Você vai sobrepondo uns aos outros até que fiquem da altura desejada.

Enfim, fazer móveis com blocos não é nada difícil. Basta usar e abusar da criatividade para renovar ambientes usando esse material.

Conheça uma série de móveis que foram feitos usando blocos de concreto:

Sala decorada com blocos de concreto

Barzinho super criativo todo feito de blocos

Mesa de centro com blocos de concreto

Complemente sua sala de estar com uma mesinha assim!

Churrasqueira com blocos de concreto

Churrasqueira completa para a sua área de lazer!

Blocos de concreto para sala

Rack alternativo para a TV da sala ou do quarto

Blocos de concreto para o escritório

Escrivaninha criativa para seu home office!

Blocos de concreto para fazer uma cama

Outra dica de sofá com blocos e futton

Blocos de concreto para fazer um banco

Banco para área externa com madeira e blocos

Blocos de concreto para decorar a sala

Estante com blocos pretos e tábuas de madeira


E então, gostou de conhecer todas as ideias super criativas de decoração com blocos de concreto? Conte para a gente qual foi a dica que mais gostou e que faria aí em sua casa!

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

57 ideias de decoração surpreendentes – Crie um lar cheio de amor!

Papel contact para móveis – 50 ideias criativas e muito lindas!

Criado Mudo de Caixote (Pallet): Como fazer? 35 modelos incríveis!

Volte mais vezes para conferir novidades sobre o universo da construção & decoração!

Você pode gostar...