Concreto usinado: Vantagens, preços e dicas essenciais!【2024】
Os projetos de alvenaria são bastante comuns no Brasil, e por isso o concreto é um dos materiais mais recorrentes da construção civil. Sendo assim, essa base para o sistema construtivo tem diferentes possibilidades, e uma das opções mais conhecidas é o concreto usinado.
Apesar do termo ser bastante comum no universo da construção civil, você sabe o que é concreto usinado? Esse tipo de concreto está cada vez mais presente nas obras e se você está pensando em construir, é hora de descobrir quais as características desse tipo de concreto, as vantagens e desvantagens de adotá-lo no sistema construtivo, dicas e preço.
O que é concreto usinado?
Há diferentes tipos de concretos, e uma das possibilidades é o concreto usinado, conhecido também como concreto dosado em central (CDC).
Esse tipo de concreto é produzido em uma central, ou seja, uma usina de concreto, e é produzido através da dosagem de materiais de forma controlada e monitorada, o que aumenta a qualidade do concreto e prepara o material de acordo como a necessidade e uso.
Essa mistura preparada em usina é testada em laboratório, assegurando a resistência e qualidade do material de acordo com parâmetros específicos para as análises.
Assim, esse concreto é preparado de acordo com a encomenda e levado para a obra através de caminhões, que podem ser do tipo betoneiras ou sem agitação.
Quais suas vantagens e desvantagens?
Assim como qualquer outro material, o concreto usinado tem pontos positivos e negativos, e antes de fazer a escolha definitiva, reunimos as vantagens e desvantagens desse tipo de concreto, de modo que você possa analisar se esse sistema construtivo vale a pena para o seu projeto.
Vantagens
- Maior controle na qualidade do concreto com testes e análises laboratoriais;
- Dosagem feita em usinas, fabricando concretos para diferentes fins, com maior resistência e, se necessário, com uso de aditivos;
- Redução nos custos com menor desperdício de materiais;
- Homogeneidade na mistura, uma vez que é preparado em usinas com dosagens controladas;
- Ganho de espaço no canteiro de obras, uma vez que não é preciso armazenar materiais para preparo de concreto na obra;
- Agilidade e ganho de produtividade na obra, visto que o concreto já chega pronto para o uso.
Desvantagens
- Preço elevado se comparado ao concreto batido em obra;
- Dependência de usina de concreto para preparo e entrega do concreto;
- Necessidade de entrega ágil, já que atrasos podem comprometer a qualidade do concreto já preparado;
- Necessidade de usar o concreto do caminhão de uma só vez, impossibilitando o uso em pequenas obras.
Quanto custa em média? #preço
Em geral, o concreto dosado em central é vendido por metros cúbicos (m³) e o preço pode variar de acordo com o tipo de concreto e a região.
Assim, o preço médio desse tipo de concreto varia de R$ 240,00 a R$ 300,00 m³.
Dicas e cuidados na contratação e uso de concreto usinado
Recebimento
Um dos cuidados na compra de concreto usinado está na etapa de recebimento do concreto na obra.
Dessa maneira, a equipe responsável pelo recebimento deve conferir se o concreto chegou em caminhão lacrado e se o código do lacre corresponde ao código emitido na nota fiscal, evitando trocas no tipo de concreto entregue, e que podem causar danos a obra.
Além disso, também é indicado conferir a resistência da mistura e se o volume entregue corresponde ao solicitado e emitido em nota fiscal.
Um ponto primordial na contratação desse tipo de concreto está no prazo da entrega, que não deve ser superior a 3 horas* da saída da usina até chegar na obra, uma vez que isso pode comprometer a qualidade do material. Desse modo, confira o horário de saída do caminhão da usina, que deve constar na nota fiscal, e o horário de chegada no canteiro de obras.
*Esse tempo pode variar de acordo com o tipo de concreto e uso de aditivos.
Lançamento
Uma dica em relação ao uso do concreto dosado em central é em relação ao planejamento de lançamento, que deve ser feito previamente, considerando a necessidade de concreto bombeado, e nesse caso, deve ser feita a locação de equipamentos para bombear o concreto.
O planejamento de concretagem pode contar com um mapa indicando a ordem de concretagem nos diferentes pontos da obra e com recomendações necessárias para esse processo.
Pós-concretagem
A pós-concretagem é outro fator que pede atenção, uma vez que o uso do concreto usinado requer maior controle de umidade no processo de cura do concreto.
Desse modo, é indicado que durante 5 dias após a concretagem o local seja molhado durante o início da manhã e final do dia, evitando que a peça de concreto seque mais rápido que o indicado.
A quantidade ideal de água para molhar a peça de concreto pode ser definida por profissional que acompanha a obra, de modo a estabelecer quantidades e tempos necessário para esse processo e de acordo com o tipo de concreto.
Se você tem alguma dica especial relacionada com esse tipo de concreto, compartilhe conosco!