Ponto cruz – 65 modelos lindos, gráficos e como fazer fácil!

O bordado é uma técnica antiga que está super em está em alta, e uma dos tipos mais tradicionais é o ponto cruz. Esse tipo de bordado, possibilita que nos aventuremos entre as mais diferentes possibilidades, bordando letras, desenhos variados, personagens e até outros tipos de composições bem detalhadas.

O que define a técnica do ponto cruz é a formação de um x, sendo esse detalhe o motivo pelo qual o bordado fica simétrico e absurdamente bonito. 

Se você deseja investir no ponto cruz e está em busca de inspirações, separamos nesse post 65 ideias absurdamente lindas para se inspirar, além de uma passo a passo para aprender como fazer em casa!

Fotos, modelos e gráficos de ponto cruz

Se você deseja fazer peças lindas bordadas com ponto cruz, existem diversas opções atualmente. As opções de desenhos vão desde os infantis como Mickey, Minnie e unicórnio até opções para cozinha como frutas, flores, entre outros.

Para se inspirar separamos a seguir por categorias modelos absurdamente lindos de ponto cruz. Temos certeza que entre as ideias que separamos você vai encontrar ótimas opções para os seus bordados!

Ponto cruz de letras

As letras em ponto cruz são utilizadas no bordado de brasão em diferentes tipos de peças como toalhas, lençóis, fraldas,quadros decorativos, entre outros.

Gráfico para ponto cruz de letra1

ponto cruz de letra coloridas3

Para produzir um trabalho com letras em ponto cruz é fundamental adquirir diferentes tipos de gráficos com fontes e tamanhos variados. Os gráficos de letras em ponto cruz são riscos utilizados para transferir o desenho para o tecido e bordar por cima

ponto cruz de letra na cor azul4

O trabalho com letras utilizando a técnica de ponto cruz é considerada uma atividade super relaxante e pode ser uma ótima opção para quem está em busca de uma fonte de renda extra, isso porque as peças com esse tipo de bordado são muito valorizadas no mercado. 

ponto cruz de letra2

 

Ponto cruz infantil e bebê

As ideias possíveis com ponto cruz para bebes são bem variadas, você pode encontrar gráficos com vários  desenhos que fazem parte do universo infantil.

Entre as opções de desenhos mais utilizadas para peças infantis podemos encontrar: mamadeira, ursinhos, personagens infantis e outras figuras.

A seguir separamos algumas ideias de ponto cruz infantil para se inspirar.

Casinha na árvore em ponto cruz68

Leão em ponto cruz76

Leãozinho em bordado.

ponto cruz de fadinha7

Bordado de fadinha.

Bordado de gatinho.

ponto cruz de sorvete9

Sorvetes em bordado .

ponto cruz de unicórnio5

Bordado infantil com unicórnio.

Urso

Se tratando de ponto cruz infantil, os ursinhos são uma das opções de desenhos favoritas para bordado. Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de modelos de ursinhos combinados com diferentes outras figuras como: corações, flores, borboletas, lacinhos e muito mais.

Além de ser o protagonista em muitas peças, muitas mamães optam por aplicar o ursinho também em peças junto ao nome do bebê.

ponto cruz de ursinho com flores11

Bordado de ursinho com flores.

ponto cruz de ursinho com roupinha vernelha10

ponto cruz de ursinho com touca de Papai Noel12

Bordado de ursinho com touca de Papai Noel.

ponto cruz de ursinho9

Unicórnio

Não tem como negar que os unicórnios caíram no gosto de muita gente, não só crianças, mas também muitos adultos. Com seu visual cheio de cores alegres, eles nos remetem ao mundo da fantasia. 

O ponto cruz de unicórnio pode ser utilizado para decorar os mais diferentes tipos de peças como roupas, mochilas, lembrancinhas, entre outras. 

ponto cruz de unicórnio13

ponto cruz de unicórnio14

ponto cruz de unicórnio15

Mickey e Minnie

Não há dúvidas de que se tratando de personagens infantis o Mickey e a Minnie estão entre os mais queridos. Para as mamães que desejam investir em peças bordadas para os pequenos com esses personagens, é possível encontrar uma grande variedade de gráficos.

ponto cruz de Mickey e Minnie balões18

ponto cruz de Mickey e Minnie com balões19

ponto cruz de Mickey e Minnie20

Se você está em dúvidas sobre bordar o Mickey ou a Minnie, que tal bordar os dois personagens na mesma peça? Nessa inspiração que separamos podemos ver uma versão cute dos personagens que pode ser feita com a técnica ponto cruz nas mais variadas peças como quadrinhos decorativos, toalhas e muito mais!

Bailarina

Para decidir qual a melhor opção de gráfico com ponto cruz infantil, é importante entender quais personagens são os favoritos do seu filho. No caso das meninas, a bailarina é uma personagem muito querida hoje em dia, tanto que se tornou tema não para decoração de quarto, mas também festa de aniversário e até mesmo material escolar.

O bacana de investir na bailarina para o ponto cruz é que você pode encontrar opções de gráficos com bailarinas em diferentes posições, com roupinhas diferentes, entre outros detalhes.

ponto cruz de bailarina com coraçõezinhos24

ponto cruz de bailarina com florzinhas22

ponto cruz de bailarina24

ponto cruz de bailarinas23

Nuvem

Para as mamães que estão em busca de temas que estão em alta para quarto de bebê, o tema nuvem é uma das opções que mais estão em alta. Você pode investir nessa opção de desenho para bordar com a técnica ponto cruz diferentes tipos de peças como almofadas, kit berço, quadrinhos, guirlanda de porta e muito mais!

ponto cruz de nuvem com chupeta25

ponto cruz de nuvem com lacinho28

ponto cruz de nuvem27

Princesa

As princesas são muito queridas pelas pequenas e por isso podemos encontrá-las como tema de diversas coisas do universo infantil feminino. Atualmente, bordado de princesa é muito utilizado principalmente para criação de fofos quadrinhos decorativos para quarto.

ponto cruz de Princesa Bela29

Bordado da Princesa Branca de Neve.

ponto cruz de Princesa Jasmine28

ponto cruz de Princesa30

Patrulha Canina

O bordado com tema patrulha canina é uma das opções mais utilizadas para o bordado de peças infantis para menino. Entre as opções de desenhos que mais estão em alta podemos encontrar o brasão que representa  a Patrulha e também os personagens Chase e Marshal.

Bordado de Chase Patrulha Canina.

ponto cruz de Patrulha Canina32

ponto cruz de Patrulha Canina33

Ponto cruz de flores

As flores em ponto cruz podem ser utilizadas para decorar qualquer peça de sua preferência. Para quem gosta, existem gráficos com os mais variados tipos de plantas como rosas, tulipas, margaridas, girassóis e muito mais!

Ponto cruz de flores vermelhas34

As rosas são muito utilizadas por artesãos para bordado e você pode bordá-las em diversas peças, como jogo de cama, assim deixando fronhas e lençóis mais bonitos e aconchegantes. Não tem como negar que com uma cama bonita até mesmo seu sono vai melhorar!

Ponto cruz de flores37

Gráfico de tulipa para ponto cruz69

As tulipas são flores muito fáceis de bordar e por isso são consideradas um ótimo exercício para quem está se aprendendo a fazer bordado. Se você é um iniciante e não quer fazer a troca de cores das flores e folhas, você pode fazer o bordado da flor utilizando apenas uma cor, assim como as folhas.

Ponto cruz de coração

O coração em ponto cruz é um dos gráficos mais simples de fazer, se você é iniciante essa pode ser uma ótima opção para começar suas peças. Não tem muitas cores e possui um formato simples, o bacana de optar por esse desenho é que você pode utilizá-lo em diferentes tamanhos para compor os mais lindos bordados em peças como pano de prato e guardanapo de tecido, por exemplo.

Ponto cruz de coração colorido44

Ponto cruz de coração vermelho44

Se você deseja criar um presente especial feito por suas mãos especialmente para a pessoa amada, uma boa opção é o coração em bordado. Você pode criar um quadrinho romântico para presentear ou bordar peças para decorar a mesa para um jantar romântico.

Ponto cruz de corações43

Ponto cruz de borboletas

Essa é uma arte clássica muito bonita e fácil  de fazer utilizada em diferentes tipos de bordados e crochês. O bacana de optar por esse desenho para suas peças é que você pode fazer tanto borboletas mais complexas com mais detalhe quanto modelos mais simples, porém isso fica ao seu critério.

Ponto cruz de borboleta com cores vivas47

Ponto cruz de borboleta45

Ponto cruz para cozinha

Não tem como negar que se tratando de bordado, as peças que mais recebem esse tipo de arte são as de cozinha. Você pode encontrar uma infinidade de gráficos relacionados a esse ambiente.

Entre os modelos de bordados que mais estão em alta para peças de cozinha podemos encontrar: semaninha, frutas, vaquinha, entre outros.

Existem várias formar de bordar ponto cruz para cozinha. Você pode escolher vários gráficos diferentes e criar uma composição. A seguir separamos diferentes modelos de ponto cruz para cozinha para que você possa se inspirar.

Bordado de bolo para cozinha.

Ponto cruz para cozinha com legumes49

Ponto cruz para cozinha48

Ponto cruz para pano de prato

O pano de prato é uma das peças que mais combinam com o bordado. Por ser uma peça que faz parte do nosso dia a dia na cozinha, é necessário ter uma grande variedade de modelos disponíveis, por isso para deixar sua cozinha bonita com essa peça, nossa dica é optar pelo pano de prato bordado.

Existe uma grande variedade de gráficos que podem ser utilizados no bordado de panos de pratos, entre as opções mais utilizadas podemos encontrar: flores, cupcakes, uvas, borboletas, galinhas e frases.

Pano de prato com ponto cruz de flores55

Pano de prato com bordado e barrado de crochê.

Pano de prato com bordado e crochê.

Ponto cruz para toalha

Toalhas com bordado podem ser encontradas com diferentes técnicas, além de desenhos bem variados. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como utilizar esse item tão delicado e cheio de charme na decoração, e na verdade é muito simples

O bordado da toalha deve ser escolhido de acordo com o estilo do ambiente que elas irão ficar, além de serem bordadas com estampas que remetem a personalidade do dono da casa.

No caso do banheiro, por exemplo, é válido escolher um kit de toalhas bordadas no qual além da toalha de banho exista também a toalha de rosto bordada, assim criando um ambiente harmônico e charmoso.

Toalha de banho com ponto cruz azul62

Ponto cruz de Natal

O natal é uma data excelente para caprichar em uma decoração diferenciada, por isso se você deseja dar um toque de beleza e aconchego na casa, a técnica de bordado com ponto cruz de Natal pode ser a pedida certa para customizar peças que você já tenha em casa.

Para bordar suas peças de Natal você pode optar por gráficos com desenhos como: papais noéis, sinos, árvores de Natal e bonecos de neve.

Ideias para ponto cruz de Natal70

Ideias para ponto cruz de Natal71

Ideias para ponto cruz de Natal72

Ideias para ponto cruz de Natal73

Ideias para ponto cruz de Natal74

Como fazer ponto cruz? – Passo a passo fácil

Se você gostou das inspirações com ponto cruz que separamos no post, temos certeza que ficou curioso para aprender como fazer essas lindezas para sua casa, não é mesmo? Pensando nisso, separamos a seguir um passo a passo completo para você aprender como fazer um lindo bordado com ponto cruz de rosa simples para personalizar as suas peças.

 

Gostou das nossas ideias para ponto cruz? Quais modelos mais chamaram sua atenção? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Você pode gostar...