+15 modelos de berço diferentes ➞ Qual escolher? •【2024】

Você conhece todos os modelos de berço? Aprenda a escolher neste guia completo!

A chegada de um bebê demanda uma série de cuidados e um longo planejamento, principalmente em relação ao quarto. Para criar um ambiente perfeito para o aconchego da criança, é ideal instalar alguns móveis, como o berço.

Entretanto, muitos pais têm dúvidas sobre qual é o modelo mais indicado, que siga todos os padrões de segurança e combinem com a decoração do ambiente. Além disso, há berços com uma série de aparatos que melhoram sua funcionalidade.

Com tantos pontos a esclarecer, preparamos este conteúdo para sanar todas as questões e ajudar você a comprar o berço ideal. Leia e veja fotos de 15 modelos incríveis. 

Lindos Berços brancos

Um guia completo com os melhores modelos de berço!

Características do berço

Quando os pais decidem pesquisar sobre berço, é comum ficar ainda mais confuso, afinal, as lojas oferecem inúmeras opções. De fato, esse móvel é bastante versátil e ganhou novas variações conforme o tempo, seja em relação ao material, ao formato, à cor e aos adereços complementares.

De qualquer forma, o berço deve ser confortável e oferecer total segurança ao bebê. Segundo especialistas, o pequeno pode dormir nesse móvel até os 3 anos de idade dependendo de seus hábitos e rotina.

15 modelos de berço

Vale destacar também que todo berço deve seguir as especificações do Inmetro. Esse órgão possui normas de qualidade que permeiam a fabricação do móvel e valem para todas as versões nacionais e importadas. Portanto, é essencial verificar se há o selo colado no móvel antes da compra.

Segundo o Inmetro, o berço ideal deve ter 1.30 m de comprimento por 60 cm de largura. Dependendo dos acessórios (como grades), essas medidas podem ser maiores. Já a grade lateral deve ter espaçamento de 6.5 cm e altura mínima de 60 centímetros. Assim, o bebê não prenderá a cabeça e os pés, além de evitar que ele pule para fora do móvel.

Berços brancos

Como escolher o modelo do berço? #dicas

Os padrões do Inmetro são fundamentais para qualquer modelo de berço. Além disso, você deve se atentar a outros pontos:

Tamanho – analise o espaço disponível no quarto para definir qual modelo é o ideal. Não adianta comprar um berço super equipado se o ambiente é pequeno. Lembre-se que o tamanho do móvel aumenta se tiver outros apetrechos complementares.

Em muitos casos, é interessante encomendar a fabricação de um berço sob medida e confeccionado de acordo com os padrões das normas técnicas. Assim, você pode optar por um móvel totalmente planejado para equipar o quartinho do bebê.

Cor – a cor é um elemento importante quando se trata da decoração do ambiente. De modo geral, os berços possuem cores neutras, que combinam com praticamente qualquer estilo. A versão branca, por exemplo, é ideal para um quarto provençal. Entretanto, os berços em cor marrom e bege também se destacam, além de tons mais vivos, como azul ou rosa.

Modelos de berço

Material – os berços antigos de madeira eram os mais comuns em muitas casas. De fato, têm boa qualidade e durabilidade. Já as versões modernas são feitas em MDF, geralmente com um preço mais acessível. Outra variação é o berço de ferro, mas pouco usual atualmente.

Acessórios – um berço pode ter uma série de aparatos além do espaço para o bebê dormir, como nichos e gaveteiros. Se há muito espaço disponível no quarto, vale a pena escolher um modelo equipado para facilitar a organização e deixar os itens do bebê sempre à mão.

Além disso, o móvel pode ter rodinhas, grade móvel, trocador, estante acoplada, enfim.

Colchão – segundo especialistas, o melhor colchão para berço deve ser de espuma e ter densidade 18. Conforme o crescimento, você pode substituir por uma versão de densidade 23.

Segurança – é o ponto fundamental. Todo berço deve seguir as especificações do Inmetro, sobretudo se você pretende encomendá-lo sob medida. Do mesmo modo, as quinas devem ser arredondadas. Se for comprar na loja, teste a qualidade do móvel e busque sempre por marcas de confiança.

Se for comprar o berço de outra pessoa, não hesite verificar as condições do berço, principalmente em relação ao acabamento e material. Em muitos casos, é melhor optar por um modelo novo e com garantia para oferecer total proteção à criança.

Lindos Modelos de berço

Fotos e modelos de berço

Após essas informações, conheça os modelos de berço e suas principais características. São 15 variações para todos os gostos!

Berço portátil

Como o próprio nome revela, o berço portátil pode ser instalado e levado para qualquer local do quarto. Trata-se de um modelo leve e geralmente com rodinhas. Além disso, alguns são retráteis, perfeitos para quartos com espaço reduzido.

Muitas marcas apresentam diferentes tipos, cada qual com uma cor, ideal para combinar com o estilo de decoração do quarto de bebê. Assim como o espaço para o descanso, há também compartimentos acoplados e acessórios que garantem a funcionalidade do móvel.

berço portatil grande

berço portatil

ideia de berço portatil

lindo berço portatil

Berço americano

O berço americano é um dos mais tradicionais do mercado. Tem 10 centímetros de largura a mais em relação ao modelo nacional, além de pés curvados e cabeceira sem quinas.

Moderno, possui acabamento liso, com regulagem de altura nas grades e sistema anti-refluxo, que permite a elevação do colchão e melhora o bem-estar do bebê após a amamentação.

berço americano com gaveta

berço americano com rodinhas

berço americano

lindo berço americano

Berço com cômoda

Funcionalidade é a principal vantagem do berço com cômoda, indicado para quem precisa otimizar o espaço no quarto. Em vez de comprar os móveis separados, você pode optar pela cômoda acoplada, além de nichos e gaveteiros. Assim, dá para guardar todos os objetos do bebê ao lado do berço, facilitando as trocas, a alimentação, etc.

Há uma série de versões nas lojas, perfeitas para qualquer estilo decorativo e com um preço bem acessível!

berço com comoda branco

berço com comoda

modelos de berço com comoda

berço com comoda grande

Berço moisés

O berço moisés é super charmoso, prático e com um design encantador. Trata-se de um modelo delicado, com prateleira ou gaveteiro acoplado e sistema de regulagem nas grades.

A versão branca é a mais convencional do mercado, além de segura e com lindo acabamento. Você encontra modelos com ou sem rodinhas e colocar os objetos do bebê na parte inferior do móvel.

berço moises classico

berço moises com rodinhas

berço moises

lindo berço moises

Berço que vira caminha

Esse tipo de berço possui a vantagem de virar uma pequena cama. Ou seja, as grades podem ser reguladas de modo a deixar a estrutura livre, uma boa opção para crianças maiores.

A possibilidade de se transformar em uma caminha ainda melhora a utilização do berço até as idades mais avançadas, basta trocar o colchão para deixar a criança mais confortável.

berço que vira caminha funcional

berço que vira caminha grande

berço que vira caminha

estilo de berço que vira caminha

Berço chiqueirinho / cercadinho

O berço com cercadinho serve tanto para o descanso quanto para deixar o bebê brincando em segurança. O formato é maior que o convencional, com espaço ideal para que a criança se divirta com seus brinquedos.

Muitos modelos possuem rodinhas, protetor e um acabamento diferenciado, com muitas cores disponíveis. Uma versão funcional e ideal para quem busca praticidade.

berço chiqueirinho azul

berço chiqueirinho grande

berço chiqueirinho ideias

berço chiqueirinho

Berço montessoriano

Muitos pais seguem o estilo montessoriano ao montar o quarto do bebê. Esse conceito é voltado para a liberdade do pequeno conforme seu crescimento, para um pleno desenvolvimento de suas aspectos físicos e psicológicos.

Por isso, os móveis e objetos são detalhadamente planejados para ficarem à altura dos olhos da criança, incentivando a sua autonomia. Nesse caso, o berço é parte importante, sobretudo a versão que vira cama, para que seja aproveitado pela criança até idades mais avançadas.

O berço não deve ter quinas e elementos acoplados que saem com facilidade. A ideia geral é oferecer um espaço planejado especificamente para o pequeno, mas com total segurança.

berço montessoriano

cama berço montessoriano

lindo modelo de berço montessoriano

modelos berço montessoriano

Berço acoplado

Esse modelo de berço costuma ser acoplado à cama dos pais. Assim, evita-se que o bebê durma diretamente na cama, aumentando o conforto tanto do pequeno quanto dos adultos.

O berço acoplado é bem prático e simples de instalar, geralmente de madeira e com altura necessária para a visualização e cuidados dos papais. Por ser portátil, pode ser colocado em qualquer cama de casal, em diversos locais.

berço acoplado azul

berço acoplado moderno

berço acoplado

lindo berço acoplado

Berço redondo

Embora o design quadrado seja convencional, muitos modelos de berço redondo também são procurados. São super charmosos e delicados, ideais para um quarto em estilo provençal, por exemplo.

berço redondo amarelo

lindo berço redondo

modelo de berço redondo

berço redondo para menina

Berço retrô

O estilo retrô se inspira em móveis de outras épocas e o redesenha para os dias atuais. Sendo assim, não é um modelo original, ao contrário do vintage.

Quem adora objetos de outras décadas pode escolher um berço retrô para decorar o quarto da criança, assim como outros adereços.

berço retrô branco de madeira

berço retrô com gavetas

berço retrô

lindo berço retrô

Berço provençal

O conceito provençal também é amplamente utilizado em muitos projetos de quartos infantis. A inspiração se dá em toda a decoração e elementos do cenário, inclusive no berço. Felizmente, muitas marcas se inspiram nesse estilo para confeccionar um móvel retrô super charmoso, geralmente em cor branca, bege ou rosa.

Saiba mais sobre o berço provençal em nosso post completo sobre o tema.

berço provençal

lindo berço provençal

modelo de berço provençal

quarto com berço provençal

Berço capitonê

O berço em acabamento capitonê traz sofisticação ao quarto do pequeno. Mas, o que define esse termo? Segundo especialistas, trata-se de um estilo em acabamento geométrico, deixando os estofados mais bonitos e confortáveis.

No caso do berço, o capitonê está presente no acabamento das laterais, deixando o móvel mais requintado e combinando com o tom amadeirado. Por isso, é comum que o estofado tenha cores claras, como branco, cinza, bege ou off-white. Perfeito para um estilo clássico e retrô.

berço capitone

lindo berço capitone

modelo de berço capitone

o que é berço capitone

Berço de vime

O berço de vime é confeccionado com fibras naturais, como se fosse uma grande cesta, perfeito para acomodar o bebê de forma aconchegante.

Um modelo resistente e tradicional, que pode ser instalado em qualquer cômodo da casa. Basta colocar um colchão ou protetor, além de rodinhas para facilitar a movimentação.

Outra vantagem é o preço e a variedade de formatos, sendo os arredondados os mais convencionais. Para limpar também é simples, basta passar um pano úmido ou aspirador de pó.

berço de vime redondo

berço de vime

lindo berço de vime

modelo de berço de vime

Berço mosquiteiro

O mosquiteiro é um acessório acoplado ao berço que tem uma ótima função: evitar que mosquitos piquem o bebê. A pele dos pequenos é mais sensível e pode ficar avermelhada ou coçando caso seja atacada pelos insetos.

Sendo assim, é interessante colocar um mosquiteiro no berço ou comprar um compartimento portátil com esse adereço. Há muitas versões disponíveis nas lojas, todas super confortáveis para a criança descansar.

Muitos pais também instalam o mosqueteiro acima do móvel. Nesse caso, deve ficar em boa altura, para evitar o acesso do bebê. Além disso, precisa ser lavado frequentemente para evitar poeira e sujeira.

berço mosquiteiro para bebê

ideia de berço mosquiteiro

modelo de berço mosquiteiro

Berço para gêmeos

Muitas pessoas têm dúvidas se existe berço para gêmeos. A resposta é não. O móvel é independente e serve apenas para uma criança.

Entretanto, há possibilidade de acoplar dois berços, deixando lado a lado ou sob medida, mas com o espaço necessário para cada bebê. Para isso, vale contratar um especialista, como um marceneiro, que deve seguir todas as especificações de segurança.

Há alguns modelos existentes que se destacam pelo conceito. Além de dois berços, é possível complementar a estrutura com estantes, cômodas ou gaveteiros.

Berço para gêmeos de madeira

Berço para gêmeos

lindo Berço para gêmeos

modelos de Berço para gêmeos


Você encontra todos esses modelos de berço em diversas lojas físicas e online, com os mais variados preços. Faça uma boa pesquisa e orçamentos, seguindo sempre as dicas que destacamos no post.

Aproveite para deixar um comentário e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Boa sorte com a chegada do bebê e até mais!

Você pode gostar...