Sanca de Isopor: 59 Modelos de Molduras Incríveis, Vantagens e Preço!
Decorar o teto é uma forma de dar acabamento à cobertura, e entre as inúmeras possibilidades de materiais e estilos para esse acabamento, há uma forma que tem sido muito utilizada – a sanca de isopor.
Ah, e você não leu errado, não estamos falando das tradicionais molduras e sancas de gesso, mas sim do acabamento em isopor; ou se preferir um termo técnico – molduras de poliestireno expandido.
O acabamento feito em isopor e conhecido por sanca de isopor é uma das possibilidades do universo da construção civil, e se você ainda não conhece esse tipo de moldura, é o momento de se permitir conhecer novas técnicas que podem trazer muitas vantagens para a construção.
Então, vamos ao assunto do dia que são as molduras e sancas feitas de isopor.
O que é sanca e moldura de isopor?
Para quem está passando pelo processo de obras e reformas com certeza já viu o acabamento que fica entre a parede e o forro, mas esse tipo de acabamento também pode aparecer na estrutura externa, como contornos de fachadas e janelas.
E é exatamente isso que são as molduras – o acabamento. Já a sanca é uma variação da moldura, usada apenas no teto e feita a partir das pequenas molduras, podendo formar desenhos e detalhes no teto.
No caso, da sanca de isopor, o material é algo mais novo na área da construção, e é um ótimo substituto dos modelos de gesso e cimento.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens
- Instalação: o processo de instalação é um dos pontos mais favoráveis da sanca de gesso. O processo todo é rápido, fácil e dispensa a secagem, como no gesso. Ao comparar com o gesso, a sanca de isopor ainda tem a vantagem de não fazer tanta sujeira e ser simples para fazer emendas.
- Custo com mão-de-obra: no caso da instalação de molduras de gesso é preciso contratar uma empresa especializada; já a moldura de isopor não precisa de um profissional especializado, e pode ser aplicada como parte de um projeto DIY (faça você mesmo); deixando o gasto com um profissional em R$ 0.
- Não suja a pintura: ao contrário de outros tipos de molduras e sancas, o modelo em isopor pode ser instalado sobre as paredes já pintadas e decoradas, e com pouquíssimo risco de sujar. Ou seja, é uma possibilidade de acabamento posterior e sem estragar o que já está feito.
- Não embolora: a proliferação de fungos e bactérias no isopor é nula, e essa é uma vantagem, já que não há riscos da moldura/ sanca de isopor embolorar. Sendo assim, o material é indicado até mesmo para áreas úmidas, como banheiro.
- Pode ser pintado: a moldura vem na cor original – branca – e há a possibilidade de pintá-la, dando a cor desejada ao acabamento. Para quem não quer sujar a parede e o forro onde a sanca será instalada, a dica é pintar o acabamento antes da instalação.
- Leveza do material: a leveza das molduras é uma grande vantagem do acabamento. Por ser feito em isopor o resultado é um acabamento leve, e isso facilita no processo de transporte e instalação do acabamento.
Desvantagens
- Fragilidade: o isopor é um material mais frágil e por isso exige maiores cuidados. O uso de sanca de isopor deve sem em locais onde não sejam de passagem e com possibilidade de algo esbarrar, pois isso pode danificar o formato da peça.
- Preço: o preço é um pouquinho mais caro que as versões em gesso, mas apesar disso ser um ponto negativo é preciso considerar a alta durabilidade da moldura de isopor e a não necessidade de mão-de-obra especializada, fatores que diluem o preço final.
Projetos com Modelos de Sanca de Isopor Interna
Simples e moderno
Há diferentes maneiras de usar sanca de isopor no projeto, e as versões mais simples e com menos detalhes são as mais contemporâneas, já que dão acabamento, mas sem deixar o resultado pesado.
Neste projeto da sala, o acabamento em isopor foi feito entre teto e paredes, e o resultado ficou clean.
A instalação sobre o papel de parede mostra a versatilidade neste tipo de moldura e garante melhor acabamento ao projeto.
Mais fotos
Com luz / led
Entre as possibilidades para a sanca de isopor, uma das ideias é fazer o acabamento com iluminação, dando um toque diferenciado ao projeto e incluindo um ponto de luz indireta.
Entre as possibilidades de acrescentar luz junto da moldura, vale apostar em projetos com iluminação de led ou luzes embutidas, mas neste caso é preciso fazer cortes na moldura para a instalação da lâmpada.
Neste projeto com iluminação, a aposta foi de instalar a moldura com uma certa distância do teto, e assim a luz sai desse espaço, dando um detalhe moderno ao projeto.
Mais fotos
Cortineiro
Para quem vai apostar na moldura de isopor como parte do projeto, também pode considerar o detalhe como parte do cortineiro.
O material é super versátil, e assim como a versão em gesso, é possível fazer o acabamento em volta da cortina e garantir continuidade do acabamento e um visual mais delicado para esconder o início da cortina.
Projetos com Modelos de Moldura de Isopor Externa
Apesar do isopor ser uma material mais frágil, esse tipo de moldura também é uma possibilidade de acabamento para fachadas e áreas externas.
Para esse tipo de aplicação, a indicação é usar moldura de isopor específica para a área externa, já que o acabamento é diferenciado.
Na moldura de isopor para áreas externa, o acabamento de isopor tem um revestimento com argamassa, aumentando a durabilidade da moldura e sua resistência às intempéries do tempo.
Nesta proposta de usar a moldura de isopor para projetos externos, a aposta foi pelo acabamento em volta das janelas, o que cria uma moldura delicada e simples como contorno das janelas.
Quanto custa? Preço do metro linear
Para quem não sabe o que é e como medir o metro linear, uma breve explicação é comparar o metro linear (m) ao comprimento.
No momento de medir, use uma trena em volta das paredes/ teto onde vai usar a sanca de isopor e a medida total corresponde a quantidade necessária de acabamento. No entanto, é sempre bom comprar um pouco de material a mais, considerando possíveis erros de medida e instalação.
Agora que você já sabe como medir o metro linear, vamos aos custos. O preço médio da moldura/ sanca de isopor é a partir de R$ 4 para as versões mais simples.
Para quem ainda não conhecia sanca de isopor agora já sabe dessa possibilidade para acabamentos internos e externos. E se você já conhecia e/ ou já usou o material na reforma ou obra, conta aqui nos comentários sobre sua experiência.