Grades para janelas: modelos, preços e cuidados!
Você sabe quais os melhores tipos de grades para janelas? O elemento não é apenas estético, mas também tem sua funcionalidade, que é garantir maior segurança aos moradores da casa; e por isso, na hora da escolha é preciso aliar o visual da grade junto ao projeto com a segurança que o modelo dá para a casa.
Para auxiliar quem está precisando de uma ajudinha para escolher entre os modelos de grades, o post traz dicas de diversos tipos de acordo com o material, preços e como manter e cuidar das grades para janelas.
Dicas para escolher grades para janelas
- Para que a grade escolhida fique harmoniosa com o projeto, opte por um modelo que tenha características próximas do visual estético da casa. Por exemplo: se você optou por janelas e portas em madeira, a grade de madeira segue a mesma tendência.
- As grades para janelas podem passar um visual muito carregado e até com aparência de prisão para a fachada do lar. Para fugir desse visual, escolha por um modelo que seja mais clean.
- Além de considerar o visual estético, considere também a durabilidade do material. Para isso, analise se a grade está muito exposta a chuvas e sol, e até a ação de corrosão. Cada material é adequado para um tipo de projeto.
Tipos e modelos de grades para janelas
Grades modernas
Se a ideia é investir em modelos de grades que sejam modernos para manter o visual contemporâneo do lar, aposte em versões que tenham o visual clean. Por isso, os modelos com linhas horizontais ou verticais e de mesma cor da estrutura da janela mantém essa aparência clean e moderna.
Outra dica para manter a aparência moderna das grades para janelas, é optar por projetos em que as grades ficam embutidas no espaço da janela e não sobreposta e além da estrutura da casa. Essa aparência deixa o visual mais moderno.
Grades de inox
A grade de inox costuma ser um modelo com ótimo custo-benefício, já que é um material resistente e de ótima durabilidade, e ainda tem preço que mais em conta que diversos materiais.
Além de ser durável e com bom preço, outra vantagem deste tipo de material para grades, é que o inox se adapta a diferentes materiais e por isso pode ser combinado com janelas dos mais diferentes tipos, mantendo o resultado harmonioso.
Grades de madeira
As grades de madeira são ótimas apostas para fugir do visual de prisão que as grades para janela podem transmitir. O material é capaz de passar uma sensação mais aconchegante e isso valoriza o projeto.
Para garantir a durabilidade da madeira usada na grade, é ideal que o material passe por processo de impermeabilização e tratamentos para que a grade seja resistente à exposição ao sol e a chuvas. Ah, e não se esqueça que esse tipo de material exige manutenção com mais frequência.
Para janelas internas
Uma das possibilidades é usar grades internas no projeto. A grade ficará aparente através do vidro da janela, mas não ficará além da estrutura da janela.
Esse tipo de grade utilizada por dentro é mais segura, já que dificulta a ação de bandidos na tentativa de cortar a grade. No entanto, a colocação e projeto com grade interna deve ser bem realizado para que o visual interno não fique prejudicado pela grade.
Para janelas basculantes/ maxim-ares
Para quem optou por modelos de janelas basculantes ou maxim-ares (com abertura para fora) é preciso considerar qual o melhor tipo de grade usar para não atrapalhar o abrimento da janela.
Nas versões basculantes, há a possibilidade de usar grades internas ou externas, desde que respeitem o espaço de abertura do vitrô. Já para o modelo maxim-ares o mais indicado são as grades para janelas internas, o que não atrapalha a abertura, que pode ser maior ou menor.
Coloniais/ Ferro fundido
A grades para janelas em ferro também são propostas para o projeto e segurança do lar. Esse tipo costuma ser bem resistente e de grande durabilidade, mas possuem preço mais alto quando comparada a outros modelos de metais, como alumínio e inox.
O visual que segue o estilo colonial, é marcante nesse tipo de grade e é capaz de adicionar um detalhe a mais para a fachada da casa.
Quanto custa? Preço
Além de garantir a segurança do lar, é preciso considerar também o custo das grades para janelas, afinal é preciso unir o útil ao agradável, ou seja, segurança e bom preço.
Então, se você está considerando uma janela de 1,2 x 1 m o preço médio para o modelo em alumínio é em R$ 175. Já as versões em ferro fundido costumam ser mais caras, e a mesma medida pode custar em torno de R$ 600.
Cuidados e manutenção
- Pintura: manter a pintura das grades para janela em dia é ideal para garantir o visual da fachada da casa. A grade pode ser pintada da cor da janela para ficar mais harmoniosa, ou se a ideia é dar destaque, escolha outra cor. No entanto, lembre-se sempre de que a grade faz parte do visual estético do lar, por isso é essencial manter a pintura em dia.
- Limpeza: assim como as janelas, as grades vão acumulando a poeira e sujeira do dia a dia, e a dica é fazer limpezas frequentes, tanto nas janelas quanto nas grades. Para limpar, você pode usar pode usar pano úmido ou água (evite o excesso de água nas grades de madeira) e remover o excesso de sujeira, mantendo o visual estético da grade na composição da fachada.
- Corrosão: outro ponto a ser avaliado é a corrosão do material. Verifique se as grades para janela estão em dia e se não há indícios de corrosão, caso necessário é preciso arrumar as grades para manter a segurança da casa. Ah, e se você mora em cidade litorânea e enfrenta o problema da corrosão por parte da maresia, é preciso escolher por materiais mais resistentes a esse fenômeno, como alumínio ou madeira.
Agora que você já sabe todas as dicas para escolher e manter as grades para janela, é só escolher o modelo que mais adequado para o projeto e garantir a segurança do lar.