Divisória de Ambientes – 80 Inspirações Sensacionais & Como Fazer!
Os cômodos integrados estão cada vez mais entre as tendências dos projetos arquitetônicos e são ótimos para dar sensação de amplitude e valorizar o espaço. No entanto, criar definições que limitem os cômodos sem construir uma parede com porta é uma possibilidade, e, para isso, abuse das divisória de ambientes.
Fotos e Modelos de Divisória de Ambientes
Divisória Vazada
A divisória de ambientes vazada é a preferida na hora da escolha do modelo, já que, além de dar um ar mais moderno, ainda proporciona uma sensação de ambientes maiores e com mais espaço.
A parede de cobogó é uma ótima escolha para delimitar os ambientes, e mesmo assim manter os espaços integrados.
O item que é bem característico da década de 70, volta com tudo para os projetos decorativos:
Mais uma vez os bloquinhos de cobogó foram utilizados na decoração e criam uma espécie de corredor.
Nos ambientes a seguir, nota-se claramente o design moderno na divisória de ambientes escolhida.
O painel vazado usado atrás da cama e a escolha da cor preta com linhas abstratas deixam a decoração do quarto de casal com estilo contemporâneo :
No projeto acima, o item foi utilizado como uma das paredes da sala de estar e a iluminação embutida atrás do elemento vazado cria um clima mais aconchegante e agradável para receber as visitas.
Mais fotos
Divisória de vidro
O modelo de vidro é mais utilizada para ambientes comerciais, como escritórios e consultórios, mas pode ser usada em ambientes residenciais para evitar a sobrecarga de detalhes na decoração.
Com design super moderno, o quarto de casal abaixo é integrado ao banheiro e, para criar uma marca delimitando os espaços, a aposta foi utilizar uma cabeceira para cama que tem o vidro acoplado, completando o visual atual do espaço:
O vidro também pode ser personalizado e, ao invés de funcionar como um elemento neutro que não adiciona informação, pode seguir essa ideia de estampar uma foto da família, que recebe o nome de vidro plotado :
Mais fotos
Divisória de Gesso / Alvenaria / Drywall
A divisória de gesso é mais indicada para locais com mais espaço, já que, por serem mais largas, acabam criando uma divisão muito maior entre os ambientes.
Para dar destaque ao elemento, a aposta foi incluir nichos embutidos e pintar a parede de roxo.
O gesso utilizado como acabamento do teto também pode ser uma inspiração para dividir ambientes:
A divisória de drywall forma uma espécie de parede com abertura central e elementos vazados que servem de espaço para enfeites. A iluminação com spots embutidos valoriza ainda mais o espaço.
Mais fotos
Divisória de Madeira / Amadeirada
A divisória de ambientes de madeira é uma ótima escolha para combinar com outros elementos do mesmo material, como mesas, sofás, pisos, paredes e racks.
Para separar a cozinha do restante da casa, a estrutura vazada de madeira garante um ótimo visual tanto para a sala de jantar quanto para a cozinha, e mesmo separando os espaços é capaz de dar visibilidade e luminosidade à cozinha.
No projeto abaixo, o painel de madeira que separa os cômodos é composto por vasinhos entre as hastes e cria uma espécie de jardim vertical :
Divisória de MDF
Para criar uma divisão para a sala de jantar, a escolha abaixo foi o uso de MDF na cor clara que combina com o piso e com o modelo de painel para TV.
Isso é importante para manter o equilíbrio entre os cômodos, dando ideia de continuidade à decoração:
O material que simula madeira foi a escolha para dividir o escritório. Aqui o modelo vazado tem formas geométricas – círculos e quadrados – que deixam o design mais clássico e mantém o estilo do ambiente.
A seguir, a decoração da kitnet possui uma divisória de MDF em formato de estante que divide o quarto do restante do lar, mas sem criar uma parede.
Uma funcionalidade interessante da peça, em que o painel da TV é giratório e permite que a televisão possa ser assistida do quarto ou de outros ambientes.
Mais fotos
Divisórias Eucatex
As divisórias Eucatex são feitas com painéis modulados de chapas de fibra de madeira de eucalipto. Podem ser cruas ou revestidas com Formidur BP (acabamento feito com resina, feito para suportar abrasão e absorver impactos) ou Eucaplac (pintura a base d’água, indicado para residências). A limpeza de ambas as linhas deve ser feita com pano seco ou úmido.
Acesse http://www.eucatex.com.br/pt/divisorias/ para conferir os modelos oferecidos pela empresa.
Abaixo, um tutorial de como instalar divisórias Eucatex passo a passo:
Divisórias Baratas
Divisória de PVC
As divisórias de PVC são práticas, baratas e versáteis, podendo ser montadas em qualquer ambiente. Embora sejam mais comumente usadas como divisórias para escritórios, é uma solução fácil para quem deseja separar cômodos, mas mora de aluguel, sem possibilidade de fazer grandes reformas.
Hoje o mercado oferece acabamentos e perfis que vão além do popular branco liso.
Com Materiais de Reciclagem
Uma alternativa bem barata é aproveitar caixotes de plástico para criar uma espécie de estante, assim dois ambientes ganham nichos e ficam divididos com estilo:
A decoração também pode ser composta por pallets, como o modelo de painel rústico abaixo que divide a sala e cria um espaço mais reservado sem a necessidade de uma parede delimitando os ambientes.
Os caixotes de feira foram utilizados para criar uma divisória simples e com nichos, que servem para guardar caixas, livros, enfeites e até para colocar plantas que enfeitam os dois espaços.
Ripas de madeira podem dar cara nova aos pallets que podem ganhar diferentes tipos de trançados e design e assim criar um painel cheio de estilo para dividir os ambientes.
Placas redondas podem ser unidas e penduradas, como no exemplo a seguir. A ideia é reaproveitar algum material, como discos de vinil, pratinho descartável e até mesmo papelão. E para dar cara nova ao material, basta uma camada de tinta.
Se a ideia é usar uma divisória criativa e econômica, pode se inspirar neste próximo modelo.
A versão é feita com tubos de PVC de diferentes dimensões e que foram unidos criando um elemento vazado entre os cômodos:
Outras Opções
Por que não usar cortinas ? A ideia é super bem-vinda e com a infinidade de tecidos dá para encontrar um modelo que combina perfeitamente com ambiente e assim criar uma delimitação delicada:
A ideia foi aproveitar blocos de construção para criar uma estante pequena que separa o quarto do restante do lar. Uma inspiração criativa e funcional!
Diferentes / Criativas
Para quem gosta de decorações criativas e diferentes, estas opções abaixo são perfeitas!
Essa ideia é super inovadora e dá um visual lindo para a decoração. Bambus secos foram posicionados em um jardim de pedras e criam um resultado abstrato para esta divisória de ambientes.
Os canos de metal foram interligados e simulam uma parede com design vintage, junto a decoração que segue o mesmo estilo. No chão, azulejos hidráulicos.
Mais fotos
Biombos
Para ter mais mobilidade e dividir espaços diversos a depender da ocasião, biombos são a melhor escolha. Presentes em diversos ambientes de amostras da Casa Cor, são uma tendência forte. Muitas vezes, servem mais como peça de decoração do que como divisória de ambientes. Também pudera, é uma peça tradicional que agrega diferencial sem ocupar muito espaço.
Visite nosso post específico sobre biombos para ver muitas fotos e dicas de decoração!
Ambientes Decorados com Divisórias
Divisórias para Sala
Há uma variedade enorme de modelos de divisórias para sala, com estilos para todos os gostos: contemporânea, moderna, simples, rústica, minimalista… Já sabe qual o seu preferido?
A divisória decorativa suspensa fica incrível em um projeto mais moderno!
Divisórias para Quarto
Item muito útil para separar o quarto de seus closet ou até mesmo da sala, no caso de kitinets.
Contudo, é importante ficar atento ao espaço disponível, já que a divisória em quartos pequenos tende a dar a impressão de que o ambiente é ainda menor.
Para mais dicas, confira nosso post especial sobre Divisórias para Quarto!
Decoração completamente charmosa seguindo um estilo rústico e provençal, com divisória para quarto simples para separá-lo de uma salinha de leitura.
Divisórias para Cozinha
Muitos optam por uma divisória de ambientes para separar a cozinha da lavanderia ou da sala, mas você também pode usá-la para abrilhantar ainda mais a decoração de sua casa.
Esta divisória para cozinha é maravilhosa: minimalista para criar uma leve divisão entre a mesa de jantar e a cozinha, com desenho de uma árvore que combina com o lustre.
Faça Você Mesmo: Divisória de Ambientes Passo a Passo
Para você que não quer investir tanto dinheiro, que tal fazer sua própria divisória de ambientes?
No tutorial abaixo, você acompanha uma ideia super simples e criativa para fazer em casa, com poucos materiais. O resultado fica lindo e as luzes pisca-pisca são o toque final perfeito para a decoração!
Materiais Usados:
- Madeira
- Barbante
- Parafusos
- Ganchos
- Lixa
Fonte: Canal Casa de Pobre – http://www.youtube.com/channel/UCQjq-oua_UuMh9xBfjuKuBQ
Já escolheu o seu modelo de divisória de ambientes ? Conta aqui nos comentários, qual a sua versão preferida para separar os cômodos!