Horta com Garrafa PET – 42 Ideias e Passo a Passo Fácil!
Ter uma horta em casa não precisa ser sinônimo de ter quintal amplo e com espaço de terra, e uma alternativa para ter uma hortinha com verduras e temperos frescos é pensar na alternativa de uma horta com garrafa PET.
A ideia de reutilizar garrafas PET como parte do projeto, além de ser funcional, ainda é uma maneira de apostar na reciclagem das garrafas, que teriam como destino o lixo.
E se você vem pensando em alternativas simples para fazer uma horta com garrafa PET, no post reunimos inspirações para criar um cantinho verde e ainda trouxemos passo a passo para que você possa fazer a sua horta de maneira simples e prática.
Fotos e modelos de horta com garrafa PET
Horta no chão / em bancada
Uma alternativa para fazer horta em apartamento usando garrafas PET é a proposta de uma hortinha pequena e prática, como mostra esta inspiração.
Nesse caso, as garrafas de 2 l foram cortadas pela metade, e ambas as partes foram usadas para criar a hortinha pequena.
A proposta aqui foi de encaixar a parte da tampa da garrafa virada de cabeça pra baixo na outra metade da garrafa, que traz um pouco de água na base, criando uma espécie de vaso auto irrigável para hortinha.
A ideia de vaso auto irrigável é uma proposta bastante prática e dispensa as regas frequentes, sendo uma maneira mais prática para uma horta simples e fácil de cuidar.
A ideia de apoiar a garrafa dentro da base ainda é uma ótima alternativa, pois cria apoio para a horta, pode ser mantida sobre bancadas ou apoiada no chão.
Horta vertical / suspensa
Há muitas propostas para fazer horta com garrafa PET, e uma solução é a de aproveitar um espaço vertical, criando uma solução viável até mesmo para espaços pequenos.
Como inspiração de horta vertical, a ideia aqui foi de criar essa área verde no muro, aproveitando esse espaço para o cultivo de verduras e temperos frescos.
Para o projeto, as garrafas tiveram a parte de cima cortadas e foram transformadas em vasinhos para cultivo de verduras e temperos.
Com as garrafas já cortadas, os itens foram furados e amarrados, assim as cordas passam entre as garrafas, que ficam penduradas, e criam uma espécie de jardim vertical com horta preenchendo todo o espaço do muro.
Horta em garrafa PET grande
Há muitas opções de horta com garrafa PET, e uma das possibilidades é usar garrafa PET de 5 l, uma opção para fazer o plantio de verduras e temperos frescos em uma espécie de vaso um pouco maior e com mais terra.
Como inspiração para uma horta usando garrafas plásticas grandes, a proposta aqui é de uma horta com garrafas em formato quadrado e perfeitas para ficarem apoiadas sobre o chão, uma vez que o formato favorece esse uso.
Nesse caso, parte de cima das garrafas foram cortadas, criando uma abertura para o plantio das verduras, e o restante da garrafa foi preenchido como terra, criando o solo para garantir o desenvolvimento de verduras frescas em um plantio fácil e que ocupa pouco espaço.
Como fazer horta com garrafa PET? – Passo a passo
Se você vem pensando em colocar o projeto com garrafa PET em prática, no passo a passo ensinamos como fazer uma horta utilizando garrafas plásticas como parte do projeto.
Materiais:
- Garrafa PET com tampa
- Tesoura
- Argila expandida ou pedaços de casca de pinus
- Terra
- Húmus de minhoca
- Muda ou sementes
Passo a passo:
- Pegue uma garrafa PET tampada, e com a tesoura faça um recorte retangular que se estenda sobre uma grande área de um dos lados da garrafa, sendo que esse espaço ficará aberto;
- Do lado oposto, que será o fundo do vaso, faça furinhos com a ponta da tesoura para garantir que haja escoamento de água e que a terra não fique encharcada;
- Forre o fundo da garrafa com argila expandida, formando uma camada de drenagem e evitando que ao molhar a horta, a terra possa escorrer pelos furinhos;
- Faça uma mistura de terra com húmus de minhoca e preencha todo o espaço da garrafa;
- Por fim, faça o plantio da muda ou das sementes e garanta os cuidados necessários, como rega, para o desenvolvimento da sua hortinha.
Agora é só guardar as garrafas plásticas e garantir o material necessário para fazer o plantio e cultivo de temperos frescos e verduras, tendo alimentos sempre frescos e saudáveis.