Telha Sanduíche / Termoacústica – Preços, Modelos & Suas Vantagens!
A indústria da construção civil vive em busca de inovações e materiais que sejam mais eficientes para o processo de construção, e uma dessas inovações da área é a telha sanduíche ou telha termoacústica, como também é denominada.
Esse tipo de telha é uma nova aposta do mercado de construção civil e promete benefícios que podem deixar a construção mais eficiente.
Mas será que a telha sanduíche é tudo o que promete mesmo? Então, se você quer saber se vale a pena investir nesse tipo de telhado, e quer descobrir mais dessa inovação da área de construção civil, o post traz tudo sobre esse tipo de telha.
Sobre a Telha Sanduíche
O que é?
Para quem está passando pelo processo de obra, há um vocabulário bem específico desse meio, que traz termos referentes a materiais, acabamentos, e outras etapas do processo.
E em meio a tantos termos diferenciados, um deles é a telha sanduíche. E se o termo parece estranho para você, vamos a uma explicação do que é esse tipo de telha.
A telha sanduíche, como é popularmente chamada, na verdade tem o nome de telha termoacústica, mas recebeu o nome popular de “sanduíche” em virtude de sua composição, já que a telha é formada por duas camadas metálicas, e entre essas camadas um recheio, de modo a lembrar a composição de um sanduíche.
Esse tipo de telha costuma ter duas camadas de telhas metálicas, uma superior e outra de fundo, e traz no meio um isolamento que pode ser constituído de lã de rocha, lã de vidro, poliestireno (EPS), poliuretano (PU) ou poliisocianurato (PIR).
O isolamento entre as camadas metálicas é o grande ponto desse tipo de telha, uma vez que garante maior eficiência térmica e acústica, o que a caracteriza como telha termoacústica.
Quanto Custa? #preço
O preço da telha termoacústica pode variar de acordo com o modelo escolhido, mas o preço médio varia entre R$ 44 e 72 m².
Quais suas Vantagens?
Esse tipo de telhado já tem ganhado cada vez mais lugar nas construções civis, e isso por conta das suas grandes vantagens em relação a outros tipos de telhados.
Entre as vantagens da telha sanduíche, estão:
- Isolamento Acústico e Térmico: sem dúvida uma das grandes vantagens desse tipo de telhado é a grande eficiência em relação ao isolamento acústico e térmico que a telha proporciona. Esse isolamento mais eficiente acontece por conta das camadas duplas e do isolamento entre elas, que ajuda a manter a temperatura interna mais constante; além de reduzir barulhos externos, alcançando uma faixa de isolamento de ruídos entre 20 e 40 decibéis.
- Economia de Energia: esse tipo de telha pode refletir até mesmo na economia de energia, uma vez que o isolamento térmico evita o super aquecimento do ambiente, e assim diminui custos com o uso de ar-condicionado e ventilador.
- Não Absorve Água: ao contrário de modelos de cerâmica, a telha termoacústica é composta por placas metálicas e isso traz a vantagem de não absorver água. A não absorção de água pelo telhado reflete em menores possibilidades de goteiras, além de evitar a proliferação de fungos sobre o telhado úmido.
- Manutenção: para quem busca uma opção de telha realmente eficiente e prática, a telha sanduíche é uma ótima escolha, já que esse tipo de telhado traz a vantagem da manutenção menos frequente, já que não acumula tanta sujeira, tem alta resistência e durabilidade e sem riscos de telhas trincadas.
- Instalação: entre as vantagens desse tipo de telhado, um ponto forte é o processo de instalação, que é rápido e simples, tornando o tempo de obra menor.
Existem Desvantagens?
Infelizmente nem tudo é perfeito, e uma desvantagem da telha sanduíche é o custo.
O preço das telhas e a instalação podem encarecer a obra e isso se torna uma desvantagem desse tipo de telhado.
No entanto, se o custo for diluído pelos benefícios e pela longa durabilidade desse tipo de telha, até mesmo o ponto fraco pode ser amenizado.
Qual a Inclinação Recomendada?
A telha sanduíche é bastante versátil para diferentes coberturas e pode atender a projetos diferenciados, no entanto, para garantir total eficiência do telhado é imprescindível seguir as recomendações dos fabricantes em relação à inclinação.
Em geral, a indicação para o telhado com telha sanduíche deve ter no mínimo 5% e no máximo 57% de inclinação.
Além de seguir as recomendações de acordo com a inclinação, outra indicação é atentar-se ao formato de telhado, uma vez que cada estilo de telha sanduíche pode ser mais eficiente em um tipo de telhado.
No caso de telhados com estrutura em formato de arco, a indicação é pela telha termoacústica com acabamento ondulado ou trapezoidal, e com isolante de lã de vidro.
Como é Feita a Instalação?
O primeiro processo para a instalação da telha termoacústica é a contratação de profissionais com conhecimento nesse tipo de telhado, de modo a garantir que a eficiência da telha seja alcançada.
No processo de instalação, um dos processos iniciais é a preparação da sustentação do telhado, que deve ter o aval de um engenheiro, que irá calcular a distância das vigas, assim como o peso do telhado sobre a estrutura.
Com a base já preparada para receber o telhado, as telhas devem ser posicionadas em uma das águas e em seguida o outro lado deve ser posicionado também, de modo a ficar alinhado com a telha do outro lado.
Na instalação do telhado, é preciso observar a direção do vento, de modo que as telhas sejam instaladas no sentindo contrário, começando pelo beiral em direção a cumeeira.
Como as telhas já posicionadas e alinhadas para a instalação, é preciso fazer a marcação por onde irão passar os parafusos. Depois de marcar as telhas, retire-a da posição e faça os furos nos pontos marcados.
Para a colocação do telhado, encaixe novamente as telhas nos locais corretos mantendo-as alinhadas.
No processo de fixação use parafusos com vedação, de modo a evitar possíveis escoamentos de água de chuva, e que sejam adequados para a o modelo de telha escolhido e para a estrutura base. Fixe as telhas através dos parafusos e pronto!
Fotos e Modelos de Telha Sanduíche
Depois de descobrir esse novo material e as vantagens da telha sanduíche, é hora de descobrir mais sobre essa versão de telha.
Apesar da telha ser conhecida por ter camadas duplas com um recheio no meio, essa não é a única classificação para esse tipo de telha.
A telha termoacústica se divide em dois modelos – simples e dupla, e cada uma dessas versões tem suas peculiaridades.
- Telha Sanduíche Simples: como a própria denominação indica, a telha termoacústica simples tem composição mais simples entre suas camadas. Nesse modelo, o material é formado por uma camada superior de telha metálica e com recheio isolante, o que até então segue os padrões tradicionais desse tipo de telha. E o que a diferencia é o fato do fundo ser formado por um filme alumínio, como se fosse uma manta metálica, ao invés de ser outra camada de telha, tornando assim, essa opção uma versão mais simples da telha sanduíche.
- Telha Sanduíche Dupla: mais uma vez o nome dá indicação de como é a formação desse tipo de telha. Neste modelo, a denominação dupla indica que a composição é feita por duas telhas metálicas, seguindo a sequência de telha superior, recheio isolante e telha de fundo. Sendo assim, a telha dupla é uma opção para ficar exposta e sem a necessidade de forro, já que o acabamento é similar ao de uma telha metálica tradicional.
Depois de descobrir mais sobre essa inovação da área de construção civil e ver todos os benefícios dessa cobertura, é hora de considerar o uso do material para a obra.