MESA DE CENTRO: 80 Dicas, Fotos, Onde Comprar!

Mesa de centro é um móvel comum na decoração da sala, e com certeza é um item que já tinha na casa da vovó. Apesar de ser tão tradicional e comum, o móvel nunca deixou de ser usado, e se este seguir um design bacana ou for produzido com um material inovador, pode dar ainda mais destaque a sala e até ser o ponto de destaque do ambiente.

Se você começou lendo esse post e achando que a mesinha que fica entre os sofás é algo que não combina com o projeto do seu lar, é porque ainda não encontrou o item certo.

Para ajudar quem está em busca do móvel perfeito para a sala, quarto ou espaço de lazer, separamos dicas e fotos de mesas que vão completar e dar um toque único na sua decoração.

Modelos de mesa de centro para a sala

Há muitos materiais e formatos disponíveis no mercado, sem falar naqueles que você mesma pode fazer e customizar, portanto, as possibilidades são infinitas!

Hoje vamos tentar citar a maioria dos modelos que vem sendo usados e quem sabe despertar sua criatividade para botar a mão na massa e até mesmo repaginar o móvel que está implorando por uma dose de estilo e personalidade. Vamos lá?

Mesa de centro de madeira e MDF

Mesa de centro de vidro

O modelo em vidro é uma boa opção tanto para quem deseja uma decoração clean, quanto para quem busca itens volumosos e coloridos para decorar a sala de estar, já que o vidro adiciona funcionalidade e beleza sem pesar, fazendo com que os itens decorativos fiquem em destaque.

  • Além de moderno, o vidro é neutro e por isso dispensa que outros móveis da sala sejam do mesmo material. Portanto, não precisa ter medo de usar itens com materiais e texturas diferentes.
  • A única ressalva para esse modelo é em relação a crianças. Se você tem filhos pequenos, o vidro pode ser um pouco perigoso e facilitar a ocorrência de pequenos acidentes.

mesa de centro 1

DICA: Se a ideia é usar a mesa de vidro, aposte um belo tapete, já que o material transparente permite ver o que tem por baixo.

De acrílico

Para quem se apaixonou pela mesa de centro de vidro, mas tem criança ou animal de estimação em casa, uma alternativa para evitar acidentes são as mesas de centro em acrílico.

O acrílico vem sendo muito usado em mostras de arquitetura devido a sua qualidade, resistência, transparência pura e neutralidade, agregando sofisticação de forma discreta. Um exemplo disso são as cadeiras ghost, que estão super em alta.

mesa de centro 2

Espelhada

Para criar uma sala com destaque e toque moderno, a mesa de centro espelhada é uma excelente aposta, sendo a queridinha do pessoal que segue um estilo de decoração clean e elegante, apesar de combinar com os mais diversos estilos.

Além de contemporâneo, o móvel espelhado ainda é uma alternativa para quem tem sala pequena, já que os espelhos garantem sensação de amplitude ao ambiente.

mesa de centro 3

Modelos diferentes de mesa de centro espelhada

Olha que lindo e diferente este modelo espelhado com pés de acrílico? O espelho marca presença nesse lindo living, tendo sido aplicado inclusive no pilar de sustentação

modelos de mesa de centro espelhada moderna

Redonda e oval

O modelo de mesa de centro redondo é ideal para dar um toque diferente e moderno à sala, incluindo um novo formato geométrico e quebrando a previsibilidade, já que a maioria da mobília segue linhas quadradas e retangulares.

mesa de centro 5

modelos de mesa de centro oval fotos

Assim como a ideia de usar um item redondo, a mesa de centro oval também foge do padrão tradicional. Esse modelo em madeira da foto acima é bem interessante e inovador, sendo o centro das atenções deste espaço com mix de texturas e estilos.

Com puff

O modelo de centro de mesa com puffs acoplados é ideal para quem gosta de receber os amigos em casa, já que é só puxar um acento quando o número de convidados é maior que a quantidade de lugares no sofá.

mesa de centro 7

É, realmente, uma solução perfeita para quem tem pouco espaço disponível, já que não ocupa espaço quando não está sendo utilizado! Eu diria que a mesinha com puffs e a cama box com baú estão entre as invenções mais práticas e bacanas para quem vive com poucos metros quadrados, concorda comigo?

mesa de centro 8

Esta versão com puff em patchwork é uma alternativa ótima para dar um colorido ao ambiente. Além de servir como apoio para receber os convidados, o puff da mesa ainda pode ser puxado para perto do sofá e servir como apoio para as pernas e pés. O modelo, que pode ser comprado aqui , é uma boa aposta para compor uma decoração divertida.

Mesa de centro colorida

Se você pretende criar uma decoração despojada, com toque de cor ou com pontos de destaque para a sala, uma aposta contemporânea é usar mesa de centro colorida.

A composição e a cor do móvel fica a seu critério, mas para deixar o item em destaque e agregar estilo ao espaço, que tal escolher uma cor viva e alegre? Se ela for laqueada, melhor ainda, ficará show de bola!

mesa de centro 9

Laqueada

Por falar em laca… Ah, a laca! *suspiros*…

mesa de centro 11

  • Se tem um recurso que já está entre os queridinhos da decoração é o laqueado. A técnica super durável que dá cor, brilho e ótimo acabamento ao móvel é uma boa aposta para fazer parte da decoração da sala.
  • As mesas de centro em laca branca são ideais para compor uma decoração básica e clean, sem constratar com outros móveis. Já a laca preta ou marrom deixam a sala com decor contemporânea e uma pegada masculina.
  • E por último, há opções de laqueado colorido, onde o item pode ser o ponto de destaque da sala e até conduzir o restante da ornamentação.

Sugestão de compra:

mesa de centro 12

Este conjunto Ninho Farol tem acabamento em laca amarela, que garante destaque e entusiasmo à decoração da sala.

O produto é composto de três itens, assim um pode ser utilizado no meio da sala, enquanto outro fica como móvel de apoio ao lado do sofá e o último como mesa de canto.

A ideia é que o resto da ornamentação da sala fique em harmonia com as mesinhas coloridas dispostas pelo ambiente. Para tanto, você pode escolher uma base neutra para as paredes e outros móveis, como cinza e branco, e eleger outra cor para quebrar o amarelo, como um azul petróleo, por exemplo.

Mesa de centro rústica

A decoração rústica pode compor toda a sala ou ser apenas uma pincelada no meio de outros estilos. Em qualquer dos casos, usar uma mesa de centro rústica é uma boa pedida, mas é preciso tomar cuidado para que ela não fique muito deslocada do resto do decor.

Vejamos alguns lindos exemplos:

mesa de centro 13

fotos de salas com mesa de centro rustica

modelos de mesa de centro de madeira rustica

Mesa de centro de pallet/caixote

Na decoração tudo é válido, e até o uso de materiais reciclados como pallet e caixotes podem render lindos itens decorativos e funcionais na sala. Sua popularidade entre os mais antenados em decoração não é nenhuma surpresa, afinal, paga-se um preço baixíssimo em troca de uma peça estilosa e com personalidade!

mesa de centro 14

mesa de centro 15

Se você quer produzir o seu próprio móvel, mas não sabe onde encontrar palete, atualmente já existem lojas online que vendem o item. Contudo, vale a pena pesquisar vídeos de tutoriais pela internet, pois não é uma tarefa muito complicada.

Mesa de centro de carretel

O carretel nada mais é que um rolo de madeira que vem com fios enrolados. O acessório que antes era descartado após o uso da fiação, hoje é disputado para a confecção de móveis artesanais.

Depois de conseguir um carretel, a criatividade para decorar o item é essencial, já que dá para deixá-lo com os mais variados visuais, como, por exemplo, através de pintura, deixando-o ao estilo rústico, encapando-o, ou mesmo aplicando vidro!

mesa de centro 16

mesa de centro 17

De ferro

mesa de centro 18

Os modelos em ferro podem ter características mais rústicas quando usado ferro fundido, ou podem ser mais contemporâneas quando as mesas são feitas de aço e vidro (como a da foto que tem nesse site para vender).

A ideia de usar ferro na composição da mesa de centro é elegante e o item pode ser combinado com diferentes materiais.

Mesa de centro que vira mesa de jantar

mesa de centro 19
mesa de centro 20
Se a intenção é usar um único móvel, mas que tem dupla utilidade é ideal para casas/apartamentos pequenos. Assim você pode ter os dois itens sem ocupar muito espaço com a decoração.

Aquário

mesa de centro 24
Se a intenção é ter uma mesa de centro na sala que torne-se o destaque do ambiente, aposte em uma mesa que tenha um aquário acoplado. A ideia é sensacional e deixa o ambiente lindo.

Baú

mesa de centro 22
mesa de centro 23
A mesa baú pode ter o formato de uma mesa comum ou seguir o formato de um baú, como o próprio nome já diz. Usar um item desse no centro da sala, além de decorar ainda é um recurso para guardar itens.

De pneu

mesa de centro 24
mesa de centro 25
mesa de centro 26
A ideia de criar o próprio móvel em casa, pode ser uma alternativa econômica e com um design inovador. E se você acha que o pneu velho do carro já pode ser descartado, está enganado. Dá para aproveitar o que seria lixo e transformar em um móvel, que pode deixar o pneu aparecendo ou ser totalmente encoberto.

De mármore, granito e quartzo

mesa de centro 27
mesa de centro 28
As mesas de centro feitas de pedra são tradicionais e ao mesmo tempo passam elegância ao ambiente. Os modelos vazados podem ser uma alternativa para um projeto mais ousado e contemporâneo. A única desvantagem é em relação ao preço, já que as pedras costumam ter valores mais salgados.

Retrô/ vintage

mesa de centro 29

Se a ideia é criar uma decoração vintage para a sala, nada melhor que usar alguns móveis no estilo.

E se você não quer errar na escolha, opte por um modelo com “pé palito” (pé que parecem palitos na vertical).

mesa de centro 30

O modelo com tampo laqueado e pé palito é ideal para a decoração retrô, e e tem para vender nesse site. 

Como fazer uma mesa de centro

Materiais

  • Pneu velho
  • Furadeira
  • Parafuso
  • Base de madeira no tamanho do pneu (pode ser mdf, compensado)
  • Corda
  • Cola quente
  • Verniz
  • Pincel

Como fazer

mesa de centro 31

  1. O primeiro passo é limpar bem o pneu;
  2. Posicione a base de madeira sobre o pneu e fure com a furadeira em diferentes pontos para dar fixação à mesa;
  3. Use parafusos para unir a base de madeira ao pneu;
  4. Com a corda, vá cobrindo todo o pneu; para fixar o revestimento vá passando cola quente por baixo de modo que a corda fique bem colado ao pneu;
  5. Depois de revestir todo o pneu, é hora de fazer o mesmo procedimento na base de madeira;
  6. Quando toda a mesa já estiver revestida com a corda, use um verniz para criar uma camada protetora na sua mesa de centro.

*Se quiser, é possível usar duas bases de madeira de modo a fechar a parte debaixo e de cima do pneu.

Fotos de modelos

mesa de centro 32
mesa de centro 33
mesa de centro 34
mesa de centro 35
mesa de centro 36
mesa de centro 37
mesa de centro 38
mesa de centro 39
mesa de centro 40
mesa de centro 41
mesa de centro 42
mesa de centro 43
mesa de centro 44
mesa de centro 45

Quer ver imagens de mais modelos variados deste móvel? CLIQUE AQUI.

Qual seu tipo preferido de mesa de centro? Há tantos modelos disponíveis que fica até difícil decidir, mas já deu para notar que o móvel tem se tornado um item indispensável na decoração da sala. Agora é só ver qual seu estilo e a decoração da sala e escolher qual modelo é ideal para seu lar.


Você pode gostar...