COMO LIMPAR PORCELANATO: guia completo de limpeza!
É difícil quem gosta de ficar horas fazendo faxina, mas deixar o lar limpinho é agradável e muitas vezes surgem dúvidas em relação aos produtos e aos métodos a utilizar, e uma das dúvidas frequentes é de como limpar porcelanato. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o piso queridinho não tem limpeza difícil não, basta seguir algumas dicas e a faxina vai ser bem mais simples do que se pode imaginar.
Dicas gerais e o que evitar
- Limpar na hora
Essa é uma daquelas dicas que parecem bobas, mas que pode fazer toda a diferença. Se por acaso você derrubar algo no revestimento, não deixe para limpar depois, alguns modelos podem ser mais absorventes e com isso podem surgir manchas irreparáveis.
- Jamais aplique o produto diretamente
Se você tem o péssimo hábito de jogar o produto direto no chão, vamos esquecer e empurrar para longe essa mania. A composição do produto e até mesmo a cor podem desgastar ou manchar a peça, por isso, a dica é diluir em água sempre de modo a deixar o produto menos agressivo para o revestimento.
- Evite esponjas e produtos abrasivos
O porcelanato costuma ser mais delicado, mas essa dica também é válida para outros revestimentos. Então, se você ou a pessoa que trabalha contigo adora dar uma esfregadinha com esponja de aço para tirar marquinhas, a orientação é fugir desse tipo de item. O material é muito abrasivo e isso pode até arranhar a sua superfície.
Limpeza pós-obra de porcelanato
A dica principal neste caso é orientar os prestadores de serviços a terem cuidado e realizarem uma limpeza diária após o trabalho. E não é nada de faxina não, basta não deixar o rejunte ficar secar sobre a peça e passar uma vassoura macia ao final do dia.
Mesmo se os prestadores de serviços fizerem tudo isso e serem cuidadosos, é possível que ao final da obra sempre fique alguns resquícios, então, é hora da faxina mesmo. Mas antes que te indiquem um produto de limpeza pós-obra, já adianto que essa pode ser uma dica furada, pois esse tipo de produto costuma ser muito forte para a delicadeza do porcelanato e com certeza você não quer estragar o piso recém colocado.
Agora vamos ao passo a passo da limpeza:
- Com o piso já seco, passe uma vassoura de pelos macios ou aspirador de pó, mas isso deve ser feito com cautela para que a areia e restinhos de cimento não risquem a peça;
- Depois de cumprir a primeira etapa, passe um pano úmido em uma mistura de água e sabão neutro (dilua uma colher de sabão em 5 litros de água), por toda a superfície;
- Ainda com a superfície úmida, passe um pano seco para não ficar manchas e agora é só esperar secar.
A limpeza do rejunte* também merece atenção, e para essa etapa basta seguir as orientações. Ah, e não se esqueça que o rejunte só deve ser limpo depois de 7 dias do final da obra.
- Dilua saponáceo cremoso em água;
- Com uma escovinha macia (pode ser de dentes ou o lado amarelo da bucha), passe-a no rejunte e esfregue delicadamente;
- Logo após aplicar o produto, já limpe com pano úmido (água) para remover o produto e em seguida passe pano seco.
*Algumas marcas de piso oferecem produtos específicos para a limpeza do rejunte, por isso vale sempre consultar o fabricante do seu revestimento.
Como limpar porcelanato polido
O tipo de porcelanato polido é um dos queridinhos, e a peça com brilho costuma ficar ótima em diferentes ambientes, por isso que atrai tanto entre os diferentes modelos expostos na loja.
Bom, se você foi a loja se apaixonou pelo brilho da peça e no momento que recebeu notou que a peça é fosca, não se desespere!
O porcelanato polido é super delicado, e para proteger a peça tanto na embalagem, como no momento de assentar é comum que as fábricas apliquem uma camada de cera protetora e que só deve ser removida depois do revestimento já aplicado.
Para limpar a cera do porcelanato molhe uma esponja macia em água e coloque detergente líquido e vá esfregando cuidadosamente. Depois basta passar um pano úmido em água e secar com um tecido seco.
Limpeza diária/ semanal:
- Passe uma vassoura macia ou aspirador de pó por toda a superfície;
- Dilua uma colher (sopa) de detergente líquido em 5 litros de água;
- Passe a mistura com um pano;
- Depois é só passar um pano úmido para garantir que o revestimento continue com brilho.
Dica extra
Se você optou por esse tipo de acabamento para áreas com mais sujeira, como a cozinha , é possível que a superfície acumule mais gordura, então, é ideal usar a misturinha com detergente líquido sempre após cozinhar, assim não haverá acumulo de sujeira.
Ah, e nas áreas de mais circulação e que podem sofrer com respingos de água, como perto da pia, a dica é usar um tapete antiderrapante, assim você evita o desgaste do brilho e também não deixa que a área fique escorregadia.
Como limpar porcelanato acetinado
Esse tipo de acabamento é bem mais resistente a riscos que o modelo anterior e menos escorregadio também, e a limpeza costuma ser até mais simples já que não tem o acabamento com brilho.
Dica de limpeza:
- Varra a superfície antes para remover a poeira;
- Dilua água com detergente (mesma misturinha do acabamento polido) ou apenas molhe o pano em água;
- Passe o pano pelo piso e basta esperar secar naturalmente.
Como limpar porcelanato fosco
O acabamento fosco é bem interessante, mas a superfície mais porosa pode ter um resultado péssimo na gora da limpeza, então fuja de água sanitária e produtos de limpeza geral e pesada.
Limpeza dia a dia:
- Faça a clássica misturinha de água e detergente líquido;
- Depois de varrer, passe um pano úmido com a mistura;
- Passe um pano úmido apenas em água e depois seque a superfície.
Faxina:
De vez em quando é ideal fazer um procedimento mais caprichado para evitar que o piso fique amarelado, então, a dica é seguir esse passo a passo ao menos uma vez por mês.
- Dilua saponáceo cremoso em um balde com água;
- Molhe um pano na mistura e passe pelo chão;
- Com um pano molhado apenas em água, passe pelo revestimento e depois seque o chão.
Como tirar mancha de porcelanato
Se você realizou a limpeza recomendada para o seu tipo de piso, mas ainda restou alguma manchinha, temos uma listinha de recomendações.
Bebidas alcóolicas, café e ferrugem
Produtos indicados: água sanitária, saponáceo, detergente alcalino
- Dilua em 200 ml de água uma tampinha de água sanitária;
- Molhe uma esponja macia na mistura;
- Esfregue a esponja no piso;
- Remova a misturinha com um pano molhado em água.
Graxas e óleos
Produtos indicados: água quente e detergente alcalino
- Em 200 ml de água quente dilua duas colheres (sopa) de detergente líquido neutro;
- Aplique a mistura na mancha e deixe agira por 5 minutos;
- Limpe com um pano molhado em água.
Marca de pneu
Produtos indicados: solvente orgânico (Aguarrás), água sanitária ou sapólio líquido.
- Dilua uma colher (sopa) de sapólio em água;
- Molhe um pano na mistura e passe na mancha até remover;
- Remova o produto com um pano molhado em água.
Mancha de caneta
Produto indicado: acetona ou solvente orgânico
- Molhe um algodão em acetona e passe sobre a mancha;
- Logo em seguida limpe com um pano úmido.
Agora que você já aprendeu como limpar porcelanato, com certeza o seu piso vai ser muito mais duradouro e bem mais simples de limpar.