Como Deixar a Casa Segura: +9 Dicas que Fazem Diferença!
Você sabe como deixar a casa segura? Essa é uma pergunta constante para quem procura meios de se sentir mais tranquilo e garantir a segurança do lar.
E se você também compartilha dessa dúvida e procura dicas práticas para aumentar a segurança da casa, reunimos uma série de dicas que podem garantir que o lar fique seguro.
Como deixar a casa segura? #dicas
Cão de guarda
O velho e conhecido cão de guarda continua sendo uma ótima opção para proteção da casa.
Além de ser um companheiro para a família, os cachorros ainda podem ajudar a deixar o lar mais seguro, e nesse caso, é importante escolher cães de médio a grande porte e que tenham características adequadas para a tarefa de proteger o lar.
É importante que esses cães alertem sobre a presença de possíveis invasores latindo para chamar a atenção e desencorajar as ação dos bandidos.
Para que garantir que a função seja exercida da melhor forma, o adestramento pode ajudar a reforçar os instintos do animal como cão de guarda e treiná-lo a não aceitar comida e nem petiscos de estranhos.

O cachorro pode ajudar na proteção da casa
Fechaduras
A segurança da casa também pode ser aumentada com a escolha de boas fechaduras para janelas e portas.
As fechaduras de janelas e portas externas devem ser mais resistentes, garantindo maior proteção para a casa e dificultando o trabalho de possíveis invasores.
Outra dica de segurança é a de fazer a troca de fechaduras ao se mudar para uma nova casa ou apartamento, visto que outras pessoas já tiveram acesso as chaves do imóvel.
Grades
Uma solução para deixar a casa segura é a de incluir grades em janelas, o que permite deixar a janela aberta para a circulação de ar, e dificulta o acesso para possíveis invasores.
Para instalar as grades em janelas não considere apenas o visual estético, mas leve em consideração também grades resistentes para dificultar a ação dos bandidos.

As grades dão mais segurança para as janelas
Iluminação
Uma boa iluminação na parte externa da residência também pode ser um ótimo mecanismo de segurança, uma vez que ambientes bem iluminados podem inibir a ação de invasores.
Nesse caso, mantenha toda a área externa bem iluminada, incluindo a frente da casa, corredores laterais e também o fundo da residência.
Além disso, é importante manter uma iluminação focada na entrada, como porta principal, garantindo que o espaço externo fique bem iluminado e evite que possíveis invasores possam se esconder em pontos não iluminados.

A iluminação pode inibir a ação de invasores
Janelas
As janelas costumam ser pontos bem visados pelos invasores, que podem utilizar essa abertura como uma opção de entrada para o interior da residência.
Sendo assim, é importante que as janelas também fiquem segura, seja com o acréscimo de cadeados ou travas que impeçam que as janelas de correr tenham uma boa abertura.
Para o caso das janelas de correr, é possível limitar a abertura utilizando travas no trilho ou até mesmo cabos de madeira para encaixar no trilho e dificultar a abertura da janela.

As travas no trilho podem limitar a abertura da janela
Muros altos e portões fechados
Muitas vezes os muros altos e portões fechados são vistos como uma proteção extra para a residência, mas isso pode não ser sinônimo de segurança.
As residências com muros muito altos e portões completamente fechados podem ser interessantes para a ação dos invasores, que podem entrar nesses espaços, se esconderem e não serem notados por ninguém que está passando na rua ou pela vizinhança.
Desse modo, é importante pensar na escolha de muros de tamanhos médios a altos, mas com certa visibilidade para a área da casa.
Os portões vazados são ótimas escolhas para garantir essa visibilidade, permitindo que os vizinhos notem ações e movimentações estranhas na sua residência.
Ao escolher os portões vazados que dão visibilidade para a casa, priorize por modelos que tenham essa visibilidade, mas que não facilitem o acesso de possíveis invasores, como as versões que possam ser escaladas com maior facilidade.
Portão automático
Os portões automáticos também podem passar mais segurança e proteção ao lar, uma vez que esse tipo de abertura não exige que o motorista ou algum acompanhante desça do carro ao chegar em casa para a abertura do portão.
Para escolher o portão automático que passe mais segurança para a residência, dê prioridade por modelos mais resistentes e de difícil abertura manual; também leve em conta o tempo de abertura do portão, evitando tempos muito longos e que podem facilitar a entrada de invasores.

A abertura automática é mais segura
Sensores e timers iluminação
Já vimos que a iluminação é um ponto que pode aumentar a segurança do lado externo das residências, mas para quem não quer deixar as luzes acesas durante toda a noite e receber uma conta de energia muito alta, uma solução é a de utilizar sensores e timers.
Esses mecanismos podem funcionar de maneira diferente um do outro, mas todos ajudam na economia de energia e deixam a casa segura.
Os timers podem ser opções para programar um tempo em que a luz permaneça acesa. Já os sensores de presença podem fazer com que a luz acenda com a detecção de movimento no espaço. Outra opção são sensores fotoelétricos que acendem as luzes quando escurece e as apagam quando amanhece.
Os sensores também podem ser soluções bastante viáveis para quem está de viagem, evitando que a luz fique acesa todo o tempo e que possam indicar a ausência de pessoas na residência.
Sistema de Alarme e Monitoramento
Uma das dicas práticas para aumentar a segurança do lar é a de instalar sistemas de monitoramento e segurança como alarmes, cercas elétricas, câmeras de segurança, entre outros.
O sistema de segurança pode ser escolhido de acordo com a sua necessidade, tendo acompanhamento de uma empresa por todo o tempo ou não.
Alguns sistemas de segurança com monitoramento de câmera permitem até mesmo que você possa acompanhar a casa a distância, com acesso às imagens das câmeras através do celular.

O sistema de segurança e monitoramento pode ser personalizado de acordo com suas necessidades
Agora que você já viu dicas práticas e funcionais para aumentar a segurança, é a hora de colocar as dicas em prática e garantir mais tranquilidade.