Adega de Madeira: 60 Modelos Inspiradores & Dicas para Escolher

Está a procura de uma adega de madeira, mas não conhece suas particularidades e precisa de inspirações para escolher o modelo ideal? Então este post é para você! Fizemos uma seleção incrível com inúmeras dicas para você comprar ou mandar fazer uma adega para vinhos muito especial.

Neste artigo você também vai conhecer diversas sugestões de lojas e preços que podem ser encontrados por aí, variando de modelo para modelo. Por fim, você terá acesso a uma lista enorme de projetos com adegas de madeira, o que será pertinente para a sua escolha ser assertiva.

Que tal acompanhar nosso post para se tornar um expert em adegas e tirar todas as suas dúvidas a respeito desta peça em madeira? Confira!

Como Escolher a Melhor Adega para sua Casa

Antes de bater o martelo e comprar sua adega, é recomendado pesquisar um pouco sobre os variados tipos. Cada um se adequa a um estilo de organização e de gosto pessoal em relação aos vinhos e bebidas armazenadas. Qual se encaixa aos seus critérios? Conheça os três principais modelos de adegas e tire suas dúvidas:

1. Adega termoelétrica

Esse tipo de adega não impõe muito gasto, o que é uma excelente vantagem, além de oferecer muito charme e elegância a qualquer ambiente. Ela é muito utilizada em países com predominância de baixas temperaturas, pois sua eficiência se faz valer muito mais em dias mais frios. Portanto, pode ser que na região onde você mora ela não seja não eficaz, já que o Brasil possui um clima mais quente.

A adega termoelétrica mantém a temperatura interna sempre amena por ser toda revestida com placas de cerâmica. Elas ajudam a levar todo o calor interno da adega para o exterior. Ela é ótima para vinhos que precisam ser conservados na casa dos 10 graus Celsius.

2. Adega com compressor

Esta é uma adega que se assemelha ao sistema de uma geladeira convencional. Elas são hermeticamente fechadas e climatizadas, e seu funcionamento consiste em encontrar a melhor temperatura regulando o nível de intensidade. Ou seja, os vinhos que você armazenar nela estão constantemente na temperatura ideal e bem conservados.

Algumas adegas com compressor podem oferecer a desvantagem de ter muita vibração e ruídos, o que não é nada agradável se ela ficar em ambientes de convívio regular. Fazer estas perguntas antes de fechar negócio é interessante para evitar surpresas.

3. Adega de madeira

Bom, agora vamos falar um pouco sobre as características da adega de madeira. Apesar de não possuírem um sistema de climatização, o material e conforme for o método de construção pode ajudar a controlar a temperatura de forma eficiente.

Este estilo de adega tem uma função considerada mais decorativa do que funcional, principalmente por conta desta particularidade sobre a falta de climatização. Elas oferecem muita beleza e charme para o ambiente, além de organizar os vinhos de maneira criativa, afinal, cada uma possui uma disposição.

Para garantir mais eficiência de sua adega de madeira, o indicado é construí-la ou colocá-la (quando for uma peça avulsa) em uma área protegida de intempéries, sobretudo longe de incidência solar direta. Isso evita grandes trocas de calor.

Nós já fizemos um post bem completo sobre todos os tipos de adegas. Vale a pena conferir!

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

Agora que você já sabe basicamente as características dos principais tipos de adegas, vamos elencar alguns modelos em madeira para você conhecer. Eles são disponibilizados por lojas online, o que pode ser uma dica prática para você que deseja um item decorativo e funcional sem precisar sair de casa.

São variados modelos para você conhecer e escolher uma que mais se adequa a sua preferência, ao estilo de decoração de sua casa e ao seu bolso, claro. Veja só:

Magazine Luiza – 350 reais

adega de madeira

Marabraz – 199 reais

Lojas Americanas – 284 reais

Elo7 – 34 reais

Mercado Livre – 175 reais

Submarino – 262 reais

Mercado Livre – 549

Mercado Livre – 210

Lojas KD – 784

Você pode perceber que há modelos de adega de madeira de inúmeras formas, modelos, tamanhos, funcionalidades, preços e até mesmo espécies diferentes. Há aquelas produzidas em MDF, que tende a ser uma madeira menos durável, e em madeira maciça, que oferece uma alta durabilidade e resistência.

Pesquise bastante para comprar uma adega de madeira que seja realmente do jeito que você deseja!

Fotos e Ideias de Adega de Madeira para Vinho

Para lhe ajudar na missão de encontrar o modelo ideal de adega de madeira, tanto para comprar já pronta quanto para encomendar uma com um marceneiro, selecionamos uma série de imagens que ajudam a conferir as principais características destes itens.

Há diversos tópicos para você conferir, anotar as dicas e escolher a que mais combina com o que você deseja para a sua casa. Fique por dentro!

Pequena / Mini

As adegas pequenas ou mini são excelentes para pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas, que querem economizar espaço ou até aquelas que não possuem uma coleção de vinhos muito grande. É uma dica para quem recebe os amigos e gosta de abrir uma garrafa de vinho em ocasiões esporádicas.

Existem inúmeros modelos de adegas pequenas para você conhecer e definir uma que é interessante para sua casa. Elas podem ficar na cozinha, na sala ou em um cômodo reservado para o bar, e pode surgir em diferentes modelos.

Há adegas pequenas excelentes que devem ser parafusadas na parede, evitando a ocupação de muito espaço no ambiente, deixando o chão livre e ajudando a decorar.

A dica é estipular um número de garrafas que se quer armazenar antes de comprar a adega pequena. Assim, fica mais fácil de deixar todos os vinhos devidamente guardados, sem sobrar e precisar de um segundo local para colocá-las.

Se o seu intuito é encomendar uma adega sob medida, fica ainda mais simples finalizar o projeto de uma forma harmônica, pois o item poderá ficar em cantos, ser embutido ou colocado em vãos que estão ociosos. Pense em tudo isso para que sua adega seja extremamente útil e não atrapalhe o vai e vem de pessoas no ambiente.

Confira diversos modelos de adegas de madeira pequenas ou mini:

ADEGA DE MADEIRA PEQUENA

Adega de madeira pequena com suporte para taças

Adega em formato de guitarra para um vinho só

ADEGA DE MADEIRA PEQUENA RETRÔ

Esta é a adega perfeita para colocar em balcões ou mesas

adega mini de madeira

Grande

As adegas grandes devem ser compradas após muita reflexão e estudo sobre o projeto do ambiente. Não adianta você querer uma adega de grande extensão se não possui uma área destinada para tal.

Se o local em questão for pequeno, por exemplo, a cozinha, uma adega grande fará com que diminua bastante o espaço para circulação e também para armazenar outros objetos.

O ideal é que, ao escolher uma adega grande, você tenha um cômodo destinado somente para ela, ou que ela seja construída (ou colocada) em uma sala ou cozinha com área expansiva. Há diversas ideias semelhantes que podemos conhecer para nos inspirar!

Para você não errar nesta escolha, pondere se você realmente precisará de uma adega tão grande, se seu desejo de colecionar e guardar vinhos é para valer e se você e sua família possuem o hábito de consumir vinhos frequentemente, bem como fazer festas e receber pessoas.

Lembre-se também que as adegas de madeira não possuem a mesma eficiência que as adegas termoelétricas, desta forma, se você for armazenar muitos exemplares de vinho poderá perder o controle de temperaturas ideais para cada um.

Veja os modelos que selecionamos de adegas de madeira grandes:

adega de madeira grande

dica de adega grande de madeira

Você pode mandar fazer uma adega de madeira grande sob medida

Veja uma dica de adega grande bem moderna

Rústica

Quando pensamos em adega de madeira logo vem à cabeça a decoração de um ambiente rústico. Esta matéria-prima tem tudo a ver com o estilo campestre e rural, e por isso pode ser uma ótima ideia para decorar salas ou cozinhas que sigam esta tendência.

Geralmente, quando se quer seguir o estilo rústico de decoração, escolhe-se peças e móveis com madeira maciça ou que imitem bastante aquelas espécies mais robustas e escuras. Hoje em dia há lojas de mobílias e utilitários que vendem adegas desse naipe, mas você também pode encomendar uma que seja a seu gosto.

Confira diversas ideias interessantes para você compor sua decoração e dispor todos os seus vinhos prediletos:

adega de madeira rústica


Luxo / Elegante

Quer uma adega de madeira luxuosa para combinar com a decoração de sua sala ou cozinha sofisticada? Esta pode ser uma ideia bacana para quem dispõe de um orçamento “gordo” para investir na adega e também para quem possui um gosto refinado para vinhos, para enólogos ou simplesmente desejam receber bastante gente em casa para comemorações e jantares.

Lembrando que uma adega de luxo não precisa necessariamente ter um tamanho grande. Ela deve, na verdade, possuir a dimensão razoável para acomodar os exemplares de vinhos na medida, que serão realmente apreciados mais cedo ou mais tarde.

Um dos modelos de adega de madeira mais luxuosos que tem são aqueles que possuem o revestimento e a porta de vidro, dando um toque final muito elegante e diferenciado. Com essa porta, você pode deixar suas garrafas visíveis sem precisar abri-la – é um detalhe que faz toda a diferença.

Madeiras trabalhadas e que sejam maciças também conferem bastante sofisticação a qualquer ambiente. Esse modelos, no entanto, só podem ser encontrados mais facilmente em lojas especializadas de móveis em madeira ou se você encomendar diretamente com um marceneiro.

Não perca tempo e veja todas as ideias de adegas de madeira luxuosas:

ADEGA LUXUOSA DE MADEIRA

Adegas de madeira luxuosas combinam comportas de vidro

O vidro dá mais sofisticação à adega de madeira

De Pallets

Os pallets surgiram para revolucionar a organização e a decoração. Reaproveitáveis, estes materiais são bem mais baratos que madeiras compradas avulsas e podem se tornar mobílias variadas, além de peças decorativas e funcionais para sua casa.

Há uma tendência grande hoje em dia de criação de móveis de pallets, que comumente são feitos de madeira Pinus (bem bonita, com cor clara e bem resistente). Portanto, você pode também aproveitar essa peça para criar uma adega bem linda e original para sua casa.

O bom é que a fabricação de uma adega de pallet é bem simples, demandando apenas o uso de ferramentas e peças básicas, e claro, uma certa noção do uso das mesmas e destreza.

Aqui no Doce Obra já fizemos um post bem legal que mostra o passo a passo de como fazer um bar, incluindo dicas para você criar uma adega de pallets. Vale a pena conhecer para colocar a mão na massa!

Confira algumas ideias incríveis de adegas de madeira feitas com pallets:

Para Parede

Caso você esteja em busca de uma adega que não ocupe tanto espaço e que ofereça bastante comodidade, considere uma que seja colocada na parede. Este modelo pode ser encontrado tanto em lojas online e físicas ou também pode ser encomendado.

As adegas de parede são ideais para quem visa ter mais clareza visual, seja na cozinha, na sala, na varanda gourmet ou em qualquer outro ambiente que você queira armazenar seus vinhos favoritos.

Há adegas de parede de diversos tamanhos, mas as mais encontradas por aí têm a dimensão de pequena à média, para usuários que não têm a necessidade de guardar tantas garrafas. Alguns modelos são bem criativos, tendo espaço também para você acomodar taças e até mesmo as rolhas que for usando com o tempo.

Descubra muitas opções legais de adegas de madeira para parede:

Para Sala

Bom, não é novidade nenhuma que a sala é o ambiente mais frequentado de qualquer casa – está pau a pau com a cozinha, que também recebe tanto os moradores quanto visitantes. Desta forma, ela pode ser o ambiente ideal para se criar um bar ou um local específico para apreciação de vinhos – ou simplesmente para guardá-los de uma forma elegante.

Muitas salas também, vale citar, dividem espaço com a cozinha e por isso podem apresentar uma área mais extensa e também com uma ligação forte com a parte gourmet da casa. Deste modo, nada melhor do que investir em elementos que promovem entretenimento e embelezam esse espaço. As adegas de madeira são perfeitas para isso.

Não há dúvidas de que uma adega de madeira, seja ela luxuosa, simples, rústica, de parede ou de qualquer outro modelo, deixará a sua sala linda e sofisticada!

Confira algumas dicas de adega de madeira para colocar na sala:


O que achou de nossas ideias de adega de madeira? Aproveite todas as dicas que passamos por aqui para fazer uma decoração completa e bem diferenciada em sua casa. Espero que tenha gostado e que volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até mais!

Você pode gostar...