Adegas: Como escolher e 60 modelos perfeitos para sua casa


Se você e sua família tem o hábito de tomar vinho ou outras bebidas gostará de ter uma adega em sua casa. Contudo, existem muitos tipos de adegas que podem ocupar sua cozinha, sala, dispensa ou até ter seu espaço próprio. Por isso, pode existir muitas dúvidas na hora de escolher qual o melhor modelo para você e o lugar onde ela deve estar.

Quer conhecer mais sobre o universo das adegas? Acompanhe o artigo e descubra dicas e fotos para inspirar você a fazer um projeto incrível!

ADEGAS Vários modelos

Por que ter uma adega em casa?

 Você pode se perguntar se é realmente necessário ter um espaço destinado aos vinhos e demais bebidas alcoólicas em sua residência. Essa decisão deve ser tomada após pensar no gosto pelas iguarias, pela frequência com que são degustadas e até se você recebe muitos amigos e familiares para encontros e confraternizações.

Se todos esse fatores são favoráveis à implantação de uma adega, não pense muito, ela será muito bem vinda em sua casa. Você irá aproveitá-la muitas vezes e suas bebidas favoritas estarão à disposição em um local ideal para elas sempre que quiser.

Além disso, mesmo se você não tiver o costume de beber vinhos, mas recebe bastante gente que gosta, é uma ideia bacana de agradar a quem gostamos. Para isso não é preciso uma adega grande, nem muito sofisticada.

Como escolher o melhor modelo?

Tudo vai depender da área livre para a criação desse “móvel” ou espaço. As adegas costumam ser colocadas na cozinha, na sala, na área destinada para o bar ou é criado um cômodo especial para elas, como uma dispensa ou no subsolo da casa. Uma dica bacana é atrelar a adega ao barzinho da casa (se o tiver).

Existem modelos eletrodomésticos, com climatizadores e são comercializados por marcas conhecidas como Brastemp e Electrolux. Eles são boas opções para quem não tem muito espaço, pois têm dimensões pequenas e cabem em qualquer canto. Você pode encontrá-los em lojas de itens para casa e em sites da internet.

Mas é preciso saber que os vinhos não precisam ser guardados em ambientes refrigerados e a climatização é opcional. Portanto, muitas adegas podem ser criadas por você mesmo e ser feito de diferentes materiais.

O tamanho escolhido vai depender da quantidade de vinhos que deseja guardar e da frequência com que se toma eles. Há opções para guardar dois, três, até enormes compartimentos para acomodar centenas de exemplares.

Quer conhecer melhor quais os tipos de adegas que podem adentrar sua casa? Veja abaixo e inspire-se!

Modelos de adegas

Pequenas e simples

Como dissemos anteriormente as adegas não precisam ser enormes ou chiques. Se você não precisa guardar um grande número de vinhos, prefira um modelo menor. Há opções baratas no mercado de itens para casa e outras que você mesmo pode customizar ou adaptar.

Modelos de madeira são os mais utilizados por quem tem adegas em casa. Você pode requisitar uma a um marceneiro, que pode fazer o formato que você desejar, podendo ser de colocar apoiada no chão ou pendurada na parede. Veja algumas alternativas bacanas:

adegas pequena bambu

adegas pequena na parede

adegas pequena tronco

adegas pequenas

Modernas e climatizadas

Mas se você quiser investir em uma adega moderna que venha com climatizador, há vários opções também. Veja qual é o tamanho que deseja, pois existem modelos pequenos, médios e grandes.

Como foi dito anteriormente, há adegas eletrodomésticas compradas em lojas de produtos para casas, elas são práticas, compactas e cabem uma quantidade relevante de vinhos. Veja alguns modelos disponíveis nas Lojas Americanas.

adega climatizada

adega grande e moderna e climatizada

Mas pode ser que você tenha um grande “arsenal” de vinhos e outras bebidas em sua casa e precisa de um lugar grande para guardá-los. É possível ter uma adega maior e que seja climatizada, para isso é preciso contatar um profissional para fazer o serviço de climatização em sua grande adega.

adega grande e moderna

adega moderna

Adega bar

Você já tem aquele espacinho para guardar as bebidas de sua casa? É o típico “bar”, que pode estar um canto na cozinha, sala, em algum móvel ideal para acomodar diversos tipos de vinhos, destilados e até café e chás.

Veja a necessidade de adaptar alguns espaços neste móvel ou embuti-los na parede próximo a esse bar. Lá, coloque também as taças e copos, além de lugar para dispor gelos em dias de festas, por exemplo.

Veja alguns tipos de adegas unidas ao bar da casa:

adegas bar em casa

adegas bar

adegas com bar

adegas no bar em casa

adegas no bar

De pallet

Os pallets são materiais muito requisitados por decoradores e pessoas curiosas sobre decoração. Eles são práticos e baratos, podendo ser encontrados facilmente em galpões dos ramos de alimentos, bebidas, construção civil, etc.

Por serem fáceis de serem adaptados, podem se tornar diversos tipos de peças e móveis para sua casa. As adegas são uma das alternativas que podem ser criadas com pallets. Se você não tiver habilidades para mexer com madeira, furadeira e martelo, é mais recomendado chamar um especialista no serviço.

Mas veja como podem ficar muito interessantes:

adegas com pallets

adegas feitas de pallet

adegas pallets

Além dos pallets, existem os caixotes de feira, também muito versáteis na hora de customizar itens para casa. Com criatividade você consegue criar um móvel especial para seus vinhos preferidos.

adegas feitas de caixote

adegas feitas de caixotes

De vidro / Cristaleira

Os modelos de adegas de vidro são bem sofisticados. Uma opção é criar um cubículo de vidro do chão até o teto, do tamanho que precisar para acomodar seus vinhos.

É preciso contratar um especialista para instalação e escolher bem o tipo de vidro, para ser mais resistente e também não permitir muita entrada de luz.

Veja como esse modelo deixa o ambiente bem elegante:

adegas em vidro grande

adegas em vidro

adegas vidro

Criativas e baratas

Não é preciso desembolsar muito dinheiro para ter uma adega bonita em casa. Existem opções bem criativas e que podem ser muito úteis para guardar seus vinhos.

Você pode aproveitar materiais como madeira, ferro, PVC para criar modelos bem interessantes. Veja algumas adegas criativas e baratas:

adegas criativa

adegas criativas e diferentes

adegas criativas

adegas criativas com rolha

Olha um quadro criativo para guardar as rolhas dos vinhos que você tomar!

Retrô / Vintage

Quer adotar o estilo vintage para sua casa? Existem alguns modelos lindos que seguem essa linha, pois os móveis retrô apresentam uma característica geométrica, os pés finos, entre outras.

Encontramos modelos super estilosos para ficar em sua sala, veja:

adegas modelo vintage

adegas retrô

adegas vintage

Sabe aquelas geladeiras pequenas que eram utilizadas na década de 60? Elas podem ser encontradas por aí em lojas de antiguidades. Algumas marcas até lançaram-nas atualmente, mas a ideia aqui é utilizar somente a carcaça da geladeira, podendo ser instalado um climatizador a parte (por isso ela não precisa estar gelando).

adegas em geladeira retrô

Rústicas

Para uma casa com estilo rústico também existem opções, claro. Afinal, os vinhos são uma iguaria milenar e são até hoje conservados em barris em muitas adegas legítimas.

Então se você quer se inspirar na era medieval e em outras épocas que carregavam a rusticidade em suas casas. Selecionamos três opções incríveis de aproveitar peças rústicas para guardar vinhos: barril, rodas de carroça e madeira de demolição.

Barril

adegas barril

adegas barril

adegas no barril rústico

adegas no barril

adegas nos barris

Roda de carroça

adegas em roda carroça

adegas em roda de carroça diferente

adegas em roda de carroça

Madeira de demolição

adegas em madeira

adegas feita com madeira de demolição

adegas madeira de demolição

Onde montar sua adega

Embutida na cozinha

Existem alguns móveis que já vêm com um espaço embutido destinado aos vinhos! Procure em uma loja que tenha esse estilo de item, ou alguma que faça o móvel sob encomenda!

A adega pode ser embutida em móveis, como a bancada da cozinha ou na parede que desejar. Veja:

adegas nicho na bancada

adegas embutida embaixo da pia

adegas embutidas na cozinha

adegas embutidas

Nicho em cima da bancada

Alguns armários de cozinha também podem levar alguns nichos ideais para acomodar seus vinhos prediletos. É um espaço muito indicado, já que pode carregar também ganchos para as taças.

Os nichos podem ser feitos para os vinhos serem colocados deitados ou em pé, veja alguns modelos:

adegas nicho em cima da bancada

adegas nichos cozinhas

adegas nichos em cima da bancada

adegas nichos

Na sala

Não é só a cozinha que pode acomodar uma adega, por que não colocá-la na sala? Pode ser um ótimo lugar, pois seus convidados ficarão bem à vontade para se servir e depois se sentar no sofá.

O barzinho também costuma ficar na sala e por isso a adega pode ser combinada a ele sem problemas. Além disso, uma adega na sala pode servir como item de decoração, além de ser funcional! Veja como é possível:

adegas em salas

adegas sala cômoda

adegas sala estante

adegas sala

Embaixo da escada

Decorar não é só escolher itens que combinem com casa, mas aproveitar os espaços que ela dispõe, sem prejudicar na funcionalidade. Então, por que não utilizar aquele vácuo embaixo da escada para fazer sua adega?

Confira algumas ideias bacanas de adegas que podem ser instaladas embaixo da escada:

adegas embaixo da escada

adegas escada

adegas na escada

adegas nas escadas

No chão / Subterrânea

Adegas subterrâneas são muito vistas em filmes e é um sonho de consumo de muita gente. Há um ar misterioso e rústico tal como as tavernas da idade média.

É preciso rever com seu arquiteto a possibilidade de criar um projeto sobre esse espaço no subsolo. O clima deve ser favorável para conservar os vinhos e bebidas, não podendo também ser insalubre ou claro demais. Veja algumas ideias:

adegas em baixo

adegas subterrânea

adegas subterrâneas


Espero que você tenha se inspirado bastante sobre os diversos tipos de adegas que podem ser instalados em sua casa. Qualquer dúvida ou informação que precisar, pode contar conosco, deixe um comentário para a gente!



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Darcy Almeida Xavier disse:

    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *