50 modelos de escrivaninha para se inspirar – Como usar na décor!
Com tantos modelos de escrivaninha disponíveis, fica até difícil definir a melhor versão para sua casa. Como se trata de um móvel versátil, você pode considerar uma série de fatores antes da compra: tamanho, cor, formato, entre outros.
A escrivaninha é um móvel bastante funcional que ajuda até na organização do quarto. Sendo assim, é essencial conhecer os modelos mais populares e mais vendidos do mercado.
Para ajudar você, preparamos este guia completo com 50 variações + ótimas dicas de decoração. Leia e surpreenda-se.
A mobília de todo quarto, principalmente de solteiro, deve contar com algumas opções primordiais: cama, guarda-roupa, cômoda e também a escrivaninha.
Quando se trata do último, a funcionalidade faz toda a diferença, pois é a estrutura perfeita para estudar, para instalar um computador ou notebook, para trabalhar e até para se maquiar frente a um espelho.
Por toda essa versatilidade, é interessante escolher um modelo adaptável à montagem e decoração do seu espaço. Felizmente, há tipos para diversas necessidades, desde os pequenos até os grandes e com alguns atrativos – como gavetas ou estantes, que são ótimos organizadores.
Além disso, o preço da escrivaninha é bem acessível. Você encontra padrões diferentes em várias lojas com valores que cabem no bolso, cada qual com um tamanho, formato, material ou cor. Esses fatores são preponderantes na hora da compra, tanto para a durabilidade do móvel quanto para valorizar a decoração do quarto.
Fotos e modelos de escrivaninha
Para inspirar você, selecionamos diversas fotos e modelos de escrivaninha. Veja e escolha o melhor para seu projeto.
Escrivaninha de canto (em L)
Entre as versões mais convencionais está a escrivaninha de canto, conhecida também como modelo em L, justamente porque possui esse formato. A vantagem é se adaptar aos cantos do quarto e ajudar a otimizar o espaço. Assim, você pode até instalar um modelo grande, perfeito para quem estuda frequentemente ou trabalha em casa.
Do mesmo modo, a escrivaninha em L é perfeita para quartos em que não há muito espaço disponível. Logo, o usuário pode fazer um planejamento de montagem e decoração para incluir o móvel no cenário, junto às outras opções essenciais, como guarda-roupa e cama.
Para complementar a decoração, vale combinar com todos os elementos do ambiente, com nichos na parede, entre outras estruturas. Pelas imagens, é possível conferir alguns modelos interessantes.
Escrivaninha suspensa
Outra forma de valorizar o espaço no quarto é optar por uma escrivaninha suspensa. Com esse modelo, você aproveita uma parede para instalar a estrutura, sem a necessidade de comprar um móvel grande. Sendo assim, é só colocar uma cadeira e usá-lo quando conveniente.
Do mesmo modo, quando não está sendo usada, a escrivaninha serve de suporte para deixar adereços decorativos, materiais úteis, entre outros. Além disso, há versões com pequenas gavetas e até com tampos que surpreendem pelo tamanho compacto e criatividade.
Escrivaninha com estante
Uma forma de manter o espaço organizado é instalar uma escrivaninha com estante. Em vez de comprar móveis separados, é bacana optar por essa versão 2 em 1, perfeita para quartos pequenos e planejados.
A estante pode ser grande ou pequena, geralmente conta com nichos perfeitos para guardar livros e documentos, bem como exibir uma série de adornos decorativos, como vasos, esculturas, miniaturas, etc.
Escrivaninha com gavetas
Se a estante não é uma boa alternativa para seu projeto, uma solução é instalar a escrivaninha com gavetas, ideal para deixar toda a bagunça e manter o quarto organizado.
As gavetas facilitam bastante e são um apoio fundamental ao móvel, tanto que grande parte das escrivaninhas contam com essas estruturas, sobretudo os modelos de madeira.
Escrivaninha com nichos
Nichos são outros tipos de suporte interessantes em escrivaninhas. Para isso, você pode comprar versões que combine totalmente com o móvel para valorizar a decoração do seu quarto.
Felizmente, há diversos modelos com muitos formatos, desde os nichos redondos até quadrados, retangulares, hexagonais, enfim. Além de ajudar na organização do local, ainda são perfeito para deixar livros e objetos de decoração.
Além de gavetas, algumas escrivaninhas possuem nichos acoplados na estrutura.
Escrivaninha com cavalete
Quem gosta de propostas criativas pode se escolher uma escrivaninha com cavalete. É um modelo diferente e que dá até para fazer em casa, confeccionando e customizando passo a passo.
Além disso, uma vantagem é que o móvel pode ser desmontado, por isso é ideal para quem adora mudar o quarto com frequência. Do mesmo modo, o investimento com esse modelo é menor, ainda mais se você quiser comprar os materiais para fazer sua própria escrivaninha. Inspirações não faltam!
O cavalete pode ter uma cor diferente do tampo, uma forma de deixar o móvel mais bonito e arrojado.
Escrivaninha pequena
Para espaços reduzidos e quartos planejados, uma escrivaninha pequena é sempre a melhor opção. Há diversos tipos que se adaptam a vários cantos, inclusive com gavetas.
Avalie o espaço disponível em seu quarto para comprar um modelo ideal. Tire as medidas e faça uma boa pesquisa, geralmente as lojas dispõem de muitos padrões perfeitos para qualquer projeto.
Escrivaninha branca
A escrivaninha branca é perfeita para um ambiente clean e minimalista. Combina com cores mais claras e deixa o ambiente mais iluminado. Além disso, os modelos provençais ficam ótimos em conceitos clássicos e retrô de decoração.
A única desvantagem é quanto à limpeza. Portanto, você precisa manter o móvel sempre limpo, livre de manchas e sujeiras que ficam aparentes com facilidade. Fora isso, é uma boa opção, principalmente para quartos femininos.
Escrivaninha preta
Por outro lado, a escrivaninha preta combina com estilos modernos, rústicos e industriais, perfeitos para quartos masculinos. Entretanto, qualquer um pode comprar uma peça dessas que se destaca em qualquer ambiente.
Preto é uma cor versátil que serve de base para os mais diversos tons. Por isso, vale combinar com a cadeira, com um tapete, com o computador, enfim. Do mesmo modo, a escrivaninha preta é tendência em home offices e escritórios.
Escrivaninha retrô
A escrivaninha retrô se destaca pela inspiração em móveis de décadas passadas. O conceito é bem interessante e dá um toque arrojado à estrutura, por isso é indicada para estilos de decoração nesse mesmo padrão.
Os móveis retrô são fabricados atualmente, apenas são baseados em versões de outras épocas. Por isso, são diferentes dos móveis vintage, que são peças originais e antigas encontradas em antiquários, por exemplo.
Escrivaninha moderna
Por fim, destacamos os modelos de escrivaninha moderna. Muitas fabricantes investem em móveis com conceitos originais e fora do convencional, sobretudo quando se trata de formato e cor. Há modelos suspensos, com suportes, compactos, entre outras ideias arrojadas.
Onde encontrar e comprar modelos de escrivaninha?
De modo geral, lojas de móveis e decoração oferecem grande variedade para todos os gostos. Algumas opções para pesquisar:
- Tok&Stok
- Mobly
- Magazine Luiza
- Elare
- Panorama Móveis
- Casas Bahia
- MadeiraMadeira
O preço é variável. Na média, fica entre 200 e 500 reais dependendo do modelo.
Esse foi o nosso guia completo com os melhores modelos de escrivaninha do mercado. Gostou? Comente e compartilhe. Boa sorte e até a próxima.