JARDIM COM PNEUS: 50 ideias de reaproveitamento!

O jardim com pneus é uma técnica ótima para reaproveitar o que seria descartado e ainda é capaz de valorizar o espaço. Se você quer colocar em prática ideias sustentáveis para decoração, separamos dicas de como usar o item na jardinagem.

 

Jardim com pneus coloridos

jardim com violetas

No centro do gramado, uma área com revestimento no chão

Essa ideia mostra que as borrachas antigas podem ser aproveitadas como vasinhos com flores espelhados pelo gramado. E a decoração com reaproveitamento não para por aí; o item ainda pode ser utilizado para confeccionar assentos para decorar a área externa.

decoração reaproveitamento

            Peça para que a família e os amigos guardem as peças velhinhas pra você, e se inspire nessa ideia de empilhar os itens para fazer um jardim compacto e muito florido. Ah, e vale até mesmo usar o modelo de roda para kart, que é menorzinha.

flores jardinagem

O colorido da demarcação dá alegria a área externa

Aqui a ideia foi utilizar os pneus como demarcação para a jardinagem e criar o formato de uma flor. A melhor parte é que esta ideia exige menos aros, afinal as borrachas são cortadas na metade.

canteiro decorado

Vamos deixar a desculpa da falta de espaço de lado. Não há necessidade de ter um modelo de jardim grande, já é possível aproveitar o canteirinho para empilhar as peças já pintadas e depois é só escolher qual flor vai decorar o seu pequeno jardim.

decoração jardim

O sistema de irrigação é ideal para molhar o gramado

Essa é mais uma prova de que é possível ter um espaço externo pequeno e decorado. Com só um aro de borracha e alguns vasinhos, o gramado ganhou uma decoração especial e que até parece uma obra-de-arte.

floreira de pneu

Ao invés de usar as rodas na posição horizontal, esse projeto valorizou o item em pé. Assim, o jardim ganhou um colorido especial e super charmoso!

Atenção: essa ideia é muito bem-vinda, mas não deixe para inserir as plantinhas depois, afinal o vão sem terra pode se tornar um criadouro de mosquitos da dengue.

enfeite com pneu

Flores coloridas dão cor ao gramado

            Com dimensões diferentes, os aros aproveitados podem ser de diferentes veículos, como caminhonete e moto. Depois de dar cor a borracha, o projeto ganhou um suporte para deixar o aro menor elevado.

pneu colorido

Você também pode aproveitar a criatividade para criar vasinhos especiais, como este projeto que sou dois pneus para criar algo bem inovador e super charmoso!

reaproveitamento pneu

Se a ideia é fazer uma decoração diferente com pneus, aproveite os itens para transformar em animais como sapo e joaninha. O resultado fica uma graça, e sem dúvida o item vai ser atração no jardim.

como reutilizar aro de borracha

O enfeite decora a área externa

            Mais uma vez a ideia de transformar a peça foi levada em conta. O projeto que fez uma carroça, não usou o aro de borracha apenas como floreira, mas também para confeccionar o animal.

jardim colorido

O cercado de madeira cria um visual rústico

O mix de cores e tamanhos é o ponto forte desta decor para a área externa. Cores alegres só evidenciam ainda mais o resultado e se você quer deixar o jardim mais bonito, pode se inspirar neste modelo.

enfeites com reciclagem

Se você não abre mão de projetos criativos, vai se apaixonar por estas ideias. A borracha é totalmente transformada em pássaro e vasos coloridos que enfeitam qualquer espacinho com muito charme!

reaproveitamento pneu trator

E por que não aproveitar pneu de trator? As rodas enormes podem até parecer grosseiras, mas com estilo dá para transformar este visual, como estas ideias:

  • Usar o modeo maior no centro das pequenas;
  • Deixar o item sem pintar e investir em flores bem coloridas para decorar;
  • Fazer uma floreira mais alta e colorida;
  • Pintar as borrachas de diferentes cores e fazer um jardim colorido.

 

Mais fotos

ideias para jardim pequeno

pneu com flores e plantas

canteiro decorado

Tijolinhos fazem o contorno para o canteiro

decoração minnions

decoração vaso

O formato de xícara cria um vaso diferente para flores

horta em pneus

vaso de planta

enfeite para jardim

jardim com pneu pintado

Ao fundo, hibiscos vermelhos

pérgola com trepadeira

Na frente casa, pergolado de madeira

decoração praça

Jardim vertical com pneu

floreira de parede

No quintal, árvores criam espaços de sombra

Se você não tem uma área gramada ou espaço na horizontal, a dica é aproveitar a técnica de reciclagem para decorar os muros. O aro pode ser pintado e funcionar como vasinhos de parede para decorar as superfícies vazias.

pneu colorido parede

Seguindo a mesma ideia de decorar as superfícies verticais, este projeto focou em tons que variam do verde ao pink e criam uma cartela de cores em degradê, que enfeita o muro de pedras.

árvore com flores

O gnomo decora a peça de borracha junto com as flores

            A árvore no quintal também pode ganhar uma decoração especial, como esta ideia em que o item foi decorado e depois pendurado em um galho mais resistente.

parede com pneu decorativo

Este projeto mostra que também é possível manter a cor original da peça, mas para dar toque mais alegre a decor, a dica é escolher plantas e/ou flores mais vívidas, a fim de dar alegria.

jardim vertical

Com flores coloridas, a decoração da parede foi feita com três pneus coloridos e que se destacam por conta da cor suave da superfície.

decoração com samabaias

O material também pode ser utilizado para uma mesinha com base de vidro

Esta ideia reúne vários aros de borracha, mas o projeto pode ser adaptado para utilizar menos peças. O amontado forma uma parede que abriga samambaias, e a escolha da pintura branca só aumenta o destaque da parede verde.

decoração com bandeirinhas

As gaiolas decorativas deixam a decor mais delicada

Para este projeto, o foco das cores foi branco e verde e o resultado ficou super harmônico diante da parede cor de rosa. As plantas que caem também são ótimas para deixar o resultado ainda mais lindo.

jardim de parede

Aqui as peças foram posicionadas lado a lado e com diferentes cores. No interior, plantinhas e galhinhos finalizam a decoração do item.

muro colorido

Para usar os itens ocupado espaço vertical, ideias são bem-vindas:

  1. Use os pneus coloridos para decorar o muro em forma de semicírculo;
  2. Distribua as peças intercalando-as em duas camadas;
  3. Corte as borrachas pela metade e depois de decoradas é só fixar no muro.
floreira de metade de pneu

A armação sustenta os itens na parede

Para este projeto, os itens foram cortados na metade e a cor preta foi mantida, o que aumenta o destaque das flores coloridas que decoram a peça.

casa amarela

O muro com grafiato é discreto

            No muro de casa, as borrachas foram pintadas e ganharam plantas diferentes. O resultado ficou lindo já que a parede de cor branca deu destaque para o colorido dos enfeites.

muro decorado

Para executar esta ideia, foi preciso decorar as peças que depois foram suspensas em frente ao muro através de correntes de metal.

decoração com cactus

Cactus decoram os vasos suspensos

O duo de branco e verde foi a base para este projeto. Ao invés, de pendurar os aros com plantas na parede, a ideia foi transformar os itens em vasos suspensos que foram presos por cabos de aço.

piscina de fibra

Na área externa deck de madeira com piscina

            Mais uma vez o cabo de aço é responsável por dar sustentação ao projeto. Neste caso, os pneus pintados de branco foram posicionados verticalmente na área externa como uma divisão entre espaços.

 

Mais fotos

com usar pneu velho

enfeite de pneu pintado

decoração varanda

A parede de tijolinho pintado cria textura para a superfície

parede de madeira

Na área externa, pérgola de madeira

canteiros com flores

varanda decorada

cor floreira

flor roxa

enfeite árvore

flores coloridas

decoração com pneu

Samambaias decoram os vasos suspensos de material reaproveitado

O que você acha de jardim com pneus? A técnica além de dar charme ao espaço externo, ainda é uma ideia sustentável.


Você pode gostar...